As obras da construção da sede da Prefeitura de Baixo Guandu foram retomadas há cerca de 20 dias, dando continuidade ao projeto que vai garantir uma das mais modernas sedes municipais do Estado. Com acabamento interno adiantado, as obras da nova Prefeitura estão recebendo atualmente a instalação de painéis na área externa. Numa etapa seguinte, será dado continuidade ao acabamento interno e externo, bem como os serviços de paisagismo. A intenção da administração municipal, segundo o prefeito Neto Barros, é inaugurar a Prefeitura no dia 10 de abril de 2019, quando o município comemora 84 anos de emancipação política. Com mais de 2 mil metros quadrados de área construída, distribuída em 3 andares e um anexo, a nova sede municipal vai abrigar os principais setores administrativos do município. No terraço uma área foi destinada para recepções de visitantes e reuniões com as comunidades. “Trata-se sem dúvida de uma sede municipal muito moderna, compatível com as necessidades de Baixo Guandu e talvez a maior em espaço físico de todo o interior do Estado”, explicou ontem o secretário de Obras Maximiliano Cândido dos Santos, durante visita ao canteiro de obras. A nova sede da Prefeitura vai permitir, de imediato, uma economia significativa aos cofres públicos, tendo em vista que a maioria dos setores administrativos funciona hoje em prédio alugado, próximo a agência da Caixa. Além disso, a nova sede vai proporcionar mais segurança e conforto aos guanduenses, permitindo inclusive mais celeridade ao atendimento das necessidades diárias de cada cidadão. A acessibilidade fácil também é outro fator de destaque: os principais setores de atendimento ao público ficarão no andar térreo.
Baixo Guandu já teve uma sede própria da Prefeitura Municipal, construída no começo dos anos 1960, que na época atendia às necessidades do município. No ano de 2005, no entanto, o prédio teve que ser desativado em função de problemas estruturais que colocavam em risco a segurança dos servidores e da população. O antigo prédio acabou abandonado, mas quando assumiu a Prefeitura, em 2013, o prefeito Neto Barros colocou entre as prioridades da gestão a construção de uma nova Prefeitura. Concluído o projeto e com a obra contratada, em 2015 a antiga sede da Prefeitura foi demolida e iniciaram-se as obras, originalmente a um custo de R$ 2,89 milhões. O prédio moderno foi tomando corpo dentro da capacidade financeira do município, chegou a ser paralisada em função da forte queda nas receitas, mas a intenção agora é continuar as obras até a sua finalização, prevista para abril de 2019.
Quase 60 anos depois, portanto, Baixo Guandu está prestes de realizar o sonho de ter uma Prefeitura espaçosa e moderna, capaz de servir às necessidades do município em sua plenitude.