Page 1

Centro de Pesquisas em Energia ElĂŠtrica Diretora: Cintia Cassa Gerente: Izabela Nascimento Assessor: Antonio Augusto


Centro de Pesquisas em Energia Elétrica O Centro de Pesquisa de Energia Elétrica foi criado em 1974 como uma sociedade sem fins lucrativos, ligado ao sistema Eletrobrás e vinculado ao Ministério de Minas e Energia, para atender às mudanças do setor elétrico nacional e desenvolver uma infra-estrutura científica e de pesquisa no Brasil. Maior centro de tecnologia da América Latina, o CEPEL constitui-se num centro de excelência do setor elétrico brasileiro. (Disponível em: www.cepel.br)


Os sócios fundadores - ELETROBRÁS e suas controladas CHESF, ELETRONORTE, ELETROSUL e FURNAS- contribuem com os recursos para sua manutenção e com a orientação para a atuação do Centro de Pesquisas. Com uma estrutura organizacional independente, o CEPEL está habilitado para os desafios do setor elétrico onde a pesquisa e o serviço tecnológico devem dar resposta às restrições de eficiência, de impacto ambiental, de peculiaridade e desigualdade do país.


Centro de Pesquisas em Energia Elétrica A sede do CEPEL está localizada na Cidade Universitária da UFRJ, na Ilha do Fundão. Nela está sediada a direção do Centro de Pesquisas e mais de 20 laboratórios de múltiplas especializações desde corrosão a fluidos isolantes, de ensaios dielétricos até medição eletrônica de energia. Encontra-se o laboratório de supercondutividade da fronteira tecnológica e laboratórios voltados para conservação de energia em iluminação e refrigeração, dando apoio ao PROCEL do governo federal. O Laboratório de Simulação de Rede de Eletrônica de Potência (TNA) em tempo real é o maior da América Latina, contando com simulador híbrido analógico e digital.


Centro de Pesquisas em Energia Elétrica Os laboratórios dão suporte às pesquisas e realizam, também, ensaios, testes, auditorias, perícias, diagnósticos para indústrias, fabricantes de equipamentos, concessionários de energia elétrica e grandes consumidores. Mais recentemente foram implementados os laboratórios temáticos para analisar e dar respostas aos aspectos do setor elétrico brasileiro que tomaram relevância com a nova organização setorial, a globalização e a maior exigência dos consumidores. Estes laboratórios se especializam em: O supervisão e controle da operação de sistemas elétricos, O análise técnico-econômica de sistemas de potência, O qualidade de energia e O sistemas inteligentes


No Fundão podem ser visitados os centros de demonstração de tecnologia com a Casa Solar Eficiente, a Exposição de Tecnologias Eficientes, ambas no âmbito do Centro de Tecnologia Eficientes – CATE. A Casa Solar, participa do programa do CRESESB – Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sergio de Salvo Brito para difusão da utilização de energias renováveis no país. Voltado para prestar serviços tecnológicos e treinamento de engenheiros do setor elétrico, o Centro de Tecnologia em Transmissão e Equipamentos de Compensação Reativa – CETEC mantém cursos especializados e desenvolveu um conjunto de programas computacionais para atender seus clientes.


Instalações... LABORATÓ RIO

LABORATÓRIO DE ILUMINAÇÃO

ATÓRIO R O B A L

A NALÍTIC A A C I M DE QUÍ

DE MEDIÇÃ O

DE ENERGIA

LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO DE REDE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

LABORATÓRIO DE CORROSÃO

LABORATÓRIO DE METALOGRAFIA E METALURGIA

LABORATÓRIO DE PROPRIEDADES MECÂNICAS

LABORATÓRIO DE FLUÍDOS E PAPÉIS ISOLANTES LABORATÓRIO DE REFRIGERAÇÃO LABORATÓRIO DE SUPERCONDUTIVIDADE

LABORATÓRIO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS


E muito mais...


ReferĂŞncias O http://www.cepel.br/instalacoes/instalacoestna.shtm O http://www.cepel.br/organizacao/historia.shtm O http://www.cepel.br/organizacao/organizacao.shtm

Apresentação1  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you