1 minute read

Primeiro táxi eléctrico da Bairrada

ATáxi Morgadinha (Barcouço), adquiriu recentemente um veículo 100% eléctrico, tornando-se a primeira transportadora em táxi do concelho de Mealhada e uma das primeiras em Portugal a apostar na mobilidade sustentável e a atingir a neutralidade carbónica.

A empresária do sector táxi revela que a transição para um veículo eléctrico já se reflecte numa "poupança superior a 500 euros por mês" só na factura combustível. "Posso afirmar que neste momento o gasto para carregar o táxi eléctrico representa 5 a 6 vezes menos comparativamente ao gasto em combustível do anterior veículo a combustão. Os carregamentos são feitos na garagem de casa e provêm de energia 100% renovável" - explica Andreia Morgado.

Advertisement

Numa altura em que tanto se discute a crise climática, segundo a empresária, “a transição para uma energia limpa já fazia parte dos planos, no entanto, só agora foi possível a sua concretização com o aparecimento no mercado de soluções com mais espaço e, claro, com maior autonomia”.

E ao que parece, também os clientes estão a desfrutar com esta nova experiência de serviço táxi: "ficam muito agradados e admirados. Talvez pela novidade porque, para além de ser o único táxi eléctrico em todo o distrito, 99% dos clientes nunca tinha viajado num veículo do género. É a sua primeira experiência a bordo de um carro eléctrico. O ambiente silencioso e a tecnologia avançada contribuem para um nível de conforto superior ao habitual".

Apoio extraordinário ao sector dos transportes públicos de passageiros com vista à mitigação dos efeitos da escalada de preços do combustível

Oapoio previsto é suportado pelo Fundo Ambiental, sendo pago de uma única vez e após validação pelo Instituto de Mobilidade e Transportes, I. P., de que os veículos para os quais é solicitado apoio cumprem os critérios de elegibilidade

O apoio a conceder é de 30 cêntimos por litro, assumindo consumos de 380 litros por mês nos táxis entre 1 de Abril de 2022 e 30 de Junho de 2022, o que corresponde a 342 euros por cada táxi licenciado.

This article is from: