Page 1

Informe de Monitoramento Brasil Sobre a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O que é isso? E o que tem de importante? Por Rosana França Educadora Social/Assistente Social / Equipe Campanha ANA A Rede ECPAT acabou de elaborar relatório que contem levantamento de informações e dados nacionais com enfoque na ESCCA no território brasileiro. O referido documento chamado de Informe de Monitoramento de País (IMP), traz, além de um panorama geral dos dados disponibilizados por órgãos de notificação e pesquisa, um levantamento das ações levadas a cabo pelos governos, empresas e sociedade civil brasileira para resolver o problema. O IMP foi elaborado em 12 países da América Latina objetivando monitorar a implementação da Agenda de Ação de Estocolmo (Estocolmo, 1996) deliberada no 1º Congresso Mundial

ANA

da

contra a Exploração Sexual Comercial e do Chamado para ação, documento que se originou no III Congresso Mundial no Rio de Janeiro. O documento lançado no dia 11 de dezembro em ocasião do XXI Congresso Pan-americano dos Direitos de Crianças e Adolescentes, com atividades descentralizadas com adolescentes e uma coletiva de imprensa em Brasília. Para entender um pouco mais: O Brasil foi um dos primeiros países que fez constar os princípios da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989) em sua legislação. A Constituição Federal do Brasil (1988), inscreve o país como uma nação cujo a atitude política é de compromisso prioritário com a população infanto-juvenil. Esse Compromisso é materializado com a elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), reconhecido como um valioso e histórico marco ético-jurídico na região latinoamericana. O III Congresso Mundial contra a Exploração Sexual Comercial, realizado no Brasil em novembro de 2008 apontou como desafio a necessidade de atualização e revisão do Plano Nacional, sobretudo para enfrentar as novas formas de violência sexual, os crimes transnacionais e os delitos facilitados pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs). Além disso, o referido congresso reiterou a importância de assegurar a participação efetiva de crianças e adolescentes, e nos serviu como alerta para a necessidade de rever e fortalecer os canais de denuncia, no nosso caso o Disque 100. O IMP tem seu foco sobre a ESCCA, considerando a mesma uma violação dos direitos humanos, permeada por questões sociais, culturais, políticos,

Ano II - Nº 33 - Dezembro de 2014

ANA

a d

econômicos e jurídicos, tornando-a mais complexa. Com esse pano de fundo, são a p r e s e n t a d o s n o I M P, sistematicamente, diversos dados dos quais destacamos que: em 2013, o Disque 100 registrou 35.091 violência sexual, sendo esta violação o quarto tipo de violação mais recorrente nas denuncias ao serviço. O Brasil registra uma média de 87 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes por dia. As denúncias de violações aos direitos de crianças e adolescentes aumentaram 15,6% durante a Copa do Mundo (12 de junho a 13 de julho deste ano) na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao organizar informações acerca deste panorama, o relatório também cumpre a função primordial de promover o ativismo, a partir das evidências apresentadas, tendo como ator protagônico a sociedade civil organizada, para incidência em favor de melhorias legislativas e políticas contra a ESCCA. Como o nosso país, através das instituições governamentais e não governamentais, tem se esforçado para garantir a proteção de Criança e Adolescente. Este relatório será de grande contribuição no monitoramento para a melhoria das políticas, assim continuaremos mostrando para o mundo que o Brasil está comprometido com a promoção dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

1


Fique por

Giro

DENTRO

Entre os dias 10 e 12 de dezembro acontece em Brasília o XXI Congresso Pan-americano dos Direitos de Crianças e Adolescentes. Com o tema “Infância e adolescência: Construindo um ambiente de paz”. O objetivo do Congresso é promover intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os Estados Membros do Sistema Interamericano em temáticas especializadas, a fim de estabelecer uma agenda regional para o avanço na promoção e proteção da infância nas Américas e no Caribe. Um dos temas principais desse congresso é a ESCCA, tema que ganha destaque na programação do dia 11, onde será divulgado, em coletiva de imprensa, 12 Informes de Monitoramento dos países do Sistema Interamericano, entre eles o IMP do Brasil.

Conhecendo

a Rede

A Rede ECPAT Brasil é uma coalizão de organizações da sociedade civil que trabalha para a eliminação da exploração sexual de crianças e adolescentes. Existe desde 1997, a partir da participação de algumas instituições no I Congresso Internacional de Combate à Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes, realizado em Estocolmo, em 1996, quando foi criada uma agenda mundial pela eliminação do problema, constituída por organizações da sociedade civil e redes de enfrentamento contra a violência sexual de crianças e adolescentes. A Rede ECPAT Brasil compõe a Rede ECPAT Internacional, que por sua vez, se dedica a incentivar a comunidade mundial a assegurar que a infância e a adolescência tenham todos os seus direitos fundamentais garantidos e estejam livres e protegidos da exploração sexual comercial.

ANA

da

DE NOTÍCIAS

Hoje, dia 11 de dezembro de 2014, estão acontecendo em três Estados brasileiros, oficinas com adolescentes e jovens para o lançamento do Informe de Monitoramento do País (IMP). As oficinas coordenadas pela Rede ECPAT Brasil, e realizada por entidades filiadas a esta Rede, dialoga com a perspectiva que a voz desses sujeitos seja o princípio orientador de todas as ações de enfrentamento a ESCCA. Este documento é um importante instrumento político, portanto, é impor tante que além de apresentado as autoridades, seja conhecido pelas crianças e adolescentes, podendo assim subsidiar as reivindicações desses sujeitos. Em Olinda a ação realizada pelo Coletivo Mulher Vida, traz como foco a promoção dos direitos sexuais como forma de proteção à violência sexual. Em Fortaleza a oficina terá foco na autoproteção à violência sexual no contextos das obras e será realizada pela Associação Barraca da Amizade. Já em Belo Horizonte será realizada pela Oficina de imagens, atividades com adolescentes da Rede Estadual de Enfrentamento á Valência Sexual. A atividade será a apresentação do relatório e produção de spot de rádio tendo como eixo alguns pontos do relatório de monitoramento.

HORÁRIO

PÚBLICO

INFORMAÇÕES

Olinda - PE - Coletivo Mulher Vida

9h às 11h

20 adolesc.

Rosana França Fone:

Belo Horizonte MG

14h às 17h

ONDE

(81) 3011.0199

Adolescentes

Rodrigo Correa Fone: (31) 9389.6891 / 3465.6800

São Gonçalo do Amarante – CE

Labelle ou Ana Paula Fone: (85) 3291.5329

CCT Conselho Comunitário da Taíba

9 às 11h

30 adolesc. e jovens

ASFAP Associação das Famílias

14 às 16h

30 adolesc.

2


Instagram

da

ANA

Envie suas fotos para o Boletim da Campanha ANA Para enviar as fotos é simples. Basta marcar a Campanha ANA nas suas fotos com a frase #ANA_INSTAGRAM com uma pequena legenda que iremos publicar em nossas redes e no Boletim mensal da campanha.

Para seguir o perfil da ANA Acesse: http://instagram.com/anamovimento Assembleia

ECPAT

Selfie Proje encontro final to Jo gada Cida dã

que as m a i o a s sab rá eleit ompor ndia ê u c M o c o v o se lizaçã nte, embro vil para nça e d AIDS e a r G Mobi t i z a con e de edade c s da Cri ia de d 6 i e dia 1 da soc Direito ssembl m ções nal dos A? A A lo Fóru cente a z i n s e o D orga o Naci ONAN izada p o Adole ed -C o selh gan Con scente endo or riança ado pel C g le s Ado ão está eitos da homolo a 22 de i eleiç dos Dir nal será do no d i l a do f iona vulg Nac o resulta DA e di mbro. e eze AN d N CO uta l de L

ANA

da

3


a

Fica dica Filmes Anjos do Sol - Maria, garota de 12 anos que mora no interior do nordeste brasileiro, é vendida pela família a um recrutador de prostitutas. Após ser comprada em um leilão de meninas virgens, a menina é enviada a um prostíbulo na floresta amazônica, onde sofre vários abusos.

Confiar/Trust - É um belíssimo filme, um drama familiar sério, pesado, inquietante, apavorante. Fala dos perigos aos adolescentes que surgem pela internet, pelas facilidades da troca de mensagens com conhecidos e desconhecidos.

Livros Jogos Vorazes - Um livro que também ganhou a adaptação para o cinema, conta a história da heroína Katniss Everdeen, uma adolescente que luta pela sobrevivência no jogo que intitula o livro e o filme. A autora Suzanne Collins trata sobre pobreza, fome, efeitos da guerra e opressão. A saga é acompanhada por mais duas obras. O sol é Para todos - O livro foi lançado em 1960 e escrito por Harper Lee é uma obra que trata a história de um homem negro, acusado injustamente de violentar uma jovem branca na cidade do Alabama. Aborda questões como tolerância, preconceito e respeito. A Culpa é das Estrelas - Escrito por John Green, conta a história de Hazel, uma paciente de 16 anos que trata de um câncer. A protagonista conhece Augutus Waters no Grupo de Apoio às crianças com câncer. Juntos passam a preencher as páginas de suas vidas. Um livro que aborda com sutileza a luta pela vida e principalmente como o amor pode transpor a dor. O autor procura exprimir esse momento com delicadeza, mas não adota o final felizes para sempre.

Acompanhe e compartilhe a Campanha ANA em nossas redes sociais

Galera quer saber mais sobre o Ecpat Brasil e o Ecpat Internacional? Dá uma olhada na fanpage da Campanha ANA e curte aí: Ecpat Internacional, Ecpat Brasil.

ANA

da

ana.movimento@gmail.com

Realização

Apoio

Brasil

4

Boletim ana edição especial nº 33 informe de monitoramento de país sobre a exploração sexual comerci  

Boletim Informativo da Campanha ana giro de noticias: oficina com adolescentes fique por dentro

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you