Page 16

ALIMENTAÇÃO ANIMAL INVESTIGAÇÃO

STRESS TÉRMICO EM RUMINANTES – ESTRATÉGIAS E SOLUÇÕES NUTRICIONAIS A exposição às elevadas temperaturas ambientais é mundialmente aceite por afetar negativamente a produção animal e, as vacas leiteiras são muito prejudicadas. Geralmente, as vacas leiteiras sofrem de stress térmico quando o calor acumulado ultrapassa a sua capacidade de o dissipar. O stress térmico pode ser definido como o sintoma de resposta imune inespecífica exibida por animais em condições de calor.

Stress oxidativo Elisabete Carneiro Eng.ª Zootécnica, Gestora de Zona da ADM Portugal S.A.

Esmeralda Curval Eng.ª Zootécnica em colaboração com a empresa ADM Portugal S.A.

Os animais são constantemente sujeitos a várias situações de stress que podem estar relacionadas com a fase fisiológica em que se encontram, com alterações alimentares, ambientais, de maneio e que, quando não controladas, originam desequilíbrios que culminam em stress oxidativo. Nos animais, os radicais livres são constantemente produzidos durante o funcionamento metabólico normal da célula, na maior parte sob a forma de espécies reativas de oxigénio (ROS) como o anião superóxido (O2−), o peróxido de hidrogénio (H2O2), o radical hidroxilo (OH) e outros produtos do metabolismo aeróbio. Uma vez produzidos, a maior parte dos radicais livres são reduzidos pelos mecanismos antioxidantes da célula que incluem enzimas e moléculas não enzimáticas. A manutenção do equilíbrio entre a produção de ROS e as defesas antioxidantes é uma condição essencial para o funcionamento normal do metabolismo celular e logo, do animal. No entanto, há situações em que o equilíbrio entre a produção de ROS e as defesas antioxidantes pode ser destruído devido a uma produção excessiva de ROS, ou porque existe uma redução nos mecanismos antioxidantes da célula. A este desequilíbrio chamamos stress oxidativo e, nestas situações, os ROS em excesso podem oxidar e danificar lípidos celulares, proteínas e DNA, levando à sua modifica-

Ott et al 2007

Legenda: O2 = Superóxido, H2O2 = Peróxido de Hidrogênio, OH = Hidroxilo radical

Figura 1. Stress oxidativo ao nível celular

16 |

ALIMEN TAÇÃO AN IMAL

ção e frequentemente à sua inutilização, inibindo e alterando a sua função normal. O envolvimento do stress térmico como um indutor de stress oxidativo em vacas leiteiras está amplamente fundamentado em vários trabalhos científicos. A diminuição do conteúdo de antioxidantes em vacas expostas a condições de calor elevado (superiores a 22 ºC), sugere que o stress térmico participa no aumento da formação de ROS (Flanagan et. al, 1998) (Figura 1). O stress térmico em vacas leiteiras depende das condições ambientais (humidade relativa e temperatura) que podem ser agravadas pela quantidade de calor produzida pelo próprio metabolismo do animal. Quanto maior a produção leiteira do animal, mais necessária e intensa atividade metabólica e maior a quantidade de calor endógeno produzido pela vaca. Assim, alia-se uma maior produção de ROS a uma maior produção de calor por parte do animal, resultando numa maior dificuldade de resistir ao stress térmico ambiental, que, por seu lado, agravará também o stress oxidativo.

Quando ocorre stress térmico nas vacas leiteiras A zona de conforto de uma vaca em termos de temperatura situa-se entre -5 °C a 20 °C . Sendo a temperatura rectal normal em bovinos de 37,9 a 39,5 °C (Wenz et. al, 2011). A intensidade do calor depende também da humidade relativa do ar. O Indice de temperatura e humidade (Temperature and Humidity Index; THI) é o indice usado para prever o nível de stress térmico nas vacas leiteiras, em função da temperatura ambiental e humidade relativa (Figura 2). O valor de THI pode ser calculado através da equação: THI = (1.8 x T° + 32) – {(0.55 – 0.0055 x Humidade) x (1.8 x T° – 26)}. Uma vez calculado esse valor, podem ajustar-se as medidas necessárias ao nível de stress a que os animais estão sujeitos.

Profile for IACA

Revista Alimentação Animal n.º 116  

Advertisement
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded