ANA
Ano IV - Nº 70 - Maio de 2018
da
Conectados em Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes LGBTI
18 de Maio A Arte de Mobilizar, Lembrar e Fazer Bonito: Tocar o Coração da Gente!” Por Hélia Barbosa Defensora Pública Estadual; Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Moseo Social Argentino/Buenos Aires; Especialista em Direitos Humanos e em Direito da Criança e do Adolescente.
“(...).Nós somos as crianças que sofreu muito por causa da exploração dos adultos. Nós respeitamos os adultos, nossos pais e as regras de vida de nossos diferentes países. Mas nós queremos também o respeito de todos vocês. Respeito é um direito de todos e uma atitude que 2 todos devemos ter (...)”
Crianças e adolescentes (282) participantes do III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 2008, fizeram esse apelo que ainda ecoa nos diversos lugares do planeta, pelo impacto que revela uma ética dos 3 Direitos Humanos , que “é a ética que vê no outro um ser merecedor de igual consideração e profundo respeito”, porque os direitos sexuais devem ser contemplados como direitos fundamentais, dentre os quais o direito ao respeito. Fazendo uma retrospectiva no processo histórico do enfrentamento das violências sexuais contra crianças e adolescentes constata-se uma semelhança entre o pensamento das crianças e aquele filosófico e referencial do protagonismo juvenil de Marcia Dangremon 4 , em 1999, que se harmonizam: “(...) respeitar a criança e
ANA
da
o adolescente. E eu vejo que, muitas vezes, em nome da garantia dos direitos, se desrespeita o momento deles”. Constata-se, também, que o comportamento de desrespeito para com as crianças e adolescentes em situações de violências sexuais é endêmico e constitui uma transgressão à liberdade e à dignidade sexual dessas pessoas, que exige a responsabilização das condutas e das ações diante das ameaças, violações, omissões, sequelas e, principalmente, da impunidade. Caminhando pelas estradas do tempo para identificar as histórias de vida de meninas e meninos prostituídos, análises de situação, o trabalho de desconstrução das redes de exploração e o processo construtivo que integra um arsenal de ações, atividades e acontecimentos que se desenvolvem no
Dia 18 de maio, fica evidente que 1
DECLARAÇÃO dos Adolescentes na Sessão de encerramento do III congresso Mundial contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 28 de novembro de 2008. Site: iiicongressomundial.net.
2 PIOVESAN, Flávia. Temas de Direitos Humanos. 5ª ed. São Paulo. Saraiva:2012. 3
CEDECA/BAHIA. Construindo uma História. Tecnologia Social de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Salvador/BA.2003. Pág. 23.
EXPEDIENTE COORDENAÇÃO Lídia Rodrigues SECRETÁRIA EXECUTIVA Suely Bezerra ASSESSORES DE CONTEÚDO Paula Tárcia
Rodrigo Corrêa Rosana França DIAGRAMAÇÃO Tatiana Araújo
Conectados em Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes LGBTI
1