__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Nº 19 - Ano 4 - Junho 2013 • Distribuição gratuita • ISSN 1647–7022

Daimler

www.jornalstrada.com


EDITORIAL

energia lim os transpo INDEX

Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

Energia limpa para os transportes ........................2 MAN Lion’s City Hybrid: mais 10 para TMB de Barcelona..........................6 RATP de Paris também rendida ao Lion’s City Hybrid..............................................16 IVECO entra na Bundesliga: Magelys Pro acompanha Eintracht Frankfurt ........20 IVECO BUS a nova marca da IVECO URBANWAY o novo urbano Euro6 apresentados na UITP Geneva 2013 ..................24 IRU Academy....................................................34 ARP - 7ª convenção...........................................36 Setra TopClass 500 - simplesmente elegante ........40 Urbanos ganham terreno na electromobilidade ....42 Electromobilidade o futuro da Volvo Buses...........46

Junho 2013


EDITORIAL

mpa para ortes O Conselho ouviu a apresentação pela Comissão da sua recente iniciativa “Energia limpa para os transportes” e realizou uma troca de impressões. O objectivo desta iniciativa é combater a dependência dos transportes relativamente ao petróleo e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa provenientes dos transportes, facilitando a entrada no mercado de combustíveis alternativos e de veículos adaptados à sua utilização. A iniciativa, que foi publicada em finais de janeiro, consiste numa comunicação sobre uma estratégia europeia para os combustíveis alternativos e uma proposta associada relativa à criação de uma infraestrutura para combustíveis alternativos.

3

Junho 2013


A comunicação estabelece uma estratégia global para a promoção de combustíveis alternativos e o roteiro para a sua implementação em todos os meios de transporte na UE. Pretende criar um enquadramento político a longo prazo destinado a orientar o desenvolvimento tecnológico e os investimentos na implantação destes combustíveis, bem como aumentar a confiança dos consumidores nos mesmos. A proposta de directiva, que constitui um passo importante nesta estratégia, pretende criar em toda a UE uma infraestrutu-

Junho 2013

ra mínima para combustíveis alternativos, considerada essencial para a aceitação dos combustíveis alternativos pelos consumidores e para a continuação do desenvolvimento e aplicação da tecnologia pela indústria. Para este efeito, a proposta de directiva estabelece números mínimos, por Estado-Membro, de pontos de carregamento para veículos eléctricos e de pontos de abastecimento para gás natural e hidrogénio, e fixa requisitos para normas técnicas comuns, incluindo uma norma comum para as fichas dos veículos eléctricos.

185740

EDITORIAL Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

3 Nos termos da proposta da Comissão, estes pontos de carregamento e de reabastecimento deverão estar em funcionamento até ao final de 2020, com prazos mais longos em alguns casos específicos, e as normas técnicas deverão estar estabelecidas até ao final de 2015. Competirá aos Estados-Membros determinar, mediante enquadramentos políticos nacionais, a forma de implementar as regras comuns. Durante o debate na reunião do Conselho, os Ministros acolheram a iniciativa de forma geralmente favorável e reconheceram a necessidade de harmonização e normalização. No entanto, muitas delegações exprimiram preocupações quanto ao número de pontos de carregamento e de abastecimento propostos, ao financiamento das medidas propostas e aos prazos de implementação. Foi salientado que os Estados-Membros tinham necessidade de flexibilidade para a implementação. Foram também levantadas questões relativamente às normas e à tecnologia, que está ainda em evolução. Um certo número de Estados-Membros salientou ainda a dimensão marítima da iniciativa. 0 UE


EDITORIAL Junho 2013


Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

NEWS MAN Truck & Bus

Lion’s Cit | Giancarlo Terrassan giancarlo.terrassan@jornalstrada.com

Satisfeita com o elevada fiabilidade e qualidade da tecnologia, seja no âmbito económico bem como no ecológico, a TMB, operador de autocarros Transports Metropolitans de Barcelona, adjudicou à, MAN Truck & Bus Iberia, a compra de mais 10 novos autocarros urbanos MAN Lion's City Hybrids, aumentando a sua frota de MAN Lion's City Hybrids para 21, sendo assim a cidade possuidora do maior número de veículos deste modelo. Estes MAN Lion's City Hybrids são autocarros de 12 metros de comprimento, com propulsão híbrida de série, garantida por 2 motores eléctricos de 75 kW cada, com um binário máximo de 3.000 Nm.

3

Junho 2013

+ 10

para TMB de Barce


lona

Junho 2013

NEWS

ty Hybrid


MAN Truck & Bus

NEWS

3 A tracção eléctrica é alimentada por duas fontes em fases distintas e separadas: um bloco de 6 módulos ultracap e motor diesel. Quando o autocarro trava, os 2 motores eléctricos funcionam como geradores, transformando a energia de travagem em energia eléctrica, que por sua vez é armazenada nos 6 módulos ultracap (condensadores de alta potência), montados atrás de um revestimento optimizado, atraente e aerodinâmico, sobre o tecto do Lion’s City Hybrid. Os ultracap têm numerosas vantagens relativamente aos sistemas de baterias actualmente disponíveis: elevada densidade de energia, entrada de energia extremamente rápida, longo ciclo de vida, fiabilidade constante e elevado grau de eficiência. Ao contrário do que sucede com as baterias, não ocorrem transformações químicas durante a carga e descarga – sendo as cargas eléctricas meramente deslocadas. Nas fases de aceleração após o arranque de uma paragem, os ultracap libertam novamente a energia acumulada para os motores eléctricos, garantindo arranques sem interrupção da força de tracção, tornando a aceleração uniforme, silenciosa e livre de emissões. O pequeno motor diesel de 6 cilindros MAN D08 EEV (Enhanced Environmentally Friendly

3

Junho 2013


/#06TWEM$WU#)s7OCGORTGUCFQ)TWRQ/#0

YYYOCPOPRV

#VÅOGPQUEQODWUVÉXGNG%1 #TTCPSWGUGOHWOQGUGOTWKFQ

1.KQPoU%KV[ 2CTCWOHWVWTQOCKUXGTFG 1.KQPnU%KV[JÉDTKFQEQOTGEWRGTCÿQFGGPGTIKCGUKUVGOC5VCTV

OQFQGNÅEVTKEQUGOHWOQGUGOTWÉFQ%QPUGSWGPVGOGPVG'EQNÏIK

UVQRRGTOKVGTGFW\KTCVÅFQEQPUWOQFGEQODWUVÉXGNGFG

EQ%QPUGSWGPVGOGPVG'ǣEKGPVG

150435

GOKUUÑGUFG%12GTOKVGGHGEVWCTQCTTCPSWGGZENWUKXCOGPVGGO

/#06TWEM$WU#)


MAN Truck & Bus

NEWS

3 Vehicle), de 6,9 litros e uma potência de 250 cv (186 kW), serve apenas para produzir electricidade, sendo activado automaticamente quando os ultracap esgotaram a sua carga de electricidade. O processo ultracap/motor diesel repete-se, assim, ao infinito. É de referir que o motor diesel desliga-se automaticamente a partir do momento que deixa de ser necessário, sendo que os autocarros urbanos passam entre 25 e 40% do seu tempo operacional parados, em paragens ou em semáforos vermelhos e são operados com velocidades médias reduzidas — aceleram inúmeras vezes para uma velocidade entre 40 e 50 km/h, para logo depois desacelerarem até à paragem. «Considero-me muito satisfeito com a confiança depositada em nós pela TMB. A TMB adjudicou-nos este contrato pelo segundo ano consecutivo. A empresa demonstra assim confiança na tecnologia híbrida MAN, não só em termos de utilização, mas também na elevadíssima fiabilidade conseguida, o que é igualmente importante. Os nossos veículos evidênciam isso mesmo, após meses de uso. A TMB dá provas do seu reconhecimento através desta nova adjudicação.» afirma Miguel Angel Alonso, Director Comercial de Autocarros da MAN Truck & Bus Iberia. 0

Junho 2013


NEWS Junho 2013


MAN Truck & Bus

GESTOR ELECTRÓNICO DA POTÊNCIA INTELIGENTE O conceito de gestão inteligente da energia utilizada pelos vários sistemas auxiliários existentes no hybrid bus, inclusivamente o controlador que desliga automaticamente o motor diesel quando o veículo para, foi desenvolvido inteiramente pela MAN.

MAN Truck & Bus

MAN Truck & Bus

MAN Truck & Bus

NEWS

ULTRACAP - SISTEMA DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA Nestes elementos é armazenada a corrente eléctrica. A sua colocação na parte dianteira, favorece a distribuição dos pesos no veículo. - 12 módulos com 24 células cada, arrefecidos a ar; - 200 kW de capacidade máxima de carga/descarga; - 400-630 V – variação de tensão;

AR CONDICIONADO ELÉCTRICO O sistema de ar condicionado eléctrico, garante o maior conforto aos passageiros, mesmo quando o motor diesel não está a funcionar.

AIR SCOOPS Na parte superior frontal, foram adicionadas aber turas especiais para aumentar o fluxo de ar em direcção ao sistema de acumulação (ultracaps), optimizando a capacidade de arrefecimento.

Junho 2013

SISTEMA DE PROPULSÃO 2 motores eléctricos com 7 cv) de potência, cada, a uma caixa desmultiplicad tem um binário de até 3.0

componen


GERADOR DE ELECTRICIDADE O motor diesel não é ligado directamente ao sistema de tracção. Para garantir esta tarefa, é acoplado ao gerador de electricidade, que garante uma potência de 150 kW e, por sua vez, fornece a energia ao sistema de tracção, proporcionando um funcionamento muito mais suave e confortável.

tes

MOTOR DIESEL EEV Motor diesel de 6 cilindros 250 cv/186 kW EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicle). O motor de pequena cilindrada utilizado neste veículo híbrido, garante menor consumo de combustível e níveis de emissões reduzidas.

MAN Truck & Bus

ELÉCTRICA 75 kW (100 acoplados a ora, garan000 Nm.

MAN Truck & Bus

MAN Truck & Bus

MODULO DE ARREFECIMENTO Um especial sistema de arrefecimento, garante o controlo da temperatura em todos os aparelhos electrónicos e no sistema de armazenamento de energia.

UNIDADE DE INVERSÃO PARA SISTEMAS AUXILIÁRIOS A electricidade acumulada pode ser também utilizada para fazer funcionar unidades auxiliárias (ex.: bomba da direcção).

Junho 2013

NEWS

ALTA VOLTAGEM O sistema de alta voltagem trabalha com tensões entre os 400 V e os 750 V. O hybrid bus cumpre todos os requisitos de segurança relativos à compatibilidade electromagnética.


MAN Truck & Bus

MAN Truck & Bus

MAN Truck & Bus

MAN Truck & Bus

NEWS MAN Truck & Bus

funcio FICHA TÉCNICA Platinum Winner of the European Seal of e-Excellence 2011 Innovation and marketing in digital communication

Junho 2013

Director: Giancarlo Terrassan e giancarlo.terrassan@jornalstrada.com - Directora adjunta: Ana Bela Nogueira e ana.bela gráfica: e editor@jornalstrada.com - Giancarlo Terrassan, Carlos Jorge Mateus, Patrick Dreux, Bruno Píncaro, Nuno Almeid - f +351 234 197 770 m +351 968 708 537 - e comercial@jornalstrada.com - Propriedade e edição: Ameise Editora, L - e ameise.editora@netvisao.pt - e giancarlo.terrassan@jornalstrada.com - URL: www.jornalstrada.com - Cons. Reg. Com. 124492 ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social - ISSN: 1647–7022. - Toda a reprodução, seja por fotocópia o da Ameise Editora, Lda., são de inteira responsabilidade dos mesmos; a Ameise Editora, Lda. declina qualquer responsabilidade


NEWS

MAN Truck & Bus

MAN Truck & Bus MAN Truck & Bus

onamento

a.nogueira@jornalstrada.com - Redação: e editor@jornalstrada.com - Colaboradores: Andreia Nabais, Marlene Mesquita da Silva, Tavares Ribeiro, João Cerqueira, Bruno Píncaro, Nuno Almeida - Reportagem fotoa - Design e Layout: Ameise Editora, Lda. - Paginação: e editor@jornalstrada.com - Ameise Editora, Lda. - Directora Comercial: Marisa Nogueira de Sousa - Marketing e Publicidade: t +351 234 197 770 Lda. - Rua da Cabreira, 83 R/C Dto - S. Bernardo - 3810-071 Aveiro - Portugal - Contactos: t +351 234 197 770 - f +351 234 197 770 m +351 916 834 742 - m +351 913 466 142 - m +351 968 708 537 de Aveiro N° 5940/040317 - NIF: 506 821 315 - Cap. Social: E 50.000,00 - Fundado: Dezembro de 2003 - Periodicidade: Mensal - Divulgação: Distribuição gratuita Depósito Legal: 203764/03 - Registo N° u por qualquer outro processo, sem prévia autorização do editor, é ilícita e passível de processo judicial. - Todos os textos enviados pelos leitores e publicados no Strada ou em qualquer outro produto de propriedade em caso de acção judicial.

Junho 2013


NEWS MAN Truck & Bus

RATP de

também

A empresa de transportes parisiense RATP (Régie Autonome des Transports Parisiens) encomendou 15 autocarros MAN Lion's City Hybrid. Com a encomenda deste veículo tecnologicamente inovador da MAN, a RATP está a adquirir aquele que é, actualmente, o autocarro urbano mais eficiente em termos de emissões de CO2 disponível no mercado. O MAN Lion's City Hybrid armazena a energia libertada na travagem nos chamados ultracaps e transforma-a em energia eléctrica para os 2 motores eléctricos de tracção. A gestão de energia inteligente controla o fluxo de energia e desliga o motor diesel quando este ultrapassa o número normal de rotações, por exemplo, ou quando o veículo está parado. O autocarro urbano híbrido não emite gases de escape em paragens de autocarro e pode acelerar sem ruídos utilizando,

simplesmente, a energia eléctrica. Desta forma, o autocarro Low-Entry com propulsão híbrida de série permite economizar até 30% em combustível e reduzir as emissões de CO2 comparativamente a um autocarro a diesel equivalente. O MAN Lion's City Hybrid tem sido utilizado em diversas linhas na capital francesa desde 2011 no âmbito de um teste no terreno. As economias de consumo de combustível obtidas e o elevado nível de fiabilidade demonstrado pela propulsão híbrida foram decisivos para a encomenda de 15 autocarros MAN Lion's City Hybrid por parte da RATP. A RATP é um dos maiores operadores de autocarros urbanos na Europa, contando com uma frota de cerca de 4.300 veículos. Esta frota inclui, actualmente, 550 autocarros MAN Lion’s City. 0 MAN Truck & Bus

Lion’s Cit

Junho 2013


rendida ao

ty Hybrid

Junho 2013

NEWS

Paris


185820

uppccom upc oming iinngg ex exhibitions xhib xhib xhi hibi biti iti tioon ons

Turrkke Tu keeyy 2014 20014 20 201 144 Lat LLa Latin ati tinn America A Am mer me eri ric ica caa 2014 20014 201 20 144 EEaast Easte ste teern eerrnn Europe Eur Eu uro rope ro ope pee 220 201 014 144 Asi As A Asia sia iaa 2014 20014 201 20 144

O NUCAMINHO - Núcleo de Camionistas do Minho, entidade formadora acreditada pela DGRT e pelo IMT, disponibiliza uma vasta oferta formativa, das quais destacamos: • Certificado de formação profissional para motorista de veículos pesados (antigo CAM). • Motorista de veículos de transporte colectivo de crianças. • Tacógrafos. • Motorista de veículos de transporte de mercadoria perigosas - ADR e especialização em cisternas.

Veja as vantagens em ser sócio do NUCAMINHO.

Strada 184569

Informe-se já através dos números: 93 87 21 300 / 253 833 752 ou visite-nos em www.nucaminho.com


160858


NEWS

Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

IVECO

Magelys Eintracht

| Giancarlo Terrassan giancarlo.terrassan@jornalstrada.com

IVECO entra n

Junho 2013


na Bundesliga

Junho 2013

NEWS

Pro acompanha Frankfurt


NEWS IVECO

O Eintracht Frankfurt, equipa da primeira divisão da Bundesliga, oriunda de Frankfurt am Main, durante a temporada 2013/2014 viajará a bordo de um Magelys Pro. Com o Magelys Pro, veículo do segmento Gran Turismo posicionado entre os leaders desta categoria, a IVECO Bus entra pela primeira vez no mundo da Bundesliga. Com a entrega deste autocarro, a IVECO Bus surge ao lado da Alfa Romeo, já patrocinadora desta equipa de futebol. Este Magelys Pro, especialmente concebido para oferecer um espaço de conforto e relaxamento nas viagens dos jogadores antes de um jogo de futebol. Para ir ao encontro das necessidades do team, o centro do autocarro foi equipado com algumas mesas de quatro lugares, além de ter sido apetrechado com vários acessórios adicionais, entre os quais, monitor de 19 polegadas e sistema wi-fi. A decoração “rossonera” reflecte as cores do Eintracht Frankfurt e os símbolos da “casa del biscione” da Alfa Romeo juntamente à águia do Eintracht completam a decoração e personalização. O design exclusivo e inovador do Magelys Pro proporciona uma maior aerodinâmica, que

Junho 2013


Junho 2013

NEWS

corresponde a um menor consumo e níveis de ruído reduzidos, além de oferecer uma panorâmica sobre o mundo exterior, substancialmente melhorada, graças à vasta superfície do pára-brisas e das particularidades do tecto. O Magelys Pro entregue ao Eintracht Frankfurt é uma versão de 12,8 metros, com propulsor Cursor 10 VEA, de 450 cv e caixa automatizada de 12 relações . Segundo a IVECO, com este patrocínio, a marca italiana, não apenas comemora a sua própria entrada na Bundesliga, com a intenção de promover a marca IVECO Bus no mercado alemão, mas pretende associar, de forma mais firme, os seus valores entre aqueles que caracterizam o mundo do desporto, «um mundo onde o rigor, a determinação e a paixão são a base para alcançar resultados de sucesso». O elevado desempenho, os consumos optimizados, o reduzido impacto ambiental, a grande fiabilidade e a excelência do conforto para condutor e para os passageiros fazem do Magelys Pro o veículo adequado para as mais variadas utilizações, posicionando a marca IVECO nos lugares de topo. 0


EVENTS IVECO

PREMIER

IVECO B a nova marca da

apresentada Junho 2013


EVENTS

RE

BUS IVECO

a na

Junho 2013


EVENTS

URBAN

apresentado Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

IVECO

o novo urbano E

| Giancarlo Terrassan giancarlo.terrassan@jornalstrada.com

IVECO BUS a nova marca da IVECO O dia 24 de maio de 2013 assinalou oficialmente o nascimento da IVECO BUS, a nova marca da IVECO dedicada ao transporte de passageiros e que vem substituir a IVECO Irisbus, confirmando o empenho do construtor nesta área. Esta mudança marca o início de uma nova fase na actividade da IVECO no segmento dos autocarros, com o objectivo de atingir um crescimento global.

3

Junho 2013


Euro6

o na

Junho 2013

EVENTS

NWAY


IVECO

EVENTS

Última etapa de um longo processo de consolidação que tem raízes profundas na história da empresa e que é resultado de mais de um século de experiência. A IVECO BUS conta com um prestigioso património europeu, que permitiu à empresa tornar-se num dos protagonistas do transporte de passageiros em toda a Europa. A nova marca IVECO BUS reforça a identificação deste negócio com as outras actividades internacionais da empresa, promovendo o desenvolvimento e reconhecimento dos produtos da gama Bus, especialmente nos mercados onde a IVECO conta com uma presença importante e consolidada, como na América do Sul e na China. Sustentabilidade, tecnologia e redução do custo total de operação são os pontos fortes da IVECO BUS, em total coerência com o resto da gama de produtos IVECO. Esta nova identidade coincide com o lançamento de um novo autocarro urbano Euro6, cuja apresentação decorreu na 60ª edição do UITP World Congress & Mobility and City Transport Exhibition, importante encontro internacional para profissionais do sector em Génève na Suíça. URBANWAY na UITP o novo urbano Euro6 A UITP World Congress & Mobility and City Transport Exhibi-

Junho 2013

IVECO

3


3

Junho 2013

EVENTS

IVECO

tion 2013, 60ª edição organizada pela UITP (Union Internationale des Transports Publics — rede internacional para autoridades e operadores de transportes públicos, órgãos de decisão, institutos científicos e os fornecedores do sector dos transportes públicos e da indústria de serviços), dedicada à mobilidade urbana, acolheu, durante cinco dias de trabalhos, os representantes da comunidade da mobilidade sustentável a nível global, integrando exposições sobre mobilidade e transporte urbano, bem como um forum de discussão sobre o futuro modelo de negócio no sector. A IVECO estava presente nesta exposição com um stand de 450 m2 e ladeada pela FPT Industrial, na qual era possível visionar um grupo completo de post-tratamento Euro6 e, numa secção dedicada à tecnologia híbrida, o novo motor híbrido Tector 7 de 286 cv, juntamente ao gerador e ao motor eléctrico da linha de propulsão híbrida da série IVECO BUS. Foi em ocasião desta exposição, que a IVECO apresentou oficialmente o nascimento do novo brand IVECO BUS, que a partir deste momento passou a substituir a IVECO Irisbus. Em simultâneo, o novo brand IVECO BUS apresentou também o seu primeiro veículo com esta marca: o URBANWAY. O URBANWAY é um autocarro


IVECO

EVENTS

3 urbano de última geração, que como a IVECO BUS define, é potente, versátil, eficiente e elegante. O Strada, por sua vez, considera que o URBANWAY é um óptimo candidato para ser galardoado com o prémio internacional “Bus of the Year”. Como sendo um veículo BHNS (Bus à Haut Niveau de Service) é disponível numa gama completa e rica de configurações possíveis, que a partir da versão base, atinge a versão premium passando por 3.500 combinações diferentes: comprimentos de 10,5 m, 12 m e 18 m; equipamento com 3 ou 4 portas; sistemas de propulsão diesel, CNG ou híbrido; motores Tector 7 e Cursor 9; interiores extremamente flexíveis e personalizáveis; equipamentos complementares, etc.. Sempre segundo a IVECO BUS, o nome URBANWAY surge, em primeiro lugar, como consequência ao conceito extremamente vanguardista e das inúmeras características inovativas, que a IVECO BUS desenvolveu para responder à exigências do mercado, tendo como extrema relevância: a inovação, a qualidade, a rapidez de reacção e a atenção para o passageiro e para o motorista. Em segundo lugar, o nome URBANWAY partilha o seus pontos fortes com o autocarro suburbano e interurbano CROSSWAY: máxima eficiência, graças à possibilidade

Junho 2013

de utilização da mesma driveline, baixo custo de exercício, fácil manutenção e uma constante atenção para as exigências dos clientes. «Estes são alguns dos valores que tornam o URBANWAY e o CROSSWAY uns leaders nos seus respectivos mercados de referência. Ambos estes modelos são equipados com propulsores Euro6, eficientes e fiáveis.», afirmou um representante da marca italiana. URBANWAY em detalhe Este autocarro é disponível numa vasta série de configurações e espelha todas as soluções eficiente, sustentáveis e com uma óptima relação custo/benefício. O modelo exposto no stand era uma versão de 12 m com motorização Euro6. O URBANWAY integra a exclusiva tecnologia Hi-eSCR (High Efficiency Selective Catalytic Reduction), recentemente desenvolvida pela FTP Industrial para Euro6 e os novos motores Tector 7 e Cursor 9, sobre uma estrutura em aço completamente redesenhada, mais resistente e menos pesada, com tratamento contra a corrosão através de banho cataforético. O URBANWAY combina os mais avançados sistemas tecnológicos em conjunto com um design único e elegante, coerente com a nova identidade, que realça a segurança e a flexibilidade, como todos os restantes veí-


IVECO

3

Junho 2013

EVENTS

culos urbano, interurbanos e de turismo. Para reduzir ao mínimo os custos de reparação em casos de pequenos acidentes, toda a construção da carroçaria foi equipada seguindo os equipamento de sucesso já presentes em todos os veículos da IVECO BUS, como por exemplo: a linha de cintura do veículo é composta por elementos facilmente removíveis, os pára-choques dianteiro e posterior compostos por três elementos separados, iluminação dianteira e posterior separadas por painéis e finalmente o painel frontal e o portão do vão do motor oferecem espaços suplementares para a colocação de publicidade, um valor acrescentado para os operadores de transportes urbanos. Todo o sistema de iluminação foi estudado para melhorar a segurança do veículo e para reduzir o custo do ciclo de vida através da difusa utilização de LED. Na frente os grupos ópticos integram as luzes diurnas DRL (Daytime Running Lights) a LED, enquanto os faróis de nevoeiro tem a função Cornering Light, sistema que melhora a iluminação lateral durante as manobras e durante a execução de cur vas apertadas. Os novos módulos de iluminação posterior são uma clara evidência do novo estilo da IVECO BUS, tendo os LED integrados para as


IVECO

EVENTS

3 luzes de stop, indicadores de direcção, luzes de presença e de marcha à ré. No interior, o ambiente dos passageiros foi completamente redesenhado com segundo um conceito completamente renovado. O acesso da porta central foi deslocado para trás, aumentando o espaço disponível de 1,5 m2 para os passageiros de pé e para o acesso e posicionamento confortável de duas cadeiras de rodas. Os bancos, mais leves e robustos, permitem uma melhor modularidade e manutenção. A insonorização foi notavelmente melhorada e o sistema aquecimento e climatização e ventilação muito mais silencioso, garantem um maior conforto para os passageiros. O conforto do motorista foi tomado em especial consideração. Toda a zona de condução foi redesenhada garantindo uma maior área de trabalho e ergonomia em conformidade com o standard EBSF (European Bus System of the Future). O banco está numa posição mais elevada, melhorando a visibilidade durante a condução e, simultaneamente, aumentando a protecção e a segurança em caso de acidente. A iluminação interior, com duas fáscias contínuas de LED em ambos os lados ao longo de todo o veículo, pode ser escolhida entre diferentes opções: dupla

Junho 2013


Junho 2013

EVENTS

inda uma redução do peso, graças à ausência de todo o sistema EGR e do relativo arrefecimento suplementar e a diminuição de componentes no post-tratamento dos gases de escape. A vida útil de todo o sistema é superior e o consumo de combustível, graças à melhor combustão, é diminuído. As motorizações possíveis para o URBANWAY, são os dois novo propulsores diesel Euro6 Common-Rail desenvolvidos pela FPT Industrial: o Tector 7 de 6,7 litros com 286 cv é disponível para veículos de 10,5 m e 12 m; o Cursor 9 de 8,7 litros com 400 cv é para veículos de 12 m e 18 m. Alternativamente a estes motores diesel, o URBANWAY pode também ser equipado com alimentação a CNG (Compressed Natural Gas) utilizando o propulsor Cursor 8 CNG, certificado Euro6 utiliza a mesma tecnologia dos Euro5/EEV. Existe ainda a possibilidade de equipar o URBANWAY com o sistema de propulsão híbrida de série com a nova tecnologia Euro-6. 0

IVECO

iluminação LED em ambos os lados e spot LED encaixados na parte superior do suporte do montante em alumínio. A parte central do tecto é indirectamente iluminada pelos LED. O URBANWAY é alimentado por propulsores Euro6 que utilizam a mais avançada e exclusiva tecnologia Hi-eSCR (High Efficiency Selective Catalytic Reduction) que oferece um elevado número de vantagens para as empresas de transportes. Esta tecnologia, desenvolvida e patenteada pela FTP Industrial, utiliza um método de extrema vanguarda para reduzir as emissões de NOx sem recorrer à utilização do EGR (Exhaust Gas Recirculation). Com o HieSCR, a temperatura do motor é mantida mais elevada, tendo como consequência uma combustão optimizada, o que se traduz numa redução significativa das emissões de partículas, um aumento dos tempos para a regeneração passiva do filtro anti-partículas e numa diminuição da manutenção. O Hi-eSCR é um sistema mais eficiente e mais simples, possibilitando a-


EVENTS IRU Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

A Academia IRU organizou um Seminário, para cerca de 100 participantes de mais de 32 países, com o tema “Pessoas Inteligentes e Práticas Inteligentes para Negócios Inteligentes”, evidenciando a necessidade de se focar na formação de transportes rodoviários de qualidade elevada e na implementação de práticas superiores, para realçar de forma efectiva a segurança na estrada, a redução de emissões de CO2 e melhorar o profissionalismo. Os participantes concordaram que a desigualdade nos pa-

Junho 2013

IRU A drões de formação é um impedimento para alcançar objectivos mais ambiciosos, quanto à protecção ambiental e à segurança e concluíram que a indústria precisa de uma formação harmonizada de alta qualidade, tal como aquela que a Academia IRU providencia, a de desenvolver nos profissio-

nais de transporte rodoviário a capacidade de lidar com os aspectos chave nas operações de transporte rodoviário, o que irá, numa última análise, beneficiar a segurança na estrada, a eficiência dos transportes e a sociedade como um todo. 0 Ana Bela Nogueira

A Academia IRU evidencia a nec melhorar a segurança na estrad


cessidade de treino profissional para da e reduzir as emiss천es de CO2

Junho 2013

EVENTS

Academy


Junho 2013

7ÂŞ conven

Giancarlo Terrassan - Strada

EVENTS


EVENTS

ção

“Como evitar multas de tacógrafo” foi um dos momentos de mais destaque neste convénio, este tema conduzido por Carlos Rosete, meteu em relevo alguns dos pontos críticos relativamente à incorrecta utilização do tacógrafo, realçando «A constante formação dos motoristas é uma salvaguarda contra o incómodo provocado pelas constantes e avultadas sanções que as empresas enfrentam devido à utilização incorrecta deste apa-

relho por parte do motorista, juntamente às transgressões “inocentes” sempre provocadas pelo mesmo.» Outro momento alto foi protagonizado por José Luís Carreira com o tema “Cooperar para competir - Princípios e preços”, onde foram debatidos inúmeros pontos críticos sobre as práticas de algumas empresas, salientando a impelente necessidade de cooperação entre elas, frisando que «isoladamente as empresas não conse-

ARP

O Santarém Hotel, na cidade escalabitana, foi palco da 7ª Convenção Anual da ARP (Associação Rodoviária de Transportadores Pesados de Passageiros). O evento, subordinado ao tema “Cooperar para competir”, contou com a presença de cerca de 80 participantes e a participação de vários expositores. Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, abriu a sessão dando as boas vindas convidando todos os presentes a assistir à peça teatral sobre turismo, protagonizada pelo grupo “Viver Santarém”. Outra personalidade de relevo que marcou presença na mesa dos palestrantes, foi José Alberto Franco do IMT.

3

Junho 2013


Junho 2013

Giancarlo Terrassan - Strada

Giancarlo Terrassan - Strada

EVENTS


guem ser competitivas»; o assunto do dumping e os seus efeitos negativos sobre os que os praticam, foi outro ponto chave, evidenciando ainda que «não é conhecida nenhuma empresa no mercado que pratique preços baixos e que esteja a prosperar». A equipa da EvoBus, falou sobre a linha Mercedes-Benz e os novos veículos da Setra, frisando as vantagens que estes proporcionam graças às novas motorizações Euro6. Madalena Santos, da Promartur - Cruzeiros no, Tejo apresentou a empresa e divulgou as potencialidades do turismo fluvial na região. Marcelino Rodríguez Rial da Locatel apresentou a tecnologia que esta empresa comercializa para o descarregamento remoto dos dados do tacógrafo. 0

Giancarlo Terrassan - Strada

Giancarlo Terrassan - Strada

Giancarlo Terrassan

Junho 2013

EVENTS

3


NEWS daimler

TopClas

simplesment

Junho 2013


A estreia mundial do novo Setra TopClass 500 traduz a excelente competência técnica da indústria europeia de autocarros. Este produto de topo, da marca sediada em Ulm, apresenta-se tão confiante como nenhum autocarro de turismo antes. Com o design dos novos autocarros luxuosos de três eixos, a Daimler AG manifesta que, no desenvolvimento de novas gerações de veículos, nunca criou tendências a curto prazo. Já hoje é fácil de comprovar: o TopClass 500 irá permanecer jovem por muito tempo e estabelecer tendências sustentáveis em termos de inovação, conforto e segurança.

te elegante

Junho 2013

NEWS

ss 500


NEWS VDL

urbanos g terreno n

Junho 2013

electrom


Giancarlo Terrassan - Jornal Strada

NEWS

ganham a | Giancarlo Terrassan giancarlo.terrassan@jornalstrada.com

obilidade

Junho 2013


NEWS Ziehl-Abegg

A VDL Bus & Coach, fabricante holandês de autocarros, está a apostar na tecnologia oferecida pelo construtor alemão Ziehl-Abegg (Künzelsau), com motores eléctricos nos cubos do tipo ZAwheel, como sistema standard, para a sua nova linha de autocarros urbano Citea Electric, recentemente apresentado, pela primeira vez ao público, na 60ª edição da UITP Mobility & City Transport Exhibition que teve lugar em Génève, na Suiça. Anteriormente, o sistema de tracção da Ziehl-Abegg (Künzelsau) era somente utilizado para modificar autocarros nativos com tracção diesel. A partir de agora, o sistema ZAwheel, pronto para entrar em produção de série, irá equipar todos os veículos Citea Electric e sem dúvida muitos outros fabricantes irão optar por este sistema. Como frisou Peter Fenkl, presidente do conselho de administração da Ziehl-Abegg, «a VDL é um dos maiores produtores europeus de autocarros e escolhendo o nosso produto, destacou a importância do nosso sistema de

Junho 2013


Junho 2013

NEWS

tracção ZAwheel». Em abril deste ano, a ZiehlAbegg (Künzelsau) foi galardoada com o Energy Globe Award pelo seu inovativo sistema de tracção ZAwheel. Maneka Gandhi, presidente do júri e ministro indiano do ambiente, fundamentou a entrega deste prémio, destacando que «o sistema de tracção ZAwheel da Ziehl-Abegg, para veículos comerciais, veículos para a recolha do lixo e autocarros, elimina quase por completo o ruído e a poluição gerada por este meios de transporte». No sistema de tracção eléctrica não há emissões de CO2 e de NOx, além de permitir uma redução até 90% do ruído e cortar para metade o consumo de energia — as pessoas e o ambiente agradecem. «Com o sistema ZAwheel, existem ainda mais vantagens», frisou Peter Fenkl, «caixa e diferencial, já não são necessários e estes dois grandes comedores de energia são inexistentes nos veículos que utilizam o sistema ZAwheel». Em janeiro, iniciou a construção da nova unidade fabril da Ziehl-Abegg, na localidade de Hohenlohe, no sul da Alemanha, cujo investimento, somente para o edifício, ronda os 24 milhões de Euros. Será nesta fábrica que o sistema ZAwheel entrará em produção de série. 0


NEWS Volvo-Bus

electromo

o futuro da V

Junho 2013


Menor consumo de energia, menor impacto ambiental, gases de escape mais limpos e funcionamento mais silencioso, são atributos muito aliciantes tanto para os condutores de autocarros como para a sociedade. Por conseguinte, a procura de soluções de transporte com veículos que funcionam total ou parcialmente a electricidade é crescente. Para a Volvo Buses, a electromobilidade é o caminho para o futuro. Com mais de 1.000 exemplares do Volvo 7900 Hybrid comercializados em 21 países, a Volvo Buses garantiu, num curto espaço de tempo, a liderança no mercado mundial de autocarros híbridos, sendo actualmente a marca com mais veículos híbridos em circulação na Europa. Os autocarros híbridos da Volvo circulam também na América do Sul, e na Austrália foi vendido recentemente o primeiro híbrido Volvo. No início da primavera, a subsidiária norte-americana da Volvo Buses, Nova Bus, re-

3

Volvo Buses

Junho 2013

NEWS

obilidade


Junho 2013

Volvo-Bus

NEWS


cebeu uma encomenda de 475 autocarros híbridos para o Québec, no Canadá. Na China, o parceiro da Volvo Sunwin Bus é líder em autocarros de grandes dimensões movidos a electricidade, com uma quota de cerca de 40% do mercado. Durante 2012, foram entregues mais de 400 autocarros totalmente eléctricos. «Nos últimos anos, as vendas de autocarros híbridos da Volvo Buses triplicaram a cada ano e acreditamos que o mercado para a electromobilidade continuará a expandir-se de forma acelerada. Consequentemente, o Grupo Volvo está a realizar grandes investimentos nesta área, tornando possível às cidades concretizar os seus projectos de transporte mais apelativo e amigo do ambiente», afirma Håkan Karlsson, Presidente da Volvo Buses. Desde a venda do primeiro autocarro híbrido da Volvo Buses, há quatro anos, a tecnologia tem sido fiável. O elevado nível de segurança operacional é idêntico ao dos veículos a diesel convencionais. A tecnologia tem sido continuamente desenvolvida para reduzir ainda mais o consumo de combustível e as emissões. Hoje o Volvo 7900 Hybrid exige 39% menos de consumo de combustível e de emissões de dióxido de carbono do que um

3

Junho 2013

NEWS

3


Volvo-Bus

NEWS Volvo-Bus

3 autocarro a diesel. A introdução de um novo motor, que cumpre a norma Euro6, permite uma redução até 45% do consumo de combustível, sendo as emissões de óxido de azoto e partículas igualmente reduzidas em 87% e 50%, respetivamente, em comparação com o Euro5. A partir de 2014, todos os autocarros Volvo de um andar de piso rebaixado integral para a Europa serão híbridos. Um passo importante no desenvolvimento é a introdução do autocarro Volvo 7900 Articulated Hybrid, com capacidade para 154 passageiros. Este autocarro irá satisfazer os requisitos dos clientes para alta capacidade combinada com baixo consumo de combustível, baixas emissões e baixo nível de ruído. A par do desenvolvimento contínuo dos autocarros híbridos de hoje, a Volvo Buses desen-

Junho 2013

volveu um híbrido plug-in, que pode ser carregado pela rede eléctrica nos terminais de autocarros. Isto irá facilitar o funcionamento em longas distâncias usando electricidade limpa e silenciosa, o que reduzirá o consumo de combustível até 60% e as emissões de dióxido de carbono em pelo menos 80%. O híbrido plug-in será agora avaliado em circulação em Gotemburgo durante um período de dois anos. A produção em série está prevista para 2015. A longo prazo, a Volvo Buses disponibilizará também opções de motorizações completamente eléctricas para os clientes europeus que querem operar sem emissões e sem ruído, por exemplo, em ambientes citadinos mais sensíveis. Ao dedicar-se em investir na electromobilidade, a Volvo Buses irá atender à crescente necessidade da sociedade de um transporte sustentável e à exigência dos clientes por soluções economicamente mais eficientes. Até à data, a experiência tem demonstrado que a tecnologia não só conduz a um menor impacto ambiental, mas também se paga a si mesmo pelos menores custos de combustível. Essa combinação é a imagem perfeita do significado de eficiência verde para a Volvo Buses. 0 VB


Volvo-Bus

Junho 2013

NEWS


Volvo-Bus

facebook.com/stradajornal t / f (+ 351) 234 197 770 m (+ 351) 913 466 142 e geral@jornalstrada.com Junho 2013

Profile for Ameise Editora

Strada Bus #019  

Strada Bus #019 2013-06-30

Strada Bus #019  

Strada Bus #019 2013-06-30

Profile for ameise
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded