INFORMATIVO AMC 14

Page 1

Entre em contato pelo nossos canais de comunicação para mais informações: WhatsApp: (85) 99640-1001 Email: amc@amc.med.br

PODCAST:

6 INFORMATIVO AMC | EDIÇÃO 14

No último dia 03 de Agosto demos o ponta pé no projeto AMC Talks, com o programa AMC Cast, onde participaram o estudante e presidente da AMC Jovem, Nickson Maniçoba e o publicitário Fernando Araújo, marketing da Associação Médica NesteCearense.episódio

PRIMEIRO EPISÓDIO DO AMC CAST ESTÁ NO AR COM TEMÁTICAS SUPER INTERESSANTES

foram discutidas questões relacionadas a entidade, como os eventos anuais, Outubro Médico e Arraiá dos Dotô. Além de questões relacionadas a AMC Jovem, como a origem, a participação e a sua importância para os estudantes na construção dos novos médicos. Acreditamos que esse seja o início de uma nova forma de se comunicar com os nossos associados e convidamos você para participar com a gente.

Conheça benefícios agora

da AMC, acesse

o pacote de

mesmo 7 INFORMATIVO AMC | EDIÇÃO 14

Dr. Luiz Gonzaga Porto Pinheiro - Médico Oncologista recebendo o certificado de patrimônio AMC 8 INFORMATIVO AMC | EDIÇÃO 14

torna-se imprescindível que o estudante que queira utilizar-se das suas redes sociais para dar início a sua carreira fora da Faculdade e, assim, ganhar visibilidade na sociedade, tenha o cuidado de não expor colegas, professores e pacientes. É indispensável sempre se preocupar em estar de acordo com o código de ética médica, evi tando, dessa maneira, futuros problemas para o indivíduo. Nesse contexto, o jovem pode postar sua rotina criando conteúdo digital educativo, como postagens sobre diversos assuntos dentro da Medicina, fazendo lives dando algumas aulas interativas com outros alunos e até mesmo tirando dúvidas da população mais leiga acerca das mais diver sas patologias que tanto afligem a população menos Entretanto,orientada.énecessário rever aspectos da formação de estudantes de Medicina, visto que pesquisas realizadas em universidades denotaram que um expressivo número de acadêmicos infringiram a relação médico -paciente ao expô-los na internet, quebrando o sigilo médico e, assim, a confiança pré-es tabelecida entre eles. Um exemplo concreto disso são os inúmeros casos que aparecem nos jornais todos os dias. Destarte, julga-se importante o uso das redes sociais com cautela e racionalidade com o fito de que essa importante ferra mente da atualidade não se torne um ponto negativo e acarrete problemas para a futura carreira profissional do acadêmico, preser vando a cumplicidade e confiança na relação médico-paciente.

9 INFORMATIVO AMC | EDIÇÃO 14

ESTUDANTE PODE USÁ-LAS A SEU FAVOR

Acadêmica Filiada da AMC Jovem Chendda Aikaa Feitosa Manuela Roque Alves Acadêmica Filiada da AMC Jovem

No atual contexto social brasileiro, é notó ria a relevância das redes sociais e o quão impactantes elas podem ser na vida dos seus usuários. Entretanto, é imprescindível que se tenha bastante cautela quando as utilizar, uma vez que, da mesma maneira que o Instagram, Facebook e Tik Tok podem trazer muitos benefícios, como visibilidade e, até mesmo, proporcionar espaços diferentes para ter um maior contato com outros profissionais da saúde e diferentes abordagens de ensino e aprendizagem, também possuem um alto potencial de distração e de autodestruição, já que uma única frase dita fora do contexto, uma foto postada em um momento pouco oportuno podem acarretar inúmeros prejuí zos na vida profissional e pessoal dos jovens

Nesseestudantes.cenário,

MÍDIAS SOCIAIS E COMO O JOVEM

AMC no 5º

ImunoterapiaOncohematologiaMultidisciplinarSimpósioeme

10 INFORMATIVO AMC | EDIÇÃO 14

– Ela só chorou muito no começo. A senhora quer ver como é que foi? – Perguntou Suelen, exibindo o celular. E ainda acrescentou:

A Dra. Vilani Feitosa (nome fictício), numa manhã de sábado, estava de plantão no Serviço de Emergência do Hospital Infantil Albert Sabin, quando chegou Giselle (nome fictício), uma menina de cinco anos, acompanhada da sua jovem mãe, chamada Suelen (nome fictício).

– Como você fez esse trabalho, Suelen?

– Mas me explique como surgiu essa mancha negra? O que você colocou aqui? – Falou, indicando o “bumbum” da criança. – Ah, eu botei baralho queimado. A minha vizinha me disse que era uma beleza pra o carnegão sair.

– Esse “tratamento” foi muito doloroso, não foi? – Falou a médica, pensando no sofrimento imposto à garotinha.

Membro SOBRAMES

– Não! Acho que essa aplicação foi um ato de crueldade. O mais importante agora é prescrever o tratamento direito desse abscesso. Vamos fazer uma cobertura antibiótica e cuidar da queimadura do entorno, da mancha negra.

11 INFORMATIVO AMC | EDIÇÃO 14

– Ah, eu botei basilicão. Uma amiga me disse que era bom pra curar esse tipo de tumor.

Nessequeimada.momento, Giselle, já convicta do seu bem-sucedido futuro, anunciou: – Atenção! Espiem a “MENINA DA BUNDA PRETA!”

– Doutora, dá pra cuidar só do abscesso, e deixar a mancha pra depois? Ela tá fazendo muito sucesso lá na comunidade. Tá todo mundo querendo ver a “bundinha” dela. É só pedir que ela logo baixa a calcinha. Uma colega que preside a associação comunitária acha que dá até pra ganhar um bom cachê se ela se apresentar na TV, mostrando a “bundinha”

– Ah, ela está com um negócio no bumbum, doutora. A médica não notara qualquer alteração no andar da garota ao entrar, descartou a existência de doença articular infan til, e disse: – Então eu preciso ver e examinar o que é isso.

– Giselle, baixe sua calcinha, pra doutora ver a sua bunda. Rapidinho, menina! A doutora tem muito o que fazer hoje.

– A gente fotografou tudo: o antes, o durante e o depois do “tratamento”, com as cinzas.

Dr. Marcelo Gurgel SILVA, Marcelo Gurgel Carlos da. Medicina, meu humor! Contando causos médicos. 2.ed. Fortaleza: Edição do Autor, 2022. 144p. p.30-31.

– Qual é o problema da Giselle, mãe?

– É lógico que não resolveu. Foi só isso mesmo, o que você pôs? – Não! Como não melhorou, eu botei a pele da casca de tomate em cima do tumor, que uma colega me garantiu que sararia rapidamente. A médica seguia desconfiada de curandeirismo, e insistiu:

A menina, sem qualquer acanhamento, prontamente baixou as calcinhas, virando-se de costas para a médica a Aoexaminar.exame, a pediatra constatou um furúnculo, contido nos planos superficiais, entre a pele e o tecido subcutâneo, da região glútea, mas achou esquisito um halo negro con tornando o furúnculo, o qual já revelava a drenagem de conteúdo Pressupondopurulento.seruma

consequência das tentativas de trata mento, a Dra. Vilani Feitosa inquiriu: – O que você botou na nádega da Giselle?

– Eu queimava as cartas do baralho e pegava as cinzas, bem quentinhas, e esfregava no “traseirinho” da Giselle.

CAUSO MÉDICO: BUMBUM QUEIMADO

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.