
2 minute read
Electrificados representaram quase 40% das matrículas na UE em 2021
from Revista ANTRAL 206
by Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros
Eléctricos representaram quase 40% das matrículas na UE em 2021
Em 2021, o número de matrículas de carros 100% eléctricos (BEV) na União Europeia ultrapassou, mais uma vez, o das de híbridos plug-in (PHEV).
Advertisement
Segundo dados divulgados pela Associação Europeia dos Construtores Automóveis (ACEA) na UE, os BEV foram responsáveis por 9,1% das matrículas no ano passado. Os veículos PHEV representaram 8,9% dos registos.
Para se ter uma noção do crescimento das vendas dos carros eléctricos carregáveis na UE, em 2020, BEV e PHEV combinados representavam 10,5% das matrículas. Agora, um ano depois, BEV e PHEV representam já 18% do total de matrículas europeias.
Os veículos híbridos (HEV) também aumentaram nas estradas europeias. No final de 2021, a ACEA contabilizou um pouco mais de 1,9 milhões de carros híbridos vendidos (o que representa um crescimento de 60,5% relativamente a 2020 e uma quota de mercado já próxima dos 20%).
Combinados, os carros electrificados (BEV, PHEV e HEV) representaram perto de 40% das matrículas em 2021 na UE.
Por outro lado, e embora a contracção do mercado automóvel tenha afectado as vendas dos tradicionais veículos equipados com motores a combustão interna (diesel e gasolina), estes continuam a dominar os registos europeus, representando, combinados, 59,6% do mercado.
Maior rede de carregamento rápido em desenvolvimento também abrange Portugal
Afase de execução do projecto Atlante continua. A maior rede europeia de carregamento rápido para veículos eléctricos, totalmente integrada com a rede, é alimentada por energia a partir de fontes renováveis e sistemas de armazenamento, resultando de uma colaboração entre a Stellantis, o NHOA Group e a Free2Move eSolutions.
Já foram identificados mais de 700 locais para a instalação de postos de carregamento, no âmbito do projecto Atlante, em desenvolvimento em Itália, França, Espanha e Portugal.
Foram feitos planos para um total de 5.000 pontos de carregamento rápido até 2025 e para mais de 35.000 até 2030, todos eles do tipo ‘Vehicle-Grid-Integrated’ (VGI).
A potência de saída nos postos de carregamento do Atlante variará de um mínimo de 100 kW a um máximo de 175 kW, garantindo tempos de carregamento reduzidos.
O projecto Atlante é uma resposta ao plano “Fit for 55”, anunciado pela Comissão Europeia em meados de Julho, com o objectivo de se alcançarem 100% de vendas de automóveis com zero emissões até 2035. Outro factor importante é a instalação de pontos de carregamento rápido a intervalos regulares de 60 km de distância nas principais auto-estradas. Recentemente, a ACEA (European Automobile Manufacturers Association) tem alertado os organismos reguladores europeus para a falta de infra-estruturas de carregamento e, acima de tudo, para a escassez de postos de carregamento rápido. Na verdade, dos cerca de 225.000 pontos de carregamento actualmente disponíveis na Europa, apenas 25.000 são de elevada potência. É aqui que entra em cena o projecto Atlante, tendo como objectivo colmatar esta lacuna nas infra-estruturas.