Consulado do Brasil em Boston facilita Prova de Vida: agora é sem agendamento! - PÁG. 5
DISCRIMINAÇÃO RACIAL
Polícia Estadual de Massachusetts é condenada a pagar US$ 6,8 milhões - PÁG. 11
DISPARIDADES NAS DECISÕES
Taxas de concessão de asilo em tribunais de imigração dos EUA caem pela metade, em decisões judiciais - PÁG. 12
O caso gerou intensos debates no campus sobre liberdade de expressão, segurança comunitária e o papel da universidade na proteção de grupos vulneráveis - PÁG. 5
brasileiros se trancam em casa para escapar de caça a imigrantes nos EUA. Pânico e Detenções de Brasileiros na Carolina do Norte - PÁG. 8
Boston - Area
214 Commercial St, Suire 204 -A Malden-MA, 02148
Fone: 857.888-9186
Orlando - FL 5950 Lakehurst Drive, Suite 247 info@jornaldossportsusa.com www.jornaldossportsusa.com
Circulation States Massachusetts and New Hampshire
Affiliated with:
Associação Brasileira de Imprensa Internacional
GENERAL INFORMATION
Signed articles, columns and letters do not necessarily re ect the views of the newspaper or publishers. Jornal dos Sports has no responsability for their contents.
Os artigos assinados, colunas ou cartas publicadas são de responsabilidade de seus autores e não re etem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Jornal dos Sports não é responsável pelos conteúdos dos mesmos.
4Editorial
www.jornaldossportsusa.com
O delírio de Fernando Haddad
Após ser considerado o mais “fiscalmente responsável” membro da equipe econômica do governo Lula – uma avaliação que só poderia ser feita em termos relativos, em comparação com outros integrantes do governo, e nunca em termos absolutos –, Fernando Haddad parece estar abraçando de vez o terraplanismo econômico adotado por seu chefe e por praticamente todo o petismo, no Executivo e no Legislativo. Após dizer, no início de novembro, que as avaliações sobre a crise fiscal eram um “delírio que eu preciso entender do ponto de vista psicológico” , o ministro da Fazenda afi rmou, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, que está “louco para ver uma ata do Banco Central dizendo que eu estou fazendo um esforço fiscal relevante”. Em sua defesa, Haddad citou um dado do FMI divulgado meses atrás, segundo o qual o Brasil teria feito o sexto maior ajuste fiscal do mundo e o terceiro maior entre os emergentes. Mas o ministro omitiu, muito convenientemente, o alerta feito no mais recente Monitor Fiscal da mesma entidade, publicado em outubro, a respeito do descontrole da dívida pública: a Dívida Bruta do Governo Geral fechou 2024 em 87,3% do PIB (os critérios do FMI incluem
os títulos em poder do Banco Central); deve subir mais quatro pontos porcentuais apenas este ano, chegando a 91,4% do PIB; e terminará a década perto dos 100% – uma dívida muito superior à média latino-americana e dos países emergentes. Se este é o resultado do “terceiro ajuste fiscal mais ousado do mundo”, como disse Haddad ao Estadão, os outros ajustes é que andam frouxos demais, já que o brasileiro de fi rme não tem nada. Delirante, para usar as palavras do ministro, não é falar em crise fiscal, mas elogiar o arcabouço fiscal como “a legislação mais avançada que já tivemos” e dizer que “este ano e no ano que vem, estou bastante seguro de que vamos cumprir [a meta de déficit primário], com as medidas que estamos tomando”. Até onde se sabe, o único tipo de medida que o governo vem tomando é tentar colocar cada vez mais despesas fora do cálculo oficial do resultado primário, o que fará do déficit primário “oficial” de 2025 uma peça de ficção, já que o resultado real será muito pior. Não à toa o economista Marcos Lisboa – que já trabalhou com Lula no primeiro mandato – afi rmou dias atrás ao Correio Braziliense que “o arcabouço nasceu morto”. “O déficit primário que o governo anuncia hoje,
eu confesso que eu nem olho mais. Porque é tão distante do déficit primário verdadeiro que perdeu o sentido” , afi rmou Lisboa, acrescentando que o governo apenas “tem usado uma contabilidade criativa para algumas despesas não fazerem parte do limite, e mascarar o tamanho do problema”. E tudo isso, ressalte-se, para atingir no papel o limite inferior de uma meta bastante medíocre, de resultado zero com tolerância de 0,25 ponto porcentual do PIB para mais ou para menos. Meta, aliás, que originalmente era de superávit primário de 0,5% do PIB, mas foi mudada em abril de 2024 – que Haddad venha dizer, agora, que “a área econômica perde a credibilidade quando começa a mudar regra” , é de uma enorme hipocrisia. O ministro ainda afi rma que o desemprego está nas mínimas históricas, o que é verdade – mas omite que parte do dinamismo do mercado de trabalho se deve ao fato de o governo estar forçando a economia a rodar acima de sua capacidade, e é por isso que o Banco Central tem de esfriá-la por meio de uma política monetária contracionista. Haddad diz que Lula terminará seu terceiro mandato com a menor inflação acumulada em quatro anos desde o Plano Real – mas omite que o IPCA continua acima do limite
máximo de tolerância da meta, e que mandatos anteriores sofreram com choques inflacionários extraordinários, ou provocados pela irresponsabilidade dos governos petistas anteriores. A incapacidade de enxergar a correlação entre gastança pública, juros altos e inflação é algo inacreditável para quem ocupa o cargo de ministro da Fazenda. Mesmo assim, Haddad quer reconhecimento – do Banco Central, do mercado fi nanceiro, da imprensa, de quem for. Mas um ministro que se gaba de ter entregue tudo o que um gastador contumaz como Lula lhe pediu, como afi rmou ele ao Estadão, só tem condições de pleitear reconhecimentos bem diferentes daquele que ele gostaria de receber. Um deles ainda está para vir: o de responsável por uma crise fiscal – ainda que ela não estoure em seu colo, mas no de algum sucessor, assim como a crise gestada por Guido Mantega nos governos Lula 2 e Dilma 1 estourou nas mãos de Joaquim Levy. O outro reconhecimento Haddad já conseguiu, estando eternamente consagrado em memes da internet que não deixarão o país se esquecer de um ministro da Fazenda obcecado por elevar impostos para bancar a gastança do chefe.
Gazeta do Povo
DA Frase Semana ImagemDA Semana
"Troca o CEO que o Brasil volta a funcionar",
diz Tarcísio. Declaração feita em publicação nas redes sociais faz referência velada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); publicamente, governador de São Paulo nega que irá concorrer ao Palácio do Planalto em 2026
Lula indica Jorge Messias para vaga no Supremo Tribunal Federal
Comunidade da Universidade de Boston repudia ação de estudante que denunciou imigrantes ao ICE
Estudantes da Universidade de Boston (BU) expressaram indignação após Zac Segal, presidente do BU College Republicans, postar nas redes sociais que denunciou ao Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) funcionários de um lava-rápido em Allston.
A operação, em 4 de novembro de 2025, deteve nove trabalhadores, a maioria com autorização legal de trabalho e sem antecedentes criminais, segundo advogados informados ao Boston Globe. Segal celebrou a ação como vitória, afirmando ter ligado para o ICE “há meses” para “detê-los como criminosos”, justificando como proteção à comunidade e defesa de empregos americanos.
Até segunda-feira, três detidos foram libertados sob fiança, mas o episódio gerou debates acalorados no campus sobre liberdade de ex-
pressão, segurança comunitária e o papel da BU em proteger grupos vulneráveis.
A instituição, conhecida por sua diversidade étnica e alta presença de alunos internacionais, viu alunos afirmarem que a conduta de Segal não reflete seus valores. “Foi complicado. Mesmo que não fossem elegíveis, por que arruinar vidas sem motivo? Parecia odioso”, disse Drew Pereira, 19 anos, estudante de administração, ao Globe, reforçando que “não representa em nada a BU”.
A reitora Melissa L. Gilliam emitiu comunicado na sexta-feira, enfatizando apoio à “segurança e bem-estar de todos” e a “dignidade de todas as pessoas”, mas sem citar Segal diretamente – o que foi criticado como insuficiente. “Achei que poderiam ter condenado mais claramente”, opinou Pereira.
Maya Nesbit, 21 anos, do grupo Quinobequin Student Front for
Palestine (descredenciado pela BU), chamou a resposta de “hipócrita”, contrastando com repressões a ativismos políticos e vendo a denúncia como incitação a violência real.
Outros destacaram viés racial: caloura Daniela Benudiz, 18 anos, rotulou como “ato repugnante baseado em preconceito”, sentindo vergonha; Emily Rotondi, 21 anos, achou “irônico e doloroso” compartilhar aula com Segal em “Democracia e Protesto no Sul Global”, descrevendo sua atitude como “alienante”. Estudantes lançaram vaquinhas para defesa jurídica dos trabalhadores, petição por BU como campus santuário e medidas disciplinares contra Segal.
O Allston Car Wash repudiou: Segal nunca os contatou antes de rotulá-los “criminosos”, chamando a postagem de “irresponsável e angustiante”. Frase recorrente: “Isso não é quem a BU é – nem quem queremos ser.”
A partir de agora, brasileiros e estrangeiros residentes na jurisdição de Boston podem fazer o Atestado de Vida (Prova de Vida) sem marcar horário previamente.
O Consulado-Geral do Brasil em Boston anunciou uma importante facilidade para a comunidade: o serviço de emissão de Atestado de Vida passa a ser oferecido em regime de plantão, sem necessidade de agendamento. Quando ir?
• Quartas e sextas-feiras
• Horário: das 8:30 às 12:30
Documentos necessários (trazer os ORIGINAIS) Brasileiros:
• Passaporte brasileiro (válido ou recentemente vencido) ou
• RG emitido há menos de 10 anos ou
• CNH emitida há menos de 10 anos
• Estrangeiros: RNM (antigo RNE) ou
• Passaporte válido ou
• Outro documento com foto que permita identificação (ex: driver’s li-
cense americana) Para todos: Número do CPF
• Money Order USPS de US$ 5,00
• Declaração de ciência sobre serviços consulares impressa e assinada (baixe no site do Consulado)
Atenção:
• Mesmo quem enviou documentos pelo e-consular deve levar os originais no dia.
• Serviço disponível apenas para Atestado de Vida (não inclui procuração do INSS nesse plantão).
• Menores de 18 anos devem comparecer obrigatoriamente.
Endereço: 175 Purchase Street, Boston, MA 02110 Mais informações: https://www.gov.br/mre/pt-br/ consulado-boston ou boston. atendimento@itamaraty.gov. br
Facilidade implementada para agilizar a vida da comunidade brasileira na Nova Inglaterra!
Lemfi é o aplicativo que eu uso para enviar dinheiro para o Brasil
FOTO:
DIVULGAÇÃO
Secretário do Tesouro dos EUA afirma que imigrantes reintroduziram doenças que dizimaram rebanhos, elevando o
Em pleno ano 2025, o Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, atribuiu a alta no preço da carne bovina à imigração em massa. Segundo ele, migrantes teriam trazido gado infectado com mosca-da-bicheira da América do Sul, o que
levou ao fechamento da fronteira para a carne mexicana. A doença existe, mas a narrativa é fantasiosa — não há evidência de que migrantes estejam cruzando continentes tangendo rebanhos. Uma simples consulta ao USDA ou a qualquer veterinário desmonta a tese.
Ainda assim, a decla-
preço da carne
ração foi feita — e aplaudida. Não se trata de epidemiologia, mas de um roteiro antigo com novos protagonistas. No século XIX, judeus foram acusados de espalhar doenças como cólera e peste bubônica. Em 1903, os falsos “Protocolos dos Sábios de Sião” alimentaram massacres em massa no Império Russo. Hoje, o bode expiatório mudou de nome, de religião e de passaporte. Mas o mecanismo é idêntico:
• Trazem doenças
• Envenenam o gado
• Causam fome
• Destroem a economia
A diferença é que, agora, o discurso vem de um alto funcionário do governo, em rede nacional. E enquanto isso, nos centros de detenção do Texas e da Louisiana, já existem guetos de fato: cidades de
contêineres cercadas por arame farpado, onde famílias vivem segregadas, sem julgamento ou previsão de saída. Crianças nascem ali. Alguns detentos estão há mais de dois anos sem ver um juiz.
Quando a narrativa oficial transforma um grupo inteiro em ameaça biológica, a história nos alerta sobre o que vem depois. Primeiro, o discurso que desumaniza. Depois, a violência que se justifica sozinha. E depois? A história já respondeu — em Auschwitz.
A fala de Bessent não é um deslize isolado. É a reedição, em tempo real e em alta definição, do mais antigo manual de ódio da civilização ocidental. E esse manual, infelizmente, nunca deixou de encontrar quem o lesse em voz alta.
SOS DA vida
Eliana Pereira Ignacio é Psicóloga, formada pela PUC –Pontifícia Universidade Católica – com ênfase em Intervenções Psicossociais e Psicoterapêuticas no Campo da Saúde e na Área Jurídica; especializada em Dependência Química pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina em São Paulo Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, entre outras quali cações. Mora em Massachusetts e dá aula na Dardah University. Para interagir com Eliana envie um e-mail para epignacio_vo@hotmail.com ou info@jornaldossportsusa.com
O RETORNO AO CENTRO:
A PAZ INTERIOR
Encerramos esta mini série com um tema essencial: o retorno ao centro. Após re etirmos sobre comparação, convivência, respeito, equilíbrio e identidade, chegamos ao ponto que sustenta todos os outros — a capacidade de voltar para dentro de nós mesmos e reencontrar o que é verdadeiro, rme e não depende da aprovação externa.
Com o tempo, é comum nos afastarmos de nosso eixo. Passamos a reagir ao que os outros pensam, esperam ou exigem. Tentamos nos adaptar, provar valor, evitar críticas. Nessa dinâmica, perdemos a conexão com quem realmente somos.
O retorno ao centro é o movimento inverso — e profundamente libertador. É reencontrar a dignidade que Deus plantou em nós, lembrar que nossa identidade não precisa ser medida ou comparada. É um processo que exige coragem, humildade e maturidade: coragem para abandonar padrões antigos, humildade para reconhecer fragilidades e maturidade para entender que o que vem de fora pode afetar, mas não de ne.
Quando nos afastamos de nós mesmos, surgem padrões que drenam nossa vitalidade: comparação constante, perfeccionismo, necessidade de aprovação, medo de desagradar, di culdade de impor limites. Isso se re ete em sintomas como ansiedade, irritabilidade e confusão interna. Nas relações, passamos a esperar do outro uma validação que só nosso centro pode oferecer.
Retornar ao centro envolve práticas como:
- autorregulação emocional,
- observação de gatilhos,
- reconstrução de narrativas internas,
- autocompaixão,
- comunicação assertiva,
- e limites saudáveis.
O centro não é um lugar xo, mas um espaço de prática diária. É nele que nasce uma autoestima madura — silenciosa, estável e generosa. Uma pessoa centrada acolhe em vez de disputar, reconhece em vez de comparar, se responsabiliza pelo que lhe cabe, escolhe como agir, dialoga com a diferença e se posiciona com rmeza e respeito.
A paz interior não é ausência de con ito, mas presença de consciência. Ela surge quando deixamos de reagir ao caos externo e passamos a responder a partir do nosso eixo interno. Retornar ao centro é reorganizar prioridades, abandonar batalhas desnecessárias, cuidar de si sem culpa e cultivar serenidade como disciplina espiritual.
Na perspectiva cristã, esse centro é Deus — Aquele que nos formou, nos conhece e nos chama pelo nome. Não fomos criados para competir, mas para viver com propósito. Quando reencontramos esse centro divino, nossa identidade se fortalece e nossa convivência se torna mais leve.
Que esta série seja mais do que re exão: seja um convite real a um movimento — ainda que pequeno — em direção ao seu próprio centro. Toda mudança começa com um gesto simples: a decisão de voltar para dentro, ouvir a alma e escolher a paz como destino.
“Tu conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito está rme, porque em Ti con a.” — Isaías 26:3
JUNOT
MAPS Vai Homenagear Sen. Michael Rodrigues, Talita Teixeira e Paulo De Barros na Gala de 2026
Marque na Agenda: Sábado, 25 de Abril, 2026, Hyatt Regency Hotel em Cambridge
Da Redação
AMassachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) vai homenagear o senador estadual luso-americano Michael Rodrigues com o prémio MAPS Pessoa do Ano 2026 na gala de angariação de fundos da organização no dia 25 de abril de 2026, no Hyatt Regency Hotel, em Cambridge, Massachusetts. A brasileira-americana Talita Teixeira, líder comunitária, influenciadora nas redes sociais e promotora do grupo online Bazar Boston, será homenageada com o Prémio de Serviço Comunitário, e o cabo-verdiano-americano Paulo De Barros, fundador e presidente do Conselho de Administração da Cape Verdean Association of Boston, receberá o Prémio de Voluntário Destaque. O senador Rodrigues será homenageado por uma vida dedicada ao serviço público, que começou a nível local, cresceu ao longo dos seus anos de impacto como deputado estadual e continua até hoje no seu distinto cargo de senador estadual e presi-
dente da Comissão de Meios e Recursos. Ao longo da sua carreira, ele defendeu as necessidades da comunidade de língua portuguesa e de outras comunidades de imigrantes com notável dedicação, perspicácia e eficácia.
“O seu trabalho influente, especialmente na poderosa Comissão do Senado de Meios e Recursos, reflete tanto a sua liderança excecional como o seu compromisso estratégico em garantir os recursos e as políticas que melhoram a vida de todos os residentes do nosso estado”, afirmou Paulo Pinto, MPA, CEO da MAPS. “A sua origem como neto de imigrantes luso-americanos e como representante de longa data da grande população de língua portuguesa do 1.º Distrito de Bristol e Plymouth, em Massachusetts, é um grande motivo de orgulho para a comunidade.”
A influenciadora de redes sociais e líder comunitária Talita Teixeira vai receber o Prémio MAPS de Serviço Comunitário. A brasileira-americana é uma figura bem conhecida na comunidade pelo seu papel como criadora
do Bazar Boston, um fórum online onde os membros da comunidade podem partilhar recursos, anúncios e ofertas de emprego, promover eventos e os seus negócios, entre outras coisas. Como líder comunitária, Talita usa o seu reconhecimento para promover vários recursos comunitários, organizações, eventos, negócios e dicas para recém-chegados. O seu evento “Acção Social”, que ela organiza há 11 anos em parceria com líderes empresariais, tornou-se um recurso vital para aqueles que buscam ajuda em diversas questões.
“Numa altura em que grande parte do conteúdo nas redes sociais é tão divisivo e inflamatório, Talita destaca-se como uma poderosa lembrança de como estas plataformas podem promover uma verdadeira comunidade, orgulho cultural e um sentimento de pertença, especialmente para imigrantes recém-chegados que procuram construir uma nova vida para as suas famílias,” disse Pinto. “O seu dom para conectar famílias e indivíduos em dificuldades com os recursos de que precisam é
extraordinário. Sempre que a nossa equipa entra em contato, Talita vai além do esperado, ajudando os nossos clientes a garantir comida, roupa, habitação e até oportunidades de emprego. A sua compaixão e dedicação inabaláveis brilham como uma extensão natural e inspiradora da missão da nossa organização.”
Paulo De Barros receberá o Prémio MAPS Voluntário de Destaque em homenagem ao seu notável trabalho como fundador e presidente do conselho da Cape Verdean Association of Boston (CVAB). Fundada em 2000, a organização oferece muitos programas e serviços comunitários, com foco especial no desenvolvimento juvenil, prevenção da violência e empoderamento político. Sob a liderança dedicada de De Barros como presidente voluntário do conselho, a CVAB tornou-se uma organização comunitária inestimável que continua a ter sucesso na promoção da cultura cabo-verdiana em Massachusetts, nomeadamente através do Festival Anual do Dia da Independência de Cabo Verde
em Boston, e no envolvimento dos jovens cabo-verdianos no processo político por meio da Cabral Youth Leadership Academy.
“O Paulo é um bom amigo e parceiro de longa data da MAPS, e estamos muito felizes por finalmente reconhecer a sua generosa dedicação ao sucesso da comunidade cabo-verdiana aqui em Massachusetts,” afirmou Paulo Pinto.
“Ele tem sido um líder inspirador, motivado pela missão da sua organização, e, através dos seus esforços voluntários, muitas famílias assumiram um papel na prevenção da violência, no empoderamento dos jovens e no seu envolvimento da comunidade.”
A Gala Anual de Prémios da MAPS é um evento formal com banquete, cerimónia de entrega de prémios, dança,
entretenimento musical e muito mais. É a principal angariação de fundos da organização de saúde e serviços sociais e apoia os seus muitos programas e serviços gratuitos. Para saber mais sobre oportunidades de patrocínio e publicidade, visite maps-inc.org/gala2026 ou contate Elena Joy, Gerente de Desenvolvimento e Comunicação da MAPS, pelo e-mail ejoy@ maps-inc.org ou pelo telefone 617-864-7600.
A MAPS serve as comunidades de língua portuguesa de Massachusetts e outras desde 1970. A organização oferece serviços sociais e de saúde gratuitos através dos seus seis escritórios em Somerville, Cambridge, Everett, Dorchester, Framingham e Lowell. Para saber mais, visite maps-inc.org.
Operação surpresa da Border Patrol em Charlotte: pânico e tetenções de brasileiros na Carolina do Norte
No sábado, 15 de novembro de 2025, a operação federal “Charlotte’s Web”, conduzida pela U.S. Border Patrol em Charlotte, Carolina do Norte, gerou pânico entre imigrantes, resultando em 81 detenções no primeiro dia – número oficial do comandante Gregory Bovino. Justificada pelo Departamento de Segurança Interna como resposta a 1.400 pedidos de detenção ignorados pelas autoridades locais, a batida surpresa usou veículos blindados e máscaras, transformando a metrópole financeira, a 1.600 km da fronteira mexicana, em território de caça.
Cerca de 20 mil brasileiros na região – muitos pedreiros, faxineiros, motoristas de app e profissionais de saúde – trancaram portas, desligaram luzes e monitoraram grupos de WhatsApp
com vídeos de viaturas circulando por supermercados, estacionamentos e ruas residenciais. “Foi um dia surreal. Todo mundo que eu conheço ficou dentro de casa”, relatou um imigrante brasileiro residente há nove anos em Indian Trail, cujas ruas viraram cena de tensão. Sua companheira, que atravessou pelo México, teme deportação imediata sem fiança.
Pelo menos três brasileiros foram detidos, confirmado por fontes locais ao portal Terra.Bairros como East Charlotte e South Boulevard, redutos latinos, asiáticos e brasileiros (15% da população imigrante), paralisaram: a igreja evangélica Lagoinha Charlotte cancelou cultos; mercados asiáticos e latinos fecharam cedo; lojas e restaurantes baixaram portas.
Casos brutalizaram: Willy Aceituno, cidadão americano hondurenho, teve janela do carro quebrada e foi algemado 20 minu-
tos até provar cidadania; adolescente imobilizado no chão de supermercado; homem desmaiou em perseguição perto de igreja.
Brasileiros relataram cenas semelhantes no Super G Mart e Central Avenue.“É um dia de vergonha que aterroriza famílias inocentes”, criticou Nikki Marín Baena, da Siembra NC, ao The New York Times, destacando queda na criminalidade local.
Prefeita democrata Vi Lyles e governador Josh Stein condenaram: “Maioria detidos sem condenações; alguns são cidadãos americanos”. Border Patrol celebra “sucesso” e planeja ações em Nova Orleans. “Charlotte era nosso refúgio; agora vivemos olhando por cima do ombro”, disse uma brasileira à CNN. Com operação sem data fim (possíveis dez dias), ONGs como Carolina Migrant Network e Siembra NC atendem linhas diretas nonstop.
Queda na matrícula de alunos imigrantes pressiona orçamentos escolares nos EUA
Escolas públicas nos EUA enfrentam queda drástica na matrícula de alunos imigrantes, causando déficits orçamentários e cortes em pessoal/programas, devido a menos chegadas e saídas voluntárias/deportações sob o endurecimento migratório do governo Trump. Em Miami-Dade (Flórida), apenas 2.550 novos alunos estrangeiros foram matriculados este ano letivo, contra 14 mil no anterior e 20 mil no retrasado, gerando rombo de US$ 70 milhões no orçamento distrital. Luisa Santos, conselheira escolar e ex-aluna imigrante, chamou de “triste realidade”: “Cheguei aos 8 anos; as escolas me deram tudo.”
A tendência afeta áreas rurais e urbanas. Em Albertville (Alabama), onde 60% dos alunos são latinos graças à mão de obra hispânica nas indústrias avícolas, nenhuma nova matrícula na academia para recém-chegados; superintendente Bart Reeves prevê corte de 12 professores pela queda de receita per capita. “Com o fechamento da fronteira, isso não está acontecen-
do”, disse. Casos de “autodeportação” esvaziam salas: em agosto, mãe guatemalteca de sete filhos detida na Flórida; crianças ficaram com amiga Edna (fictício por medo), que lamentou: “Minha casa parece um jardim sem flores.” Na Guatemala rural, sem acesso a telefone, as crianças ainda não foram matriculadas.
Em Denver (Colorado), 400 novos alunos vs. 1.500 no ano passado; Waukegan (próximo a Chicago), 100 a menos; Houston fechou escola para novatos (de 111 para 21 alunos); Chelsea (Massachusetts), 152 inscrições vs. 592, com 844 desligamentos desde janeiro,
muitos retornando a origens. “Sente-se o medo no ar”, relatou diretor Daniel Mojica, citando presença de agentes de imigração. Em San Diego, Perkins K-8 (terço dos alunos em rua) não matriculou nenhum novo imigrante, após dezenas via Tapón del Darién. Diretor Fernando Hernández teme isolamento infantil, como na pandemia: “Essas crianças precisam estar na escola.” Venezuelana Natacha evita sair, mas leva filhas à aula, vigiando retrovisor: “Entrego-me a Deus.”Especialistas alertam para agravamento no financiamento, diversidade cultural e empatia geracional a longo prazo.
De grão em grão a paciência se esgota: como as cidades santuários transformaram pequenos delitos em grande
insegurança
JUNOT
As políticas de “cidades santuárias” nos EUA, originadas nos anos 1980 para proteger imigrantes centro-americanos de guerras e intensificadas nos 2000 contra deportações em massa sob Bush e Obama, visavam evitar que prisões locais servissem de armadilhas para o ICE. Inicialmente humanitárias, impediam retenções extras por infrações civis como dirigir sem habilitação, fomentando confiança comunitária para reportar crimes reais e combatendo raids raciais. No entanto, evoluíram para um limbo legal que tolera “pequenos delitos” (misdemeanors) como roubo de loja, porte de drogas leves, embriaguez pública e ameaças verbais, liberando infratores sem detainers federais, o que gera impunidade, reincidências e erosão da confiança pública.
O texto questiona essa leniência: em países de origem como Brasil e México, esses atos são punidos rigorosamente – no Brasil, furto simples rende até 4 anos de prisão (art. 155 CP), Lei Seca multa embriaguez
ao volante em R$ 2.934 com suspensão de CNH, e porte de drogas leva a detenção (Lei 11.343/2006); na Colômbia, sanções penais com reabilitação forçada (Lei 1453/2011). Esses sistemas centralizados veem “pequenos delitos” como portais para caos, sem o manto de “justiça social” que ampara santuários em estados “azuis” democratas, priorizando a 4ª e 10ª Emendas sobre enforcement federal.
O caso de Charlotte (NC), com políticas de não cooperação ao ICE desde 2019 sob xerife Garry McFadden, ilustra a deriva: 1.400 detainers ignorados desde 2020 por misdemeanors anti-sociais. Em 15/11/2025, o DHS lançou a Operação Charlotte’s Web, liderada por Gregory Bovino, detendo 81 no primeiro dia e >130 em 48 horas, focando gangues como MS-13, mas pegando muitos por “pequenos delitos” acumulados (ex.: ~25-30 por shoplifting em East Charlotte, afetando lojistas; ~20-25 por drug possession, com reincidências; ~15-20 por public intoxication, elevando absenteísmo escolar a 25%; ~10-15 por verbal assaults). Operação continua
até 18/11, expandindo a Raleigh, causando fechamento de lojas, protestos com gás lacrimogêneo e críticas do governador Josh Stein por “instigar medo”, com ACLU alegando violações da 4ª Emenda. Muitos detidos são trabalhadores honestos, colaterais da leniência.
Críticos como Heritage Foundation veem santuários como risco à segurança; estudos pró (Vera Institute) alegam redução de crimes em 35,5/10 mil habitantes, mas ignoram custos a vítimas (famílias sem carro por vandalismo, lojistas falidos). Ativistas romantizam infratores como “vulneráveis”, esquecendo cidadãos comuns – muitas vezes imigrantes legais – que pagam a impunidade. Tom Homan, czar de fronteiras de Trump, afirmou em fev/2025 à Fox News: “Se prisões honrassem detainers, não haveria operações de rua afetando inocentes; seriam seletivas nas cadeias.”
O texto conclui: santuários levam de proteção a caos, demandando reforma para equilibrar humanidade e responsabilidade, questionando leniência ridicularizada em origens imigrantes.
As milhares de pessoas adotadas por americanos que temem ser deportadas
Shirley Chung, nascida em 1966 na Coreia do Sul e adotada quando tinha 1 ano por uma família americana, viveu 46 anos acreditando ser cidadã dos EUA. Em 2012, ao tentar repor seu cartão de segurança social, descobriu que nunca teve cidadania. Seus pais adotivos não completaram o processo de naturalização, e ela caiu num limbo jurídico que afeta entre 18 mil e 75 mil adotados internacionais nos EUA, especialmente os que chegaram antes de fevereiro de 1983 – data-limite da Child Citizenship Act de 2000, que passou a conceder cidadania automática apenas a adoções posteriores. Muitos desses adotados só descobrem a falta de cidadania ao tentar tirar passaporte, viajar ou renovar documentos. Alguns já foram deportados; um sul-coreano adotado cometeu suicídio em 2017 após ser expulso. Outros vivem escondidos, evitando lugares públicos e compartilhando localização em tempo real com
amigos por medo de detenção. Desde o retorno de Donald Trump à presidência em 2025, organizações de apoio relatam explosão de pedidos de ajuda: mais de 275 só no centro liderado por Greg Luce. O clima de deportações em massa – incluindo casos polêmicos como os 238 venezuelanos enviados para prisão salvadorenha e centenas de trabalhadores sul-coreanos algemados na Geórgia – aumentou o pânico entre adotados sem cidadania. Advogados e ativistas afirmam que a solução é simples e apartidária: conceder cidadania automática retroativa a todas as crianças adotadas legalmente por cidadãos americanos, independentemente da data de nascimento, cumprindo a promessa original feita às famílias. “Não somos imigrantes ilegais. Fomos colocados em aviões quando éramos bebês”, resume Shirley Chung, hoje com 61 anos, que pede diretamente a Trump: “Escute nossa história e tenha compaixão.”
Um júri do Tribunal Superior de Suffolk condenou a Polícia Estadual de Massachusetts a indenizar 26 oficiais atuais e aposentados em US$ 6,8 milhões por práticas discriminatórias sistemáticas em promoções entre 2012 e 2022.A principal beneficiária é a detetive-tenente aposentada Lisa Butner, mulher negra que receberá mais de US$ 4,1 milhões. Butner provou ter sido preterida repetidamente em favor de homens brancos
Apesar do clima de medo provocado pelas políticas de imigração da segunda administração Trump, a grande maioria dos imigrantes que vivem nos Estados Unidos afirma que, se pudesse voltar no tempo, ainda escolheria vir para o país — e pretende continuar aqui, mesmo sob risco real de deportação. Os dados são da pesquisa “KFF/ The New York Times 2025 Survey of Immigrant Families”, divulgada na terça-feira (18), que ouviu 1.805 imigrantes adultos (cidadãos naturalizados, residentes permanentes legais e indocumentados) entre 28 de agosto e 20 de outubro de 2025. A margem de erro é de ±3 pontos percentuais.
menos qualificados, inclusive para uma vaga na divisão de assuntos internos em 2013. Após reclamar, foi transferida para turnos noturnos e quartéis distantes como retaliação. Outros autores incluem os sargentos Luis Martinez e Dana Oliver (negro e hispânico) e as policiais Marion Fletcher e Deborah Ryan (mulheres brancas), que também demonstraram terem sido superados por candidatos com notas inferiores em exames escritos e orais.
Metade dos imigrantes se sente menos segura no segundo mandato de Trump 49% afirmam que eles e suas famílias “se sentem menos seguras” desde que Donald Trump voltou à Casa Branca em janeiro de 2025.
• Apenas 19% dizem se sentir “mais seguros”.
• 32% relatam sentir “quase o mesmo” em termos de segurança.
• O aumento do medo é especialmente marcante entre os imigrantes legalizados:
• 41% dos cidadãos naturalizados e residentes permanentes legais agora temem que eles próprios ou algum familiar
Testemunhos e análises estatísticas apresentadas ao júri revelaram um padrão claro: promoções para sargento, tenente e cargos de comando eram decididas por “conexões pessoais” dentro de um grupo dominante de homens brancos – descrito pelos próprios autores como “clube de meninos brancos”. Mulheres eram praticamente excluídas de unidades especializadas e negros e latinos ignorados mesmo com desempenho superior.“
próximo seja detido ou deportado — um salto em relação aos 26% registrados em pesquisa semelhante de 2023. Mesmo com medo, a maioria quer ficar. Apesar da insegurança, a pesquisa mostra uma resiliência impressionante:
• Mais de 70% dos entrevistados (incluindo indocumentados) afirmam que, se pudessem voltar no tempo, ainda escolheriam migrar para os Estados Unidos.
• Apenas 36% consideram os EUA “um ótimo lugar para imigrantes” atualmente, mas 60% dos que pensam assim
Os dados não mentem: quem decidia era um círculo fechado que protegia os seus”, resumiu o advogado dos autores, Héctor Piñeiro.A Polícia Estadual afirmou em nota que, desde 2019, reformulou completamente os processos de promoção, adotando critérios objetivos e maior transparência. Ainda assim, o júri considerou
dizem que “os EUA costumavam ser um ótimo lugar, mas já não são mais”. Por que decidem permanecer? Os próprios entrevistados apontam os principais motivos para não sair, mesmo diante das deportações e operações do ICE em cidades antes consideradas “santuário”:
• Oportunidades econômicas e empregos que ainda não encontram equivalente nos países de origem.
• Educação de qualidade para os filhos (mesmo com medo, 30% dos pais evitaram levar crianças ao médico por receio de fiscalização).
• Raízes familiares já estabele-
que as práticas discriminatórias foram intencionais e persistentes por uma década.
O veredicto é um dos maiores já registrados contra uma agência policial de Massachusetts por discriminação. Os valores incluem danos compensatórios e punitivos e ainda podem aumentar com juros até o pagamento final.
cidas: muitos têm filhos cidadãos americanos ou cônjuges legalizados.
• o Percepção de que, apesar de tudo, os EUA continuam oferecendo mais segurança e liberdade do que os países que deixaram — especialmente para quem fugiu de violência, perseguição política ou colapso econômico. “É um medo real, mas é também uma escolha racional”, resumiu Arturo Vargas, diretor executivo da NALEO Educational Fund, ao comentar os resultados. “As pessoas pesam o risco da deportação contra a quase certeza de uma vida pior se voltarem.”
Seguro
Visto
Taxas de Concessão de Asilo em Tribunais de Imigração dos EUA Caem
pela Metade, Revelam Disparidades Enormes nas Decisões dos Juízes
Nos últimos 12 meses até agosto de 2025, as taxas de concessão de asilo nos tribunais de imigração dos EUA caíram pela metade, de 38,2% para 19,2%, segundo relatório do Transactional Records Access Clearinghouse (TRAC) da Universidade de Syracuse.
O declínio, agravado pelo shutdown governamental que limitou dados atualizados, reflete um sistema sobrecarregado e restritivo, com tendência iniciada sob Biden e intensificada por Trump, que assumiu em janeiro de 2025.Sob
Trump, o ritmo de decisões acelerou inicialmente: em abril e maio, >12 mil casos/mês (vs. 6-7 mil sob Biden).
Porém, a partir de junho, houve queda, com 9.269 casos em agosto (redução de 25% no pico), devido a demissões de ≥70 juízes sem novas contratações no FY 2025 (apesar de 18 empossados no Q1 sob Biden). Isso ameaça agravar o backlog de >3 milhões de casos.O relatório “Immigration Court Asylum Grant Rates Cut in Half While Wide Disparities Found Among Judge Decisions” destaca disparidades gritantes entre juízes: taxas variam de 97,1% a 2,6% (diferença
de 90 pontos percentuais). Na Corte de San Francisco, de 97,1% a 4,8% (>90 pp); Nova York, 92,4% a 2,6% (90 pp); Boston (85,4 pp), Sacramento (84,2 pp) e Arlington (84,1 pp). Essas desigualdades perpetuam injustiças e minam a confiança no sistema, onde destinos de famílias dependem de lotação judicial e políticas voláteis. Analistas do TRAC alertam para erosão do direito ao asilo por cortes orçamentários e demissões. Com Trump priorizando deportações rápidas, o futuro é incerto. Relatórios completos e dados por juiz (atualizados até agosto 2025) estão disponíveis no site do TRAC para transparência.
Você com certeza já deve ter visto algum vídeo, ou cartaz nas redes sociais, de uma mãe mineira procurando o paradeiro do seu filho nos Estados Unidos.
Trata-se jovem mineiro Wellison que inicialmente residia em Bridgeport, Connecticut, e posteriormente se mudou para Rochester, no estado de Nova York.
Segundo informações adquiridas pelo Jornal Comunidade News, logo após essa mudança de endereço, a comunicação entre mãe e filho teria encerrado definitivamente.
A mineira Natália Silva, moradora de Água Boa (MG), vive há seis meses a angústia de não saber o paradeiro do filho, Wellison Mendes da Silva, que interrompeu todo contato com a família pouco depois de chegar aos Estados Unidos.
O jovem, nascido em 2001, fez seu último contato em 1º de maio deste ano e, desde então, não enviou mensagens, não atendeu ligações e não deu qualquer notícia. Deixando sua família, principalmente sua mãe, muito preocupada.
Segundo ela, a situação afetou profundamente toda a família. A irmã de Wellison, com quem ele mantinha forte vínculo afetivo, apresenta sintomas emocionais desde o sumiço do irmão. “Ela está passando mal, vivendo à base de medicamentos”, relatou a mãe.
O brasileiro Junior que divul-
gou o caso, informou que, após mobilização nas redes sociais e com o apoio do policial Maycon MacDowel, da SWAT, parte da situação foi esclarecida.
Foi através da última localização do jovem que o policial conseguiu avançar as buscas. O policial entrou em contato com o proprietário de um restaurante onde Wellison teria trabalhado. O homem confirmou que o brasileiro foi funcionário do estabelecimento, mas revelou que, há algum tempo, ele deixou o emprego e decidiu viver nas ruas.
Segundo o dono do restaurante, Wellison continua indo ao local diariamente para tomar banho, mas está sem telefone. O motivo da decisão de morar na rua permanece desconhecido, já que ele tinha oportunidade de trabalho garantida.
Comunidade News
DE SEGUROS?
Da escassez à abundância: A virada de chave mental do imigrante empreendedor
Empreender como imigrante nos Estados Unidos é, por si só, um ato de coragem e resiliência. A chegada em um novo país, com idioma diferente, cultura desconhecida e recursos limitados, coloca o empreendedor em um estado de urgência. É nesse cenário que nasce o chamado Modo Sobrevivência — uma mentalidade marcada por esforço extremo, foco em pagar contas e evitar o fracasso a qualquer custo.
Esse modo é necessário no início. Ele ensina a acordar cedo, trabalhar duro, economizar cada centavo e aceitar qualquer cliente. É uma escola prática de superação. No entanto, com o tempo, o que era motor vira freio. Muitos empreendedores permanecem presos a essa mentalidade mesmo após alcançarem estabilidade
financeira. Continuam operando com medo, recusando-se a delegar, evitando investimentos e centralizando todas as decisões. Trabalham 14 horas por dia, mas não conseguem crescer. O problema, nesse ponto, não é mais o negócio — é o modelo mental que o comanda.
A transição para o Modo Abundância começa com uma mudança de consciência. O empreendedor deixa de ser bombeiro e passa a ser arquiteto. Em vez de reagir a emergências, ele começa a construir com visão de longo prazo. Cada decisão deixa de ser uma resposta ao mês atual e passa a ser um tijolo na construção de algo maior.
A diferença entre os dois modos é sutil, mas profunda:
- O sobrevivente pergunta
“quanto custa?”; o abundante pergunta “quanto rende?”.
- O sobrevivente tenta fazer tudo sozinho; o abundante cria sistemas e capacita pessoas.
- O sobrevivente teme perder; o abundante foca em criar valor. Essa mudança não depende do saldo bancário, mas da mentalidade. É possível agir com abundância mesmo com poucos recursos, desde que haja clareza de propósito e confiança no processo.
Três sinais de que o empreendedor ainda está preso à escassez:
1 - Dificuldade em delegar: a crença de que “só eu sei fazer” limita o crescimento. O verdadeiro líder forma pessoas melhores que ele em áreas-chave.
2 - Medir tudo pelo custo, não pelo retorno: hesitar em in-
vestir em ferramentas, mentoria ou equipe por causa do preço imediato impede saltos de longo prazo.
3 - Medo de parar: quando o descanso é visto como luxo, e não como parte da estratégia, o empreendedor se torna escravo do próprio negócio.
A transição exige ações deliberadas:
- Estabelecer metas baseadas em liberdade, e não apenas em faturamento.
- Investir em conhecimento e networking, pois o capital mais valioso é o intelectual e relacional.
- Implementar sistemas e indicadores, que tragam previsibilidade e autonomia ao negócio.
- Praticar o desapego financeiro inteligente, investindo com propósito em equipe, marketing e
tempo.
No mercado americano, o networking é um ativo estratégico. Conexões abrem portas, aceleram aprendizados e ampliam horizontes. Já os sistemas — sejam tecnológicos, operacionais ou de gestão — transformam o negócio em uma máquina que funciona mesmo sem a presença constante do fundador. Um negócio que depende exclusivamente do dono é, na prática, um emprego disfarçado. A virada de chave acontece quando o empreendedor para de buscar apenas segurança e passa a buscar expansão. Quando a pergunta deixa de ser “e se der errado?” e se torna “e se der certo?”. O salto mais importante não é financeiro — é de consciência. E o primeiro investimento é o mais transformador: mudar a forma como se pensa.
Geração Z toma as ruas do México contra ‘narco-guerrilhas’
No sábado (15/11/2025), milhares de jovens da Geração Z mexicana tomaram as ruas da Cidade do México, Guadalajara e outras cidades na “Marcha da Geração Z”, exigindo mão dura contra os cartéis de droga. O estopim foi o assassinato do prefeito independente de Uruapan, Carlos Manzo (1º/11), morto por um menor ligado ao crime organizado. Manifestantes acusaram o governo
da presidente Claudia Sheinbaum de “cumplicidade” e rejeitaram a política de “abraços, não balas” da esquerda, gritando “queremos balas contra os narcos”.
Usaram bandeiras piratas de One Piece como símbolo de rebelião juvenil e homenagearam Manzo com “Somos todos Carlos Manzo”. Os protestos terminaram em violentos confrontos: 120 feridos (60 policiais) e 20 detidos.
O movimento, organizado por redes como Discord e
Instagram, expôs a segurança como calcanhar de Aquiles de Sheinbaum (apesar de aprovação acima de 60%), com 72% dos mexicanos vendo a violência como principal problema.
Paralelos impressionantes foram traçados com a revolta da Geração Z no Nepal (setembro 2025), que derrubou o governo em 48 horas após proibição de redes sociais, usando os mesmos símbolos de One Piece contra corrupção e desemprego juvenil. Analistas veem uma
insatisfação global da Geração Z contra sistemas predatórios, seja narco-violência (México) ou corrupção endêmica (Nepal). Sheinbaum classificou os protestos como “inorgânicos” e “promovidos do exterior”, mas a juventude sinaliza que não aceita mais promessas vazias.
Especialistas alertam: sem ações firmes de inteligência e repressão qualificada, a esquerda mexicana pode perder essa geração para narrativas populistas de direita nas eleições de 2026.
CrônicasDO dia a dia
Convite especial: venham nos
No dia 6 de dezembro, temos um encontro marcado com muito riso, emoção e inspiração!
A peça
prestigiar!
“Cinquentona é a Vovozinha” é um espetáculo feito por mulheres e para mulheres de todas as idades — uma celebração da vida, dos sonhos que não envelhecem e da força feminina em qualquer fase!
Uma história leve, divertida e profundamente tocante sobre uma mulher de 50+ que ainda tem MUITO pra viver, amar e realizar.
ÚNICA APRESENTAÇÃO
Dia 6 de dezembro (sábado)
20h
Cantinho do Dionísio – 8 Summer St, Woburn - MA
Elenco incrível:
Edel Holz | Iris Gouvêa | Lais Ribeiro
Música ao vivo que vai emocionar:
Fernando Holz (voz e violão)
Lara Salustiano (violino)
Na noite, vamos homenagear duas mulheres extraordinárias da nossa comunidade:
Rachel Costa e Adriana Fernandes
Ingressos:
$20 antecipado
$30 na porta
Corre garantir o seu, porque vai esgotar!
Você vai mesmo perder essa chance de rir, se emocionar e sair do teatro se sentindo mais viva do que nunca?
Reservas e informações: (617) 229-8403
Te esperamos lá!
Vai ser lindo!
SOBRE A COLUNISTA
Edel Holz é a mais premiada e consagrada atriz, roteirista, diretora e produtora teatral brasileira nos Estados Unidos. Inquieta e de mente profícua, Edel tem sempre um projeto cultural engatilhado para oferecer para a comunidade brasileira. Depois de anos de ausência, Edel volta a abrilhantar as páginas de um jornal. Damos as boas vinda à poderosa e de mente efervescente Edel.
Lula Indica Jorge Messias, o ‘Bessias’ da Lava Jato, para Vaga no STF
Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta quinta-feira a indicação do advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, para ocupar a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) pela aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso, em 18 de outubro. Aos 45 anos, Messias – eternizado como “Bessias” em um áudio vazado da Operação Lava Jato – surge como um nome técnico e de confiança do Planalto, mas que reacende debates sobre proximidade política com o petismo. Messias, procurador concursado da Fazenda Nacional desde 2007, ganhou notoriedade em 2016, durante o governo Dilma Rousseff. Em uma ligação interceptada pela Polícia Federal e divulgada pelo então juiz Sérgio Moro, a ex-presidente mencionou o envio de um termo de posse para Lula como ministro da Casa Civil “em caso de necessidade”, via “Bessias” –pronúncia distorcida de Messias, então subchefe para Assuntos Jurídicos
da Casa Civil.
O episódio, que culminou na anulação da nomeação por Gilmar Mendes, simbolizou para críticos a manobra para blindar Lula de investigações. Anos depois, o STF declarou Moro parcial no caso do triplex do Guarujá, invalidando provas da Lava Jato.
Nascido no Recife e se dizendo evangélico, Messias acumula experiência em litígios tributários e atuou em cargos como subchefe de Análise de Políticas Governamentais da Casa Civil, secretário de Regulação no Ministério da Saúde e consultor jurídico no MEC.
Nomeado AGU em 2023 por Lula, defendeu o governo em ações sobre vacinas, tributos e atos antidemocráticos, consolidando-se como um perfil dialogador – inclusive com a bancada evangélica, aliviando tensões pré-eleições de 2026. A indicação, após 42 dias da vaga, é a quinta de Lula na composição atual do STF, incluindo Cármen
Lúcia, Dias Toffoli, Cristiano Zanin e Flávio Dino.
O ministro André Mendonça, indicado por Bolsonaro, endossou o nome: “Qualificado e constitucional. Apoio no diálogo com senadores”. A OAB também elogiou sua expertise.
No Senado, o processo segue rito constitucional: sabatina na CCJ e votação no plenário. Indicações anteriores de Lula variaram – Dino aprovado por 47 a 31, Zanin por 58 a 18 –, mas analistas preveem resistência do Centrão, com Alcolumbre exigindo contrapartidas altas.
Críticos, como em postagens no X, ironizam: “Terceiro capacho de Lula no STF” ou “Pau-mandado de Dilma”.
Defensores destacam integridade: “Dedicação e zelo institucional”, tuitou Messias.
Se aprovado, Messias – que pode ficar até 2055 – reforçaria o viés progressista da Corte, mas o risco de rejeição é real, em um Congresso fragmentado.
A COP30, vendida como o grande momento amazônico do Brasil, revela-se um circo de horrores logísticos, uma vergonha nacional que expõe a total incompetência do governo Lula em gerir um evento de US$ 1 bilhão. Delegados famintos, endividados e aterrorizados fogem de hotéis usurários, restaurantes extorsivos e estruturas precárias, enquanto o planeta queima – e o anfitrião brasileiro ri por último, ou melhor, chora em silêncio.Desde o dia 10, a recepção é um pesadelo: falta de hospedagem crônica força delegações pobres a reduzir números ou boicotar, com preços de quartos triplicados – de US$ 700 a US$ 1.400 por noite, inviabilizando a presença de jovens e nações vulneráveis.
Uma pesquisa da UNFCCC revelou que apenas 18 países – majoritariamente ricos – garantiram vagas, enquanto africanos e pacíficos imploram por realocação, ignorada por um Planalto teimoso.
Empresas fogem para Rio e São Paulo, temendo o “desafio logístico” que o presidente da
COP30, André Corrêa do Lago, admite ser uma barreira humilhante. A fome é o golpe baixo: refeições nos pavilhões custam fortunas – equivalentes a salários mínimos locais.
Infraestrutura? Um insulto: goteiras, ar-condicionado falho, invasões de manifestantes e segurança que intimida indígenas, como denunciado pela ONU em carta furiosa ao Itamaraty. Atrasos, gafes e ausência de líderes como Trump minam tudo, transformando a cúpula em farsa performática.
E agora, a cereja podre: o incêndio no Pavilhão dos Países evacua milhares em pânico, rasgando tendas inflamáveis e paralisando negociações nos dias finais. Guterres clama por acordo, mas o Brasil entrega caos – uma “bomba-relógio logística”, como alerta o Observatório do Clima. Sob os olhos atônitos de Guardian, Reuters e Valor, o anfitrião falha espetacularmente, priorizando vaidade sobre decência e traindo a Amazônia que jurou salvar.
do Alex COLUNA
In Brazil Tia Márcia
Neste Thanksgiving, queremos celebrar cada um de vocês, amigos, parceiros e leitores que semanalmente iluminam a Coluna Social da Aquarela com carinho, presença e ‘Aquele Abraço’, que simboliza nosso espírito de união. Que esta data renova a gratidão pelos laços que construímos juntos e fortaleça ainda mais o que nos move: acolhimento, comunidade e histórias que inspiram. Desejamos que seu lar seja preenchido por convivência calorosa, conversas que aquecem a alma e momentos de paz ao lado de quem importa. Que a generosidade desta época transborde para os próximos dias e que sigamos conectados, celebrando conquistas, sonhos e a beleza das relações humanas. Feliz Thanksgiving, com todo o afeto da família Aquarela. Marcello, D.Áurea, Denise, Gwyneth and Lucky!
Congrats! Ricardo e Diego
Querida Tia Márcia, que esta data tão especial tenha sido cercada pelo carinho do seu apaixonado esposo, das suas belas princesas Cinthia e Yvi, dos netos, irmãos, sobrinhos e tantos familiares queridos. É lindo ver o amor, a união e a força da família refletidos no seu sorriso e na forma acolhedora com que você recebe a todos. Que este novo ano de vida traga ainda mais saúde, paz e momentos felizes ao lado de quem ilumina sua jornada. Você é inspiração, ternura e presença marcante em cada reunião familiar. Parabéns, Tia Márcia! Que Deus te abençoe sempre, com muito amor, alegria e aquele abraço caloroso da Família Aquarela.
Dinâmica Alex e Ana Paula
Parabéns por essa década de amor, parceria e companheirismo que vocês construíram com tanta leveza e autenticidade! Que este aniversário de relacionamento venha repleto de celebração, lembranças felizes e novos sonhos compartilhados. Que a energia bonita que vocês emanam continue inspirando todos ao redor, e que cada novo dia seja uma oportunidade de renovar esse laço tão verdadeiro. Congrats pelos 10 anos, e por essa família maravilhosa que vocês formaram!
Aquele Abraço! Regis Savi
Aquele abraço, Regis! Nesta semana, você celebrou mais um ano de vida rodeado por familiares e amigos, e nada poderia combinar mais com esse momento do que o acolhimento, a alegria e a união que marcam sua trajetória. Que esta nova volta ao sol venha cheia de boas surpresas, saúde e conquistas que façam seu coração sorrir. Receba nosso carinho e nossa homenagem por tudo o que você representa: amizade verdadeira, presença leve e energia sempre positiva. Que a vida continue te brindando com motivos para festejar e com pessoas que caminham ao seu lado. Parabéns e
A Dupla Dinâmica desta semana da Aquarela é composta pelo amigão, Alex Flor e sua eterna princesinha, Ana Paula. Pai e filha que, quando chegam juntos, preenchem qualquer ambiente com uma energia contagiante e uma alegria que simplesmente transborda. É lindo ver a sintonia, o carinho e a luz que irradiam lado a lado. Que boas vibrações continuem guiando os caminhos de vocês, trazendo sempre união, saúde e momentos inesquecíveis, porque onde essa dupla aparece, a vida ganha cor e sorriso!
Aquele Abraço, brother!
Neste domingo é dia de celebrar você, Allex Silva, talento gigante, DJ & VJ renomado, amigo leal e alma vibrante que transforma qualquer ambiente com sua energia única. Que seu aniversário seja tão especial quanto a jornada que você trilha, cercado pela bela Elaine, sua esposa parceira de todas as horas, e pelo carinho dos familiares e amigos que admiram quem você é dentro e fora das luzes. Que venha mais um ano de conquistas, música boa e momentos inesquecíveis. Parabéns, Brother!
Feliz aniversário para o amigo de longa data, Lucio Tedesco, carinhosamente conhecido em nossa comunidade como ‘Lução’! Nesta semana, você celebrou mais um capítulo da sua história, e nós celebramos junto a alegria de ter você na vida, sempre com seu bom humor, sua força e a amizade que atravessa os anos com leveza e carinho. Que este novo ciclo venha repleto de saúde, realizações e momentos que te façam sentir o quanto é especial para todos ao seu redor. Parabéns, Lucio! Que a vida continue te presenteando com motivos para sorrir e com pessoas que caminhem ao seu lado nas melhores vibrações. Happy Birthday, brother!
Nesta sexta-feira você celebra mais uma Primavera, irradiando a mesma força, doçura e alegria que fazem de você essa mãezona maravilhosa do “Imperador Marco Antônio”. Que seu dia seja repleto de carinho, risadas sinceras e momentos especiais ao lado dos familiares e bons amigos que tanto te admiram. Que este novo ciclo traga ainda mais luz, saúde e conquistas para a sua caminhada. Você merece cada gesto de amor e cada homenagem, porque transforma tudo ao seu redor com sua energia acolhedora e seu coração gigante. Parabéns, Mel, e que venham muitas primaveras cheias de bênçãos, alegria e aquele abraço da Coluna da Aquarela!
Parabéns para a amiga e colega colunista social, do Brazilian Times, Marlene Paiva, pelo recebimento do ‘IBIORG Awards’, como Personalidade Feminina e Empreendedora, no Copacabana Palace, nesta semana. Desejamos que seus novos caminhos sejam repletos com muito sucesso e prosperidade. Felicidades!
Parabéns, meu amigo de longa data, Alex Nunes! Nesta segundafeira, celebramos não apenas mais um ano da sua vida, mas toda a história, as memórias e a amizade sólida que construímos ao longo dos anos. Que seu dia seja iluminado pela presença da sua amada Ana, dos seus filhotes e de todos os familiares e amigos que têm o privilégio de caminhar ao seu lado. Você merece cada gesto de carinho e cada homenagem, porque faz a diferença na vida de quem te conhece. Feliz aniversário, e que venham muitos outros,
Muitas felicidades, querida Junia Rusin! Nesta sexta-feira, celebramos não apenas seu dia, mas toda a elegância, força e presença luminosa que você leva por onde passa. Sua confiança, seu carisma e a maneira única com que transforma qualquer ambiente em algo mais bonito são inspirações verdadeiras. Que este novo ciclo venha cheio de saúde, conquistas e momentos que façam seu coração transbordar de alegria. Que cada sonho continue encontrando espaço para florescer e que a vida siga te presenteando com tudo aquilo que você merece. Parabéns, Juninha, com as melhores vibrações da Aquarela!
Confira os eventos mais importantes deste final de semana em Massachusetts
Aquele Hello especial da Aquarela para a bela amiga, Adrielle Paulino, que celebrou mais uma Primavera nesta semana, ao lado de seu amado esposo, Renan, familiares e amigos. Que todos seus sonhos sejam sempre recheados com muita paz, saúde, alegria, harmonia e sucesso em sua vida. Feliz aniversário, querida!
Happy Thanksgiving! Família Aquarela
Hello, Brother! Allex Silva
Parabéns! Alex Nunes
Dupla
Made
Feliz Aniversário! Mel Ferraz
Top Model Junia Rusin
Happy Birthday! Lucio Tedesco
Alegria! Alegria! Marilene Paiva
Hello, Girl! Adrielle Paulino
Coluna: Em Pauta
* Por Thaís Partamian Victorello - @thaisvictorello
DESTAQUE
Elaine Med Spa & Le Rituel
comemoram sucesso de live de 12 horas de promoção
O que já tem um preço muito bom, conseguiu ficar com preços ainda melhores! A clínica de estética brasileira mais completa de Massachusetts – Elaine Med Spa - e a marca marca queridinha das brasileiras que não abrem mão de beleza, saúde e bem-estar, a Le Rituel, decidiram antecipar as promoções de Black Friday e na terça-feira, dia 18, realizaram uma Super Live, com 12 horas de duração, com promoções e condições de pagamentos incríveis! A empresária e proprietária das duas marcas, convidou
personalidades especialistas e influenciadoras para apresentarem as promoções dos mais modernos procedimentos estéticos e de toda a linha de produtos da Le Rituel, com destaque para o lançamento do tão aguardado novo sabor do Whey Protein: Doce de Leite. A live foi um sucesso de vendas. “Essa é uma das formas que tenho de agradecer a Deus e as minhas clientes incríveis nesse Thanksgiving. A live foi sensacional e tivemos preços realmente incríveis”, conta a empresária.
Para ficar por dentro das novidades, lançamentos e promoções que sempre acontecem na Eaine Med Spa e na Le Rituel, siga: @elainemedspa e @lerituel_healthcare no Instagram.
American Airline é eleita a pior companhia aérea do mundo
Um novo índice global de insatisfação, criado pela Click Intelligence, analisou avaliações de passageiros, reclamações online, incidentes operacionais e notas no
Skytrax. A American levou só 2,9 de 10 em satisfação dos passageiros e teve 11 incidentes registrados.
Resultado? Último lugar no mundo. Enquanto isso, a Frontier e United vieram logo atrás. No ranking ACSI 2025: American tirou 73, Spirit 69 e a pior foi... Frontier com 65. Já a J.D. Power disse que a melhor em econômica é a Southwest, a melhor exe-
Fim dos brinquedos? Em 2026,
“Toy Story 5” trará reviravolta
radical
e vilão moderno
Uma das principais animações infantis da Disney das últimas duas décadas, ganhará mais uma sequência: Toy Story 5 promete ser lançado no próximo Verão, com data prevista de estréia nas telonas em 26 de junho. Assim como os quatro primeiros filmes, a sequência promete ser sucesso não só entre as crianças, mas também entre os milhares de adultos que são fãs da franquia que tem o cowboy Woody como protagonista. A grande novidade dessa produção, é abordar o impacto da tecnologia no brincar das crianças, substituindo os brinquedos tradicionais a dispositivos eletrônicos. E Jessie, será responsável por reunir os amigos novamente.
cutiva é a JetBlue e a premium é a Delta. Parece que o resultado muda dependendo do que é mais importante: conforto, segurança ou o número de reclamações.
Outros relatórios de satisfação do passageiro e de incidentes também a colocaram entre as piores em alguns anos. Para avaliar a satisfação ou insatisfação de clientes, são levados em consideração: pontualidade, taxa de reclamações, atendimento ao cliente, experiência de bordo ou segurança.
A turma enfrentam uma ameaça representada por tablets com inteligência artificial. E o possível vilão da história será LilyPad, um tablet com inteligência artificial que tentará controlar a atenção de Bonnie, a dona dos brinquedos. A sequência promete equilibrar momentos de comédia, tensão e nostalgia, mantendo o espírito de aventura que consagrou a franquia.
Classificadão
PARA ANUNCIAR, LIGUE 857-888-9186
Imóveis 22 Balcão de Empregos
Diversos
ALUGUEL EM FRAMINGHAM Tenho um quarto para alugar no centro de FRAMINGHAM-MA **+1(508)371-7820** JS1666
ALUGUEL EM MARLBOROUGH Passo apartamento em MALBOROUGH-MA, 2 quartos próximo ao brasileiro, interessados então em contato (860-888-9827) Gisele **+1(774)4148336** Vítor JS1666
ALUGUEL EM FRAMINGHAM apartamento disponível para alugar no norte de FRAMINGHAM-MA com dois quartos valor r$ 2.150 **+1(508)579-5661** JS1666
ALUGUEL EM LEOMINSTER Apartamento em LEOMINSTER-MA disponível para locação. Todo em piso laminado, sendo 3 quartos, sala e cozinha em conceito aberto, banheiro com lavanderia conjugada (possui as conexões para as máquinas), deck. As
entradas são independentes e são 3 vagas de estacionamento. Todos os utilitários incluídos no valor do aluguel (exceto internet). $ 2,500 (primeiro e último meses e depósito - o pagamento do depósito poderá ser facilitado). Interessados falar com Carlos **+1(781)4052948**. JS1666
ALUGUEL EM REVERE Alugo quarto já disponível, localizado em REVERE-MA divisa com Everett, está mobiliado. **+1(857)2582480** JS1666
ALUGUEL EM BOXBOROUGH Apartamento para alugar Localização: 300 Swanson rd, BOXBOROUGH-MA Valor: $1,600 (primeiro mês e último mês de depósito) 1 quarto 1 banheiro Apartamento fica no primeiro andar e está em ótimas condições. Área de lazer com área de churrasco. Disponível imediatamente. Mandar mensagem ou ligar para Rodrigo **+1(508)3206053**. JS1666
Imóveis
ALUGUEL EM MEDFORD Aluguel de 1 quarto disponível para mulher em MEDFORD-MA. $1.000 por mês com tudo incluso. Máquina de lavar e secar. Fácil acesso para estacionar. Contato: **+1(617)8934237** JS1666
ALUGUEL EM EVERETT Quarto em EVERETT-MA para alugar mobiliado com garagem. Para 01 ou 02 pessoas sem crianças. Informação WhatsApp **+1(617)504-4237** JS1666
ALUGUEL EM SOMERVILLE Aluga se um quarto em SOMERVILLE-MA já disponível **+1(857)523-6301** JS1666
ALUGUEL EM EVERETT Aluga-se um apartamento de 4 quartos em EVERETT-MA pra dia 1o próximo. 3600$ o aluguel. Não é necessário aplicação. Apenas o 1o e último mês. Apartamento será pintado ate o dia 1o. Tenho fotos do apartamento. Interessados entrarem em contato com Meireles! **+1(857)294-6379** JS1666
ALUGUEL EM EVERETT Aluga-se quarto
de solteiro perto da junior Scool para mulheres com apenas uma mulher no apartamento EVERETT-MA. Não precisa de dois aluguéis. Apenas um aluguel de 950$. Apartamento de dois quartos apenas. Quarto já está mobiliado com cama e Comoda. Interessados entrarem em contato com Meireles! **+1(857)2946379** JS1666
Quarto para alugar em Woburn a um minuto do Centro e perto de tudo. Laundry no basement, entrada independente, internet incluída. Ambiente tranquilo, limpo e agradável.$850 TRATAR COM: 774-2041076. JS1664
Quarto para alugar - Em Lowell - 1º piso, desocupado - Preço: $800.00 por mês - Mensagem 978.876.8650 - Não tem Park
ALUGUEL EM ROXBURY - Aluga-se 1 quarto em ROXBURY-MA crossing próximo à estação laranja. Pra mais informações **+1(857)312-3150**. JS1642
ALUGUEL EM EAST BOSTON - Tenho
Próximo do metrô (linha azul aeropor**+1(857)246-4242**. JS1642
PRECISA ALUGAR - Procuro quarto para
alugar em Lowell, para solteiro. Contato **+1(781)866-5315**. JS1642
ALUGUEL EM SOMERVILLE - Aluga se um quarto em SOMERVILLE-MA pra dia primeiro **+1(857)523-6301**. JS1642
Balcão Empregos
Diversos
Zelador de Áreas Externas Partner Facility Solutions – Weymouth, MA Pagamento: $20–$25 por hora (com base na experiência)
Horário: Segunda a Sexta: 10:00 AM – 5:00 PM Sábado: 10:00 AM – 6:00 PM. Envie seu currículo ou entre em contato com hr@ partnerfacility.com ou whats app: (978) 932-6714. JS1666
Recepcionista Bilingue- para escritório de advocacia. Português e Inglês fluentes. Espanhol é um diferencial. Salário competitivo. Comunicativo. Whatsapp: 857-417-9991 JS1666
Contrata-se- secretária para trabalhar em clínica de reabilitação física em Malden (MA(. Necessário falar inglês e ter documentos legais. Ligar: (617) 623-3700. JS1666
Dry Cleaner by Val - Procura meninas para trabalhar full time. Na cidade de Woburn,MA. Maiores infoacaoes entrar em contato com a Gracielle -617-771-5707 JS1666
The Wicked Oyster está contratando cozinheiros, ajudantes de cozinha e pessoas para lavar pratos. Compareça no 50 Main St, Wellfleet. JS1666
Mike’s Pizza & Seafood está contratando cozinheiro com experiência. Compareça no 315 Union St, Rockland. JS1666
Precisa-se de mecânico com experiência em Saugus. Ligue e fale em inglês no 857-
472-1310. JS1666
Choice Auto Center procura um mecânico com experiência em carros europeus e domésticos em Shrewsbury. Tel: (508) 864-9795 JS1666
Precisa-se de motorista em New Bedford. Ligue e fale em inglês no 774 303-1063. JS1666
Vaga para housekeeper (MULHER)- em hotel. Disponibilidade aos finais de semana. Início imediato, ligar ou mandar mensagem: (781) 658-0878. JS1666
Instalador de cerâmica (Tile/ceramica)- Precisamos de trabalhadores com responsabilidade, organizado e com experiência em instalação de tile, precisa ter carro! Mandar mensagem no: (774) 498-0941. JS1666
Procuramos- Profissional de Car Wash com experiência comprovada, ágil, dedicado e que não fique no celular durante o trabalho. Vaga fixa com oportunidade de crescimento. Local: Everett. Interessados, favor enviar mensagem: (857) 888-3264. JS1666
Loja em Peabody precisa de: Secretaria, Vendedor, Mecânico, Sócio investidor. Entrar em contato com Edson, 617.799.5088. JS1654
Oportunidade de Emprego na PTI InsuranceJunte-se à Nossa Equipe! A PTI Insurance está em busca de profissionais dedicados para se juntarem à nossa equipe, com foco no atendimento à comunidade brasileira em Massachusetts. Se você é bilíngue, organizado e tem um forte desejo de ajudar as pessoas, essa pode ser a oportunidade ideal para você! Requisitos: • Fluência em português e inglês • Excelente organização • Capacidade de trabalhar em equipe • Personalidade equilibrada e comportamento professional • Disposição para prestar um atendimento de qualidade aos clientes • Energia positiva e atitude proativa Detalhes da Vaga: • Salário: A ser negociado de acordo com a experiencia. • Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. • Benefícios: Incluem férias e folga remunerada. Oferecemos treinamento para candidatos com experiência em ambiente
de escritório, mesmo que não tenham atuado anteriormente no setor de seguros. Falar inglês com sotaque não é um problema, mas é fundamental possuir habilidades de comunicação em inglês, especialmente para interações por telefone.Como se Candidatar: Caso você atenda aos requisitos, envie seu currículo para Magno@ ptiinsurance.com JS1666
Todos os Canais de tv do Brasil por $10 dolares por mes ligue 781.827.1440. JS1637
PEDIDO DE DOAÇÃO (CAMA) - Minha amiga chegou recetimente e estar presizando de uma cama de preferecia de souteiro porque ela estar dormindo no coxao no chao ela mora em everete de preferecia alguem de everete porque ela nao tem carro alguem tem uma cama para doar o munero dela er **+1(857)888-3879** ANDRESA. JS1582 10 alqueires de terra pra venda, a quatorze km de distância de Governador Valadares MG!! Valor 120.000,00 por alqueire, para visitas ou maiores detalhes falar com Edmar.
WhatsApp +55 33 98813-0730
OPORTUNIDADE DE NEGOCIO estou prescisando de alugar uma oficina na regiao de malden, medford, somerville ou regiao um ponto comercial **+1(617)564-5665** . JS1573
OPORTUNIDADE DE NEGOCIO - estou querendo comprar um Isquede de casas se alguém tiver pra repassar
, terraço e quintal ! Documentação ok escriturado ! Casa bem localizada na Rua Omar Coutinho no Ipaba. Mais informações zap 31 971044543. JS1559
CIDADE
de serviço espaçosa e garagem pra três carros.. JS1559
O CONHECIMENTO através da Bíblia
visite o site: evangelhodagraca.com/
IPor : Pr
Soares Leite, O José
srael chega ao deserto de Sim dois meses e quinze dias depois de sair do Egito (Êx 16.1-2). Ali, Deus realizou algo importante em favor do seu povo: proveu o envio do maná do céu (Êx 16.4), que sustentou os israelitas durante os 40 anos de peregrinação no deserto (Dt 1.3,8; 8.2; Js 5.12). Por meio desse suprimento diário, Deus queria testar a con ança e obediência de Israel (Dt 8.2-3), considerando que, em apenas duas semanas, o povo
já havia murmurado várias vezes contra Moisés e contra o próprio Deus. Após três meses, Israel chega ao monte Horebe (ou Sinai) (Êx 19.1), onde permanece por 26 meses (Nm 10.11). Nessa ocasião, Deus rma um conserto com Israel, renovando a aliança feita anteriormente com Abraão e seus descendentes (Gn 15.18; 17.7; Dt 5.2). O propósito divino era que Israel fosse um povo especial, escolhido e separado, um reino de sa-
TABERNÁCULO, A OBRA PRINCIPAL NA PEREGRINAÇÃO
cerdotes santos e puros (Êx 19.5-6).
Durante esse período, Moisés permanece 40 dias no monte e recebe as Tábuas da Lei com os Dez Mandamentos (Êx 20.1-20; 24.7-8; Dt 5.7-21). Sabendo que os israelitas não cumpririam plenamente seus mandamentos e estatutos (Êx 19.8; 24.3-7), Deus também entrega a Moisés o modelo do Tabernáculo (Êx 25.89). Assim, estabeleceria um lugar de habitação para estar presente no meio do povo e centralizar os sacrifícios das doze tribos de Israel (Êx 19.4,89; 25.8,22; 29.44-46).
Na ordem dada a Moisés para a construção do Tabernáculo, a primeira etapa envolvia a confecção das peças, utensílios e materiais. Para essa missão, Deus chamou Bezalel e Aoliabe, enchendo-os do
NO DESERTO
Espírito Santo (Êx 31.1-11), para realizarem obras de artí ces (Êx 25.9,10,17,23,31; 27.1; 30.1,17).
A construção do Tabernáculo da Tenda da Congregação foi executada por Moisés (Êx 40.1-28,33),
após a conclusão de toda a mobília (Êx 36.1-11). A obra durou um ano. Moisés mesmo posicionou cada peça feita por Bezalel e Aoliabe em seu devido lugar, conforme Deus ordenara (Êx 40.3-7,16).
A ordem da construção foi a seguinte: primeiro, a Tenda da Congregação, com suas duas divisões — o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo (Êx 40.1); em seguida, o Pátio, onde cava o Átrio (Êx 40.33).
Evangelho da Graca
José
Soares é Pr José Soares Leite, é Bacharel emTeologia, professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e Faculdade de ensinoTeológico em Boston
SportTotal
2025
Fluminense perde Renê para jogo contra o Palmeiras, e Zubeldía projeta Freytes como alternativa
Treinador não levou nem Gabriel Fuentes e nem Lavega para o banco de reservas no Fla-Flu
OFluminense tem o desfalque certo do lateral-esquerdo Renê para o jogo contra o Palmeiras, neste sábado (22), às 21h30, no Allianz Parque. Ele levou o terceiro cartão amarelo na vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo na última quarta-feira, com gols de Lucho Acosta e Serna.
Ainda que pareça algo corriqueiro, a posição é motivo de atenção no clube por dois fatos curiosos: Renê foi titular em todas as 12 partidas comandadas por Zubeldía, sendo substituído apenas duas vezes, e, nos últimos jogos, o treinador não levou um jogador da posição para o banco de reservas.
O outro lateral de ofício do elenco é o colombiano Gabriel Fuentes, que não esteve entre as alternativas contra Mirassol, Cruzeiro ou Flamengo. Depois da vitória sobre o Leão Caipira, o técnico chegou a dizer que estava trabalhando Lavega, atacante que estava no banco, também naquela posição. Porém, o uruguaio também não esteve relacionado no Fla-Flu.
A alternativa, caso Renê precisasse ser substituído durante o jogo, seria deslocar o zagueiro Freytes para o setor. Essa é uma das opções que Zubeldía disse ter para iniciar jogando contra o Palmeiras no sábado.
— Vai estar entre o Freytes e o Gabi (Gabriel Fuentes). Eu não o vi tanto, é um momento para ver ele também, e Freytes, eu gostaria também de ver do lado esquerdo, porque quando um zagueiro pode jogar do lado esquerdo, ganha essa altura, pode ser permitido ter alguns erros no passe, que no central já é mais difícil, e ganha essa altura na bola parada. Então, eu tenho que ver. É uma linda possibilidade que temos para optar por um dos dois — explicou o treinador.
O Fluminense vai para a partida contra o Palmeiras podendo até mesmo se garantir matematicamente na próxima Libertadores. Para isso, precisa vencer e que Bragantino e São Paulo percam seus compromissos. O Tricolor ainda joga pela 34ª rodada nesta quinta-feira contra o Corinthians na Neo Química Arena.
Com golaço de Memphis, Corinthians vence em Itaquera e encerra tabu no Majestoso
O Corinthians venceu o São Paulo pelo placar de 3 a 1, nesta quinta-feira, na Neo Química Arena, em duelo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão balançou a rede com Yuri Alberto, duas vezes, e Memphis Depay. Gonzalo Tápia foi o autor do gol do Tricolor. Os rivais, que vivem campanha irregular no torneio, têm a mesma pontuação. Com a vitória no Majestoso, o Corinthians acabou com uma sequência de duas derrotas consecutivas e subiu para 45 pontos no Campeonato Brasileiro. O Timão encerrou a rodada na 10ª colocação, empatado justamente com
o São Paulo, em nono. O que determina a classificação das duas equipes é o número de cartões vermelhos. O Corinthians tem oito expulsos, enquanto o São Paulo tem seis. Com o resultado negativo em Itaquera, o São Paulo chegou a três jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro. Com 45 pontos, o Tricolor fica mais distante de uma vaga para a Libertadores.
PRÓXIMOS JOGOS
Cruzeiro x Corinthians (23/11, 35ª rodada)
São Paulo x Juventude (23/11, 35ª rodada)
O Atlético-MG tem novo desfalque para a final da Copa Sul-Americana, contra o Lanús, neste sábado. Antes da primeira atividade no Paraguai, no estádio do Libertad, o Galo anunciou que o volante Alan Franco teve lesão muscular constatada na região do quadril.
O Galo anunciou que realizou exames de imagem na manhã desta quinta-feira, em Assunção, que detectaram uma lesão muscular na região do quadril. O jogador iniciou tratamento na fisioterapia.
Convocado pela seleção equatoriana, Alan Franco disputou amistoso com a Nova Zelândia, na noite dessa terça-feira. O volante do Atlético iniciou o jogo como titular, mas sentiu um incômodo na perna direita aos 35 minutos da etapa inicial e deixou o campo.
A lista de desfalques do Galo aumenta para a final. O time já não contava com o zagueiro Lyanco e os atacantes Junior Santos e Cuello, todos também lesionados.
Provável Galo para a final: Everson; Saravia (Ruan), Vitor Hugo e Alonso; Fausto Vera (Igor Gomes), Alexsander e Arana; Bernard (Scarpa), Dudu e Hulk (Rony).
Giba Perez
Palmeiras inicia preparação para enfrentar o Fluminense; Andreas Pereira não joga
Verdão joga às 21h30 do sábado, no Allianz Parque, pelo Brasileirão; Weverton, Evangelista e Paulinho trabalharam com o Núcleo de Saúde
Redação do ge
Após o empate sem gols com o Vitória, o Palmeiras se reapresentou na manhã desta quinta-feira, na Academia de Futebol, iniciando a preparação enfrentar o Fluminense, às 21h30 do sábado, no Allianz Parque, pelo Brasileirão.
Abel Ferreira terá o desfalque do meio-campista Andreas Pereira, que levou dois cartões amarelos e terminou sendo expulso contra o Vitória. Com isso, precisará fazer pelo menos uma mudança na esca-
lação.
Nesta quinta-feira, o primeiro trabalho ainda se trata de uma recuperação, com os titulares na parte interna da Academia, e o restante do grupo treinando no campo com movimentações técnicas.
Entre eles, nomes que são normalmente titulares, mas estavam voltando da Data Fifa com as seleções, como Gómez e Piquerez.
Abel aprimorou saídas de bola, construções de jogadas e finalizações, que foi uma dificuldade do time na última partida. Na sequência, trabalhou com dois times em
dimensões reduzidas.
Em recuperação por questões físicas, Lucas Evangelista, Paulinho e Weverton cumpriram cronograma com o Núcleo de Saúde e Performance.
O Palmeiras está em segundo lugar do Brasileiro, com 69 pontos e a dois do Flamengo. Para retomar a liderança nesta 35ª rodada, precisa vencer o Fluminense no Allianz Parque e torcer por um tropeço do Rubro-negro carioca diante do Bragantino no Maracanã. Os jogos serão no mesmo dia e horário: 21h30 do sábado.
Vojvoda evita comentar atuação de Neymar e mostra preocupação no Santos
Técnico do Santos, Juan Pablo Vojvoda não quis falar individualmente sobre a atuação de Neymar no empate em 1 a 1 com o Mirassol, nesta quarta-feira, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro. O capitão fez o gol do Peixe e cometeu um pênalti, que virou o gol do rival. Mesmo assim, Vojvoda preferiu falar só do time como conjunto.
– Neymar joga para o Santos, vou falar como time. Jogou um bom primeiro tempo. Neymar fez um gol. Terminou o jogo. Depois, é verdade, o segundo tempo começamos bem, com opções claras, e a partir dai teve volume de jogo. Acho que esse momento sentimos baixa física de alguns jogadores. Últimos dez
ou quinze minutos, o time voltou. Foi um empate que, pela situação que estamos, tivemos chances para merecer um pouco mais. Nesses momentos, é conseguir pontos – analisou o técnico.
O empate, que passou pelos pés de Neymar, teve contornos dramáticos para o Santos, que continua a apenas um ponto da zona de rebaixamento, e ainda vai precisar aguardar para saber como terminará a rodada o Internacional, seu próximo adversário e concorrente direto na briga.
Para Vojvoda, todos terão que "responder" com coragem ao chamado nas rodadas finais de Brasileirão. O argentino está preocupado com a efetividade de sua equipe, que cria,
mas não converte.
– Sim, me preocupo com a efetividade. O time produz muito, mas precisamos encontrar efetividade com calma e tranquilidade. Escolher o momento certo para ter a clareza no último chute. Time jogou com uma produtividade boa no primeiro tempo. Estou preocupado e ocupado com a situação, não vou esconder isso. Estaria muito mais, de verdade, se o time não produzisse. Bom, aí não teria ferramentas para sair dessa situação. O time responde. Conseguiram um empate, mas Brazão não trabalhou muito. Vamos a Porto Alegre sabendo da nossa situação. Temos que planejar bem essa partida. Todos vamos ter que responder. Precisamos ser fortes e responder.
Jardim sobre permanência no Cruzeiro
em 2026: "Vamos pensar o que será o futuro"
O Cruzeiro empatou por 3 a 3 com o Juventude nessa quinta-feira. A Raposa esteve atrás do placar duas vezes, mas buscou a igualdade, voltando com um ponto para Belo Horizonte. Após a partida, Jardim comentou sobre o futuro no clube, após criticas recentes ao Campeonato Brasileiro, e não garantiu que cumprirá o contrato.
- Estou aqui 100% dedicado ao Cruzeiro. Em relação à próxima temporada, eu já fui muito bem claro, eu acho que mais importante do que falarmos o que será a próxima temporada para o treinador, para o dirigente, para o jogador e essas coisas todas, mais importante é a gente focar aqui, aqui para a fase de grupos e depois preparar aquilo que são os meios finais da Copa do Brasil.
Jardim explicou sobre a declara-
ção sobre o futebol brasileiro, em rodadas anteriores. O português citou a questão do Fair Play financeiro e arbitragem.
- Em primeiro lugar, eu sou uma pessoa que, quando chama a atenção de uma situação, porque eu trabalho no futebol do Brasil, e quando chama a atenção é numa situação de progressão. Não há por acaso que tenha visto que a nossa confederação tem tido medidas desde o Fair Play, tem falado também da regularização dos árbitros. Tudo isto é para melhorar aquilo que é o futebol, não há críticas para criticar.
Sobre o empate com o Juventude, Leonardo Jardim afirmou que o time entrou apático, levando dois gols em 15 minutos e que a defesa não esteve num bom dia. Para ele, o empate não foi bom.
- Em relação ao jogo, acho que temos de ser corretos, entramos apáticos, muitos erros defensivos, aquilo que é uma das melhores defesas do campeonato, hoje não tivemos o nosso nível, tivemos mal, uma desvantagem de hoje é que fomos à procura do resultado, fomos à procura do resultado e melhoramos a parte final da primeira parte, mas a segunda parte foram melhores, conseguimos nesse período fazer três gols, acabamos de sofrer mais um, mas criamos situações que podíamos ter feito mais dois ou três gols e acabamos por não finalizar. O empate é um resultado negativo. O impacto é um resultado negativo, porque a gente procurava os três pontos, porque era por estes três pontos que a gente já podia consolidar a fase de grupos da Libertadores.
Botafogo volta a depender apenas de si para garantir vaga direta na Libertadores
A 34ª rodada foi relativamente positiva para o Botafogo. Além da vitória sobre o Sport, o clube carioca subiu uma posição e assumiu uma posição no G-5 graças à derrota do
Bahia, superado pelo Fortaleza na noite desta quinta-feira.
Desta forma, o time comandado por Davide Ancelotti agora depende das próprias forças para garantir a
vaga direta na próxima Conmebol Libertadores. Atualmente, os cinco primeiros colocados vão para o torneio sem necessidade de uma fase preliminar, mas o número pode
aumentar em caso de conquista do Cruzeiro na Copa do Brasil.
A gordura, vale ressaltar, não é das maiores: o Botafogo chegou a 55 pontos, enquanto Fluminense e Bah-
ia acompanham abaixo com, respectivamente, 54 e 53.
O time volta aos gramados no sábado para enfrentar o Grêmio, às 19h30, no Estádio Nilton Santos.
Redação do ge
OGP de Las Vegas de Fórmula 1 marca o início da última rodada tripla do ano: depois da prova nos Estados Unidos, as etapas do Catar e de Abu Dhabi fecham a temporada. Mesmo depois de 21 corridas, ainda há muito em jogo nesta temporada. Veja cinco pontos para ficar de olho na reta final do campeonato. Confira:
Disputa pelo título de pilotos
A McLaren já garantiu o título de construtores, mas a briga entre os pilotos segue acirrada. Lan-
do Norris lidera com 390 pontos, seguido por Oscar Piastri (366) e Max Verstappen (341). Piastri liderou boa parte do campeonato, mas perdeu rendimento nas últimas provas. Norris, por outro lado, venceu no México e em São Paulo e assumiu a ponta. Verstappen, com sete pódios consecutivos, voltou à disputa, mas pode ficar fora da briga se não pontuar bem em Las Vegas.
Hamilton busca seu primeiro pódio pela Ferrari
A estreia de Lewis Hamilton na Ferrari tem sido frustrante. O heptacampeão ainda não subiu ao
pódio em 2025 — algo inédito em sua carreira. Seu melhor resultado foi o quarto lugar, repetido quatro vezes. Enquanto isso, Charles Leclerc já garantiu sete pódios. Se não conseguir um top 3, Hamilton encerrará o ano sem troféus pela primeira vez. A pressão aumenta nas últimas corridas.
Corrida pelo segundo lugar entre construtores
Mercedes, Ferrari e RBR disputam ponto a ponto o vice-campeonato de construtores — que, além de prestígio, garante uma fatia maior da premiação financeira. A Mercedes lidera com 398 pontos,
F1 chega às últimas corridas do ano; veja o que ainda está em jogo
Campeonato de pilotos segue em aberto com três concorrentes, mas não é o único atrativo: Hamilton quer pódio pela Ferrari, McLaren mira recorde e disputa entre equipes esquenta
seguida por Ferrari (366) e RBR (362). A equipe alemã se beneficiou do GP de São Paulo, com Antonelli no pódio e Russell em quarto. A RBR ainda tem chances, mas sofre com o desempenho irregular de Yuki Tsunoda, que marcou apenas 28 pontos no ano.
McLaren mira recorde histórico
Campeã antecipada, a McLaren pode quebrar o recorde de pontos em uma temporada. A marca atual é da RBR de 2023, com 860 pontos. Norris e Piastri somam 756 e precisam de mais 105 nas três etapas restantes para superar esse
número. O GP do Catar, com corrida sprint, oferece mais pontos e pode ser decisivo.
Bortoleto e a luta no meio do pelotão
Gabriel Bortoleto, 19º no campeonato com 19 pontos, busca recuperação após um GP de São Paulo difícil. O brasileiro tenta ajudar a Sauber, nona colocada entre as equipes com 62 pontos, a superar Aston Martin (72) e RB (70). Além da disputa pessoal com novatos como Bearman e Hadjar, um bom resultado pode ser crucial para o orçamento da equipe suíça em 2026.
DEcanela
Dana White revela receio sobre duelo entre Poatan e Jon Jones; entenda
Por: Alfredo Melo info@jornaldossportsusa.com
Bem, até que en m o Alfredo Melo assume a verdade que nunca quis calar: ele é o Gatinho Cruel, que agora sai de cena para dar lugar ao seu criador. Enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior…
Delicioso Futebol Brasileiro
Os dois jogadores vieram do Nordeste para o Rio de Janeiro, contratados pelo Flamengo. Passeavam pelo calçadão de Copacabana quando viram a polícia dando o maior cacete em um sujeito. Curiosos, perguntaram a um senhor:
— Seu menino, por que estão batendo naquele cabra?
— É que ele tava cheirando farinha.
— Vambora, Severino! Se eles descobrem que nós comemos farinha, tamo morto!
Para jogar futebol, o homem inventou o goleiro, os zagueiros, os alas, os volantes, os atacantes e o técnico para combater os adversários. Agora, pra combater o empresário de jogador, ainda não conseguiu inventar nada.
Psicólogos zeram um teste de avaliação de inteligência: colocaram frente a frente uma loira e um chefe de torcida organizada. No nal, deu empate de zero a zero.
No Mineirão, o goleiro do time do interior vai disputar, pela primeira vez, um jogo na capital. Ao descer do ônibus, pede ao massagista pra tirar uma foto na porta do estádio e fala:
— Tire a foto com aquele poste aparecendo no fundo.
O massagista, curioso, pergunta:
— Por quê?
— É que eu quero mandar um cartão postal.
Ronaldo Fenômeno encontra uma mulher fantástica numa festa em São Paulo. Saem da festa e acabam a noite no apartamento dela. Depois de uma maravilhosa noite de amor, vê em cima da penteadeira a foto de um homem. Assustado, pergunta:
— É seu marido?
— Que nada, bobinho.
— Seu namorado?
— Também não.
— Seu irmão?
— Errou de novo.
Ronaldo não desiste:
— Porra, quem é esse cara?
— Era eu, antes da operação.
Na reapresentação dos jogadores na segunda-feira, comentava o goleiro com o atacante:
— Brother, no sábado conheci uma Maria Chuteira maravilhosa! Cabelos longos, peitão, barriguinha perfeita, coxas torneadas, bundinha empinadinha...
E o brother, entusiasmado:
— Maluco, que corpão! Mas... e a cara?
— Cara? Caríssima!
Reclama o menino:
— Mamãe, meu dente tá mole.
— Grita "Vasco", que cai...
— Alô, de onde fala?
— Sede do Vasco.
— Ihhhh... caiu.
As coisas no Brasileirão 2025 podem se repetir.
— Como?
— O Flamengo ser campeão de novo e o Santos ser rebaixado de novo.
Alex Poatan e Jon Jones pareciam ter luta encaminhada para o UFC Casa Branca, em 14 de junho de 2026. Planos da organização podem mudar rota
Metropoles
Dana White parece tentar travar uma das lutas mais pedidas pelos fãs para 2026. A possibilidade de um duelo entre Alex Poatan e Jon Jones crescia sob grandes expectativas. No entanto, o presidente do UFC alegou receio de escalar o norte-americano devido a desentendimentos passados.
“Não posso colocar Jon Jones numa posição em que ele possa desistir. Eu tinha um acordo com ele para lutar contra Aspinall e ele disse ‘Não vou fazer isso’. Não posso estar nessa situação novamente”, avaliou Dana, em participação ao podcast Flagrant.
Jon Jones havia anunciado aposentadoria do UFC em junho deste ano. Mas, quando surgiu a oportunidade de lutar na Casa Branca, ele voltou atrás
na decisão. O evento em questão será realizado em 14 de junho de 2026, em comemoração aos 260 anos da independência estadunidense.
O duelo entre os dois já era especulado, mas se concretizou quando o norte-americano aceitou o desafio proposto por Poa-
tan. A provocação do brasileiro aconteceu após ele reconquistar o cinturão meio-pesado, em 4 de outubro, no UFC 320. Apesar do entusiasmo e repercussão após falas dos lutadores, Dana White diz não querer correr risco em um evento importante como o da Casa Branca.