F
altando menos de 5 dias para a eleição, o cenário de Baixo Guandu caminha para sua definição. É o que indica a mais recente pesquisa* de opinião realizada no município pelo instituto Brand Pesquisas, de Vitória, sob encomenda do Jornal Folha Guanduense, nos dias 21 e 22 deste mês, quando foram entrevistados 400 eleitores com mais de 16 anos de idade. A margem de erro é de 4,9% em um intervalo de confiança de 95%. O instituto Brand é um dos mais conceituados do Espírito Santo, e já teve nestas eleições diversas pesquisas eleitorais publicadas por veículos de comunicação respeitados, entre eles os jornais Século Diário e ES Hoje, ambos de Vitória, e o Aqui Notícias de Cachoeiro de Itapemirim. Segundo o consultor em Marketing Político, Darlan Campos, "nessas eleições, com curto espaço de tempo e baixo financiamento, teremos poucas mudanças na reta final de campanha nas campanhas em geral. Os candidatos que se apresentam na frente das pesquisas, tem um passo a frente na disputa pelo executivo municipal."
Ele conclui que, "no caso de Baixo Guandu, com mais de 90% do eleitorado da cidade afirmando que seu voto está consolidado e nenhum motivo o fará mudá-lo, somado com a alta aprovação da administração, fazem do atual prefeito Neto Barro franco favorito a uma vitória com larga vantagem". Os resultados apurados pela pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral sob o nº. ES-00474/2016, mostram que, se a eleição fosse hoje, o prefeito Neto Barros seria reeleito com 60% dos votos válidos quando se desconsideram os votos brancos e nulos, e as abstenções. O candidato Lastênio Cardoso perderia a disputa, obtendo 40% dos votos válidos.
70
60
50
40
30
20
Diferença Baixo Guandu possui 22.058 eleitores, mas com base nas últimas eleições, acredita-se que serão apurados cerca de 18.500 votos válidos para prefeito. Dentro desta estimativa e se as urnas confirmarem a pesquisa Brand/Folha, Neto Barros poderá vencer Lastênio Cardoso com aproximadamente 3.700 votos de vantagem.
O atual prefeito Neto Barros é franco favorito na disputa pelo executivo guandense. Na sondagem espontânea ele aparece com 42,3% das intenções de voto. Seu adversário, Lastênio Cardoso, aparece com 29,5%. A diferença se mantem na sondagem estimulada, quando Neto Barros chega a 45,8%, contra 32,5% de Lastênio Cardoso. A questionar os eleitores se sua decisão de votar em um dos candidatos é definitiva, ou se algum fato novo nessa reta final pode modificar seu voto, a esmagadora maioria afirma que o voto está consolidado. Para 91,7% sua decisão é definitiva e não mudará até o dia 02 de outubro. Apenas 7,7% manifestaram que poderiam mudar de opinião, dependendo dos acontecimentos na reta final de campanha. Se cruzarmos os dados de intenção de voto estimulada e a certeza do voto, 95,6% dos eleitores
10
afirmam que a decisão de votar em Neto Barros é definitiva. Quando indagado sobre o candidato que não votaria em hipótese nenhuma para prefeito de Baixo Guandu, Lastênio é escolhido como o candidato mais rejeitado com 23%. O prefeito Neto Barros marca 19%. Na cidade o sentimento geral é de uma vitória do atual prefeito. Para 54% dos entrevistados o prefeito Neto Barros será o vencedor no dia 2 de outubro. Apenas 23,8% dos entrevistados acreditam numa vitória de Lastênio Cardoso. Nessas eleições, com curto espaço de tempo e baixo financiamento, teremos poucas mudanças na reta final das campanhas em geral. Os candidatos que se apresentam à frente nas pesquisas têm vantagem na disputa pelo executivo municipal. No caso de Baixo Guandu, com
mais de 91% do eleitorado da cidade afirmando que seu voto está consolidado e nenhum motivo o fará mudá-lo, somado com a alta aprovação da administração, fazem do atual prefeito Neto Barro franco favorito a uma vitória com larga vantagem em dois de outubro.
Darlan Campos é Consultor em Marketing Político e diretor executivo da empresa República MP. Também é Professor universitário e especialista em marketing político e comunicação estratégica.