
3 minute read
Vinhais alarga transporte flexível a todas as freguesias • ÚLTIMA HORA - Combustíveis poderão baixar
from Revista ANTRAL 206
by Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros
Vinhais alarga transporte flexível a todas as freguesias
Com o objectivo de ultrapassar as dificuldades existentes em matéria de transportes públicos, a Câmara Municipal de Vinhais vai disponibilizar uma rede de transportes flexíveis, com o recurso ao serviço de táxis local, por forma a que os habitantes das aldeias se possam deslocar à sede do concelho uma vez por semana.
Advertisement
Esta iniciativa já foi "testada" o ano passado com muito sucesso, decidindo agora o executivo camarário: não só repeti-la, mas também alargar o seu raio de acção a todas as aldeias do concelho. "Decidimos renovar e até aumentar alguns circuitos, porque é a única forma que algumas pessoas de determinadas localidades têm de vir à sede do concelho" - explicou o Presidente da câmara de Vinhais, Luís Fernandes, a um órgão de comunicação regional.
A autarquia de Vinhais passa a disponibilizar um total de 26 percursos que irão ser cobertos pelos táxis que operam a rede de transporte flexível daquele município.
A rede de transporte flexível custou, o ano passado, aos cofres de Vinhais cerca de 57.000 euros, prevendo a autarquia que o investimento este ano ascenda aos 70.000 euros.
Porto lança programa de apoio "Táxi Saúde + 65"
ACâmara Municipal do Porto lançou um novo programa para apoiar as deslocações, em viaturas táxi, dos munícipes com mais de 65 anos de idade, ente as suas residências e as unidades de saúde da cidade.
O novo programa denomina-se "Táxi Saúde + 65", arrancou no dia 1 de Março e tem um custo residual de apenas 2 euros por viagem. Está limitado a um máximo de 12 viagens por ano para cada utilizador. A câmara do Porto compromete-se a assegurar o pagamento da diferença entre os 2 euros pagos pelo cidadão e o custo do serviço de táxi até um máximo de 6 euros por cada viagem.
Para poderem beneficiar do "Táxi Saúde + 65" os cidadãos abrangidos por este programa terão aderir e ser portadores do "Cartão Porto", tendo as entidades municipais anunciado que vão promover uma campanha de adesão.
A Raditáxis Cooperativa dos Rádios Táxis do Porto, CRL e a Táxis Invicta, Rádio Táxi do Porto, ACE, manifestaram interesse em aderir a este programa.
Com este programa, os munícipes aderentes podem beneficiar de viagens em táxi para mais de 60 locais onde são prestados cuidados de saúde, desde centros de saúde, centros de diagnóstico e hospitais de saúde públicos e privados.

ÚLTIMA HORA Combustíveis poderão baixar mais de 20 cêntimos em Maio
Para conter os preços da energia, o novo Governo aprovou a redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos equivalente à redução do Imposto sobre Valor Acrescentado para a taxa de 13%, o que representa menos 21,5 cêntimos por litro de gasóleo e menos 20,7 cêntimos por litro de gasolina, (tendo por base o preço dos combustíveis a 8 de Abril).
O Governo suspendeu, também, o aumento da taxa de carbono até ao próximo mês de Junho, representando menos 5 cêntimos por litro, e a sua reavaliação trimestral até final do ano, sem reposição integral.
Introduziu, igualmente, mecanismos que resultam da proposta luso-espanhola (apresentada à Comissão Europeia) para limitar o impacto da subida de preço do gás no custo da electricidade, prevendo uma redução de 690 milhões de euros nos custos da energia, através da limitação dos lucros inesperados das empresas de electricidade.
As novas medidas destinadas a conter o aumento dos preços dos produtos energéticos e agro-alimentares, aprovadas no Conselho de Ministros extraordinário de 8 de Abril, foram apresentadas pela Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e pelos Ministros da Economia e do Mar, António Costa Silva, do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro, e da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, e pelo Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

Madeira Santa Cruz estreia desfibrilhadores nos táxis
Oconcelho de Santa Cruz, na Ilha da Madeira, é o primeiro município de Portugal a instalar Desfibrilhador Automático Externo (DAE) em viaturas táxi.
Ao abrigo do programa DAE que pretende tornar o concelho mais cardio seguro, vão ser instalados desfibrilhadores móveis em 5 táxis de Santa Cruz, duas viaturas da GNR e duas do Serviço Municipal de Protecção Civil, num investimento que ascende globalmente a cerca de 34 mil euros.
Com este investimento, Santa Cruz passa a ser o primeiro concelho do país a instalar desfibrilhadores automáticos móveis nos táxis, tendo já também cerca de 180 pessoas formadas para manusear este tipo de equipamentos.
