Revista Casa Mais 04

Page 1

Reforma renova apartamento

Casa Cor mostra tendências

Nova Loja Na Certa inaugura

Projeto a beleza da

novo showroom na loja de Itaipava

sustentabilidade

Novos efeitos decorativos

Pias versatilidade que decora

5

Linda

PAVIMENTOS

PARA DESFRUTAR

eixar sua a casa mais bonita DICAS informações para deixar

reforma e construção



Editorial

reforma e construção

Dicas Os últimos lançamentos do mercado e dicas para deixar sua casa muito mais bonita e agradável

Reforma Apartamento recebe melhorias e ganha novas funcionalidades, como um home-office e uma suíte ampliada

Projeto Com 31 dependências em cinco pavimentos e elevador, casa se destaca pela beleza e conforto interno

Bricolagem Fáceis de aplicar, os novos efeitos decorativos renovam os ambientes com grande economia de tempo e dinheiro

Ferramentas Indispensáveis em qualquer residência, as furadeiras elétricas topam qualquer parada e contam com muitos acessórios

Fechaduras

EXPEDIENTE

A grande variedade de modelos permite harmonização entre a fechadura e a decoração da casa. Basta apenas um pouco de cuidado

Nem sempre é possível comprar o lote que se deseja na região preferida. Muitas vezes, não existem mais áreas disponíveis ou o preço se torna proibitivo em função da escassez de oferta. Em tais situações sobram somente terrenos com problemas ou desnivelados. O que seria um obstáculo para muitos acaba abrindo uma oportunidade na visão de outros. O projeto abordado nesta edição, de autoria do arquiteto Aquiles Nicolas Kilaris, conseguiu vencer um declive de 10 metros e possibilitou a construção de uma casa lindíssima com cinco pavimentos. Sobrou criatividade e beleza. Essa mesma capacidade profissional pode ser vista também na obra de um dos profissionais mais renomados do País: Luis Eduardo Índio da Costa, que empregou uma série de itens de sustentabilidade em uma residência de encher os olhos. Há ainda matérias especiais sobre reforma de apartamento, projeto da arquiteta Carla Dichy, bricolagem, paisagismo, itens para cozinha e muito mais.

Comercial

Boa leitura!

Restaurante ganha estilo todo particular pelas mãos dos arquitetos Toninho Noronha e Miguel Vigil

João André de Moraes

Sustentabilidade

Cozinha

Casa Cor

Projeto mostra como aliar uma bela construção a itens que consomem menos recursos naturais

Pias e cubas em aço inoxidável agradam à primeira visão e possuem ótimo custo-benefício

Conheça todas as tendências da principal mostra de arquitetura e decoração da América Latina

DIREÇÃO EXECUTIVA: Evandro Rodrigues da Silva, Walter Rodrigues Moço Filho DIREÇÃO EDITORIAL: Glauco Piccirillo da Silva GERÊNCIA ADMINISTRATIVA: Adriane Azadinho COMERCIAL: Tiago Serpentino REDAÇÃO: João André de Moraes DIREÇÃO DE ARTE: Rafael Silva Caires JORNALISTA RESPONSÁVEL: João André de Moraes - MTB 23624 PRODUÇÃO GRÁFICA: Carlos Eduardo Oliveira ATENDIMENTO: Ana Carolina Rossetti IMPRESSÃO: Gráfica Brasil TIRAGEM: 50 mil exemplares. A CM&N não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos assinados, bem como pelas informações ou conteúdo dos anúncios publicados. A reprodução total ou parcial do conteúdo desta obra é expressamente proibida sem prévia autorização. Casamais é uma publicação bimestral da CM&N Central de Marketing e Negócios: (17) 3229-1940, casamais@centralcmn.com.br.



DICAS

Mallory apresenta linha de cooktops

LG e Sharp lançam aparelhos Blu-ray

Diante do aumento da procura por produtos mais compactos, a Mallory acaba de lançar dois modelos de cooktops. Os novos produtos de embutir contam com mesa de vidro temperado, que proporciona muita beleza, adaptação para gás GLP ou natural e acendimento automático. O CookTop MC604 possui quatro queimadores; o MC705, cinco.

Tecnologia que deverá substituir o sistema HD-DVD conta com duas novas opções de tocadores. O modelo BD-HP21U, da Sharp, possui função Quick Start, que proporciona maior rapidez para assistir os programas gravados, resolução de imagem Full HD, áudio de alta definição, conexão HDMI e compatibilidade com arquivos JPEG. O aparelho também reproduz mídias DVD. Já o Player BD370, da LG, tem como diferenciais os modos de exibição em formato DivX e DVD, e a possibilidade de acesso direto aos vídeos do You Tube. Vale lembrar que a mídia blu-ray tem capacidade para armazenar cerca de seis vezes mais que um DVD comum.

Refrigerador não usa energia elétrica Com capacidade para 220 litros, o Biplex a Gás Cônsul foi desenvolvido para regiões que não contam com fornecimento de energia elétrica. Para utilizar o refrigerador basta uma ligação de gás encanado ou botijão de cozinha. O aparelho possui congelador com capacidade para 31 litros e seu acendimento é automático - tão simples como ligar um fogão. Em caso de necessidade, o aparelho pode ser convertido para o sistema elétrico por meio do serviço autorizado.

Dako reformula linha de fogões Com design atualizado e novas funcionalidades, os produtos passaram por melhorias para atender, segundo a empresa, às necessidades dos consumidores de forma mais econômica, segura e prática. Duas linhas receberam aprimoramentos: a Campeões, oito modelos com pés altos que facilitam a limpeza, queimador central e grade deslizante; e Mesa Total, em cinco versões – todos com mesa de inox sem emenda com sobretampas esmaltadas nos queimadores.

CasaMais


Fonte: Pial Legrand


Fonte: Fischer Brasil

DICAS

Fonte: Quartzolit.

Bucha metálica suporta até 70kg

Cozinha e banheiro mais bonitos Recuperar o rejunte dos azulejos é mais simples do que parece. Antes de iniciar o trabalho, recomenda-se o uso de equipamento de proteção individual. Além disso, deve se aplicar o produto em locais sem ação direta do sol, chuva ou vento. A área precisa estar limpa: sem a presença de poeira, gordura ou óleos. Caso seja necessário, utilize o raspador de rejunte, mas não remova mais do que 2mm do material antigo. Depois desses cuidados, misture o produto com água limpa conforme indicação do fabricante. Aplique com espátula em uma área com 1m², no máximo, e faça um acabamento prévio com esponja macia, limpa e úmida. Aguarde de 15 a 40 minutos ou até o rejuntamento estar semiendurecido. Utilize novamente a esponja para remover o excesso. Tome cuidado: faça movimentos suaves e rápidos para evitar riscos no acabamento. A limpeza final deverá ser feita após 24 horas com pano macio de algodão. As áreas que receberam o produto precisam ser protegidas da ação do sol, vento e chuva por pelo menos um dia.

Fonte: Pial Legrand

Instalação mais simples Chegou ao Brasil um novo modelo de borne que promete facilitar o trabalho em instalações elétricas. Com versão automática, o produto não possui parafusos, por isso dispensa o uso de chave de fenda, o que proporciona maior rapidez na execução das tarefas. Para realizar a conexão, basta introduzir o fio no borne para que o travamento ocorra automaticamente. A operação para desconectar se mostra ainda mais fácil: é só pressionar a alavanca e retirar o fio.

O produto foi desenvolvido para ser aplicado exclusivamente na fixação em drywall e blocos de concreto. Sua capacidade de suportar altas cargas atinge até 16 kg em drywall e até 70 kg em bloco de concreto. Esse tipo de bucha pode ser usado em forros ou paredes, com a mesma facilidade de instalação, pois possui base metálica dobrável. As longas hastes permitem fixar materiais em até 55 mm de espessura. O sistema é indicado principalmente para a instalação de armários, suporte para TV e de microondas. Para tanto, basta fazer o furo, colocar e virar a bucha, quebrar as abas e acomodar o material a ser suspenso. Em seguida, apenas apertar o parafuso para finalização do processo.

Beleza e economia de espaço Os jardins verticais se mostram a melhor opção para ambientes pequenos. As estruturas podem ser transferidas de local e instaladas em qualquer lugar – desde que sejam respeitadas as exigências naturais da planta escolhida. Até mesmo apartamentos têm condições de utilizar esse recurso com ótimos resultados, como mostra o trabalho de Gica Mesiara – um dos destaques da Casa Cor deste ano. Além da beleza, esse tipo de jardim facilita a manutenção e alguns sistemas contam até com rega computadorizada.

CasaMais


CAPA

Desnível de quase dez metros do terreno é vencido para dar forma a um lindo prédio com cinco pavimentos. O imóvel conta com inúmeros atrativos para convidados e moradores, como salão de jogos, sauna e piscina CasaMais

vitória da

beleza Q

uem olha a frente desta casa não imagina sua grandiosidade, pois consegue ver apenas a entrada de um bonito sobrado com linhas arquitetônicas arrojadas. Uma visita completa, no entanto, mostra ao convidado a verdadeira dimensão do projeto criado pelo arquiteto Aquiles Nicolas Kílaris. O principal desafio na execução

do imóvel foi adaptar a construção às condições do terreno com 14 metros de largura, que possuía um desnível de 10 metros de uma ponta a outra. “O que auxiliou um pouco o trabalho foi a área contar com saída para duas ruas”, confessa. Para abrigar todos os desejos dos clientes, se mostrou necessário erguer um prédio em


formato de “U” com cinco pavimentos - 31 dependências em 927 m² de construção. O andar térreo, com acesso pela rua principal, concentra a área social da casa, com living, hometheater, home-office, cozinha e sala de jantar. Um lindo hall de entrada dá as boas-vindas ao visitante e mostra o bom gosto no acaba-

Fotos: Leandro Farchi

Uma boa visão do conjunto pode ser obtida pelos fundos do imóvel. Nessa posição é possível vislumbrar todos os andares e as linhas arrojadas adotadas na casa, que ganha novas nuances e detalhes à noite com o projeto iluminotécnico de Iara Kilaris.

mento. A residência toda conta com forro de gesso, que incorpora o traçado natural do ambiente. Para ter o efeito desejado, lança-se mão de diversos artifícios, como sancas abertas e fechadas, vincos, frisos e grelhas com vidro jateado e golas personalizadas – técnicas utilizadas também nas demais dependências da casa. Os tons

CasaMais


das paredes e do piso seguem variações do bege e, junto com a iluminação embutida, realçam as linhas orgânicas. A decoração do quarto pavimento se baseou em móveis com tons amadeirados, como o bar que domina a entrada e é recoberto com lâmina de embuia natural. A sala de estar com lareira revestida de mármore e sofás confortáveis em tons escuros é a preferida para as épocas mais frias do ano. Um anexo abriga o home-theater, que segue modelo similar de decoração. Do outro lado do espaço, a sala de jantar aguarda convidados para momentos de muito prazer. A área central do imóvel é dominada por um conjunto de caixilharia, que serve para acolher a escada pelo lado interno e dá acesso ao quinto pavimento. As suítes instaladas no último andar, para atender um casal com filhos jovens, possuem piso de madeira. Os banheiros contam com cubas

CasaMais


de semi-encaixe e de apoio, metais sanitários com design moderno saindo diretamente da parede e grande variedade de revestimentos. Um delicado pendente chama a atenção no quarto do casal e, junto com a iluminação indireta, proporciona grande conforto visual. Para aumentar a sensação de espaço, o painel em palha indiana da cabeceira dá ênfase à cama e os espelhos laterais emoldurados em laca branca ampliam o ambiente. A filha ganhou um dormitório com decoração delicada, mas sóbria. Nichos abrigam pequenas esculturas de bailarinas em metal e cores suaves dão vida ao quarto. A cabeceira da cama em couro branco pespontado garante a delicadeza desejada, juntamente com os frisos em laca branca e pintura com tinta látex na cor lilás. A suíte do rapaz segue uma linha contemporânea com materiais modernos como o vidro espelhado fumê e o painel

Os banheiros e lavabos dão um show à parte. Belos revestimentos cobrem paredes e pisos, proporcionando muita sofisticação. As louças e metais sanitários acompanham as últimas tendências, com cubas de semi-encaixe e de apoio, misturadores com desenho clean e amplas banheiras.

CasaMais


A cozinha fica ao lado da sala de jantar no andar térreo. Toda equipada, sua decoração segue o padrão claro dos outros ambientes e se harmoniza com perfeição ao acabamento de aço inoxidável dos eletrodomésticos. Refeições rápidas podem ser feitas em uma pequena mesa à disposição dos moradores.

Além de todos os equipamentos de lazer e do belo living junto à piscina, o terceiro pavimento abriga uma completa área de serviços com acabamento em pastilhas verdes. Essa posição se mostra estratégica para evitar o deslocamento constante dos empregados pela casa.

em aço escovado. O andar intermediário concentra todos os equipamentos necessários para tardes e noites inesquecíveis ao lado da piscina. Além do espaço gourmet, adega e salão de jogos com bar em anexo, o terceiro pavimento possui quartos para hóspedes, sauna e um lindíssimo living com decoração tropical – mesas e poltronas em fibra e plantas ornamentais. Para os apreciadores de um bom vinho, a estrutura criada se apresenta como um verdadeiro sonho. A adega conta com equipamentos modernos para a armazenagem da bebida e ambiente apropriado para sua degustação. No entanto, o destaque fica para uma cachoeira que sai diretamente da marquise e deságua na piscina, pois cria um efeito muito bonito tanto de dia como à noite. As dependências dos empregados e o depósito ficam no segundo pavimento, localizados abaixo da área de lazer. Por fim, a entrada de veículos, com revestimento em granito marrom ornamentado ao porcelanato crema, é feita pelos fundos do imóvel pelo primeiro pavimento, que acolhe ainda uma pequena oficina de consertos. Para facilitar acesso dos moradores à área social ou suítes e o transporte de cargas, a instalação de um elevador se tornou um requisito básico no projeto. “Era um absurdo colocar esse tipo de equipamento em casas no passado”, comenta Aquiles. “Hoje, dependendo da situação, o custo não é tão elevado e se mostra a melhor solução”.

Projeto Arquitetônico Aquiles Nicolas Kílaris www.arquitetoaquiles.com.br

Projeto Iluminotécnico, Paisagismo e Decoração Iara Kílaris www.iarakilaris.com.br

CasaMais

1

5


1

2

3

4

5

6

7

8

A área de lazer possui dois ambientes que são o sonho de consumo de muitos brasileiros. O salão de jogos, além de instalações confortáveis para vários tipos de partidas, como xadrez (1) e sinuca (2), conta com espaço para descanso e bate-papo(3). Nas proximidades, o pequeno bar (4) é o refúgio perfeito para derrotados e vencedores, bem como a garantia do preparo correto de drinks e petiscos. Para facilitar a circulação entre os andares foi instalado um elevador (5). A adega (6) é um espaço de relaxamento e para apreciação de bons vinhos.Com acesso pela rua dos fundos, a garagem (7) comporta quatro veículos. Essa área possui ainda uma pequena oficina para a manutenção e conserto dos automóveis e da casa. A fonte (8) e o pequeno lago sob a escada criam um efeito muito bonito e decoram a entrada secundária.

A cozinha gourmet com churrasqueira e amplo living se mostra ideal para pequenas festas e permite reunir um bom número de convidados com muito conforto.

CasaMais


SUSTENTÁVEL

A beleza da mata da região pode ser admirada de qualquer ponto da casa. As amplas janelas garantem a iluminação natural e proporcionam ambientes claros, arejados e confortáveis aos moradores, que contam ainda com várias comodidades da vida moderna CasaMais

O

projeto idealizado por um dos mais conhecidos nomes da arquitetura brasileira, Luis Eduardo Índio da Costa, ganhou vida em parceria com Carlota Sampaio, e mostra ser possível aliar beleza, conforto e itens de sustentabilidade. Além dos grandes vãos, que permitem o aproveitamento da luz natural, bom arejamento e economia no uso de ar-condicionado, a casa possui ainda captação das águas da chuva com cisterna para reuso, sistema de aquecimento de água integrado a placas solares e lâmpadas de baixo gasto energético. Instalada em região densamente

arborizada, o imóvel proporciona aos moradores, um casal jovem com filho pequeno, a paz de espírito necessária para recarregar forças e espaço suficiente para receber parentes e amigos nos finais de semana e feriados. Muito ligados à vida saudável, esportes e conforto, os clientes planejavam contar com uma residência que abrigasse desde um pequeno jantar a uma festa na qual todos se sentissem bem acomodados. Um dos cuidados tomados no projeto foi incorporar na parte interna do imóvel a maioria dos equipamentos de lazer em razão da temperatura da região – fria em


Luz, muita luz! A decoração escolhida acompanha os tons dos itens construtivos. A ideia era reforçar o apelo do conjunto e tornar os espaços mais harmoniosos. Dessa forma, adornos e móveis variam entre o branco, o bege e outras cores amadeiradas.

CasaMais


A cobertura com telha de barro foi exigência dos clientes. Tal preferência deu um ar bucólico e gracioso à construção. Para aumentar o apelo contemporâneo, Índio da Costa lançou mão de estrutura metálica para sustentar o conjunto algumas épocas do ano. O hometheater, por exemplo, está situado numa área classificada como “semi-intima” - bem próxima aos quartos. “No entanto, por conta da grande visibilidade, também se liga à parte social”, explica Índio da Costa. Com 1,4 mil m² de área construída, a casa conta também com cinco suítes, living, salas de almoço e de jantar, piscina, sauna e três quartos de empregados. Além, é claro, dos ambientes mais comuns, como cozinha, garagem e área de serviço.

CasaMais


Em razão de seus grandes vãos, a construção foi elevada em 1,5m para aumentar a privacidade nos quartos. Essa diferença de altura permitiu ainda que fosse criado um porão para abrigar boilers, condensadores de ar-condicionado e outros equipamentos que necessitam de manutenção periódica. Um dos poucos desejos dos clientes era a adoção de cobertura com telhas de barro tradicional. Tal exigência foi contornada com muita criatividade. Para proporcionar uma aparência mais contemporânea e atual ao imóvel, os grandes vãos são sustentados por uma estrutura metálica, o que tornou a construção muito elegante e com estilo diferenciado em função da grande área envidraçada. Essa escolha permitiu ainda que os moradores utilizem o calor e a iluminação natural em boa parte do dia e, principalmente, que ocorra um maior contato com a natureza. As áreas sociais foram todas interligadas, o que facilita a cir-

culação das pessoas. A opção de revestimento do piso recaiu sobre o Travertino, tanto nos espaços internos quanto externos. Na área íntima, a opção pela tábua corrida deu um apelo mais aconchegante aos ambientes. Já a Terracor e Hera recobrem boa parte das paredes da casa e se harmonizam com o estilo adotado. “Tentamos variar o mínimo possível nos materiais para proporcionar unidade ao conjunto”, explica Carlota. A decoração acompanha as cores dos acabamentos, por isso há predomínio de tons pastéis e amadeirados em móveis e outros itens. Essa preferência proporcionou requinte à suíte do casal, que possui amplo closet e banheiro com tampo e prateleiras de vidro. Como resultado final, a residência ganhou, além de muita beleza, um clima relaxante. Luis Eduardo Índio da Costa Carlota Sampaio carlota@indiodacosta.com

Apesar de ser térrea, a casa foi elevada em 1,5m, como forma de aumentar a privacidade nas áreas íntimas. Esses espaços contam com piso revestido com tábua corrida e se destacam pela beleza da decoração e pelo conforto.

Até mesmo na área de serviços é possível apreciar a natureza. A decoração desse ambiente privilegia o branco, que denota limpeza, e a transparência. Os lírios acompanham perfeitamente o clima criado e dão um toque especial ao espaço de trabalho.

CasaMais


FAÇA VOCÊ MESMO

Tinta + Gel = ambiente novo

consumidor vem ganhando cada vez mais opções na hora de renovar as paredes de sua casa, apartamento ou imóvel comercial. Hoje, além das cores com tons claros, a preferência no acabamento tem recaído em técnicas de fácil aplicação e que sejam feitas rapidamente. Esse é o caso, por exemplo, dos efeitos decorativos, que conseguem aliar essas duas qualidades de forma bem prática. Dentro desse conceito se destacam padrões que imitam vários tipos de materiais como metais,

CasaMais

Base

• Tinta Acrílica • Rolo de lã de carneiro • Bandeja para tinta

Efeito

tecidos e pedras. Esses acabamentos proporcionam maior personalização ao ambiente e combinam perfeitamente com o estilo do morador: jovem, despojado, sofisticado ou moderno. Os efeitos mais comuns oferecidos hoje são aço escovado, linho, jeans, craquelado, listras, pátina e mármore. No entanto, essas opções podem ser ampliadas com base na criatividade do consumidor. A aplicação é muito simples e segue um roteiro básico que se vale de tintas em tons específicos

• Gel para Efeitos Especiais • Rolo de lã de carneiro • Bandeja para tinta • Escova para aplicação de verniz em assoalho • Tecido de algodão para limpeza da escova

com ou sem a utilização de gel para efeitos especiais, responsável pelo relevo escolhido para a parede. Os especialistas recomendam para ambientes com decoração moderna e ligada à tecnologia o efeito metalizado. Se o desejo for aumentar o sentido de sofisticação, o melhor é lançar mão do acabamento marmorizado, que oferece várias opções de cores e de intensidades de tom. Os espaços, principalmente salas de jantar, de festas e escritórios, ganham um apelo mais elegante.

Fonte: Suvinil

O

O efeito pátina, que proporciona um aspecto envelhecido à pintura, também tem grande aceitação. Veja como é fácil aplicar: A superfície deverá ser preparada com duas ou três demãos de tinta acrílica branca com o uso de rolo de lã de carneiro. Não esqueça de respeitar o intervalo de secagem. Após 24 horas a área estará pronta para receber o efeito pátina. Com o rolo de lã de carneiro, aplique o Gel de Efeitos Especiais. Com o produto ainda úmido, passe a escova no sentido vertical de cima para baixo e de baixo para cima em toda a área. Será essa tarefa que dará o efeito pátina. Para um melhor resultado faça faixas com aproximadamente 40cm de largura para que o gel não seque antes do término do trabalho. Lembre-se: use trincha para aplicar o gel em cantos, isole áreas laterais com fita crepe e limpe a escova a cada aplicação com tecido de algodão.

Material necessário:

Uma boa combinação de efeitos decorativos garante beleza às paredes e não exige grandes conhecimentos técnicos para sua aplicação. Basta bom gosto e seguir algumas dicas para se obter o resultado esperado






FERRAMENTAS

Furadeiras cada vez mais completas e úteis S

eja para pendurar um quadro na parede ou lixar um móvel, as furadeiras desempenham importante papel nos lares brasileiros em todos os tipos de tarefas. Com ou sem impacto, essas ferramentas atualmente são mais compactas, contam com menor peso e melhor empunhadura, o que aumenta o conforto e diminui a fadiga em tarefas prolongadas. No entanto, para saber qual o modelo mais indicado para cada trabalho é preciso ficar atento a real capacidade de perfuração do modelo, que varia conforme o diâmetro do mandril: 10mm, 13mm, 16mm, 20mm e 30mm. Essa classificação determinará igualmente os tamanhos da broca, do furo e da bucha, que servirá para fixação em uso. A furadeira pode ser utilizada nos mais diferentes tipos de materiais, como concreto, metais, madeiras, produtos sintéticos e azulejos. Somente nos casos de concreto e pedras, se mostra necessária a utilização da opção “impacto” – sistema que pode ser acionado por meio do comutador da ferramenta. Para os outros tipos de materiais, em função de uma maior precisão do furo, aconselha-se uma perfuração sem impacto.

Estão à disposição dos consumidores inúmeros acessórios, que são uma verdadeira mão na roda para os mais diferentes trabalhos. Além de brocas desenvolvidas para cada tipo de material, existem ainda serras copo para perfurações maiores e kits especiais para cumprir outras funções importantes, como lixar e polir

Recomenda-se atenção redobrada ao perfurar materiais sintéticos. Nesses casos, o melhor é utilizar a função eletrônica, que possibilita o controle de velocidade por meio do gatilho. Esse pequeno cuidado evita que a rotação chegue ao ponto máximo e cause o superaquecimento da peça a ser trabalhada.

Há ainda modelos de furadeiras com a função reversível, que executam a operação de parafusamento e desparafusamento - giro para direita e esquerda. Ferramentas com essas características proporcionam um melhor resultado final e diminuem o esforço e o cansaço do usuário na execução de trabalhos rotineiros.

A broca escolhida dependerá logicamente do material a ser perfurado. Hoje, as indústrias oferecem itens especiais, como brocas chatas para madeira, de três pontas, para metal ferroso e não ferroso, de aço rápido, com ponta de metal duro (vídea) para concreto e alvenaria. Em relação ao diâmetro do furo, é importante saber que há instruções específicas para cada material.

CasaMais


APARTAMENTO

Reforma uma verdadeira revolução Trabalho em duas etapas moderniza apartamento e possibilita a criação de novos espaços. A principal dificuldade enfrentada do projeto foi realizar as obras com a permanência dos moradores dentro do imóvel

CasaMais

A

disposição dos cômodos e o acabamento original podem não agradar muitas vezes aos moradores na hora da entrega das chaves. Seja pela falta de espaço, sistema de iluminação deficiente, pintura ou gesso mal-aplicado, há sempre algo a ser melhorado. Se isso é uma verdade para imóveis novos, o que dirá para os mais antigos. A arquiteta Carla Dichy assumiu um verdadeiro desafio: reformar um apartamento com a presença dos moradores, um casal com filhos pequenos, na maior parte do tempo. Para contornar esse problema, as obras foram realizadas em duas etapas. Na primeira fase, as modificações se limitaram aos espaços sociais: sala de estar, sala de TV, copa e lavabo. “Uma das principais reclamações dos clientes era que o acabamento tinha sido mal-executado pela construtora”, comenta. O apartamento de 350m² recebeu muitas intervenções como colocação de mármore travertino, criação de

curtineiros e molduras de gesso, substituição de portas e batentes, bem como de espelhos e fechaduras. Além disso, a iluminação foi embutida, pois não havia muitos pontos de luz disponíveis e o pé direito do imóvel se mostrava muito aquém do desejado. Mas as modificações não se limitaram às obras. Outra meta era modernizar a decoração. E o melhor:


Seguindo a tendência atual, o bar, com tamanho reduzido, foi parar num dos cantos da sala. A solução encontrada cumpre seu papel e consegue se adequar com maestria à decoração. Além disso, serve para mostrar o trabalho de reaproveitamento feito pela arquiteta de peças já existentes no apartamento.

com custo reduzido e a utilização da maior parte dos móveis já existentes no apartamento. “Os sofás foram reformados e criamos um ambiente para o bar”, ressalta. A nova iluminação direcionada dá destaque para alguns elementos, quebra um pouco o branco das paredes, preferência dos clientes, e proporciona um clima aconchegante. O melhor exemplo desse

A suíte ampliada ganhou novo piso, iluminação especial direcionada e sancas de gesso. A decoração recebeu também várias modificações, que resultaram em um ambiente clean e moderno. Isso graças ao armário laqueado branco, que toma quase a totalidade da parede e se harmoniza com o estilo sem exigir muito espaço

CasaMais


No living a opção de revestimento recaiu sobre o mármore travertino. Além de muito bonito, essa escolha facilita o trabalho de manutenção e limpeza.

trabalho pode ser dado pela mudança de tecido em duas poltronas, que ganharam nova vida e chamam a atenção dos visitantes por sua beleza e originalidade. Terminada essa fase, foi a vez do corredor, quartos e da cozinha passarem por transformações na época das férias para evitar incômodos aos moradores. Os dormitórios receberam novos pisos, sancas de gesso e iluminação aperfeiçoada. A suíte do casal, ampliada por ganhar um pedaço da cozinha, passou a contar com armário laqueado branco, curtineiro e cama com cabeceira simplificada. Todas essas mudanças não só deram um apelo moderno e clean, mas proporcionaram economia de espaço e abriram a possibilidade de criar no apartamento um escritório, home-office, que serve para adultos e crianças. A maior intervenção nessa etapa ficou reservada ao banheiro da suíte do casal. O layout desse espaço sofreu uma grande mudança com substituição dos revestimentos e transferência da banheira, pouco utilizada, para o banheiro das crianças. Além disso, a bancada ganhou duas pias e novos móveis. O forro de gesso do banheiro serviu para embutir o duto do ar-condicionado. “Substituímos ainda o chuveiro e os metais, mas principalmente refizemos toda a impermeabilização, pois qualquer reforma no banheiro exige esse cuidado”, alerta.

CasaMais

O predomínio da cor branca nos ambientes, uma das orientações dos clientes, é quebrada por alguns cuidados na decoração, como as poltronas reformadas na sala de estar. Essas peças ganharam padronagem atual e combinam perfeitamente com espírito moderno desejado. As alterações realizadas na iluminação colaboram para dar maior destaque aos itens decorativos.

A reforma no banheiro da suíte do casal criou as maiores dificuldades. O layout foi modificado com a retirada de uma banheira e o deslocamento da bancada da pia, que possui agora dois pontos d’água. O duto do ar-condicionado passou a utilizar o forro de gesso desse espaço, que ganhou ainda novas louças e metais sanitários. Projeto e Decoração Carla Dichy www.carladichy.com.br



COMERCIAL

Prazer redobrado

Além de apreciar pratos refinados da cozinha portuguesa, os clientes deste restaurante podem contemplar o belo projeto arquitetônico que se destaca pela utilização de alguns itens reciclados

A iluminação proporciona efeitos especiais sobre os itens de decoração. Boa parte do conjunto recebe uma leve luz lilás destacando alguns pontos do restaurante, como o balcão do bar. Essa cor foi utilizada ainda em tecidos e espelhos.

CasaMais

U

m lindo painel de 70m² retratando o Porto da Ribeira, da cidade do Porto, em Portugal, rouba a atenção de quem visita pela primeira vez este restaurante especializado, logicamente, na culinária portuguesa. A obra do artista plástico

Eduardo Kobra, feita a partir de uma lona de caminhão reciclada, compõem um dos vários detalhes imprimidos ao projeto comercial de autoria dos arquitetos Toninho Noronha e Miguel Vigil. O trabalho se destaca justamente por essas inovações, como o uso


O desejo inicial era imprimir ao projeto um estilo contemporâneo, mas com espírito jovial. A intenção foi diferenciar o restaurante do outro empreendimento dos proprietários no mesmo segmento, que segue uma linha mais formal.

de madeira de demolição em paredes, escadas e balcão do bar, espelhos com película colorida e iluminação suave, principalmente no tom lilás, dada aos ambientes pelo designer iluminotécnico Guinter Parschalk. A idéia, segundo Noronha, era aliar

A beleza e o bom gosto do conjunto criado por Toninho Noronha e Miguel Vigil pode ser conferidos no salão principal do restaurante.

CasaMais


O mezanino abriga banheiros, adega e uma área especialmente criada para almoços e jantares de negócios. Esse espaço era uma das principais exigências dos proprietários que buscavam oferecer à clientela algo muito importante: privacidade.

A fachada possui linhas retas e grande área envidraçada, que permite a visualização de todo o andar térreo aos transeuntes. Os bonitos grafismos aplicados aos vidros enfeitam, marcam a entrada e evitam assim acidentes de clientes mais distraídos.

CasaMais

acabamentos inusitados ao estilo contemporâneo, mas sem perder em sofisticação e conforto. “Os proprietários, que possuem um restaurante de alta gastronomia portuguesa com projeto também de minha autoria e do Miguel, queriam uma versão mais casual com apelo jovem neste empreendimento”, comenta. Para dar os contornos desejados ao negócio foi preciso demolir o antigo imóvel. Hoje, o restaurante conta com 196m², sendo 140m² no térreo e 56m² no mezanino e banheiros. Uma das principais dificuldades enfrentadas foi seguir uma das determinações iniciais: um número específico de mesas e cadeiras que o projeto deveria abrigar. Para tanto o layout exigiu atenção redobrada e várias mudanças, pois o espaço se mostrava aquém do ne-

A adega ganhou espaço privilegiado no mezanino: um convite para os amantes do bom vinho português.


cessário. Foi preciso ainda utilizar muita criatividade para cumprir outro desejo: um espaço destinado exclusivamente para almoços e jantares de negócios. Com áreas cada vez mais escassas, a idéia era oferecer aos empresários da região um local seguro e com muita comodidade para esse tipo de evento. “O cliente queria um ambiente reservado, onde as pessoas pudessem se reunir com conforto e total privacidade”, explica Vigil. O pé direito duplo, de 6,44m, permitiu a criação desta área tão aguardada na parte superior do imóvel. Surgia assim o mezanino, que abriga ainda uma adega e conta com decoração similar às demais dependências. Um bonito quadro e um aparador rústico remetem a Portugal. Do alto é possível avistar todo o restaurante. Caso seja necessário, uma cortina possibilita

manter distantes o interesse e os olhares alheios. O posicionamento dos espelhos também foi motivo de preocupação para os arquitetos. Colocados estrategicamente, eles proporcionam visão geral do térreo para as pessoas sentadas de costas para o salão. “Sempre que vou a um restaurante quero sentar de frente para o salão e nunca para a parede”, comenta Noronha. Por essa razão todos os projetos de sua autoria contam com espelhos, que permitem vislumbrar a movimentação local. “Ir a um restaurante não é somente um evento gastronômico, mas também social”, pondera. Projeto Arquitetônico Toninho Noronha e Miguel Vigil www.toninhonoronha.com.br

O painel de lona de caminhão, que retrata o Porto do Ribeira, e o emprego de madeira de demolição em paredes, escadas e balcão do bar demonstram a preocupação dos arquitetos em utilizar materiais com baixo impacto ambiental.

CasaMais


CASACOR

Tudo muito

natural

A preocupação com o planeta tem orientado os trabalhos de arquitetos, decoradores e indústrias há algum tempo. Mais do que uma tendência, o conceito de sustentabilidade vem estabelecendo novas regras à construção por adotar processos com o menor impacto possível ao meio ambiente. Dentro desse cenário, os profissionais da área têm esbanjado criatividade ao fazer releituras, exigir produtos mais amigáveis e recorrer a novas e antigas técnicas construtivas. O melhor exemplo é a Casa Cor 2009 que, além de apontar tendências de cores, estilos e design, mostra ser plenamente possível utilizar itens sustentáveis, mas sem abdicar da beleza e conforto. Neste ano, a mostra ganhou a companhia de dois eventos paralelos: a Casa Kids e a Casa Hotel. CasaMais


Mesmo nos quartos das crianças as cores suaves continuam dando as cartas. Tons de azul, verde e lilás podem ser utilizados em conjunto com o branco com ótimos resultados. Vale ainda criar um clima diferente e dar ênfase a alguns pontos da decoração por meio da iluminação embutida. As sancas e painéis desempenham papel importante ao esconder os pontos de luz e oferecer práticos nichos para coleções e brinquedos – recurso usado pelo arquiteto Aquiles Nicolas Kilaris. Em apenas 25 m2 de área, ele dá asas à imaginação e recria com perfeição e muitas curvas o espírito das grandes viagens interplanetárias. A linda imagem do globo terrestre no teto do quarto e a cama em formato de módulo espacial são os combustíveis para embalar sonhos e fantasias infantis. Monstrinhos, robozinhos e aliens completam a decoração e ganham vida por meio do projeto luminotécnico automatizado.

O moderno e o tradicional conseguem se harmonizar com muita beleza tendo como referência o bom gosto. A cozinha gourmet, de autoria de Rubens Ascoli e Mari Ani Oglouyan, se vale de peças com aspecto antigo, eletrodomésticos modernos e madeira de demolição para criar um ambiente sofisticado, bonito e aconchegante. O destaque fica para o miniforno à lenha e os pendentes sob a mesa de jantar. As cores mais utilizadas são o prateado dos aparelhos em conjunto com o branco e os amadeirados dos revestimentos de piso e parede. Esse equilíbrio somente é quebrado por utensílios no forte tom cor de abóbora estrategicamente posicionados no fogão e na bancada da pia. Os metais sanitários seguem as últimas tendências com linhas limpas, mas arrojadas, e sistema prático para abertura de água.

Móveis versáteis, que conseguem cumprir mais de uma função ou que podem ser deslocados dependendo da necessidade, também vêm ganhando a preferência não só dos arquitetos, mas também dos moradores. O hall assinado por Sumaia Lima, Sandra Landi e Ernesto Almeida segue essa linha e possui estantes giratórias, bar oculto por painéis de vidro escuro e uma linda escultura em aço na área central do forro, que cria um efeito especial em todo o ambiente. Teto e parede são revestidos com madeira de reflorestamento e a iluminação se vale da economia proporcionada pelos leds. Com vocação para cumprir várias finalidades, como sala de estar ou de TV, esse espaço causa um impacto muito positivo ao primeiro olhar. Suas cores claras e amadeiradas proporcionam ao visitante uma atmosfera aconchegante. Essa sobriedade é quebrada somente por itens vermelhos, que ganham mais vida e beleza diante de tanta tranquilidade.

CasaMais


Sem perder o estilo despojado e moderno tão característicos do loft, a arquiteta Helena Viscomi conseguiu aplicar com maestria os mais conhecidos princípios sustentáveis em sua criação. Com 240 m² e dividido em três ambientes, o espaço emprega revestimento e móveis de madeira de demolição, reservatório e coleta para reaproveitamento de água, sistema de aquecedores solar para banho e iluminação por leds, que economizam cerca 30% de energia elétrica em relação às lâmpadas convencionais. Além de ecologicamente correto, o loft se mostra muito bonito. A beleza e rusticidade da madeira podem ser apreciadas na sala de estar em harmonia com itens de aparência mais leve e sofisticada. A estante ganha grande visibilidade por sua originalidade e pela iluminação em tom amarelo embutida, mas divide a atenção com peças em tons fortes, como a púrpura do tapete e o vermelho de esculturas e painéis. Já no quarto e na sala de banho, o predomínio é de uma decoração que estimula logicamente o descanso.

Sem nunca sair de moda, a sofisticação exige alguns cuidados, como bom gosto, discrição e cores suaves, mas marcantes. Os tons de dourado e marrom, os móveis escuros e a decoração cheia de brilhos adotada por Maricy Marcos Borges para o Lounge e Espera Auditório apontam o caminho aos interessados nesse estilo. O espaço criado pela arquiteta erradia beleza e originalidade com pedras esculpidas na Itália por computador na parede da lareira. A iluminação cumpre papel funda-

Harmonizar peças de épocas e estilos diferentes é um desafio que pode trazer ótimos resultados. Os arquitetos Gilberto Cioni e Olegário de Sá conseguiram esse objetivo com decoração muito inusitada ao misturar itens os mais díspares possíveis: étnicos, como cadeiras da Índia; antigos, passadeiras do início do século e pergaminhos; e até atuais, mesa de jantar em vidro, aparadores em acrílico e painel de espelhos. Toda essa massa de informações consegue se interagir de forma singular, principalmente em função da iluminação escolhida por meio de leds, que não atrapalha a visualização do conjunto. Isso porque os dois pendentes em cristal Swarovski preto cumprem apenas papel decorativo. Para limitar o espaço, foram colocados nas extremidades do ambiente biombos vazados em madeira carvalho ebanizado.

CasaMais


Embutir se tornou algo muito comum em apartamentos, até mesmo em empreendimentos de alto padrão, e uma verdadeira obsessão na busca pela economia de espaços. O ambiente cozinha e lavanderia dos arquitetos Giovani Bonetti e Tais Marchetti Bonetti mostra ser possível colocar secadora, lavadora, tanque, bancada para passar e pendurar as roupas numa mesma área sem perder em conforto e beleza. A sofisticação foi garantida pelo acabamento negro dos eletrodomésticos, o relógio em tamanho desproporcional e o revestimento de parede e do piso - porcelanato esmaltado em cores pastéis. Os detalhes prateados complementam o espaço, que conta com tampo de bancada de pia completa em inox e metais de fácil manipulação na hora do preparo de alimentos. Esse tipo de torneira, com misturador e mecanismo com acionamento único para água quente e fria, proporciona maior mobilidade ao usuário.

mental: Destaca pontos essenciais na decoração e traz para si o olhar do visitante – caso do pendente de metal dourado e cristal que domina o centro do espaço. Até mesmo as flores escolhidas seguem um padrão mais contido. Os antúrios, bonitos por sua plasticidade, se mantêm num canto, sem chamar a atenção. O piso recebeu porcelanato que simula a beleza da madeira em estado natural e se integra muito bem ao ambiente.

A tecnologia e a sofisticação marcam presença no ambiente assinado por Fabiana Sá. Indicado especialmente para pessoas que não têm tempo suficiente ou coragem para frequentar uma academia, o espaço se destaca por utilizar uma área restrita para a prática de exercícios aeróbicos e musculação. Equipamentos importados da Itália de última geração estimulam os covardes e os curiosos, e garantem que o esforço despendido não seja à toa. Na decoração a arquiteta buscou na sobriedade das pastilhas de madeira reflorestada para as paredes e no piso sintético antiderrapante, que imita o padrão de fibra natural, o caminho seguro para criar uma bela composição. Essa solução consegue ainda não roubar o foco dos principais protagonistas: a beleza de design dos equipamentos de ginástica, que recebem a suave iluminação programada para criar efeitos especiais.

CasaMais


COZINHAS Para realizar o trabalho de manutenção e limpeza, recomenda-se o uso da pasta de polir. Este produto aumenta a vida útil do acabamento, remove manchas difíceis de sair e torna ainda mais bela a superfície, intensificando o brilho. Além de indicado na aplicação de pias, a pasta pode ser utilizada em qualquer utensílio em inox, como: fogões, panelas, talheres, etc. Antes de usar, não esqueça de ler as recomendações do fabricante.

Sua casa merece esse requinte Os acessórios disponíveis permitem que o trabalho seja muito mais rápido e organizado na cozinha. Dependendo do modelo escolhido de cuba ou pia, o usuário pode recorrer às funcionalidades de placas, tábuas e cestos – escorredor, preparador ou coletor de resíduos CasaMais

A

higiene, a durabilidade e a fácil manutenção são as principais qualidades das cubas e pias em aço inoxidável. No entanto, a beleza e o brilho proporcionados pelo acabamento conquistaram a preferência dos brasileiros. Disponíveis em vários tamanhos, elas se encaixam perfeitamente em qualquer orçamento. Podem ser aplicadas sozinhas ou com tampos sintéticos, de madeira, mármore, granito ou outros tipos de pedras. Em relação à decoração, as pias e cubas em inox combinam com a maioria dos estilos, pois contam com inúmeras opções. No entanto, seu real impacto no ambiente é verificado nas composições com eletrodomésticos modernos, como coifas, refrigeradores e fogões no mesmo acabamento. Essa elevada quantidade de versões atende os mais diferentes perfis de consumo e as principais necessidades na hora do preparo do alimento. Para os gourmets e chefes de finais de semana foram criados acessórios, que dão um show à parte. Práticos, eles agregam às pias novas funcionalidades, como triturador de resíduos, cesto coador, dosador de sabão, prancha, entre outros complementos. Tudo para facilitar o trabalho e reduzir o tempo de permanência na cozinha.


As pias e cubas em inox não exigem muitos cuidados. No entanto, é bom respeitar algumas orientações como forma de estender a vida do produto e manter seu brilho natural. • Limpe as peças frequentemente com esponja ou pano macio e detergentes neutros, sem cloro e seus derivados. • Para a remoção de manchas, use produtos desenvolvidos especificamente para esse fim: pasta de polir e remover manchas em superfícies de aço inoxidável. • Na reforma ou construção, proteja as peças do pó de gesso ou cimento para evitar riscos em balcões e cubas. • Não utilize o lado verde da esponja na superfície de aço. • Enxágüe e seque bem as peças após o uso. Existem elementos agressivos na água que podem causar manchas. • Não lave objetos na pia, na cuba ou no tanque com ácido muriático ou qualquer outro tipo de solvente. • Nunca deixe objetos metálicos sobre a superfície de aço inoxidável por períodos prolongados, para evitar corrosão.

Fonte: Franke e Tramontina

Fácil manutenção

São oferecidas ainda linhas complementares, como escorredores, porta-talheres, lixeiras e outros tipos de acessórios. Alguns modelos foram criados especificamente para determinados produtos e se encaixam perfeitamente às cubas, proporcionando assim maior funcionalidade.

Acabamento em inox esbanja em beleza e tem grande capacidade de se adequar a vários tipos de decoração. Seu brilho clássico agrada a todos os estilos

CasaMais


PAINEL

As fechaduras oferecem beleza e conseguem se adequar a todos os tipos de decoração. Para obter o resultado almejado só é preciso um pouco de cuidado na hora da escolha

outro é o design da peça e alguns detalhes na concepção do produto. A linha colonial, por exemplo, pode ser facilmente identificada, pois conta com linha rebuscada e, invariavelmente, possui parafusos aparentes (1). Já outros estilos exigem um pouco mais de atenção. As peças modernas se destacam por apresentarem certo arrojo (2) e desenho bem definido (3). Espelhos e rosetas não revelam os pontos de fixação, o que torna o conjunto mais bonito. A busca por inspiração no passado ganha espaço dentro desse segmento, bem como formas inusitadas. O estilo clássico (4) também não possui parafusos aparentes. As maçanetas, espelhos e rosetas têm design um pouco mais comportado e limpo, o que propicia maior variedade de combinações na hora de decorar os espaços. No entanto, o cuidado deve se estender ainda à escolha do acabamento, importante elemento na harmonia com as cores e materiais utilizados no ambiente. Estão à disposição dos consumidores várias opções: cromado, dourado, bronze oxidado, inox escovado, epóxi, entre outros. Essa escolha deve levar igualmente em consideração a influência da maresia na durabilidade do produto. Por isso, aconselha-se verificar de antemão o melhor modelo para áreas litorâneas.

P

Fonte: Pado e Aliança

eça importante para a segurança da casa e por manter a privacidade nos ambientes, a fechadura desempenha papel de destaque na decoração. Hoje, o consumidor encontra uma oferta muito grande de modelos, com os mais diferentes estilos, materiais e acabamentos. Por essa razão, recomenda-se muito cuidado na hora da compra para evitar que haja desacordo com os outros itens decorativos do espaço, tanto na cor como no estilo. Grosso modo, as fechaduras podem ser classificadas entre modernas, clássicas e coloniais. O que diferencia um modelo de

1 3 2 CasaMais

4




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.