ISSN 1809-2888 Licenciado sob uma Licença Creative Commons
COSTA, Hermisten Maia Pereira da. Raízes da teologia contemporânea. São Paulo: Cultura Cristã, 2004, 431 pp.
Raízes sim, mas profundas!
O assunto em questão é a teologia contemporânea, o “estudo analítico-crítico das manifestações teológicas surgidas após a Reforma e, em geral, contrárias ao sistema dela” (COSTA, 2004, p. 15). Por isso, estabelecendo uma linha de relações e correlações entre alguns dos diversos pensamentos que contribuíram para a formação da teologia do século XX, o autor1* compartilha o resultado de pesquisas vintenais, ainda que não finais, da matéria. Daí a modesta denominação “raízes” que se asseguram suficientemente profundas para sustentar a sede/ fome do leitor ávido pelo conhecimento teológico.
A organização da obra está amanhada em duas grandes partes com os interessantes adendos. A primeira divisão (com seis capítulos) elabora um conteúdo focado na construção do pensamento moderno, arroteando as características e reflexões na época do Renascimento, da Reforma e ortodoxia Protestantes, do pensamento moderno, do Pietismo e do Iluminismo. A segunda porção (em capítulo único, o sétimo) estreita o foco na pesquisa do Iluminismo e do liberalismo teológico do século XIX, salientando as mais importantes áreas de influência do Iluminismo sobre a teologia, a saber: o historicismo, o cientificismo, o subjetivismo religioso, o antropocentrismo, o racionalismo, o tolerancionismo, o otimismo, a ética, a crítica, a autonomia e a harmonia. Nesse grande emaranhado homilético se desenvolve um texto extremamente relevante acerca dos alicerces que sustentam muitas opiniões teológicas hodiernas. Entre o passado e o futuro, o autor contrasta o humanismo renascentista com a Idade Média, traçando uma linha de relação com o pensamento moderno e contemporâneo. Nesses momentos históricos interligados de um único movimento (COSTA, 2004, p. 30, 46), a busca humana por renovação foi um “renascimento” com consciência humanista. Ora, se o homem estava convencido de sua própria grandeza e capacidade, sendo por si só o fim de tudo, o re-
1 O Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1993), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983), graduação em Teologia – Seminário Presbiteriano do Sul (1979), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2003).
Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura - Ano X, n. 45
72