Nº 369 Edição Brasil

Page 8

americaeconomia.com / 2.0 O site de negócios globais da América Latina

FALHA DE SEGURANÇA AO INVESTIDOR A expulsão da Odebrecht do Equador expôs a falta de proteção dos investimentos de empresas nacionais no exterior. Como o Brasil não tem ratificado nenhum acordo bilateral neste sentido, a estratégia adotada pelas empresas é fechar contratos a partir das filiais instaladas em países que ofereçam alguma proteção para minimizar esse risco. “Os investidores brasileiros não têm segurança”, afirmou o sócio do escritório L.O. Baptista Advogados, Eduardo Felipe Matias. O advogado conta que o Brasil assinou 14 tratados relacionados a esse tipo de proteção, mas não ratificou nenhum. Já países como Argentina e Chile contam com mais de 30 tratados celebrados com diversos países que garantem, entre outros aspectos, a repatriação dos lucros. Membros da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara avaliaram que a posição do Brasil tem sido pouco enfática para a resolução desses problemas, o que pode abrir espaço para a eclosão de outros conflitos, como no caso da reivindicação do governo paraguaio de revisão dos contratos da hidrelétrica binacional Itaipu. Para o deputado Efraim Filho (DEM), “ou o governo brasileiro desmascara a verve autoritária do governo dos seus vizinhos ou assume que adota uma política externa equivocada em relação a eles”.

A NOVA WALL STREET

“BRETTON WOODS” EUROPEU

Reunidos por AméricaEconomia, executivos e especialistas latino-americanos analisaram a crise global e seu impacto na região. O encontro aconteceu em Lima, paralelamente à Apec. Na conferência, a revista divulgou um estudo que aponta que, apesar da crise, empresas asiáticas gastaram US$ 4,6 bilhões em 2008 para comprar companhias latinas. Confira a cobertura do evento em nosso site.

Por que o melhor caminho para superar a atual crise financeira global foi indicado pela Europa e não por Washington? Porque os EUA não são mais o centro econômico do planeta. Caberia à Europa liderar o processo de retomada da credibilidade nos mercados podendo até convocar “um novo Bretton Woods”. Leia o artigo completo da advogada e professora da USP, Maristela Basso, na AméricaEconomia. com.br.

AINDA NÃO RECEBE? LEIA O QUE ACONTECE NOS PRINCIPAIS SETORES DA ECONOMIA E DOS NEGÓCIOS REGIONAIS EM SEU E-MAIL. ASSINE. 8 AMÉRICAECONOMIA / 30 DE NOVEMBRO, 2008


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.