Algarve Press Fev. 2012

Page 1

ANDALUCÍA ....P/23

ALGARVE regista a pior ocupação dos últimos 17 anos

Em algarvepress.net

um zapping pelo Algarve

DESTAQUES:

Segundo a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve – AHETA, “a taxa de ocupação global média/quarto foi de PÁG. 11 22,4%, o pior registo dos últimos 17 anos.

(In)Tolerância de Ponto não desanima foliões

1º Seminário promove segurança contra incêndios Pág..... 04 Albufeira a melhor autarquia

Pág..... 11 AdA planta árvores com jovens alunos Pág..... 12 1º Festival de Percursão em Portimão Pág..... 17 Cavalos e cavaleiros dão show em Vilamoura Pág..... 19

Apesar de não haver dispensa na tradicional terça-feira de Entrudo, o Carnaval sai às ruas e o habituais corsos algarvios esperam boa participação.

PÁG. 6 e7

Ciclismo em Tavira com nova equipa Pág..... 21


www.algarvepress.net – diário online

REGIONAL

1ª quinzena de fevereiro de 2012

Avalia risco de doenças cardiovascular e renal Resultados apresentados a 12 de fevereiro, no 6º Congresso Português de Hipertensão, no Algarve. A ausência de dados e investigação, em Portugal, sobre a prevalência, na população portuguesa da microalbuminúria impôs à Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), à Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) e à Novartis o desenvolvimento de um estudo epidemiológico para determinação desse importante indicador e fator de risco de doença cardiovascular e renal.

O estudo RACE (micRo-

cardiovasculares prévios) permitindo assim obter uma imagem da realidade portuguesa abrindo portas à tomada futura de medidas com o objetivo de reduzir a sua incidência, melhorando a sua prevenção e diminuindo o número de eventos relacionados com esta variável clínica.

O RACE é o único estudo de prevalência da microalbuminúria nestas 4 Sub-populações.

A concentração de pequenas doses de albumina na urina (microalbuminúria) pode ser um indicador de desenvolvimento de doença renal terminal, a determinação deste fator de risco pode ajudar a definir o prognóstico e o tratamento mais adequados, tanto para os hipertensos como para os diabéticos, prevenindo o risco de doenças cardiovasculares, doença renal terminal e consequente transplante, muito comum em doentes diabéticos hipertensos.

Albumin sCreening survEy) pretendeu determinar a prevalência de microalbuminúria em doentes hipertensos e/ou diabéticos tipo 2 diagnosticados e em não diabéticos com pressão arterial normal, assistidos nos cuidados de saúde primários.

2

Os resultados do RACE foram apresentados no 6º Congresso Português de Hipertensão, no dia 12 de fevereiro, no Tivoli Marina Vilamoura, no Algarve. A evidência científica atribui à Microalbuminúria uma primeira manifestação de nefropatia diabética e também uma relação entre este fator de risco e mortalidade cardiovascular, uma das principais causas de morte em Portugal. Através do estudo RACE, e de uma amostra muito significativa da população (9.198 participantes), será possível conhecer qual a prevalência de microalbuminúria na população portuguesa e a sua relação com características demográficas (idade, género, peso, IMC, exercício físico, etc.) e características clínicas (pressão arterial, dislipidemia, controlo da diabetes e acontecimentos

Fotos google


REGIONAL

1ª quinzena de fevereiro de 2012

diário online – www.algarvepress.net

À Babuja

“Pronto a Comer- Pronto a Ajudar” A Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa irá lançar um novo Projecto, designado “Pronto a Comer – Pronto a Ajudar”, em parceria com a Câmara Municipal de Tavira, e a adesão preciosa e fundamental de diversos estabelecimentos de Pronto a Comer do concelho de Tavira.

O Projecto “Pronto a Comer – Pronto a Ajudar”, visa o estabelecimento de parcerias com vista a contribuir para o apoio e inclusão social das famílias em situação de vulnerabilidade pertencentes ao concelho de Tavira, cuja situação se agravou pela actual conjuntura económica. Através deste projecto, pretende-se que sejam fornecidas, gratuitamente refeições a famílias carenciadas e em situação de vulnerabilidade, residentes no concelho de Tavira, com vista a dar resposta às suas necessidades básicas. Pretende-se numa primeira fase, que 10 famílias em situação de fragilidade económica e social beneficiem do projecto Pronto a Comer – Pronto a Ajudar. A Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa abrange cerca de 400 famílias através do seu Programa Comunitário de Ajuda

a Carenciados (PCAAC), e 20 utentes no seu Refeitório Social. A assinatura do acordo de parceria realizou-se no dia 7 de Fevereiro, na Câmara Municipal de Tavira, com a presença do presidente da Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, Ma-

3 nuel de Almeida Martins, o presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Bote-

lho e os representantes dos parceiros no projecto. Manuel Luis


www.algarvepress.net – diário online

REGIONAL

1ª quinzena de fevereiro de 2012

Seminário sobre “segurança contra incêndios em edifícios” O Auditório Municipal de Albufeira foi palco de um Seminário sobre “Segurança Contra Incêndios em Edifícios”, que contou com um painel de oradores especializados na temática e uma plateia composta por centenas de profissionais e técnicos da área.

E

specialistas da área debateram temática “Segurança contra Incêndios em Edifícios” (SCIE) foi o tema do seminário que teve lugar no passado dia 3 de fevereiro, no Auditório Municipal de Albufeira.

4

Do programa constaram matérias relacionadas com ‘Sistemas Automáticos de deteção de incêndio’, ‘Medidas de autoproteção’, ‘Erros e deficiências vefificadas nas vistorias’, e “O Regime Jurídicico de SCIE”. Diversos especialistas da área, entre eles representantes da APSEI Associação Portuguesa de Segurança Eletrónica e Proteção contra Incêndio, ANPC- Autoridade Nacional de Proteção Civil, e Previgarb- Engenharia de Segurança-, discursaram para centenas de profissionais da região. “O Algarve possui um número considerável de técnicos qualificados que têm a oportunidade de aprofundar e atualizar os seus conhecimentos através deste tipo de iniciativas, evitando deslocações a Lisboa para articiparem em formações”, referiu o presidente da Autarquia, parceira na organização do evento juntamente com a Previgarb.

Desidério Silva (pres. C.M.Albufeira) alguns representates da APSEI De acordo com Desidério Silva, “o município de Albufeira dedica especial atenção a esta matéria, esforçando-se para que os edifícios públicos cumpram todas as regras inerentes à SCIE”. O encontro contou, ainda, com a intervenção de dois

técnicos do Departamento de Planeamento e Gestão Urbanística da Autarquia, que deram a conhecer a experiência do município face ao Regime Jurídico da SCIE, enquanto entidade gestora de equipamentos públicos.

do pelouro da Proteção Civil, esclarece que o município tem feito um trabalho importante nesta área, dotando os edifícios municipais de todos os requisitos exigidos para assegurar a segurança de pessoas e bens.

Carlos Quintino, vereador

Refira-se que a iniciativa surgiu no seguimento da entrada em vigor da atual legislação de Segurança Contra Incêndios em Edifícios (Decreto-Lei n.º 220/2008 de 12 de novembro; Porta-ria n.º 1532/2008 de 28 de dezembro), cuja aplicação ainda suscita algumas dúvidas. Fonte CMA


REGIONAL

1ª quinzena de fevereiro de 2012

diário online – www.algarvepress.net

«Eu Sei um Segredo» apresentado em Castro Marim Incentivando o incremento

e a divulgação da cultura e do conhecimento, a Biblioteca Municipal de Castro Marim promove a apresentação do livro «Eu Sei um Segredo», da autoria de José Guedes e Carla Mourão, dia 02 de março, às 21.00 horas. Trata-se de um livro de poesia, de 36 páginas, com dez poemas de José Guedes e as ilustrações de Carla Mourão, ambos professores da Escola EB, 2 3 - de Castro Marim. «Eu Sei um Segredo» remete-nos para uma escrita narrativa dirigida a um público infantojuvenil, onde o leitor é interpelado a acerca de valores como a amizade, a paz, a tolerância ou a multirracialidade.

Paralelamente, o livro convoca-nos para questões fundamentais à existência do ser humano como o nascimento, a nostalgia ou a criação artística, de que são exemplo, os poemas “O Menino” e “Garça e a Raposa”. A propósito dos dez segredos/poemas/histórias, que compõem o livro, editado pela editora Estratégias Criativas, o autor, referindo-se ao poder que a escrita tem, afirmou “que ela é capaz de levar a cultura de diferentes povos ao mundo inteiro e eternizar algumas mensagens através dos livros que todos lemos.”

5

CM Castro Marim

Protocolo de colaboração com o Exército Português prestação de serviço militar nos regimes de voluntariado de colaboração que forma- e de contrato, entre outros liza esta parceria teve lugar esclarecimentos de ordem numa cerimónia realizada militar. no dia 8, quarta-feira, no Caberá aos serviços da auSalão Nobre dos Paços do tarquia divulgar as condiMunicípio, a qual contará ções de prestação de serviço com a presença do Chefe do militar, nomeadamente, em Centro de Recrutamento de regime de voluntariado e Faro, Tenente Coronel José em regime de contrato, bem Alberto dos Santos Marcos. como prestar informações Este protocolo de colabora- sobre recenseamento milição estabelece um conjunto tar, Dia da Defesa Nacional, de acções de divulgação e certidões Militares, segunesclarecimentos de natu- das vias de cédulas militareza militar, a desenvolver res, contagens de tempo de no município, de modo a serviço e requerimentos para assegurar a disponibilidade complemento de pensão e de recursos humanos qua- reforma (Ex-Combatentes), lificados na divulgação da entre outros requerimentos.

A assinatura do protocolo

Por seu turno, ao Exército Português cabe dar formação aos recursos humanos da autarquia são-brasense sobre a divulgação do serviço militar e assuntos relacionados com as obrigações militares dos cidadãos; bem como disponibilizar materiais de divulgação e requerimentos, definir um interlocutor direto para apoio ao atendimento aos munícipes e ainda colaborar na realização de eventos de carácter cultural, recreativo e desportivo que contribuam para a eficácia da divulgação do serviço militar nos regimes anteriormente referidos. O estabelecimento deste

protocolo de colaboração pretende desenvolver uma parceria profícua, na promoção das actividades militares, prestando à comunidade um serviço de informação e apoio mais próximo e eficaz.


www.algarvepress.net – diário online

REGIONAL

1ª quinzena de fevereiro de 2012

Carnaval de loulé com várias iniciativas No âmbito do programa de animação do Carnaval de Loulé, a par do desfile do corso e do baile e festa de Carnaval, estão previstas várias atividades de caráter desportivo. O 38º Torneio Internacional de Vela de Carnaval e Torneio Ibérico de Kiteboard (Kitesurf) regressa em força nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro. Gustavo Lima, Sara Carmo, Francisco Lobato e Rui Silveira são algumas das estrelas presentes nesta prova que acontece em Vilamoura.

E

sta organização do CIMAV – Clube Internacional da Marina de Vilamoura, com o apoio do Autarquia louletana, contará com um total de 350 embarcações, divididas por 11 classes.

6

Pela primeira vez, o Torneio de Vela do Carnaval integra também três Campeonatos Ibéricos, nas classes snipe, 420 e kiteboard. Especialmente importante, a prova de 420 irá apurar atletas para os campeonatos da Europa e do Mundo da classe, que decorrerão este ano. No sábado, dia 18, o Moto Clube de Loulé volta a promover o Encontro Motard de Carnaval, que assinala este ano a 22ª edição. A festa dos motociclistas faz-se junto ao Monumento Engº Duarte Pacheco. Já no domingo, pelas 9h00, decorre a 3ª Prova de Atletismo e Marcha Passeio de Carnaval. A par da competição, que decorre na Avenida José da Costa Mealha, os interessados poderão participar numa marcha com um percurso de 4 kms (dificuldade fácil), em redor da cidade de Loulé. As inscrições para a prova de atletismo podem ser feitas através da Associação de Atletismo do Algarve, Já em relação à Marcha Passeio, quem quiser participar deverá inscrever-se

Finalmente, na terça-feira de Carnaval, dia 21, pelas 1h00, acontece mais uma edição das tradicionais Corridas Carnavalescas das Barreiras Brancas. Um grupo de foliões desce À Avenida José da Costa Mealha, provocando um desfile trapalhão muito animado.

Pela primeira, a Câmara Municipal de Loulé vai colocar o espólio de Carnaval à disposição do público em geral, através do aluguer dos fatos e adereços que ao longo dos anos fizeram os desfiles. Este serviço de aluguer de fatos funcionará numa loja junto ao coreto da Avenida José da Costa Mealha, ao lado da Farmácia Avenida, a

partir da próxima segunda-feira, 13 de fevereiro, diariamente, das 10h00 às 19h00, e ao domingo, das 12h00 às 19h00. Cada aluguer terá um custo de 12 euros. Com esta iniciativa pretende a Autarquia fomentar o espírito folião dos visitantes e a sua participação no corso, e simultaneamente dar a conhecer um importante legado histórico do Município, composto por largas dezenas de fatos alusivos aos vários temas que, ano após ano, inspiraram este Carnaval. De referir que todos estes trajes foram confecionados pelas funcionárias municipais que integram o atelier de costura. Foto google

div.juv.desp@cm-loule.pt


REGIONAL

1ª quinzena de fevereiro de 2012

diário online – www.algarvepress.net

Carnaval no concelho de Faro A

Câmara Municipal preparou os festejos de carnaval na cidade e apoia diversas manifestações carnavalescas no concelho. Os festejos têm início com o desfile de carnaval das crianças, organizado pela autarquia há já vários anos, no dia 17 de fevereiro (sexta feira). Com início às 10h00 e concentração dos pequenos foliões marcada para o Jardim Manuel Bivar, seguem depois em desfile para a Praça da Pontinha onde haverá animação, muita música e cor até às 12 horas. Também neste dia, no Montenegro realiza-se o desfile

das crianças daquele agrupamento de escolas com a participação de alguns privados que operam na área da educação que, entre as 10h30 e as 12h30, irão percorrer as artérias principais da sede de freguesia. No dia 18 (sábado) pelas 11h00 é a vez de sair para a rua o desfile de carnaval organizado desde 2010 pela autarquia. O palco escolhido é o Jardim Manuel Bivar. Os festejos continuam depois pelas 15h00 em Santa Bárbara de Nexe neste mesmo dia para no dia 19 de fevereiro (domingo) culminarem na Bordeira onde o desfile terá início também às 15 horas.

Carnaval no concelho de Olhão N

a sexta-feira, 17 de fevereiro, o Município de Olhão celebra o Carnaval entre crianças e seniores. À noite É Carnaval Mó!, na Sociedade Recreativa Olhanense, enquanto que nos dias 19 e 21 divertimo-nos no corso de Moncarapacho. Desfrute de forma saudável do carnaval olhanense! Todos brincam ao Entrudo em Olhão no fim de semana do Carnaval. Com atividades para todas as idades, tanto para crianças como adultos e seniores, na manhã do dia 17, a partir das 10h00, a Avenida da República, em Olhão, será palco para mais um desfile de carnaval infantil. O brilho, a animação e a criatividade das crianças do 1º ciclo e jardins-de-infância do concelho farão a festa.

Às 15h00, são os seniores que participam no projeto Vida com Ritmo, no Pavilhão Municipal de Olhão, espaço que se vai encher de cor e diversão para mais um baile de carnaval. Haverá surpresas, animação e muita criatividade, com os nossos seniores trajados a rigor.

Também na sexta feira, às 22h00, a MOJU (Associação Movimento Juvenil em Olhão) e a Associação de Estudantes da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes organizam os festejos de carnaval na Sociedade Recreativa Olhanense, sob o tema É Carnaval Mó!. Está prometida muita folia e animação, numa noite que

conta com baile de máscaras, dança brasileira com Ginga Show e música para dançar com os Ivete Mangalho & Rolinhas. O habitual desfile de carnaval em Moncarapacho, um dos mais conhecidos da região, sai às ruas da vila nos dias 19 e 21, a partir das 14h30, numa organização da associação cultural Moncarnaval.

7


www.algarvepress.net – diário online

REGIONAL

1ª quinzena de fevereiro de 2012

Desidério Silva visitou IPSS A convite do presidente da Câmara, a diretora do Centro da Segurança Social de Faro, Ofélia Ramos, e o representante do conselho diretivo do Instituto Nacional da Segurança Social, Joaquim Croca Caeiro, deslocaram-se a Albufeira no passado dia 2 de fevereiro, para conhecer de perto a realidade de algumas das IPSS- Instituições Públicas de Solidariedade Social existentes no concelho.

R

epresentantes do Instituto da Segurança Social acompanharam o executivo Foram oito as IPSS locais que, na passada quinta-feira, receberam a visita do executivo de Albufeira e dos representantes regionais e nacionais da Segurança Social.

8

O presidente da autarquia albufeirense foi o anfitrião da visita, levando os convidados a conhecer as instalações da Santa Casa da Misericórdia, Fundação António Silva Leal, Centro Social da Quinta da Palmeira, AHSAAssociação Humanitária Solidariedade de Albufeira-, APEXA- Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve-, Centro Comunitário de Ferreiras e de Paderne, e Nuclegarve. Em contato com os dirigentes e funcionários das instituições, a diretora do Centro da Segurança Social de Faro, Ofélia Ramos, e o vogal do conselho diretivo do Instituto Nacional da Segurança

Ofélia Ramos (esq.diretora C.S.Social de Faro) Joaquim Croca Caeiro (centro representante do conselho diretivodo I.N.Segurança Nacional) Desidério Silva (dir. pres. C.M.Albufeira)

Social, Joaquim Croca Caeiro, tomaram conhecimento do trabalho desenvolvido em prol da população do concelho e das necessidades de cada associação. Os representantes ficaram surpreendidos com as condições de excelência apresentadas pelas instituições: “Todas as creches deveriam

ser como esta”, referiu Ofélia Ramos de visita à valência de Creche do Centro Social da Quinta da Palmeira”. Desidério Silva evidenciou o empenho e esforço que o município tem dedicado às questões sociais: “O investimento no apoio a famílias e idosos, bem como à população mais carenciada, tem sido uma das nossa traves

mestras. Criámos uma rede de equipamentos sociais e de instrumentos de apoio aos mais desfavorecidos, estabelecemos parcerias com as IPSS, a quem concedemos apoio financeiro, logístico e de transportes, afetando positivamente centenas de municípes”.


REGIONAL

1ª quinzena de fevereiro de 2012

diário online – www.algarvepress.net

Investigadora ganha Prémio Terre des Femmes

Alexandra Cunha, investigadora do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve e presidente da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), ganhou o prémio Terre des Femmes, organizado pela Fundação Yves Rocher, que foi entregue dia 8 de fevereiro, em Lisboa.

O

Prémio Terre de Femmes destina-se a apoiar financeiramente ações exemplares desenvolvidas por mulheres que acrescentem valor para o ambiente, concebendo e implementando projetos específicos promotores da sustentabilidade. É organizado em 15 países, incluindo Portugal, homenageando as mulheres ecocidadãs na Europa. Até hoje, já recompensou cerca de 285 mulheres em todo o mundo. A candidatura apresentada por Alexandra Cunha teve por base o projeto Adote uma pradaria marinha que pretende alertar para o estado vulnerável destes habitats marinhos e contribuir para melhorar o seu estado de conservação na costa portuguesa. Este projeto foi financiado pelo Oceanário

de Lisboa e está a ser desenvolvido no CCMAR. “Com o montante do prémio pretendo estender o projeto ADOTE e o trabalho de conservação aos países lusófonos, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Brasil, onde já estão estabelecidos contactos, inclusive para a edição de um livro sobre pradarias marinhas, que informe o público e as entidades gestoras da importância da proteção destes habitats naqueles países”, comentou a investigadora. Alexandra Cunha nasceu em Lourenço Marques (hoje Maputo), em 1962. É licenciada em Biologia pela Universidade de Aveiro, mestre em Gestão Costeira pela Universidade do Algarve e doutorada em “Forestry and Wildlife” pela Universidade de Auburn, nos Estados Unidos da América.

A sua paixão pelo mar, e atividade em conservação da natureza em geral, teve início na sua juventude, quando ainda estudante do liceu de Portimão, e manteve-se até ao presente, impulsionando a sua carreira profissional e de ambientalista. Tem coordenado muitos projetos de conservação marinha, como o Life Biomares que teve lugar no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, no estuário da Sado/Arrábida, e o FindKelp, que teve lugar em

toda a costa portuguesa. É atualmente presidente da Direção Nacional da Liga para a Proteção da Natureza, a associação de proteção de ambiente mais antiga e carismática de Portugal. Os conhecimentos de Ale xandra Cunha são reconhecidos internacionalmente, tendo apresentado várias comunicações em congressos nacionais e internacionais, elaborado inúmeros artigos científicos e de divulgação, participado em diversos projetos de investigação sobre conservação marinha.

Carnaval a Pedalar em Faro No próximo dia 19 de Fe-

vereiro, pelas 16 horas, na Doca – Jardim Manuel Bívar em Faro, está marcado encontro para que adeptos do uso da bicicleta possam passar uma tarde de Carnaval original.

Glocal>Faro e Megasport juntam-se mais uma vez numa iniciativa que pretende incentivar as mobilidades sustentáveis no concelho de Faro. «Carnaval a Pedalar» é uma proposta diferente

para esta época em que se desafiam as pessoas a virem mascaradas dar um passeio de bicicleta pela cidade. Os organizadores querem mostrar a todos que a bicicleta pode ser usada nas mais diferentes situações, seja na deslocação para o trabalho, na prática de desporto, mas também como utilitário central para dias e noites de lazer. Por isso usam como lema “a bicicleta é verde, a bicicleta é alegria.”

9


www.algarvepress.net – diário online

REGIONAL

1ª quinzena de fevereiro de 2012

Tavira comemorou o dia de Santa Maria

Apesar do tempo frio, muita gente esteve no Parque de Lazer do Perímetro Florestal da Conceição de Tavira, para assistir à comemoração do Dia de Santa Maria – 2 de Fevereiro.

José Manuel Guerreiro (representante da C.M.tavira)

A

10

musica para dançar esteve a cargo da organista, Sandrine e a animação foi feita pela Charola da Casa do Povo da Conceição de Tavira e Rancho Folclórico de Tavira. Em representação da Câmara Municipal de Tavira, esteve o Vereador José Manuel Guerreiro que nos disse que a tradição é para manter. “Pelo que ouvimos do Presidente da Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal, sempre que for necessário, estaremos disponíveis para apoiar. Esta Freguesia é exemplar nestas coisas. Arriscou sabendo que as temperaturas eram baixas – estamos em alerta, devido ao frio – tivemos muita gente, poderia ter vindo mais. Foi um evento bem sucedido. Em breve outros eventos terão lugar neste Parque de Lazer, agora mais cuidado, com a inter-

venção dos militares e dos Sapadores Florestais. Este é um lugar de excelência do concelho de Tavira”. O Presidente da Junta de Freguesia, José Vitorino, referiu-nos que o Parque de Lazer é um local aprazível. Da nossa parte o que queremos é realizar uma série de eventos – este é o segundo, este ano – com muita gente, apesar das temperaturas mais baixas. As pessoas acreditam em nós, porque

sabem que os nossos eventos têm qualidade. No próximo dia 15 de Abril, vamos ter o BTT com largas centenas de atletas do nosso Algarve, da vizinha Espanha e do Baixo Alentejo. Depois teremos o 1º. de Maio em que vem cá muita gente e começa a ser muito preocupante conseguirmos ter todas as condições para que as pessoas se sintam bem. Vamos reforçar na segurança e limpeza para que nada falte e as pessoas sintam vonta-

de de cá voltar”. - Quer no Executivo anterior quer no actual, o Presidente da Junta de Freguesia tem referido a necessidade de aumentar os sanitários, a água e os chuveiros para quando da realização de provas desportivas. Os sanitários oferecem boas condições, mas temos o problema de colocarmos aqui os chuveiros, para que no BTT os atletas possam tomar o banho aqui em vez de terem de se deslocar à Conceição de Tavira. Vamos ver se ainda é possível, da nossa parte, até ao dia 15 de Abril arranjar uma solução. Uma coisa é certa: – Antes de terminar o mandato, os chuveiros têm de estar no Parque de Lazer. É uma promessa minha. Vou ter de resolver o problema de alguma maneira, para criar mais uma condição, para termos aqui todos os requisitos. Geraldo de Jesus


REGIONAL

1ª quinzena de fevereiro de 2012

diário online – www.algarvepress.net

AHETA: “Ocupação com o pior registo dos últimos 17 anos” R

elativamente a 2011, o mês de Janeiro de 2012 apresentou as seguintes variações nas unidades de alojamento no Algarve: Segundo a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve – AHETA, “a taxa de ocupação global média/quarto foi de 22,4%, o pior registo dos últimos 17 anos, 7,6% abaixo do verificado em Janeiro de 2011. Por nacionalidades, as principais descidas registaram-se nos mercados nacional (-41%) e britânico (-13%). O mercado holandês foi o que registou a subida mais importante (+44%).Por zonas geográficas, Portimão / Praia da Rocha (-46%) e Faro / Olhão (-26%) sofreram as maiores descidas. As subidas registadas ocorreram em Lagos / Sa-

gres (+9,7%), Vilamoura / Quarteira / Quinta do Lago (+3,5%), e Tavira (+2,9%). Albufeira, a principal zona turística do Algarve, registou uma descida de 6,2%. A zona de Monte Gordo / VRSA registou a taxa de ocupação mais elevada (54,1%), enquanto Lagos / Sagres registou a mais baixa, com 15,2%. Por categorias, as maiores descidas registaram-se nos aldeamentos e apartamentos

turísticos de 5 e 4* (‑25%) e nos de Hotéis e Aparthotéis de 2* (-16,3%). Os Hotéis e Aparthotéis de 4* foram os únicos a apresentar uma subida nas ocupações (+1,7%). Por categoria de estabelecimento, os aldeamentos e apartamentos turísticos de 5 e 4* foram também os que apresentaram a ocupação mais baixa (13,0%). Os hotéis e aparthotéis de 3* tiveram as ocupações mais elevadas (28,7%).

O volume de negócios total apresentou uma descida de 10,5% em termos homólogos.

O Jornal Publituris volta a organizar, em parceria com a BTL, o Portugal Trade Awards, que distingue as melhores empresas, instituições e profissionais de Turismo em 15 categorias.

do evento. Para o processo de nomeação, a organização teve em conta o trabalho desenvolvido por cada autarquia ao longo do ano de 2011, a sua sensibilidade para o Turismo,a construção e manutenção de infraestruturas turísticas, serviços, imagens e eventos. Do Júri fazem parte nomes como Vítor Neto e Bernardo Trindade, ambos ex-secretários de Estado do Turismo, Miguel Júdice,

presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo (APAVT), Adília Lisboa, presidente executiva da Confederação do Turismo Português (CTP), entre outros. Refira-se que desde 1969, que o Publituris organiza os prémios que distinguem os melhores no Turismo em Portugal.

Nota: Estes números respeitam apenas aos estabelecimentos em funcionamento, não sendo consideradas as descidas resultantes dos estabelecimentos que encerraram este ano mas que estiveram em funcionamento no período homólogo do ano anterior”, conclui o documento.

Albufeira nomeada melhor autarquia

O município de Albufeira é um dos nomeados para a categoria de Melhor Autarquia para o Turismo, prémio conquistado pelo concelho de Óbidos na primeira edição

11


www.algarvepress.net – diário online

REGIONAL

1ª quinzena de fevereiro de 2012

Crianças plantam árvores Contando com a presença de mais de 2 centenas de crianças esta ação efetivou a conclusão da plantação de azinheiras e sobreiros - a árvore de Portugal. A construção da Barragem de Odelouca, comporta uma importante componente ambiental, pelo que a Águas do Algarve (AdA) tem vindo a desenvolver um conjunto vasto de ações e projetos com o objetivo de compensar a perda de áreas de habitats florestais, incluindo sobreirais, montados, matos mediterrânicos e formações ripícolas localizados na área inundada pela albufeira de Odelouca.

12

Os projetos de reflorestação em curso para compensação das áreas inundadas de habitats florestais, abrangem a arborização de cerca de 65 hectares, com a plantação de cerca de 26.000 sobreiros e 2.000 azinheiras, para além de criação de cerca de 8 hectares de áreas de sementeira e culturas para a fauna. Estes projetos estão repartidos por três núcleos: * núcleo de 26 ha na Herdade das Santinhas, freguesia de S. Bartolomeu de Messines, concelho de Silves . núcleo de cerca de 32 ha na Herdade das Taipinhas,

freguesia de Alferce, concelho de Monchique * núcleo de 7 ha na Mata Nacional da Herdade da Parra, concelho de Silves Pela sua importância, foi desenvolvida esta ação de reflorestação e de sensibilização na Herdade das Taipinhas, no dia 10 de Fevereiro, a qual teve o apoio da Câmara Municipal de Monchique, e da Câmara Municipal de Silves, tendo-se contado com presença de mais de cuas centenas de crianças

do 1º ciclo para proceder à sementeira de cerca de 400 bolotas. As escolas que estiveram representadas foram as de Monchique, EB1 de Arma-

ção de Pêra, EB1 de Silves, EB1 de S.B. Messines e EB1 de Tunes “Quisemos desenvolver esta ação como uma das estratégias da Águas do Algarve na vertente da sustentabilidade social, económica e ambiental da nossa Região.” reafirma Teresa Fernandes da empresa Águas do Algarve (AdA), destacando ainda

que “O envolvimento dos mais jovens é fundamental”. Com esta ação, que pretende marcar a plantação das 28 mil árvores, junto dos mais jovens a AdA pretende

essencialmente alcançar 2 objetivos principais: Desenvolver uma maior consciência crítica sobre a preservação das florestas e conservação ambiental. Levar à alteração de comportamentos diários que influenciam a qualidade ambiental e a qualidade de vida.


REGIONAL

1ª quinzena de fevereiro de 2012

diário online – www.algarvepress.net

Sabor e arte unidos de forma deliciosa Helena Farramacho tem 33 anos é licenciada em Gestão Hoteleira, durante algum tempo ainda trabalhou nessa area. Esta paixão para decoração de bolos surgiu no dia 25 de Abril de 2010, quando decidiu fazer o bolo do filho e decora-lo . Depois do aniversario do filho começaram as primeiras encomendas através de amigas e amigas de amigas , com a divulgação no facebook aumentaram as encomendas. Durante um ano e tal foi auditada. Decidiu tirar o curso em Portimão para aprender a fazer os bonecos . Uma amiga convidou –a para fazer o bolo de casamento, resolveu ir tirar o curso PME (de 25 horas) de decoração de bolo em pasta de açúcar ao qual inclui-a bolos de casamento. A pasta de açúcar é um vicio porque dá a oportunidade de fazer bolos únicos á cara ou acontecimento de cada pessoa. Torna cada festa um acontecimento memorável e diferente das outras. O ultimo que tirou foi um workshop de flores onde inclui rosa , orquídeas, jarro e pionia. Recentemente foi convidada

13 pela Ac ral de Tavira para dar um workshop de decorações de bolos básicos, de forma a dinamizar e divulgar a cidade de Tavira. Elsa Ramos


www.algarvepress.net – diário online

ECONOMIA

1ª quinzena de fevereiro de 2012

Transição de Macau para a China A VI Tertúlia da Unidade Militar - Regimento de Infantaria 1, em Tavira, teve como convidado o Ten-General, Rocha Vieira, último Governador de Macau. Estiveram presentes, diversas personalidades da sociedade civil e militar do Algarve. O convidado, referiu que foi Governador de Macau de 1991 a 19 de Novembro de 1999.

Rocha Vieira falou sobre Portugal e Macau

14

Nós,

estivemos em Macau 450 anos. Eles, com 150 anos fazem com que nós possamos pensar que as nossas relações com a grande potência que é a China, com quem temos uma relação privilegiada dado a nossa presença em Macau. Com a passagem de Hong-Kong para a China, Macau teria de passar também. A primeira pessoa que teve a noção de que era importante perceber que o tempo histórico tinha terminado e que deveríamos ter negociações amigáveis e frutuosas, foi o General Ramalho Eanes, quando foi em 1985, como Presidente da República à China. Os chineses levantaram a questão. O General Eanes, aceitou e abriu a porta a negociações que vieram a culminar, no caso de Portugal, num acordo que está depositado nas Nações Unidas e que é a declaração conjunta entre Portugal e a República Popular da China.

Saímos dois anos e meio depois. Fomos os primeiros a chegar e os últimos a sair. Ficou assegurada a autonomia de Macau”. Rocha Vieira, referiu que Macau não tinha quadros. Foi necessário formar. A língua oficial era a portuguesa e a Legislação também. “Os grandes códigos que orientam uma sociedade, eram portugueses adaptados a Macau. Nunca tinha feito um processo de transferência de administração, como o de Macau. Estava a correr um ao lado, Hong-Kong, com uma decla-

ração conjunta muito parecida, mas com condições completamente diferentes. Até porque as relações históricas eram diferentes. Os propósitos políticos têm de ter responsabilidade ou não sairão do papel. O que se pretendia é que além de estarem consagrados, tivessem viabilidade. Havia muito a fazer. A data da transferência da administração, não da soberania, estava marcada. Não podíamos entrar em conflitos. Se os houvesse, teriam de ser imputados à China e não a nós. Tudo foi feito em Macau

com dinheiro de Macau. A transição entre a China e Portugal, era vista de duas maneiras diferentes. A língua, por exemplo, foi necessário negociar e ficou na Constituição que a língua oficial em Macau, durante cinquenta anos é a portuguesas. Deixar a marca da ligação de Portugal a Macau fazia com que viesse atrás de Macau a China, o que é bom para nós e também para eles, concerteza. Todas as instituições em Macau ficaram com uma sede própria, com fundo de maneio para continuarem”. A finalizar, o último Governador de Macau referiu que Portugal cumpriu em relação à história. “Cumprimos em relação aos compromissos que assumimos com a China. No fundo, acho que cumprimos com o futuro de Macau, onde continuam muitos portugueses”. Geraldo de Jesus


1ª quinzena de fevereiro de 2012

REGIONAL

diário online – www.algarvepress.net

PALMAS PALMADAS &

Balcão Único em Olhão

O Município de Olhão inaugurou, no dia 6, o Balcão Único, um novo serviço de atendimento aos munícipes, que resulta do processo de modernização administrativa a decorrer na autarquia e visa proporcionar aos utentes um atendimento de maior qualidade, rapidez e eficácia, com horário ininterrupto das 09h00 às 16h30

E os medicamentos tão caros

O Banco Farmacêutico (BF) realizou, no dia 11 de Fevereiro, a IV Jornada de Recolha de Medicamentos. Esta edição fica marcada pelo alargamento da iniciativa às regiões autónomas, nomeadamente aos Açores, envolvendo, no total, 112 farmácias de Lisboa, Amadora, Cascais, Oeiras, Loures, Alverca, Almada, Barreiro, Palmela, Sesimbra, Setúbal, Santarém, Almeirim, Torres Novas, Torres Vedras, Leiria, Borba, Barrancos, Vidigueira, Olhão, Vila Real de Santo António e Açores. Colaboram no projeto mais de 300 voluntários. O objetivo do BF é sensibilizar os portugueses a doar medicamentos, produtos de saúde e higiene, para Instituições Portuguesas de Solidariedade Social (IPSS) circundantes aos estabelecimentos aderentes. Este ano vão ser beneficiadas 65 IPSS.

15

Teia D’Impulsos quer reforçar papel social junto da comunidade Rota do Petisco, Vela Solidária, Teia d ‘Ideias, Jornadas do Desporto e muitos outros impulsos A entrar no segundo ano de existência, a Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva apresentou no Museu de Portimão o plano de atividades para 2012, onde constam iniciativas abertas a todos os algarvios, em colaboração com diversas entidades locais, como a Câmara Municipal de Portimão.

Falta de apoios leva ao fim das coletividades e os jovens a ...outras práticas... No dia 10 de Fevereiro, sexta-feira, o campesino Futebol Clube, da localidade Monte Francisco, em Castro Marim, recebeu a primeira tertúlia. O tema foi: «A importância do associativismo» e o objetivo foi de uma forma informal os agentes associativos, bem como a comunidade em geral, debater de uma forma informal o associativismo na região.


www.algarvepress.net – diário online

REGIONAL

Foto Flashada Apesar de terem decretado que a terça feira é dia de trabalho e não de brincar ao Carnaval, que pais, avós, professoras, educadoras e auxiliares não esmoreçam na dedicação e trabalho

16

para que os jovens se continuem a vestir a rigor e, no futuro, não me deixem morrer a tradição. Vivó Carnaval, também nas escolas, jardins de infância ou creches.

1ª quinzena de fevereiro de 2012

Paixão de Cristo Via Sacra ao Vivo Paixão de Cristo – Via Sa-

cra ao Vivo, em Pêra, é uma organização da Comissão de Festas da Paróquia de Pêra A Paixão de Cristo – Via Sacra ao Vivo é um evento que procura recriar os últimos momentos da vida de Jesus Cristo e será realizado

no dia 01 de Abril de 2012, pelas 21h, com início no Largo 25 de Abril na Vila de Pêra (Algarve). O evento decorrerá pelas ruas da Vila, com vários cenários, num percurso com pouco mais de 1km e 2h de duração..


CULTURA

1ª quinzena de fevereiro de 2012

diário online – www.algarvepress.net

Ritmos contagiantes no 1º Festival Internacional de Percussão O

1º Festival Internacional de Percussão Cidade de Portimão vai decorrer entre 17 e 20 de fevereiro, organizado pela Academia de Musica de Lagos/Conservatório Música de Portimão – Joly Braga Santos, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e da Câmara Municipal de Portimão.

Do programa fazem parte a realização de diversos concertos e masterclasses, bem como a apresentação pública do Ensemble de Marimbas da Academia de Música de Lagos, numa iniciativa para a qual foram convidados os percussionistas Ludwig Albert (Bélgica), Lin Chin Cheng (Taiwan), Aldovino Munguambe (Moçambique) e Nuno Moisés (Portugal). A abertura oficial do Festival está marcada para as 10h00 do dia 17 de fevereiro, com atuação da Orquestra de Percussão da Academia na Alameda da República, encerrando o evento no dia 20, com um concerto final agendado para as 18h00 no auditório do Museu de Portimão, com a participação de todos os alunos das masterclasses, a quem serão entregues diplomas de participação. Destaque ainda para o Concerto de Gala do dia 19, no

qual terá lugar a estreia nacional da peça “The Wave”, do compositor e marimbista japonês Keiko Abe. No que toca às masterclasses, a decorrer na Casa Manuel Teixeira Gomes, estão sujeitas a inscrição prévia até 16 de fevereiro, as quais devem ser entregues nos seguintes locais: Conservatório de Portimão Joly Braga Santos – Rua Dr. Ernesto Cabrita, n.º 11, 8500 – 655

Portimão; Academia de Música de Lagos – Rua Dr. José Cabrita – Rossio de S. João, Apartado 411, 8601 – 905 Lagos; Conservatório de Música de Lagoa – Rua Dr. Fonseca de Almeida s/n – CEFLA, 8400 – 346 Lagoa; ou Casa Manuel Teixeira Gomes, Rua Júdice Biker, nº 1, 8500-701 Portimão. texto: fonte CMP – fotos Google

“Laço de Sangue” em Albufeira A ACTA – A Companhia

de Teatro do Algarve, apresenta a produção “Laço de Sangue”, no dia 16 de Fevereiro às 15h30 e nos dias 17 e 18 às 21h30 no Auditório Municipal de Albufeira.

Com texto de Athol Fugard e encenação de Luís Vicente, o espectáculo conta a história de dois irmãos, filhos da mesma mãe, um de pele clara e o outro de pele escura, que tentam aliviar o tédio da sua existência ao comprar um jornal para que Zach, de pele escura e analfabeto, possa obter uma correspon-

dente. Ao conseguir uma correspondente de raça branca, numa África do Sul sob o apartheid, cria-se um jogo perigoso, onde os dois irmãos começam a decretar o grande drama da barreira de cor, com todos os medos e ódios, trancado num fato e numa pele diferente. No jogo, Fugard não fala apenas do laço de sangue entre os dois irmãos, mas do nó de sangue entre todos os homens. O nó de sangue que foi torcido ou quebrado pela terrível

consciência de raça e de casta que tem sido um grande problema que atravessa séculos. “Laço de Sangue” conta com a interpretação de Luís Vicente e Mário Spencer.

Tem a duração de 2h, sem intervalo, e é indicado para maiores de 12 anos. A entrada é livre.

17


www.algarvepress.net – diário online

CULTURA

1ª quinzena de fevereiro de 2012

Exposição de fotografia: Canyons, Monuments and Valleys No Salão da Junta de Freguesia de Santiago, foi inaugurada a exposição de fotografias, da autoria de Jürgen Irps, Canyons, Monuments and Valleys. O autor, contou com a colaboração da Câmara Municipal de Tavira (CMT), Junta de Freguesia de Santiago (JFST) e Associação Internacional de Paremiologia / International Association of Paremiology (AIP-IAP).

18

A

fotografia é um “bichinho”… Expor, não é nada barato, para um estrangeiro que escolheu Portugal para viver, como chegou a Tavira? - Viver em Portugal foi uma decisão que tomei há 42-43 anos atrás. Consegui falar com uma empresa portuguesa a Persistan, em Lisboa, que estava a a produzir máquinas de escrever. Como eu já tinha a especialidade em 1971 fiz um contrato e vim para Portugal e nunca mais sai. Sai sim, em final de 1975, tinha um convite do Japão, onde estive uns anos, passei pelos Estados Unidos e voltei para Portugal em 1987 e agora sim, nunca mais sai. - Esta exposição no Salão da Junta de Freguesia de Santiago, foram fáceis os contactos? - O contacto foi feito através de uma amiga comum que é o Rui Soares, com a Maria João, da Uni-

versidade de Letras de Lisboa. Esta, é primeira exposição de fotografias que tenho lá, na biblioteca, por convite do Embaixador dos Estados Unidos. Para aqui foi a Maria João que me ligou há 3-4 meses e me colocou em contacto com o Rui Soares. A partir daí a porta abriu-se. - Está satisfeito com a recepção? - Sinto-me muito satisfeito. As

pessoas são encantadoras. José Mateus, Presidente da Junta de Freguesia, referiu-nos que a exposição era de um estrangeiro radicado em Portugal há muitos anos, mas em Lisboa. “Vem muitas vezes a Tavira e gosta da cidade e das pessoas. A razão porque ele veio cá expor as suas fotografias, foi devido ao conhecimento que tem com o Dr. Rui Soares, Presi-

dente da AIP-IAP. - A Junta de Freguesia aberta a dar oportunidade a outras pessoas quer seja em fotografia quer noutro tipo de arte… - De há algum tempo para cá, temos aberto as portas para eventos desta ou de outra natureza. Tudo o que seja cultura, educação. Temos pedido aos meninos das escolas. Estamos sempre disponíveis. As pessoas da terra, os novos artistas, ainda melhor, têm as portas abertas. Desde já, também o convido a fazer uma exposição, com as fotografias lindas que tem da nossa cidade. Aliás, já conversamos sobre isso, estamos disponíveis para colaborar. A exposição pode ser visitada até ao dia 29 de Fevereiro, dentro do horário de expediente. Geraldo de Jesus


DESPORTO diário online – www.algarvepress.net

1ª quinzena de fevereiro de 2012

Cavalos e cavaleiros deram espetáculo em Vilamoura

“de pequenino...” Foi muita a juventude, trajada a rigor e com muito valor que participou na prova, demonstrando o bom trabalho dos técnicos na afirmação do hipismo algarvio.

As imagens falam por sí,

e são só algumas das centas de instantâneos que demonstram o espetáculo que cavalos e cavaleiros(as) de todas as idades deram a várias dezenas de adeptos, praticantes e familiares na Poule de Saltos de Obstáculos, nos dias 28 e 29 de Janeiro, em Vilamoura, inaugural da fundação e inicio de atividades da Associação Equestre do Algarve (AEALG). Visivelmente satisfeitos, Marcelo Calixto e Joaquim Guerreiro, respectivamente, presidentes da direção e da

AG da AEALG, assumiram em uníssono a realização desta Poule como uma “excelente demonstração da vitalidade do hipismo algarvio”. Os dirigentes garantem ser “uma das prioridades da AEALG ajudar a reforçar e destacar, regional e nacionalmente, o bom trabalho desenvolvido nos centros hípicos e clubes algarvios com dezenas de jovens que estão a despontar na modalidade”. Até porque, sublinharam Joaquim Gueirreiro e Marcelo Calixto, “a AEALG é a primeira associação de âmbito

A qualidade de cavalos e cavaleiors(as) ficou bem patenteada.

regional do País a associar-se na Federação Equestre Portuguesa”, por isso, “com possibilidades de defender, nos locais próprios, o hipismo algarvio”, salientaram. A concluir, os dirigentes hípicos reforçam a sua inten-

ção de “estreitar relações com as mais diversas entidades, públicas e privadas da região, para que o Hipismo possa ser mais um parceiro capaz de ajudar a minimizar os efeitos da sazonalidade no turismo algarvio”. M.L. t e f

Até na conquista de prémios as faixas etárias estiveram todas representadas.

Os júris e fiscais de pista ajuizaram a contento.

19


www.algarvepress.net – diário online

DESPORTO

1ª quinzena de fevereiro de 2012

Velejadores olímpicos lutam por um lugar nos mundiais Gustavo Lima, Sara Carmo, Francisco Lobato e Rui Silveira são algumas das estrelas que irão brilhar no 38º Torneio Internacional de Vela do Carnaval que decorre em Vilamoura nos próximos dias 18, 19 e 20 de Fevereiro. Cerca de 500 velejadores, de 7 países, estarão em águas algarvias a lutar pelo apuramento para os campeonatos mundiais de cada classe, que acontecem antes dos Jogos Olímpicos de Londres.

As

regatas de Carnaval de Vilamoura, organizadas pelo CIMAV (Clube Internacional da Marina de Vilamoura), constituem a maior prova de vela ligeira que se realiza, regularmente, em Portugal. Procuram um lugar nos campeonatos mundiais ou lutam pela viagem que os levará a Londres 2012.

20

Sonhos imensos, ambiciosos e poderosos, vão ser içados ao vento nas águas de Vilamoura pelas centenas de velejadores, nacionais e internacionais, que irão participar na maior prova de vela ligeira que acontece, tradicionalmente, nas férias de Carnaval. Em laser standard Vilamou ra vai assistir a uma luta de estrelas para assegurar o ca-

classe. Gustavo lima, Francisco Lobato (velejador solitário), Tiago Morais e Rui Silveira terão, em Vilamoura, a derradeira oportunidade de garantir a sua presença no mundial 2012. Recorde-se que Portugal assegurou já presença nos Jogos Olímpicos de Londres em 6 classes mas em laser standard essa qualificação ainda não está garantida. A quota portuguesa terá de ser conquistada na prova alemã. Alemanha, Itália, Finlândia, Espanha, Holanda, Lituânia e Portugal serão os países participantes no Torneio de Vela do Carnaval, num total de 350 embarcações, divididas por 11 classes. As diferentes frotas estarão em ação em 4 campos de

muitos turistas que escolhem a época de Carnaval para umas mini-férias. Pela primeira vez, o Torneio de Vela do Carnaval integra também 3 Campeonatos Ibéricos, nas classes snipe, 420 e kiteboard. Especialmente importante, a prova de 420 irá sele-

“Num ano de

crise conseguimos superar o número de participantes do ano passado, atraindo alguns dos melhores velejadores europeus.

rimbo no passaporte para a Alemanha, onde terá lugar o campeonato do mundo da

regatas, que serão montados perto da linha de costa de forma a proporcionar um espetáculo ímpar aos

cionar os velejadores com direito a estarem presentes nos campeonatos da europa e do mundo da classe, que decorrerão este ano. Para o CIMAV, clube organizador, a enorme afluência

de velejadores nacionais e de vários países da Europa refletem o prestigio e a confiança que o Torneio de Vela do Carnaval conquistou nas 3 décadas de existência. Vêm de todo o país e dos 4 cantos da Europa, gastam dinheiro para se deslocarem até Vilamoura. Isso demonstra uma enorme confiança em nós e na nossa prova», afirmou Valentim Costa, Presidente do CIMAV. Manter o nível competitivo de provas como o Torneio de Vela do Carnaval é uma das prioridades da Câmara Municipal de Loulé, uma das entidades patrocinadoras do evento. «É importante, num momento de crise, salvaguardrmos o interesse competitivo do Torneio de Vela do Carnaval, proporcionando todas as condições aos atletas. E não há dúvida que a Marina de Vilamoura e toda a sua envolvência oferecem as condições ideais», referiu o Vereador Joaquim Guerreiro.


DESPORTO diário online – www.algarvepress.net

1ª quinzena de fevereiro de 2012

Ciclismo: Carmim, Prio, Tavira apresentou-se F

oi apresentada este sábado, dia 11 de fevereiro, a equipa de ciclismo profissional Carmim / Prio / Tavira. O evento contou com a presença de diversas entidades oficiais, patrocinadores, e público em geral que se juntou à festa dos ciclistas tavirenses. Para o presidente da direção do Clube de Cuiclismo de Tavira, “está de volta à estrada a mais antiga equipa de ciclismo profissional do mundo, com actividade ininterrupta, desde há 32 anos, segundo a imprensa Ainda para o dirigente, “a colectividade tem como filosofia de vida a aposta em ciclistas oriundos da sua escola de formação, e face aos excelentes resultados alcan-

Os corredores: Samuel Caldeira (Sprinter), David Livramento (Trepador), Ricardo Mestre (Trepador), Luís Silva (Rolador), Nelson Vitorino (Completo), Daniel Mestre (Sprinter), Henrique Casimiro (Trepador),. Tomas Metclafe (Equipier), Diogo Nunes (Rolador), João Pereiroa (Trepador), Alejandro Porto (Rolador), Amaro Antunes (contra-relógio) , Valter Pereira (Trepador).

fissional e que colaboraram na conquista desta e de outras vitórias”.

com um novo patrocinador, a Carmim, através da marca Monsaraz Millennium.

As vitórias nas últimas quatro edições da Volta a Por-

A competitividade, espírito de sacrifício, persistência, e

Clube de Ciclismo de Tavira. A concluir, Luís Constantino deixa um pedido aos ciclistas: “Cabe-nos a nós agora agradecer a todos aqueles que de uma forma ou outra

Luís Constantino (centro) pres. do CCT com o patrocinador Carmim à esq. e Jorge Botelho da CM de Tavira à direita

çados acreditamos que este é o caminho certo e aquele que queremos continuar a trilhar. O exemplo vivo é Ricardo Mestre, vencedor da última edição da Volta a Portugal, bem como a maioria dos atletas que compõem o grupo pro-

tugal mostram que este é o método de trabalho que iremos continuar a desenvolver, por isso, e para viabilizar a equipa hoje apresentada, contamos com o habitual apoio do Município de Tavira, com a continuidade do patrocínio da Prio, e

entrega, são valores que queremos continuar a mostrar na estrada com o apoio não só dos nossos parceiros mas também dos ciclistas, técnicos e colaboradores que nunca deixaram de mostrar dedicação a este projecto”, sublinhoyn o presidente do

apoiam a nossa equipa: patrocinadores, instituições, sócios, atletas, técnicos, dirigentes, familiares, a todos o nosso muito obrigado. O objectivo mantém-se: a vitória é a meta”. fotos: Vico Ughetto

21


www.algarvepress.net – diário online

DESPORTO

1ª quinzena de fevereiro de 2012

Albufeira dá as boas vindas à “algarvia” Município

de Albufeira volta a associar-se à 38.ª Volta ao Algarve em Bicicleta, acolhendo o pelotão da ‘Algarvia’. Venha a Albufeira viver as emoções do melhor ciclismo mundial Quarta-feira, dia 15 de Fevereiro, arranca a 38.ª Volta ao Algarve em Bicicleta, uma das mais mediáticas e competitivas provas de ciclismo de Portugal. A 38ª Volta ao Algarve é uma prova inscrita no calen-

22

dário UCI – Europe Tour e conta até ao momento com a confirmação de 150 atletas e 19 equipas, numa clara afirmação internacional da região enquanto destino turístico. Não perca a oportunidade única de assistir ao vivo a uma prova de 5 dias onde os melhores corredores do mundo competem entre si pela vitória. Stijn Devolder, Alessandro Petacchi, Alberto Contador e Tony Martin, o actualb campeão do mundo de contra-relógio, foram os últimos vencedores da “algarvia”. A competição

terá início nas Dunas Douradas em Vale do Lobo, numa etapa de 151km com a meta final na Avenida dos Descobrimentos em Albufeira, jun-

to à rotunda do relógio pelas 16h00. fonte: CMA

Albufeira com corta-mato

A

Pista de Cross das Açoteias recebe já esta semana as primeiras provas que antecedem o 35.º Cross das Amendoeiras em Flor. O Clube Desportivo Areias de São João realizou este sábado, dia 12 de Fevereiro, o seu 10.º Corta Mato, prova integrada no Campeonato Regional de Cross Longo. Esta competição abrangeu os escalões de Benjamins,

Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos Femininos e Masculinos. Uma oportunidade de ver de perto atletas de equipas algarvias, bem como desportistas internacionais que irão exibir as suas performances no mesmo local onde irá ter lugar o 35.º Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, no dia 26 de Fevereiro.

No dia 15 de Fevereiro, a histórica pista de Cross das Açoteias, será palco para cerca de 2000 alunos de todo o Algarve, disputarem o Corta Mato Final do Desporto Escolar. Esta iniciativa conta com o apoio do município que, uma vez mais, se associa e promove a prática desportiva no concelho. fonte: CMA


ANDALUCÍA

1ª quinzena de fevereiro de 2012

Nace en Andalucía el segundo bebé que permitirá salvar a su hermano

diário online – www.algarvepress.net

Tráfico comercial de los puertos andaluces crece un 20% en 2011

El equipo de Genética, Reproducción y Medicina Fetal del Hospital Virgen del Rocío de Sevilla consigue nuevamente este importante logro

El Hospital Virgen del Rocío de Sevilla ha acogido el nacimiento de Estrella, el segundo bebé que nace en España libre de una enfermedad genética hereditaria y que es compatible con su hermano Antonio, afectado de aplasia medular severa, una grave enfermedad hematológica que provoca la desaparición de las células encargadas de la producción de la sangre en la médula ósea. Así lo ha comentado la consejera de Salud, María Jesús Montero, durante la comparecencia informativa en la que los profesionales han explicado todo el proceso. El equipo que lidera Guillermo Antiñolo, director de la Unidad de Gestión Clínica de Genérica, Reproducción y Medicina Fetal, ha vuelto a conseguir este hito desde que en 2006 se aprobara la Ley de Reproducción Humana Asistida y tras la inclusión del Diagnóstico Genético Preimplantatorio en la cartera de servicios del sistema sanitario público andaluz. El alumbramiento de Estrella tuvo lugar el pasado día 11 de febrero a las 11.4 0 horas, con 3,4 80 kilogramos de peso. La sangre de su

cordón ha quedado almacenada en el Banco de Cordón Umbilical de Málaga, donde permanecerá hasta que el equipo de la Unidad de Gestión Clínica de Hematología acreditado a nivel nacional para el trasplante pediátrico de progenitores hematopoyéticos, programe el momento del trasplante para Antonio, opción terapéutica para su grave enfermedad. El primer caso realizado íntegramente en España mediante esta técnica para concebir a un bebé de perfil de histocompatibilidad idéntico (HLA) a un hermano que precisa de un trasplante de progenitores hematopoyéticos para salvar su vida fue Javier, nacido el 12 de octubre de 2008 en el hospital sevillano. Su hermano Andrés, afectado de beta-Talasemia mayor, se curaría meses después gracias a un trasplante de sangre de cordón umbilical de Javier. Del total de los siete casos propuestos por la Consejería de Salud a la Comisión Nacional de Reproducción Asistida desde 2006, todos han sido autorizados, haciendo concluido con éxito dos, lo que representa el éxito del procedimiento entorno al 30%.

Los puertos comerciales andaluces han transportado durante 2011 un total de 130,5 millones de toneladas de mercancías, lo que significa un crecimiento del 19,68% respecto al año anterior, 14 puntos superior al aumento del sistema portuario español (5,97%). Con ello, los puertos andaluces alcanzan su récord histórico y avanzan en su cuota de participación en el conjunto estatal, pasando de un 25,29% del total de mercancías transportadas en España en 2010 a un 28,56% en 2011. Dichos datos han sido expuestos durante una reunión de coordinación celebrada en Málaga entre la consejera de Obras Públicas y Vivienda, Josefina Cruz Villalón, y los presidentes de las siete autoridades portuarias de Andalucía (Almería, Trinidad Cabeo; Bahía de Algeciras, Manuel Morón; Bahía de Cádiz, Rafael Barra; Huelva, Manuela de Paz; Málaga, Enrique Linde; Motril, Ángel Díaz-Sol; y Sevilla, Manuel Fernández) para abordar la evolución de la actividad portuaria y la cooperación mutua en el desarrollo de la Red de Áreas Logísticas de Andalucía. En el transcurso del encuentro se han analizado los datos de tráfico de los puertos de interés general del Estado durante el pasado ejercicio.

En este sentido, de los 25,76 millones de toneladas de incremento producido en el tráfico de todos los puertos del Estado, 21,47 millones de toneladas (más del 83%) son aportadas por los puertos andaluces, que incrementan sus tráficos en todos los casos, destacando porcentualmente Málaga (130%), Huelva (20,59%), Almería (19,24%) y Bahía de Algeciras (17,89%). El Puerto de la Bahía de Algeciras, con un incremento del 17,89%, ha alcanzado un récord histórico con cerca de 83 millones de toneladas totales y afianza su posición como principal puerto de España. Ficha Técnica Algarve Press info@algarvepress.net Diretor: Manuel Luís Redatores:

Manuel Andrade, Geraldo de Jesus

Colaboradores:

António Cartaxo, Carla Franco, Luís Nadkarni, Luís Neves, Nélson Pires, Octávio Escolástico, Ricardo Gomes, Rogério Barroso

Fotógrafos principais: OSORES Paginação:

Elsa Ramos (www.switch.com.pt)

Revisão:

Vico Ughetto (www.switch.com. pt) Morada: Pcta. Azedo Gneco, Lj-21 • 8000-163 Faro

23


www.algarvepress.net – diário online

Golfe ultrapassa um milhão de voltas Os campos de golfe al-

garvios ultrapassaram um milhão de voltas no ano passado, número que evidencia um crescimento de 4,9 por cento em relação a 2010 e que coloca o Algarve no topo dos destinos de sonho europeus para quem joga golfe. Desde 2008 que os campos não atingiam um resultado tão positivo, ainda que a flutuação da libra e a crise financeira internacional não tenham ajudado a um maior crescimento. A marca do milhão de voltas atesta, no entanto, o bom desempenho regional neste produto estratégico», afirma o presidente da Associação Turismo do Algarve, António Pina. O principal país emissor de golfistas continuou a ser o Reino Unido, seguido da Alemanha, da Escandinávia, da Irlanda e da Holanda, que alimentaram a indústria do

golfe abarrotando os campos numa altura em que as taxas de ocupação hoteleira tendem a descer. Mensalmente, as maiores subidas ocorreram em março, abril e outubro, o pico da estação alta do golfe. Para António Pina, o aumento da procura dos clientes face a 2010 foi causa direta do «bom desempenho dos promotores e da entidade responsável pela promoção turística do golfe regional», frisa. O Algarve tem hoje 40 cam pos (32 de 18 buracos e 8 de 9 buracos) desenhados pelos mais famosos arquitetos e distinguidos com vários prémios internacionais, entre eles os atribuídos pela International Association of Golf Tour Operators (IAGTO), pela revista alemã «Golf Magazin» e pela conceituada revista britânica «Today’s Golfer».

SE CONDUZIR Pela sua saúde e dos outros

NÃO BEBA


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.