Design de Comunicação

Page 1

Índice Agradecimentos 4 Resumo | Abstract 4 História 5 Marcos culturais........................................................................................................5 Bauhaus....................................................................................................................6 Definição 8 Tipos de Design 9 Produto 9 Equipamento 10 Interiores 10 Moda.......................................................................................................................10 Joalheria .................................................................................................................10 Comunicação 12 Software 13 Web Design 13 Gráfico 13 Conclusão 14 Webgrafia...................................................................................................................15
de Ilustrações Figura 1- A casa da Cascata: Frank Loyd Wright 5 Figura 2- Cadeira épica: Design e Mondrien 5 Figura 3- Escola de Arte e Design 7 Figura 4- Projeto design de comunicação 9 Figura 5- Design de Produto.........................................................................................9 Figura 6- Design de Moda 10 Figura 7- Um exemplo de Joalheria moderna 12 Índice de Gráficos SmartArt Gráfico 1- Adobe 13 Gráfico 2- Adobe 13 Índice de Tabelas Tabela 1- Exemplos de Software 13 Tabela 2- Exemplos de Software para Design Gráfico 13
Índice

Agradecimentos

Ao Umaro pela simpatia e bom senso no decorrer do trabalho, não obstante dos problemas todos ultrapassados até então... Atodos os excelentes artistas e seu trabalho para que esta dissertação pudesse concretizar-se. A mim pela perseverança e empatia pelo tema e colega, não esquecendo nunca as raízes do conhecimento aprofundado em mim criadas.

Resumo | Abstract

O Design abarca todo um leque de áreas fundamentais e que se apresentam no nosso dia-a-a-dia em grande parte dos objetos que utilizamos e de que usufruímos

Neste trabalho, iremos, estruturada e progressivamente analisar o que é o Design nas suas formas mais restritas e abrangentes, dentro das diferentes áreas de aplicação.

Começaremos por introduzir os princípios do Design e a sua história, de entre marcos culturais e escola que fundamentou as bases primordiais do mesmo, representando ao longo do trabalho, obras decisivas a este processo.

Ainda, apresentaremos também, alguns tipos de Software a utilizar em dois, ou mais tipos de Design de Comunicação, centrando-nos na análise descritiva da função destes tipos de arte na Cultura.

Por fim contextualizaremos o Design na era moderna e contemporânea

História

Ahistória do Design pode ser dividida em vários movimentos e períodos. Alguns desses movimentos são:

 Arts and Crafts (1880-1914)

 Movimento estético (1870-1900)

 Arte Noveau (1890-1910)

 Construtivismo (1917-1931)

 De Stijl (1917-1931)

Marcos culturais

Figura 1- A casa da Cascata: Frank Loyd Wright Figura 2- Cadeira épica: Design e Mondrien

Bauhaus

A Staatliches Bauhaus, comummente conhecida como Bauhaus, foi uma escola de arte vanguardista na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo.

A escola foi fundada por Walter Gropius em 12 de Abril de 1919, a partir da reunião da Escola do Grão-Duque para Artes Plásticas. A intenção primária era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato, e uma academia de artes, e isso acabou sendo a base de muitos conflitos internos e externos que se passaram ali. A maior parte dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas-oficina foi vendida durante a Segunda Guerra Mundial.

A Bauhaus tinha sido grandemente subsidiada pela República de Weimar. Após uma mudança nos quadros do governo, em 1925 a escola mudou-se para Dessau, cujo governo municipal naquele momento era de esquerda. Uma nova mudança ocorre em 1932, para Berlim, devido à perseguição do recém-implantado governo nazista. Em 1933, após uma série de perseguições por parte do governo nazista, a Bauhaus é fechada, também por ordem do governo. Os nazistas opuseram-se à Bauhaus durante a década de 1920, bem como a qualquer outro grupo que não seguisse sua orientação política. A escola foi considerada uma frente comunista, especialmente porque muitos artistas russos trabalhavam ou estudavam ali. Escritores nazistas como Wilhelm Frick e Alfred Rosenberg clamavam directamente que a escola era "anti-Germânica," e desaprovavam o seu estilo modernista.

Contudo, a Bauhaus teve impacto fundamental no desenvolvimento das artes e da arquitetura do ocidente europeu, e também dos Estados Unidos, Israel e Brasil nas décadas seguintes para onde se encaminharam muitos artistas exilados pelo regime nazista. A Cidade Branca de Tel Aviv, em Israel, que contém um dos maiores espólios de arquitetura Bauhaus em todo o Mundo, foi classificada como Património Mundial em 2003. A escola Bauhaus também influenciou imensamente a América do Sul, tendo como seu principal representante o arquiteto Oscar Niemeyer. Ajovem capital brasileira, Brasília, foi projetada em 1957 sob as tendências modernas e funcionalistas inauguradas pelo bauhasianismo. Todo o plano-piloto, incluindo tanto os edifícios

residenciais quanto as construções públicas, são exemplos e ícones desta arte, em sua excelência.

O principal campo de estudos da Bauhaus era a arquitetura (como fica implícito até pelo seu nome), e procurou estabelecer planos para a construção de casas populares baratas por parte da República de Weimar. Mas também havia espaço para outras expressões artísticas: a escola publicava uma revista chamada Bauhaus e uma série de livros chamados Bauhausbücher. O diretor de publicações e design era Herbert Bayer.

Figura 3- Escola de Arte e Design Apesar de ter passado por diversas alterações em seu perfil de ensino à medida que a direção da escola evoluía, a Bauhaus, de uma forma geral, acreditava que os seus próprios métodos de ensino deveriam estar relacionados às suas propostas de mudanças nas artes e no design. Um dos objetivos principais da Bauhaus era unir artes, produzir artesanato e tecnologia. A máquina era valorizada, e a produção industrial e o desenho de produtos tinham lugar de destaque.

O Vorkurs literalmente curso preparatório era um curso exigido a todos os alunos e ministrado nos moldes do que é o moderno curso de Desenho Básico, fundamental em escolas de arquitetura por todo o mundo. Não se ensinava história na Bauhaus durante os primeiros anos de aprendizado, porque acreditava-se que tudo deveria ser criado por princípios racionais ao invés de ser criado por padrões herdados do passado.

Só após três ou quatro anos de estudo o aluno tinha aulas de história, pois assim não iria influenciar suas criações.

Definição

O Design é uma atividade que tenta resolver problemas, criando respostas que satisfaçam necessidades. Para haver respostas terá que existir a elaboração de algo, de um produto criado a partir da concretização de um projeto ordenado segundo um método.

Método será todo o processo racional para chegar a um determinado fim ou é a maneira ordenada de realizar uma tarefa. E deste método, a metodologia será a parte lógica que estuda os métodos das diversas ciências, segundo as leis do raciocíneo ou a arte de dirigir o espírito da investigação ou ainda o conjunto de regras empregues no ensino de uma ciência ou de uma arte

O processo metodológico, o método utilizado, será organizado/ordenado de forma racional, com certa coerência e inteligibilidade necessária à formação de um todo com sentido, cumprindo os fins que inicialmente se tinha proposto. No fundo, pretende-se uma estrutura que permita ao recetor a compreensão das opiniões formuladas, tendo em conta que um estudo, em qualquer ciência, não pode ser entendido como um fim em si mesmo, mas como um ponto de partida, uma referência ou ainda como um estudo aprofundado, mas sempre a necessitar de novas alterações.

O método criado, segundo linhas mestras, abrange assim diversas etapas/fases previsíveis e imprevisíveis, não existindo um fim em si mesmo.

Quando se está a elaborar um trabalho, na área do Design Gráfico, deve-se ter em conta com determinados fatores, que quando relacionados determinam a forma do objeto gráfico.

O conjunto destes parâmetros, obedecendo a uma ordem lógica, constitui o núcleo do processo metodológico, qualquer que seja a sua natureza.

 Enunciado do problema

 Análise

 Problemas complementares

 Condições a preencher

 Uso e manuseamento

 Ordem económica/social

 Estudo de soluções possíveis

 Realização de maquete

 Produção

Tipos de Design Produto

Figura 4- Projeto design de comunicação Figura 5- Design de Produto

Equipamento

Interiores

Moda

Joalheria

Passamos então desta forma a apresentar 5 dos profissionais mais talentosos e conhecidos da joalheria, que inspiram milhares de pessoas apaixonadas por acessórios e que marcaram o seu nome na história.

Designers de Joias Famosos que marcaram história:

1. Paloma Picasso

Afilha mais nova de Pablo Picasso, Paloma, iniciou-se como designer de joias em 1968 e quando os seus colares ganharam destaque, ingressou num um curso de joalheria

Logo depois foi contratada por Yves Saint Laurent, famoso designer de moda. Em

Figura 6- Design de Moda

meados de 1980, começou a desenhar para a Tiffany & Co, mantendo a maior parte do seu trabalho por lá.

Durante muito tempo, usou o símbolo da pomba e a cor vermelha como assinaturas do seu trabalho. Hoje além das joias, Paloma Picasso tem uma linha de cosméticos e perfumes.

2. Chopard

A marca que começou em 1860 pelo joalheiro Louis-Ulysse Chopard na Suíça, foi passando de pai para filho até se tornar uma das marcas mais conhecidas e tradicionais no ramo. A Chopard é das umas marcas mais usadas por celebridades que aprecia acessórios de luxo. Atualmente, Caroline Scheufele, é a atual co-presidente da empresa e responsável pelo desenvolvimento da seção de joalheria mais sofisticada da marca.

3. Neil Lane

Outro imenso marco nesta área é Neil Lane.

Este artista cresceu em Brooklyn e sempre foi apaixonado por joias, arte, cor, natureza e Design. Ele desenvolveu o seu trabalho depois da faculdade, quando se mudou para Paris. Mais tarde, Neil mudou-se para Los Angeles, onde estabeleceu a sua reputação como colecionador de joias e designer de Hollywood.

Como designer de joias vintage, ele influenciou o estilo e o design da fabricação de joias contemporâneas nos últimos 20 anos. E em 2010 criou uma coleção- noivas, única que traz todo o glamour de Hollywood para as mulheres comuns.

4. Lorraine Schwartz

Lorraine Schwartz é outra das designers de joalheria famosas mais requisitadas nesta vertente do Design.

5. Ara Vartanian

Por fim, um também artista de Design de joalheria, cujo trabalho inspirou peças de diversas marcas: Ara Vartanian.

Ara cresceu em São Paulo, no Brasil, cercado por pedras preciosas e em 2002, depois de trabalhar no negócio de família, fundou a sua própria joalheira homónima. Desde então, desenvolveu o uso de técnicas inovadoras de joalheira, usando pedras preciosas como principalmente fonte de inspiração para as suas peças, criando deste modo, as suas estruturas em redor de cada pedra.

Comunicação

Figura 7- Um exemplo de Joalheria moderna

Software

Web Design

É mais habitualmente utilizado o padrão RGB (para ecrã)

Gráfico 1- Adobe

1 Fruty Loops 3 D Studio Max

Tabela 1- Exemplos de Software

Gráfico

É mais habitualmente utilizado o padrão CMYK (para impressão)

Gráfico 2- Adobe

Corel Draw

Photoshop Illustrator InDesign

Tabela 2- Exemplos de Software para Design Gráfico

1 O programa Flash exporta um tipo de ficheiro executável, facilmente lido em quaquer browser

Photoshop Illustrator Fireworks Flash Dreamweaver Premiére

Conclusão

Desde o aparecimento do termo e escola/estilo artístico estruturalista, formal e funcionalista de Design, em 1880, que este se encontra presente em tudoo que fazemos e praticamos.

Em contraste com designs futuristas que celebram o avanço tecnológico, designs clássicos e com uma pegada dos anos 60 têm-se popularizado. Cores mais brilhantes e ilustrações abstratas são partes essenciais dessa tendência.

Se observarmos com alguma atenção podemos aperceber-nos da ampla importância do Design de Comunicação nas nossas vidas. Ele vai desde a mais banal projeção de um utensílio diário aos vastos meios de comunicação que se expandem. Essa aplicação prática e visível... É Arte meus caros! E é ela que dá cor e vida, quiçá alegria e também, porque não harmonia, aos nossos dias

Webgrafia

Bauhaus – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

Projeto de Design I e II – Professora catedrática Maria Caeiro M. Guerreiro: Design de Comunicação | UALG

Designers de Joias Famosos para conhecer | Laila Santos

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.