Revista Amazônia Viva ed. 45 / maio de 2015

Page 47

fotos ascom ufra

e Estatística (IBGE), em 2011, dos mais de 1,2 milhão de búfalos no Brasil, 38% estavam concentrados no Estado. A necessidade de aplicação de biotécnicas de melhoramento genético em reprodução de bubalinos já se mostrou necessária logo no ano seguinte. Em 2012, o efetivo de búfalos caiu 1,3% no país, sendo que na região Norte essa queda foi de 1,4%. Está previsto para outubro deste ano que o IBGE divulgue o resultado da Produção da Pecuária Municipal de 2014, que mostrará dados mais recentes sobre o rebanho bubalino. Essa queda pode ser reflexo do que apontou um dos representantes do grupo de trabalho responsável pela pesquisa em reprodução de búfalos, o médico veterinário Sebastião Tavares Rolim Filho, doutor em Reprodução Animal e professor da Ufra. “Apesar de o nosso rebanho ser o maior do Brasil, nós não temos ainda um rebanho com qualidade tão boa. O grande problema da cultura da nossa região é o manejo. Como o do nosso rebanho é extensivo, temos dificuldade de achar animais de qualidade genética elevada”, diz. “Na Ilha do Marajó, por exemplo, há búfalos criados em fazendas enormes, sem cuidado nutricional e sanitário. Isso diminui mais a possibilidade de se conseguir animais que realmente tenham genética superior para se desenvolver. Em outras regiões, como São Paulo e Minas Gerais, os animais são criados com manejo adequado. Com isso, eles conseguem ter animais de qualidade superior à nossa”, completa. Para Tavares, há vários fatores que influenciam a técnica de reprodução de búfalos. Um deles é conseguir animais com genética superior, como touros reprodutores com descendentes e ascendentes de alta produção de carne e leite. Outro fator que dificulta a garantia de qualidade na reprodução é que as próprias búfalas produzem uma quantidade menor de oócitos (gametas reprodutores femininos) que as vacas. Consequentemente, elas produzem menos embriões. “Além disso, os meios que

reprodução em alta

O médico veterinário Sebastião Rolim (de boné) afirma que é preciso melhorar a qualidade do rebanho bubalino. Mas o Estado está no caminho certo.

MAIO DE 2015

• REVISTA AMAZÔNIA VIVA • 47


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.