Folha - Fevereiro/2017

Page 1

Uma das maiores conquistas da história de Baixo Guandu em termos de investimento na área industrial, inicia suas atividades até o começo do mês de junho. A indústria de confecções PW Brasil está em fase final de obras civis e deve iniciar já no mês de abril a contratação de pessoal para atuar em seu parque industrial. Sediada em Colatina, onde emprega cerca de 600 pessoas de forma direta e mais 400 em parceria, a PW Brasil está instalando em Baixo Guandu uma unidade industrial com 2.500 m² de área construída. A indústria está sendo construída na antiga área do Parque de Exposições, que foi desmembrada para abrigar este importante investimento, estimado em aproximadamente R$ 13 milhões. A área foi doada pelo município, por iniciativa da Prefeitura Municipal e autorização da Câmara Municipal. O galpão principal da empresa já está concluído e restam agora os serviços de paisagismo e área de acesso para serem terminados, além da colocação do maquinário que vai operar na produção. Segundo estimativa da PW Brasil, serão gerados em Baixo Guandu cerca de 170 empregos diretos.

Mais de 80% da mão de obra será recrutada no município, em etapas que estarão sendo definidas já nas próximas semanas. O superintendente da Prefeitura Municipal, Clóvis Rodrigues, explicou que estão sendo mantidos contados com a secretaria estadual de Trabalho para instalar na cidade uma unidade do Sine, com previsão de funcionar a partir do mês de abril. “A própria agência do Sine vai colaborar no recrutamento da mão de obra, mas a PW Brasil deve instalar também na cidade um escritório para selecionar e treinar a mão de obra necessária para a indústria”, disse Clóvis Rodrigues. A vinda da PW Brasil para Baixo Guandu foi um processo que teve início em 2015, quando o prefeito Neto Barros tomou conhecimento da intenção da empresa em instalar uma nova unidade industrial. Junto com o vice Eloy Avelino, Neto Barros manteve uma série de reuniões com a diretoria da PW Brasil, que inicialmente estava propensa a investir no município da Serra. “A insistência do prefeito e do vice foi muito grande até que resolvemos estudar a possibilidade de levar a indústria para Baixo Guandu”, explicou o diretor da PW Brasil Paulo Roberto Almeida Vieira, que

acabou se convencendo que a cidade era realmente uma ótima opção para sediar o investimento. Com a doação da área, no final de 2015, no ano seguinte as obras civis tiveram início e estão agora em fase de conclusão. A PW Brasil é a maior indústria capixaba de confecção e considerada uma das mais modernas do país, produzindo grifes famosas como a MissBela e VideBula.

Embora deva se tornar, quando estiver em pleno funcionamento, na indústria com maior número de empregos diretos da cidade, a instalação da PW Brasil pode significar também o começo de uma nova era econômica para Baixo Guandu. Por se tratar de uma indústria de ponta no setor confeccionista, novas empresas do ramo poderão investir também na cidade, não somente na condição de fornecedores da PW Brasil, mas também aproveitando a abertura de um novo mercado no setor da moda. O diretor da PW Brasil, Paulo Roberto Almeida Vieira, vê esta possibilidade com bastante naturalidade e acredita ainda no surgimento de pequenos empreendedores locais atuando em conjunto com a empresa. “Alguns serviços nossos serão terceirizados e vamos abrir a possibilidade de solidificar parcerias com pequenas empresas guanduenses, incluindo associações de costureiras”, informa Paulo Vieira. Duas cidades na região se destacam hoje no setor confeccionista: Colatina e São Gabriel da Palha. Colatina é o maior pólo confeccionista do Estado, tendo as primeiras empresas surgido naquela cidade nos anos 1970, hoje empregando cerca de 10 mil pessoas. Nos anos 1980 São Gabriel da Palha passou a desenvolver também o setor confeccionista. Atualmente mais de 150 empresas atuam naquela cidade, proporcionando mais de 4 mil empregos diretos. Baixo Guandu pode, dentro deste contexto, se transformar num novo pólo confeccionista a partir da instalação da PW Brasil, segundo acreditam especialistas. Uma das grandes vantagens deste tipo de atividade é a forte geração de empregos.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.