Fundado em Baixo Guandu em 31 de julho de 1985, o Laboratório de Análises Clínicas Dr. Décio completa 30 anos com muitos motivos para comemorar. Nestas três décadas de existência, além de se transformar em referência dentro de sua atividade, oferecendo modernidade e agilidade em resultados, o laboratório expandiu suas atividades, atuando além de Baixo Guandu , com postos de coleta nas localidades mineiras de Aimorés, Conselheiro Pena, Resplendor, Quatituba (Ituêta) e Mutum. Com 20 colaboradores em seu quadro de funcionários, o laboratório Dr. Décio realiza cerca de 20 mil exames mensais, atendendo a uma vasta região que vai do Noroeste do Espírito Santo ao Leste de Minas Gerais. “Hoje somos ainda uma rede de pequeno porte e temos planos para instalar mais dois postos de coleta, nos próximos 24 meses, caminhando para uma rede de médio porte”, atesta o bioquímico dr. Décio Elias Gomes da Rocha, que fundou o laboratório em 1985 juntamente com a esposa Maria da Penha. Dr. Décio, que se formou em Farmácia pela Universidade Federal Fuminense, de Niterói, no Rio de Janeiro, fez pós-graduação em análises clínicas, farmácia industrial e toxicologia, escolheu morar no Espírito Santo e parou em Baixo Guandu “quase por acaso”, em
1984. No ano seguinte, fundou o laboratório na cidade e desde então cumpriu uma trajetória de crescimento que incluiu não só a ampliação das atividades, mas também a incorporação na empresa de dois filhos também farmacêuticos – drs. Décio Henrique Ribeiro da Rocha e Anna Cristina Ribeiro Rocha Oliveira. Considerado hoje um laboratório de referência na região da divisa Espírito Santo-Minas Gerais, dr. Décio Elias credita esta confiança a um processo gradual que inclui modernização permanente e qualidade no atendimento ao público. “Hoje nossa sede está ligada em rede com todos os postos de coleta, o que permite resultados rápidos, em tempo real. Além disso, modernizamos permanentemente o laboratório, investindo sempre em maquinário de última geração, que garante eficiência nos resultados dos exames clínicos”. Se há 10 anos atrás cerca de 30% dos exames solicitados no laboratório Dr. Decio eram terceirizados, hoje este porcentual não passa de 6%, resultado de investimentos constantes em equipamentos modernos. “Nunca paramos no tempo e vamos continuar assim, pretendendo oferecer à clientela um atendimento diferenciado, além de qualidade e eficiência nos diagnósticos”, acentua o dr. Décio.
Todo o conjunto que forma o Laboratório Dr. Décio é considerado uma família, incluindo os colaboradores da sede e dos 5 postos de coleta. E a empresa possui caráter familiar também na direção. Além do fundador dr. Décio Elias, seus filhos, também farmacêuticos, trabalham no laboratório, cuja direção administrativa está a cargo de Maria da Penha Ribeiro da Rocha – esposa de dr. Décio e mãe de Décio Henrique e Anna Cristina.