Barcos

Page 18

agrícolas de Aveiro. Moliço é um nome vulgar para designar, sem distinção de espécies, as plantas que constituem a vegetação submersa da ria, designando-se por apanha do moliço, a actividade que se desenrola em seu torno. É de salientar que o termo moliceiro não se refere apenas à embarcação, designando também o seu utilizador. São barcos de borda baixa para facilitar o carregamento do moliço e o seu calado mínimo permite percorrer os diversos canais da ria. Os moliceiros têm uma proa e uma ré muito elegantes que normalmente estão decorados com pinturas que ridicularizam situações do dia a dia. O comprimento total é cerca de 15 metros, a largura de boca 2,50 metros. O castelo da proa é coberto e fechado com porta e chave, serve de câmara de tripulantes e paiol de mantimentos. Como meios de propulsão usa uma vela, a vara e a sirga. A sirga é um cabo que se utiliza na passagem dos canais mais estreitos ou junto às margens, quando navega contra a corrente ou contra o vento. Este tipo de embarcação tradicional é fabricado na zona de Pardilhó e nos concelhos de Ílhavo e Murtosa e, claro, em Aveiro. Anualmente ainda se conseguem reunir mais de vinte embarcações numa regata pela ria.

Barco de Ílhavo O barco de Ílhavo é um tipo de embarcação parecida com o moliceiro mas de cor totalmente negra e sem decoração. Tem um comprimento entre os 14 e 15 metros e é normalmente tripulada por três ou quatro homens. Além do moliço, é empregue em trabalhos na ria e na pesca. O leme e a propulsão com vela e vara assemelham ainda mais este barco com o Moliceiro.

Muleta do Tejo Do passado da pesca costeira em Portugal chega-nos a Muleta de pesca. As primeiras referências a esta estranha embarcação datam, pelo menos, do século XVI e desde então, até por volta de 1920, navegou pela paisagem fluvial do Tejo. As Muletas do Tejo, ou Muletas do Seixal (como ficaram mais conhecidas) eram assim designadas por serem grandes barcos de pesca, utilizados unicamente pelos pescadores dos esteiros da margem sul deste rio (Seixal, Barreiro e Moita), chegando a figurar nos brasões de algumas destas povoações. 18


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.