Page 1

Jo達o Marcos Roxo Velez Passos


O que é a poluição?


Poluição significa sujidade, degradação, contaminação, doença. A acção do homem sobre o meio ambiente quase sempre tem efeitos negativos, porque não há precauções. Acontece muitas vezes que a poluição num determinado local, seja na água, no ar ou na terra, obriga a que muitas espécies que aí vivem criem condições para conseguir sobreviver no seu ambiente.


Um dos tipos de poluição mais grave é a poluição atmosférica, que se pode definir como o efeito provocado na atmosfera por diferentes elementos sólidos, líquidos ou gasosos provenientes sobretudo da actividade do homem.


O ser humano consome cerca de: 15,0 Kg de ar por dia 2,0 Kg de água e 1,5 Kg de alimentos. Ele pode viver 5 ou mais semanas sem alimento, 5 dias sem água, mas não sobrevive mais de 5 minutos sem ar. Ele pode recusar água ou um alimento suspeito, porém não consegue fazer o mesmo em relação ao ar poluído.


Causas da Contaminação Atmosférica


- o fumo que sai pelas chaminĂŠs das fĂĄbricas;


- o fumo que sai pelos tubos de escape dos meios de transporte


- o uso, em demasia, de insecticidas e outros sprays (desodorizantes, desinfectantes do ambiente, etc);


- a incineração dos lixos a céu aberto;


- o fumo que ĂŠ causado pelos incĂŞndios florestais


O uso de fertilizantes, o excesso de concentração agropecuária, as siderurgias e as pedreiras contribuem também para as emissões atmosféricas poluentes.


Consequências da poluição atmosférica


Chuvas Ácidas As chuvas ácidas formam-se através da combinação do oxigénio e do vapor de água contido nas nuvens com o dióxido de enxofre e o óxido de azoto libertados pelas fábricas e automóveis para a atmosfera. Tal combinação origina ácidos sulfúrico e nítrico. A queda das chuvas ácidas prejudica a vegetação a agricultura e contamina a água.


Smog É a poluição do ar, sobretudo em áreas urbanas que se traduz numa camada roxa/acinzentada na atmosfera e é causada por reacções químicas originadas pela luz solar sobre os poluentes enviados para o ar.


Interações entre Fontes poluentes e Processos atmosféricos (Diluição e/ou reações químicas)

Descida do nível da qualidade do ar

Efeitos negativos sobre a saúde humana e o ambiente em geral


Emiss茫o de CO2 e outros gases

Aquecimento global Derretimento dos p贸los Sul e Norte

Desaparecimento de algumas cidades na zona costeira


Outros efeitos causados pela poluição Efeitos sobre os materiais

Efeitos sobre a vegetação


Como Prevenir tudo isto?


Planear açþes que promovam uma melhor qualidade do ar e informar as pessoas motivando-as para contribuírem em iniciativas associadas.


Medir e conhecer a concentração dos poluentes no ar, definir as fontes poluentes; definir a qualidade do ar e analisar os valores limite, bem como a evolução da sua qualidade


Plantar รกrvores


Agora que viste tudo isto achas que estamos a tratar bem o nosso planeta, o nosso lar? Parar com a sua destruição só te cabe a ti. Portanto…


Poluição do ar  

Trabalho sobre a poluição do ar do João Marcos.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you