DESTRAVA SHUTDOWN APÓS 41 DIAS E HUMILHA DEMOCRATAS
Os americanos pagaram caro: até US$ 14 bilhões em perdas, 42 milhões ameaçados de perder o vale SNAP, aeroportos com las de seis horas, parques fechados no feriado e 800 mil servidores sem salário ou demitidos — tudo por um “gesto estúpido e fútil” - PÁG. 8
Para não car irregular, pastor brasileiro deixa os EUA voluntariamente antes de perder visto religioso
No culto de despedida, em um domingo de início de novembro, mais de 200 éis lotaram a igreja em um serviço marcado por emoção. Oliveira agradeceu à comunidade, que o surpreendeu com um almoço de homenagens, a decisão re ete princípios éticos e religiosos.: "Chegamos dentro da lei, camos dentro da lei e sairemos dentro da lei", disse - PÁG. 5
TEMOR NO TEXAS
Ação surpresa do ICE em canteiros de obras no Texas causa medo entre trabalhadores - PÁG. 12
CONTROVÉRSIA
EUA endurecem regras para vistos de imigração: obesidade, diabetes e doenças crônicas agora podem levar à negação - PÁG. 6
INVISÍVEIS
Medo de deportação silencia mulheres indocumentadas vítimas de violência doméstica - PÁG. 10
Boston - Area
214 Commercial St, Suire 204 -A Malden-MA, 02148
Fone: 857.888-9186
Orlando - FL 5950 Lakehurst Drive, Suite 247 info@jornaldossportsusa.com www.jornaldossportsusa.com
Circulation States Massachusetts and New Hampshire
Affiliated with:
Associação Brasileira de Imprensa Internacional
GENERAL INFORMATION
Signed articles, columns and letters do not necessarily re ect the views of the newspaper or publishers. Jornal dos Sports has no responsability for their contents.
Os artigos assinados, colunas ou cartas publicadas são de responsabilidade de seus autores e não re etem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Jornal dos Sports não é responsável pelos conteúdos dos mesmos.
4Editorial
A Justiça deu “PT” na liberdade de expressão
Quando a fúria censora do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral (fúria essa cujas dimensões são até hoje desconhecidas) se voltou também contra parlamentares, que perderam o direito de fazer livremente aquilo que está na própria origem do termo que lhes designa – participar do debate público por meio da fala, da palavra –, não demoraria para que as instâncias inferiores da Justiça seguissem o mau exemplo. Na semana passada, um juiz federal de Brasília ordenou que o X removesse uma publicação do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), feita poucos dias depois da megaoperação policial contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro, em que chamava o PT de “Partido dos Traficantes”.
O juiz Wagner Pessoa Vieira, da 5.ª Vara Cível de Brasília do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), justificou a censura afirmando que a publicação não configurava atividade parlamentar, e por isso não estaria coberta pela imunidade garantida na Constituição Federal. Apoiando-se na jurisprudência do Supremo, o magistrado de primeira instância afirmou, ainda, que a imunidade parlamentar não pode servir de “escudo para atividades ilícitas” e que ela cessa quando se trata de divulgar “notí-
cias falsas” ou “discurso de ódio” –ainda que nenhuma dessas expressões conste em qualquer tipificação de crime no Código Penal, ou seja, não constituem “atividades ilícitas”. A argumentação está errada em todas as dimensões possíveis e imagináveis. Primeiro, porque a crítica a um partido político faz parte da “atividade parlamentar”. A manifestação de Nikolas se deu no contexto do debate sobre segurança pública, em que a esquerda se notabilizou por sua oposição a medidas mais enérgicas contra a bandidagem. Além disso, poucos dias antes da Operação Contenção, Lula havia se referido a traficantes como “vítimas dos usuários” , em frase infeliz da qual ele se retratou posteriormente. A ironia, o sarcasmo, o exagero e a dureza são ferramentas retóricas válidas no debate político. Não poucos parlamentares chamaram o então presidente Jair Bolsonaro de “genocida” durante a pandemia de Covid (um epíteto muito mais drástico que “defensor de traficantes”), mas não foram censurados ou responsabilizados por causa disso; os casos que chegaram à Justiça foram todos arquivados, e muito corretamente, pois a Constituição diz, de forma inequívoca, que “os deputados e senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas
DA Frase Semana
"Sou o único capaz de derrubar Trump",
adisse Epstein em e-mail
opiniões, palavras e votos” – ênfase, aqui, no “quaisquer”. Sem que o parlamentar tenha a liberdade para se manifestar publicamente – no plenário, em entrevistas, nas mídias sociais ou em qualquer outra circunstância, tanto faz –, o debate político está severamente prejudicado. As circunstâncias em que ele se dá, se de forma civilizada ou agressiva, são irrelevantes para a Justiça; no máximo, podem ser caso para os conselhos de ética das casas legislativas.
A democracia exige que o parlamentar seja livre para dizer o que pensa sem medo da represália judicial; no máximo, deve temer o julgamento dos pares e dos eleitores. Que, no Brasil de hoje, um deputado ou senador tenha de se preocupar com ações judiciais e inquéritos policiais abertos por causa de declarações – algumas delas feitas na própria tribuna da Câmara ou do Senado – é um dos sinais de que há tempos a democracia já não vigora no país.
A decisão do juiz Vieira não vitimou apenas a imunidade parlamentar, no entanto; a liberdade de expressão foi, mais uma vez, soterrada por uma dupla pretensão do Judiciário: a de ser o definidor último do que é a verdade, e a de mandar calar tudo o que ele mesmo classificar como “fake news” ou “discurso de ódio”. A rigor, uma publicação como
a de Nikolas Ferreira jamais poderia ser censurada, ainda que tivesse sido feita por um cidadão qualquer em vez de um parlamentar, pois trata-se de juízo de valor a respeito de um partido político, mesmo que de forma hiperbólica e mesmo que desagrade profundamente petistas e simpatizantes. O magistrado, ao fim e ao cabo, quer decidir o que os brasileiros podem ou não podem dizer nas redes sociais a respeito de uma legenda ou de um político. Isso é arbítrio puro.
Internalizada pelo Judiciário e normalizada pela opinião pública (que só agora e muito lentamente começa a perceber o tamanho do monstro que alimentou), a censura tornou-se o prato do dia. Incentivados pelos ministros dos tribunais superiores, juízes e desembargadores também se julgam árbitros da verdade e proíbem da piada à crítica política. Não deixa de ser tristemente irônico que a sigla mencionada na publicação de Nikolas, além de significar Partido dos Trabalhadores (ou “Partido dos Traficantes” , para os críticos), também possa ser entendida como “perda total”. Pois essa “PT” é o que a liberdade de expressão tem sofrido nas mãos do STF, do TSE e, cada vez mais, de outras instâncias da Justiça. Gazeta do Povo
ImagemDA Semana
Iluminando o céu da Nova Inglaterra, a vibrante e cintilante aurora boreal proporcionou um espetáculo magní co na noite de terça-feira, estendendo-se até a madrugada
pastor brasileiro Albert Oliveira, sua esposa alemã Caroline Schuster
Oliveira e o filho de três anos deixaram voluntariamente os EUA no início de novembro de 2025, ao fim do visto R-1 para trabalhadores religiosos, para evitar status indocumentado. Residindo em Gordon, Texas, a família enfrentou anos de batalhas legais para ficar, apesar de esforços para transição ao EB-4, residência permanente.
Oliveira, chegado em 2011 com visto F-1 para estudar Missões Interculturais e Psicologia no Seminário Teológico Batista do Sudoeste (SWBTS), onde fez mestrado em Missiologia, casou-se com Caroline e assumiu o pastorado na Primeira Igreja Batista de Gordon há três anos, após sete anos como
ministro de jovens. Sob sua liderança, a congregação cresceu de quase fechamento para expansão planejada, com batismos mensais, conversões e parcerias em Honduras, Brasil e Nova York durante a pandemia de COVID-19.
O backlog no USCIS, com 11,3 milhões de pedidos pendentes e EB-4 saltando 200% (de 71.147 em março de 2022 para 214.771 em março de 2025), só permite 10 mil vistos anuais. Mudanças na era Biden, priorizando menores não acompanhados de El Salvador, Honduras e Guatemala, alongaram esperas.
Um pedido acelerado, apoiado pelo deputado Roger Williams desde abril de 2024, foi negado pelo Departamento de Estado por alta demanda.
À The Christian Post, enfatizou: “Chegamos, ficamos e saímos
dentro da lei. Se a lei não traz justiça, cabe à consciência dos líderes agir certo. Deus controla e usará nossas vidas para mudar isso.”
O caso destaca desafios para líderes religiosos estrangeiros: estudos da World Relief mostram que 4 em 5 em risco de deportação são cristãos, com 1,6 milhão optando por autodeportação desde o início da gestão atual. Uma proposta bipartidária, o Religious Workforce Protection Act (abril de 2025, de Tim Kaine, Susan Collins e Jim Risch), permite permanência durante pendências EB-4, mas está em comissão.A família vai ao Brasil, com planos de visita à Alemanha, e Oliveira busca novo R-1 em um ano, pregando remotamente. “Não queria partir, mas Deus agirá aqui, no Brasil ou onde nos enviar”, conclui, confiante na união da igreja.
Como em todo dia, María Florinda Ríos Pérez saiu com seu marido antes do amanhecer para trabalhar como faxineira nos Estados Unidos. No entanto, uma confusão com o endereço a impediu de voltar para casa. No dia 5 de novembro, a mulher, de 32 anos e natural da Guatemala, recebeu um tiro mortal na cabeça ao tentar abrir a porta de uma residência, em um bairro de Whitestown, um subúrbio de Indianápolis, que ela acreditava ser a casa que deveria limpar, mas que acabou sendo o endereço errado.
A polícia informou que encontrou Ríos Pérez sem vida nos braços do marido, Mauricio Velázquez, na varanda da casa na quarta-feira, pouco antes das 7 da manhã no horário local.
Autoridades judiciais investigam se apresentarão acusações contra o proprietário da residência.
De acordo com as autoridades, agentes haviam atendido a uma chamada sobre uma possível invasão de domicílio no subúrbio de Whitestown.
Mas em comunicado, a po-
lícia afirmou que não parecia que o casal tivesse entrado na residência.
O caso foi encaminhado formalmente à promotoria do condado de Boone para revisão e para determinar se serão apresentadas acusações criminais.
A polícia não identificou as pessoas que estavam dentro da casa nem quem disparou, declarando na sexta-feira (7) que se trata de um caso “complexo, delicado e em andamento”, e que divulgar essa informação seria “inapropriado e potencialmente perigoso”.
Além disso, a polícia pediu paciência à população e alertou sobre a preocupante divulgação de informações incorretas sobre o caso na internet.
Lemfi é o aplicativo que eu uso para enviar dinheiro para o Brasil sem taxa." Celinho - Fat Family
EUA endurecem regras para vistos de imigração: obesidade, diabetes e doenças crônicas agora podem levar à negação
Ogoverno de Donald Trump implementou uma diretriz controversa que amplia os critérios para negar vistos de residência permanente (green cards) nos EUA, incorporando condições de saúde crônicas como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, distúrbios metabólicos, neurológicos e mentais (ex.: depressão e ansiedade). Revelada por veículos como KFF Health News e Associated Press, a medida, emitida pelo Departamento de Estado na semana passada, reforça a regra do “public charge” para impedir que imigrantes dependam de benefícios sociais ou programas como Medicaid.
A orientação, imediata e enviada a embaixadas globais, exige avaliação rigorosa de fatores como idade, saúde, renda, educação, inglês e capacidade financeira para custear tratamentos vitalícios. Condições como obesidade são enfatizadas por riscos caros, como asma e hipertensão, com o documento alertando que cuidados podem custar centenas de milhares de dólares sem assistência governamental. A análise inclui dependentes (crianças ou idosos), verificando impactos na empregabilidade do solicitante, que deve fornecer provas financeiras detalhadas e exames médicos expandidos. Anteriormente limitada a doenças contagiosas como tuberculose, a tria-
gem agora abrange crônicas não transmissíveis, concedendo discrição aos oficiais para prever custos futuros.
Tommy Pigott, porta-voz do Departamento de Estado, defendeu a política à Fox News como proteção aos contribuintes americanos, alinhada ao “America First”. Ela revive e expande a regra de 2019-2021, revogada por Biden em 2022, aplicando-se a vistos de imigração, mas não a turistas ou temporários. Integra ações recentes, como revogação de 80 mil vistos por crimes, exigência de perfis em redes sociais para intercambistas, elevação de taxas de US$ 185 para US$ 250 e entrevistas obrigatórias.
Historicamente, o “public charge” data de 1952,
intensificado em épocas de restrições como a Lei Asiática de 1917. No primeiro mandato Trump, enfrentou bloqueios judiciais. Críticos, como a advogada Sophia Genovese da Georgetown, a veem como “expansiva” e especulativa, afetando milhões dado que 10% da população global tem diabetes e cardiovasculares lideram mortes.
No Brasil e outros países, impacta processos em consulados, parte de uma agenda agressiva com reforço fronteiriço, limites a asilo e deportações. Aprovações de vistos como H-1B e familiares caíram, gerando debates sobre discriminação e equidade. Recursos são possíveis, mas o processo fica mais árduo.
SOS DA vida
Eliana Pereira Ignacio é Psicóloga, formada pela PUC –Pontifícia Universidade Católica – com ênfase em Intervenções Psicossociais e Psicoterapêuticas no Campo da Saúde e na Área Jurídica; especializada em Dependência Química pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina em São Paulo Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, entre outras quali cações. Mora em Massachusetts e dá aula na Dardah University. Para interagir com Eliana envie um e-mail para epignacio_vo@hotmail.com ou info@jornaldossportsusa.com
ACEITAR O OUTRO SEM SE ANULAR: O EQUILÍBRIO DA AUTOESTIMA MADURA
Dando sequência à nossa série sobre autoestima, proponho uma re exão essencial: como aceitar o outro sem se anular? Em tempos de relações uidas, é comum confundir acolhimento com autoabandono, e amor com sacrifício. Mas uma autoestima madura permite vínculos autênticos sem abrir mão da própria essência.
Nos relacionamentos — familiares, amorosos ou pro ssionais — o desa o é equilibrar aceitação e identidade. A psicologia clínica aponta esse equilíbrio como base da autoestima saudável: sentir-se seguro para ser quem se é, mesmo diante da possibilidade de rejeição.
Carl Rogers já dizia: “o pleno funcionamento ocorre quando a pessoa é capaz de ser ela mesma sem medo da rejeição”. Aceitar o outro, sim — mas sem se apagar.
1. O Mito da Autoanulação
Muitos acreditam que amar é ceder sempre, tolerar tudo e carregar o que não lhes pertence. Essa crença, geralmente enraizada na infância, leva à ansiedade, ressentimento e perda de identidade. Relações saudáveis pedem presença, não renúncia de si.
2. Diferenciação sem Distanciamento
Segundo Murray Bowen, pessoas diferenciadas mantêm sua identidade mesmo sob tensão. Evitam tanto a fusão (moldar-se ao outro) quanto o distanciamento (fechar-se para se proteger). O equilíbrio está em conviver sem se perder.
3. Limites Saudáveis
Henry Cloud e John Townsend lembram: “limites de nem onde eu termino e onde o outro começa”. Sem isso, aceitação vira submissão. É essencial reconhecer responsabilidades, separar amor de obrigação e aceitar que não controlamos tudo.
4. Valorizar a Alteridade
A autoestima imatura exige semelhança. A madura celebra a diferença. Winnicott a rma que estar sozinho na presença do outro é uma conquista emocional. Aceitar o outro é respeito; não se anular é amor-próprio.
5. Quando Aceitar Deixa de Ser Virtude
Aceitar não é justi car abusos ou violências. Quando a aceitação compromete sua integridade emocional, ela deixa de ser virtude. A autoestima madura sabe quando rede nir limites, exigir respeito ou se afastar.
6. Caminhos Práticos
- Auto-observação: note quando cede por medo, não por escolha.
- Reestruturação Cognitiva: questione crenças como “preciso dizer sim para ser amada”.
- Comunicação Assertiva: expresse-se com clareza e respeito.
- Aceitação da Autonomia: o outro é responsável por si.
- Fortalecimento da Identidade: reconecte-se aos seus valores e necessidades.
Conclusão
Aceitar o outro sem se anular é um ato de maturidade emocional. Requer coragem e consciência, mas resulta em relações mais leves e verdadeiras. O amor não exige apagamento — exige presença.
“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” — Provérbios 4:23
Ate a proxima semana !!!
Brasileiro com dupla cidadania é envolvido em investigação por alegadas ameaças contra o Presidente Donald Trump
JUNOT
De acordo com reportagens em veículos brasileiros como O Globo e Metrópoles, Thiago Decarvalho (ou Thiago de Carvalho), de 32-33 anos e suposta dupla nacionalidade brasileiro-americana, foi alvo da Operação Sentinel da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) em 6 de novembro de 2025, após alerta do Serviço Secreto dos EUA. Suspeito de enviar e-mails em setembro de 2025 com ameaças a autoridades americanas, incluindo o presidente Donald Trump e sua família, as mensagens continham conteúdo de ódio racial,
antissemita e extremista ideológico. No dia 26 de setembro, ele tentou acessar a Embaixada dos EUA em Brasília sem agendamento, carregando uma mala, mas foi barrado pela segurança sem detenção imediata. Durante busca e apreensão em sua residência em Goiânia (GO), foram encontrados desenhos de suásticas, a frase “shoot to kill” em uma parede, um caderno com anotações sobre rota ilegal de entrada nos EUA via Guatemala e México, e equipamentos eletrônicos.
Reportagens indicam que Decarvalho é procurado pela polícia de Marlborough, Massachusetts, desde 2018 por envolvimento em agressão
violenta; aos 26 anos, foi descrito como perigoso em alerta público, recomendando não abordá-lo, notando seu uso de bibliotecas para internet e possível disfarce como peruca. A operação, preventiva contra extremismo violento sem indícios de grupos organizados, resultou apenas em busca, com interrogatório e liberação do suspeito.
O JSNEWS relata alegações de fontes terceiras sem confirmação independente; buscas em arquivos de Marlborough não localizaram registros públicos atuais do alerta de 2018. Recomenda-se cautela e contato com a polícia local para mais informações.
Juíza federal ordena libertação de imigrante acusada de agressão violenta, apesar de esforços do ICE para mantê-la detida
A juíza federal Stacey D. Neumann, de Maine, ordenou na segunda-feira (10 de novembro de 2025) a liberação imediata de Juliana Milena Ojeda-Montoya, equatoriana de 24 anos em situação irregular nos EUA, acusada de esfaquear uma colega com tesoura e arremessar uma lixeira contra ela.
A decisão, via habeas corpus, reacende debates sobre imigração rigorosa, priorizando “circunstâncias extraordinárias” como amamentação da filha de um ano e suposto episódio médico do marido, Carlos Zapata Rivera.
A detenção ocorreu em 6 de novembro em Fitchburg, Massachusetts, por agentes do ICE, cumprindo mandado por agressões com arma perigosa no Tribunal de Leominster. Ojeda-Montoya cruzou ilegalmente a fronteira em Lukeville, Arizona, em fevereiro de 2023, foi liberada pela administração Biden e priorizada sob a Laken Riley Act para crimes violentos.
Vídeos virais mostram a operação tensa: o casal resistiu, com a criança no colo sem proteção
adequada; Zapata simulou convulsão (desmentida por paramédicos e imagens), e uma multidão proferiu ameaças, insultos antissemitas e obscenidades contra agentes, que chamaram o 911 e controlaram a cena com auxílio da polícia local.
O DHS elogiou os oficiais por profissionalismo, criticando narrativas midiáticas falsas: “Eles prenderam uma criminosa que esfaqueou repetidamente sua colega”, disse a assistente-secretária Tricia McLaughlin, confirmando ausência de emergência médica. Ojeda-Montoya, com asilo pendente e autorização de trabalho até 2029, alegou violação ao devido processo, argumentando inaplicabilidade direta da Laken Riley Act pós-liberação estadual.
A liberação, pendente de audiências este mês, ignora riscos públicos apesar da gravidade das acusações, expondo desafios do ICE em ambientes hostis e possíveis incentivos a resistências. Argumentos sobre a lei são devidos até 14 de novembro, prometendo mais desdobramentos.
Governo Trump destrava shutdown após 41 dias e humilha democratas
Oshutdown de 41 dias, o mais longo da história dos EUA, terminou com vitória total de Donald Trump e humilhação histórica dos democratas. Exigindo extensão eterna dos subsídios do Obamacare (aprovados sem votos republicanos em 2021-2022), os democratas obtiveram apenas uma votação simbólica no Senado em dezembro, sem garantias. “Causei sofrimento a milhões e ganhei uma votação mixuruca”, ironizou o New York Post, comparando o gesto a
uma cena inútil de Animal House.
O custo foi altíssimo: US$ 7-14 bilhões em perdas, 42 milhões em risco com o SNAP, aeroportos colapsados, parques fechados e 800 mil funcionários sem salário. No Senado, oito democratas moderados traíram Schumer (que votou contra o acordo), aprovando por 60 a 40. Na Câmara, Mike Johnson garante 215 republicanos e 25 democratas moderados para votação nesta quarta-feira (12/11, 17h de Brasília).
Trump sancionou imediatamente. Sem ceder no Obamacare, Trump garantiu back pay, proteção
até janeiro, financiamento pleno até setembro em áreas populares (Agricultura, Veteranos, SNAP) e o resto até 30/01/2026 — nova batalha em 60 dias.
A esquerda implode: Newsom chama de “rendição patética”, AOC e Bernie exigem a cabeça de Schumer, acuado por ameaça de primária em 2028.Cronograma: quarta, Câmara aprova; noite, Trump sanciona; quinta, governo reabre 100%. “Shutdown inútil e burro. Democratas saíram de mãos abanando”, conclui o NY Post. Trump 1 x 0 Democratas — primeiro round vencido.
Trump avalia reforma no mercado imobiliário com hipotecas de 50 anos, além dos tradicionais 30 anos
A administração Trump planeja hipotecas de 50 anos para revolucionar o mercado imobiliário, anunciou Bill Pulte, diretor da FHFA, em postagens no sábado e domingo: “Graças ao presidente Trump, estamos trabalhando na hipoteca de 50 anos – uma virada de jogo para acessibilidade à moradia e o Sonho Americano para jovens”.
Trump compartilhou no Truth Social uma imagem comparando-se a FDR, criador da FHA no New Deal, que em 1949 estabeleceu o padrão de 30 anos para estabilizar o setor durante a Depressão.Com custos habitacionais excessivos (93% dos americanos, per Realtor. com), permanência média em casa de 11 anos (recorde, NAR), rotati-
vidade de 28% (menor em 30 anos, Redfin) e idade média de primeira compra em 40 anos (NAR), a proposta reduz pagamentos mensais – de US$ 1.257 para US$ 1.143 em casa de US$ 200 mil a 6,22% (Freddie Mac/Fannie Mae) –, mas estende dívida por 20 anos extras.
Opiniões divididas nas redes: críticos como Marjorie Taylor Greene (“Dívida para sempre, beneficiando bancos”) e Maggie Anders (“Reconsidere; prefira desregulamentação para mais oferta”) veem armadilha; Thomas Massie compara a “você não terá nada e gostará”. Defensores, como John Pompliano (“Melhor que 30 anos”) e Kaz Nejatian (Opendoor), elogiam como política pró-proprietários mais impactantes em décadas.
Medo de deportação silencia mulheres indocumentadas vítimas de violência doméstica
JUNOT
Mulheres imigrantes irregulares vítimas de violência doméstica tornaram-se invisíveis sob políticas de deportação mais duras: medo do ICE supera o do agressor, impedindo denúncias mesmo em casos graves de espancamento, queimaduras, cortes ou ameaças diante de crianças.
Até junho de 2025, 415 mil pedidos de visto U (para vítimas que colaboram com a Justiça) estão paralisados em um backlog de 11,6 milhões de processos; o limite anual de 10 mil vistos esgotou-se em 9 de outubro, com esperas de até 15
anos.
Pesquisa da Alliance for Immigrant Survivors (2025, 170 advogados) mostra que 75% evitam polícia por risco de deportação, agravando o ciclo de abuso. Estudo da Tahirih Justice Center (2024-2025, 715 profissionais) confirma “efeito silenciador”: 79,7% relatam mais consultas sobre riscos migratórios que sobre violência. Prevalência de abuso vitalício chega a 93% (Johns Hopkins, 2024), com 85% das sobreviventes abaixo de 200% da linha de pobreza e altas taxas de TEPT, depressão e suicídio.
sempenho escolar e maior risco de TEPT, depressão e suicídio (estudos 2024-2025). Ameaças de deportação ou perda de custódia amplificam trauma intergeracional. Acesso a serviços colapsou: gestantes evitam pré-natal, famílias somem de bancos de alimentos; exclusão do Section 8 desde setembro elevou 40% o risco de despejo.
Abrigos triplicaram chamadas pós-posse, mas operam com menos equipe e verbas cortadas, recorrendo a redes comunitárias (cabeleireiros, igrejas, mercadinhos) para localizar vítimas. Para centenas de milhares, o silêncio é a única sobrevivência — com custos geracionais.
Em corte
de gastos, EUA encerram produção da moeda de um centavo após 232 anos
Os Estados Unidos cunharam nesta ontem (12) sua última moeda de um centavo. A medida visa cortar gastos, uma vez que a moeda perdeu sua relevância ao longo do tempo. O último centavo foi cunhado na Filadélfia pelo tesoureiro dos Estados Unidos, Brandon Beach, que encerrou oficialmente os 232 anos de produção da moeda. Em fevereiro, o presidente Donald Trump pediu ao Departamento do Tesouro que encerrasse
a produção de centavos, para reduzir os gastos do governo. Inicialmente, as moedas de um centavo eram feitas de cobre puro. As atuais são menores e feitas de zinco revestido de cobre, o que lhes confere o tom rosado.
Na última década, o custo de fabricação de cada moeda aumentou de 1,42 para 3,69 centavos, segundo a Casa da Moeda. Nossa
Apartir de 26 de dezembro de 2025, o governo dos Estados Unidos passará a fotografar todos os viajantes que entram e saem do país, com exceção dos cidadãos norte-americanos.
A nova medida faz parte da ampliação do sistema de controle biométrico nas fronteiras, que utilizará reconhecimento facial para identificar e monitorar passageiros.
Mesmo quem possui Green Card, vistos de trabalho, estudo ou turismo terá os dados biométricos
coletados nos pontos de imigração.
A mudança também encerra as exceções anteriores: crianças menores de 14 anos e adultos acima de 79 passarão a ser incluídos no banco de dados.
As imagens capturadas serão comparadas com as fotos dos passaportes e integradas a sistemas federais, com o objetivo de: – detectar documentos falsos; – confirmar identidades com precisão; – rastrear permanências irregulares;
– reforçar a segurança nacional.
A implantação começará pelos principais aeroportos, mas, segundo o cronograma oficial, deve ser estendida em até cinco anos a todas as fronteiras terrestres e portos marítimos.
A medida afetará milhões de imigrantes e turistas que vivem nos EUA ou planejam visitar o país, marcando uma das maiores expansões do uso de tecnologia biométrica na imigração norte-americana.
Nossa Radio USA Brazilian Times
Trump indulta Giuliani e outros envolvidos em tentativa de anular eleições de 2020
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu indultos a vários aliados acusados de tentar reverter o resultado eleitoral de 2020, uma medida que não tem efeito imediato, mas que poderia protegê-los de eventuais acusações federais.
Ed Martin, advogado da Casa Branca, compartilhou no domingo no X uma lista de mais de 70 pessoas, entre as quais estão os ex-advogados do presidente Rudy Giuliani e Sidney Powell, e o antigo chefe de gabinete de Trump, Mark Meadows, a quem foi concedido um indulto "total, completo e incondicional".
Nenhum dos indultados está sentenciado ou acusado a nível federal, mas o perdão lhes dá proteção contra eventuais acusações em futuras administrações.
A medida não tem efeito nos
processos judiciais em curso a nível estadual.
Trump e um grupo de aliados denunciaram sem provas fraude nas presidenciais de 2020, nas quais o republicano foi derrotado pelo democrata Joe Biden.
Essas alegações incentivaram uma multidão que, em 6 de janeiro de 2021, invadiu o Capitólio para evitar a certificação da vitória de Biden.
Entre os nomes também estão John Eastman, um advogado que propôs estratégias para impedir a certificação dos resultados eleitorais, e Boris Epshteyn, assessor de Trump.
O presidente concede o indulto por ações "relacionadas às eleições presidenciais de 2020" ou aos "esforços para revelar a fraude eleitoral".
Manchete USA com AFP
Ação surpresa do ICE em canteiros de obras no Texas causa medo entre trabalhadores
Agentes federais do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) realizaram uma operação inesperada em canteiros de obras nas cidades de McAllen e Weslaco, no Texas, provocando temor entre trabalhadores e líderes comunitários.
De acordo com a organização The Sidewalk School, os agentes chegaram sem mandado judicial, interromperam as atividades e interrogaram operários sobre sua cidadania e status migratório. A ação
teria ocorrido de forma abrupta, sem qualquer comunicação prévia com as autoridades locais ou os responsáveis pela obra.
Testemunhas afirmam que muitos trabalhadores — tanto documentados quanto indocumentados — ficaram assustados e hesitam em retornar ao trabalho, temendo novas abordagens e possíveis detenções.
O episódio reacendeu o debate sobre segurança, devido processo legal e os impactos dessas operações em comunidades imigrantes,
especialmente em regiões de forte presença latina como o Vale do Rio Grande.
Líderes comunitários e organizações de defesa dos direitos dos imigrantes classificaram a ação como “intimidatória e desproporcional”, alertando que tais operações podem minar a confiança entre trabalhadores e autoridades, além de gerar efeitos econômicos e sociais duradouros nas comunidades afetadas.
Brazilian Times
UCF lidera ranking de eficiência entre universidades da Flórida, com o menor custo por diploma completo
A Universidade da Flórida Central (UCF) foi considerada a mais eficiente do estado, segundo auditoria do Departamento de Auditoria e Eficiência Governamental (DOGE). Com o maior número de alunos, a UCF apresentou o menor custo por diploma: US$ 46.548.
O estudo analisou todas as universidades do Sistema Universitário Estadual (SUS) e apontou o New College of Florida como a mais cara, com custo de US$ 494.715 por estudante — sendo também a menor em número de alunos.
O relatório destaca o custo por diploma como principal indicador de eficiência. As despesas anuais por aluno subiram 25% entre 2017 e 2024, passando de US$ 16.792 para US$ 22.217, impulsionadas por gastos com pessoal.
A auditoria também avaliou a empregabilidade dos graduados: considerou empregados os que, até um ano após a formatura, ganhavam mais de US$ 40 mil anuais
ou estavam em pós-graduação. O New College teve a menor taxa de colocação (65%), seguido pela FAMU (70%). Já a Florida Polytechnic liderou com 81%, seguida pela University of West Florida (80%) e pela University of Florida (79%). Em relação aos salários iniciais, FAMU teve o menor mediano (US$ 45.800), seguido pelo New College (US$ 46.100). A Florida Polytechnic registrou o maior (US$ 66.800), seguida pela University of Florida (US$ 58.200), ambas com foco em ciência e tecnologia.
As inscrições nas universidades públicas da Flórida cresceram 41% entre 2018 e 2024, passando de 466 mil para 657 mil. No mesmo período, a proporção de estudantes com empréstimos caiu de 40% para 27%, sem aumento nas mensalidades.
Por fim, a Universidade da Flórida liderou em produção científica, com US$ 2,03 bilhões em receita de pesquisa em 2024, seguida pela USF, com US$ 612 milhões.
PRECISANDO DE SEGUROS?
Da escassez à abundância: o shift mental que muda o jogo do imigrante empreendedor
Se você chegou aos Estados Unidos com pouco, parabéns. Não existe escola melhor que a necessidade. É ela que te ensina a acordar cedo, trabalhar duro e sobreviver num país onde ninguém te conhece. Mas chega um momento em que a necessidade deixa de impulsionar e começa a aprisionar.
A maioria dos imigrantes empreendedores opera em modo sobrevivência. Trabalham sem parar, economizam cada centavo, aceitam qualquer cliente e vivem apagando incêndios. Esse modo foi essencial para começar — mas não serve para crescer.
A grande virada não está no dinheiro. Está na mente.
A transição da escassez para a abundância é uma mudança de consciência, não de saldo bancário.
O modo sobrevivência: tudo
é urgente, nada é estratégico
No início, dívidas, aluguel, docu-
mentação e idioma criam um estado constante de alerta. O foco é pagar as contas e “não quebrar”. Essa mentalidade, que já foi proteção, vira vício. Mesmo quando prospera, o imigrante continua com medo de perder tudo. Quer crescer, mas não delega. Quer investir, mas teme gastar. Quer liberdade, mas controla tudo.
O modo sobrevivência é emocionalmente eficiente, mas estrategicamente destrutivo. Você reage, não planeja. Trabalha 14 horas por dia e mesmo assim bate num teto invisível. O problema não é o negócio — é o modelo mental que o comanda.
O modo abundância: a mente enxerga antes do dinheiro
A abundância nasce quando o empreendedor entende que sucesso é sistema, não milagre.
No modo abundância, você age como arquiteto, não como bombeiro.
Cada decisão é um tijolo que constrói algo maior que o mês atual.
Enquanto o sobrevivente pensa “quanto custa?”, o abundante pensa “quanto rende?”.
E essa diferença muda tudo:
O sobrevivente paga contas; o abundante multiplica valor.
O sobrevivente teme perder; o abundante cria.
O sobrevivente age por urgência; o abundante por visão.
Abundância não é luxo — é clareza. Você pode ter 200 dólares na conta e agir com abundância se entender que está construindo um sistema que gerará milhares.
Três sinais de que você ainda está preso na escassez
1 - Você não confia em ninguém para fazer o que você faz.
2 - Acredita que só você entrega certo. Mas líderes de verdade formam pessoas melhores que eles.
3 - Você avalia tudo pelo preço, não pelo retorno. Travar diante de um investimento impede crescimento. Resultados grandes exigem visão longa. Você tem medo de parar.
A escassez diz que se você descansar, tudo desaba. A abundância entende que descanso é estratégia.
Como fazer a transição: do medo de perder para a vontade de construir
1 - Crie metas baseadas em liberdade, não em faturamento.
Pergunte: “Isso me aproxima da vida que quero daqui a três anos?”
2 - Invista em conhecimento e networking.
No mercado americano, conexões são aceleradores. Cada evento e mentor encurta caminhos.
3 - Implemente sistemas, tecnologia e indicadores.
Negócio que só funciona com você não é liberdade — é emprego disfarçado.
4 - Pratique o desapego financeiro inteligente.
Não economize no que gera crescimento: equipe, marketing, mentoria, tempo.
O jogo muda quando a cabeça muda
Imigrantes em escassez buscam segurança. Os de abundância, expansão.
Um trabalha para não perder o que tem; o outro cria o que ainda não existe.
A escassez nasce do medo. A abundância nasce da fé — a crença de que vale a pena tentar. O jogo muda quando você deixa de perguntar “e se der errado?” e começa a perguntar “e se der certo?”.
Os maiores saltos não vêm de mais dinheiro, mas de mais clareza.
Da escassez à abundância é uma jornada de consciência — e o primeiro passo é mudar a forma de pensar. Depois disso, o jogo nunca mais é o mesmo.
Operação Tarja Preta: PF desmantela esquema de exportação ilegal de remédios controlados para os EUA
JUNOT
Na manhã desta terça-feira (11), a Polícia Federal deflagrou a Operação Tarja Preta, cumprindo seis mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária em endereços residenciais e comerciais de Rio das Ostras, na Região dos Lagos (RJ). A ação, que contou com apoio do Ministério Público Federal (MPF), dos Correios e de autoridades norte-americanas, resultou na prisão de duas pessoas e na desarticulação de uma organização criminosa especializada na exportação ilegal de medicamentos psicotrópicos para os Estados Unidos.
O líder do esquema, um brasileiro residente em Orlando (Flórida), foi localizado e detido por oficiais do governo dos EUA. Ele aguarda deportação para o Brasil. Durante as buscas no RJ, outro investigado foi preso em flagrante após
agentes encontrarem grande quantidade de remédios controlados em sua residência. Ao todo, quatro pessoas físicas e duas empresas estão na mira da PF, que não divulgou os nomes dos envolvidos.
As investigações, iniciadas em 2023, revelaram uma estrutura hierárquica bem definida: farmácias fornecedoras, intermediários e receptadores nos EUA. Os envios eram feitos
sem prescrição médica, violando normas sanitárias brasileiras (Portaria SVS/MS nº 344/98) e americanas. Entre os medicamentos interceptados pela PF e pelo U.S. Customs and Border Protection (CBP), em parceria com a Drug Enforcement Administration (DEA), estão Zolpidem, Alprazolam, Clonazepam, Pregabalina e Ritalina – todos classificados como psicotrópicos ou entorpecentes.
FOTO: DIVULGAÇÃO/PF
Dezenas de remessas foram barradas nos últimos dois anos.
A apuração também identificou movimentações financeiras atípicas e transferências bancárias suspeitas, configurando fortes indícios de lavagem de dinheiro. Os investigados poderão responder por organização criminosa e tráfico internacional de drogas, além de outros crimes que surgirem no decorrer do inquérito.
CrônicasDO dia a dia
Envelhecer não é mole não!
Quem foi que disse que com a idade camos mais sábios, falou uma baboseira, isso sim!
Veieira não é bobeira!
Depois dos 50, dói braço, lombar, joelho, perna, ciático e começamos a experimentar as ites: tendinite, diverticulite,artrite, burcite, dermatite, etc…
Dizem wue a in amação é devido ao consumo de leites e derivados, açúcar e outras cositas más.
A falta de exercício físico também passa a ser a grande vilã da velhice.
Eu já passei por muita coisa na vida e jamais deixei de ser positiva e ativa. Mas a dor constante ciática está me imobilizando! Ela dura 24 horas, durante dois meses e nada passa. Os médicos aqui são horríveis. O MRI demora uma vida pra acontecer…Se o seguro não negar- como foi meu caso.
A emergência não serve pra nada!
Eu bati meu bum bum esquerdo numa cadeira de madeira no show do Caetano ano passado e nunca mais fui a mesma.A dor aguda não stopa nem com remédio. Não desejo nem pro Laranja de topete!
Já desmarquei ensaios e durante minhas aulas de teatro, urro de dor por dentro se co de pé.
Envelhecer é o ó!
Quisera eu ter a cabeça dos 50 e o corpinho dos 20 que não sabia o que era dor!
SOBRE A COLUNISTA
Edel Holz é a mais premiada e consagrada atriz, roteirista, diretora e produtora teatral brasileira nos Estados Unidos. Inquieta e de mente profícua, Edel tem sempre um projeto cultural engatilhado para oferecer para a comunidade brasileira. Depois de anos de ausência, Edel volta a abrilhantar as páginas de um jornal. Damos as boas vinda à poderosa e de mente efervescente Edel.
PF desarticula quadrilha em Minas Gerais que enviava brasileiros ilegalmente para os Estados Unidos
APolícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (11), uma operação no Vale do Aço, em Minas Gerais, que desmantelou uma quadrilha especializada em promover a imigração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. O grupo cobrava cerca de R$ 60 mil por pessoa e utilizava a rota pelo México para realizar a travessia clandestina. Após dois anos de investigações, diversos integrantes foram identificados. Os líderes, que atuavam em cidades como Ipatinga e Santana do Paraíso, confessaram envolvimento
no esquema. Durante a operação, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão, além de determinar o bloqueio das contas bancárias e a apreensão de bens dos suspeitos.
Segundo a corporação, o grupo movimentou cerca de R$ 2 milhões ao longo das atividades ilegais. As investigações indicam que os criminosos aliciavam pessoas em busca de melhores condições de vida, prometendo entrada segura nos Estados Unidos.
Casos trágicos, como o de Lenilda Silva, que morreu ao ser aban-
donada no deserto, e Iron Santos, também falecido ao tentar cruzar a fronteira, evidenciam o alto risco dessas travessias organizadas por coiotes, que frequentemente abandonam os migrantes em situações extremas.
A PF destacou que a operação faz parte dos esforços contínuos para combater o tráfico de pessoas e as redes criminosas que exploram o sonho de imigrar para o exterior, colocando em risco a vida de inúmeros brasileiros.
A BBC foi acusada de manipular o documentário Trump: A Second Chance?, exibido em 28 de outubro de 2024, ao editar trechos do discurso de Trump de 6 de janeiro de 2021 fora de contexto — como “lutar como demônios” e “vamos marchar ao Capitólio” — sugerindo incitação à violência. No original, Trump dizia: “Vamos caminhar até o Capitólio e encorajar nossos bravos senadores e representantes”.
O caso veio à tona após vazamento de um memo interno, levando o presidente da BBC, Samir Shah, a admitir “erro de julgamento” em carta ao Parlamento britânico. Em 9 de novembro de 2025, o diretor-geral Tim Davie e a chefe de notícias Deborah Turness pediram demissão. Trump ameaçou processar por US$ 1 bilhão, e o documentário foi retirado do iPlayer.
Apesar de negar viés institucional, a BBC já foi repreendida pelo Ofcom por parcialidade no documentário Gaza: How to Survive a Warzone, que usou como narradora uma criança ligada ao Hamas, sem revelar vínculos, chamando Israel de “ocupante cruel”.
Críticas à emissora incluem cobertura anti-Brexit, ataques sem provas a Trump desde 2016, rotulagem de Boris Johnson como “mentiroso patológico”, espaço para grupos extremistas sob pretexto de “voz aos oprimidos” e omissão sobre imigração ilegal. Financiada por £3,8 bilhões anuais via taxa obrigatória de £174,50 por família britânica, a BBC é acusada de desinformar sobre temas como Trump, Gaza, Brexit, Covid e vacinas. Para muitos, a credibilidade da emissora está em xeque — e o uso de dinheiro público, também.
Brazilian Times
do Alex COLUNA
Nota do Editor
Muitas Felicidades!
Edilberto Mendes
Model
Meu querido amigo de longa data, Edilberto Mendes, saudades imensas de você!
Todos nós da Família Aquarela guardamos um enorme carinho por sua presença, seu sorriso fácil e a energia boa que sempre trouxe aos nossos encontros. Estamos aqui torcendo para que sua visita a Boston aconteça em breve. A casa está aberta, o abraço está reservado e a alegria será completa quando você chegar. Volte logo, meu amigo! Te amamos!
Patrícia e Elaine
Felicidades para a querida amiga Patrícia, tia da minha filha,que comemorou o seu aniversário,nesta semana longe da familia, mas perto da sua amada esposa, Elaine, em Portugal. Vida longa, Patty!
A querida Tatiane Godoy celebrou seu aniversário nesta semana, cercada pelo carinho dos familiares e dos amigos que fazem parte da sua caminhada Que este novo ciclo venha repleto de luz, saúde, conquistas e muitos motivos para sorrir. Deus continue abençoando você e os seus, com saúde, harmonia, paz e sucesso! Parabéns, querida!
Sucesso Total!
Dauro Aquino
Aquele Hello especial da Aquarela para o querido amigo Mario Petrone! Que alegria celebrar com você mais um ano de vida! Que este novo ciclo seja repleto de saúde, paz e momentos inesquecíveis ao lado de seus familiares, que certamente farão desta data algo ainda mais especial. Que nunca faltem motivos para sorrir, brindar e agradecer. Feliz aniversário, meu amigo, que venha um ano grandioso e iluminado! Aquele Abraço, brother!
Meu querido amigo Dauro Aquino, desejo a você um sucesso absoluto em cada passo que decidir dar! Que seus projetos se realizem com brilho, que as portas certas se abram no momento certo e que a sua determinação, que sempre admirei ao longo dos anos, continue te levando ainda mais longe. Você merece todas as vitórias, toda a prosperidade e toda a felicidade do mundo. Que esta nova fase venha grandiosa, iluminada e repleta de conquistas! Aquele abraço!
Parabéns!
Paulo Seller
Parabéns, meu amigo Paulo Seller! Que esta semana de celebração ao lado da sua amada Luciana e dos queridos mascotes que iluminam seu lar traga ainda mais alegria, saúde e prosperidade para sua vida. Que cada novo dia seja repleto de amor, conquistas e momentos especiais com essa família tão querida que você construiu. Um grande abraço e que venham muitas outras comemorações!
A Top Model escolhida da semana, é a bela e querida amiga da Aquarela, Gil Pereira, que completa mais um Primavera nesta sexta, ao lado dos filhotes, familiares e bons amigos. Que Deus abençoe a sua caminhada, com muita paz, harmonia e sucesso! Parabéns, querida!
Good Times! João e Vika
Aquele abraço fraternal ao amigo, rubro-negro ‘doente’, como este colunista, que comemorará mais um ‘título’ em sua honesta vida; completará mais um ano de idade. Que os Céus continuem lhe abençoando muito e sua família com a Palavra Divina, repleto de harmonia, saúde e sucesso para todos os seus. Aquele Abraço e felicidades, brother!
Aquele Abraço! Junior Alves
Aquele Abraço da Aquarela especial para o ‘irmão da América’, Junior ‘Bujú Alves’, que apareceu super bonitão, estilo ‘modelo da Tavares’, nesta semana, e não podiamos deixar de registrar. Brincadeiras à parte, desejo a você, familiares amigos muita saúde, paz, harmonia e sucesso.
Aquele Abraço, brother!
O casal de ‘pombinhos apaixonados’ escolheu o Egito, para curtirem suas merecidas férias, João Mondardo Schmitz e Vika DePaula. Os dois são ‘pés de valsa’, e quando se inspiram, as pirâmides se encantam. Ahhhh, é o amor! Divirtamse bastante, amigos e Aquele Abraço!
Confira os eventos mais importantes deste final de semana em Massachusetts
O Casal 20 da Aquarela escolhido desta semana e nada menos que dois amigos de longa data, unidos pela sintonia, parceria e carinho de sempre: Márcia e Keith. Parabéns, queridos! Vocês representam com brilho o espírito acolhedor e vibrante da Aquarela. Aquele abraço!
Hello, Brother! Flavin do Volley
Aquele Hello especial da Aquarela para o amigo de longa data, gente do bem, Flavynn do Volley, que completará mais um ani de vida neste domigo ao lado de sua amada família. Que seus caminhos sejam sempre recheados com a Luz Dina, cheios de saúde, paz e prosperidade. Parabéns, brother!
Top
Gil Pereira
Tatiane Godoy É pique! É Pique!
Hello, Brother!
Mauro Petrone
Saudações Rubro-Negras!
Claudinei Batista
Casal 20
Marcia e Keith MacElhiney
Coluna: Em Pauta
* Por Thaís Partamian Victorello - @thaisvictorello
BRASIL
Do
acaso à paixão: a trajetória de Gabriela Márcia Rodrigues, referência em estética canina em Goiânia (GO)
Algumas histórias parecem escritas pelo acaso. A da especialista em banho, tosa e estética canina Gabriela Márcia Rodrigues é uma delas. O que começou como um simples auxílio ao irmão acabou se transformando em uma carreira sólida, marcada por dedicação, amor e um olhar atento aos detalhes que fazem a diferença na vida dos cães. Nascida em Curitiba, Gabriela cresceu em um lar onde sempre havia cachorros. “Desde que nasci, meus pais tinham cães em casa. Eu não lembro da minha vida sem eles por perto”, conta. Essa convivência constante fez nascer uma paixão que, anos depois, se tornaria profissão.
Antes de se dedicar ao mundo pet, Gabriela mudou-se para Goiânia (GO), onde trabalhou durante anos em
uma rede de lojas. Sua rotina mudou completamente quando, em uma reestruturação, toda a equipe da loja foi demitida. “Fiquei sem emprego, comecei a entregar currículos pela manhã e, à tarde, ia ajudar na loja do meu irmão. Aquilo me fazia bem, eu sempre amei cuidar de cachorros.” O ponto de virada veio de forma inesperada. Um dia, o irmão de Gabriela passou mal — teve uma crise de falta de ar e precisou ser levado ao hospital. A loja Happy Dog, porém, estava cheia de cães agendados para tosa. “Olhei para os bichinhos e pensei: alguém precisa cuidar deles. Eu já tinha visto tantas vezes como ele fazia, então respirei fundo e comecei. Foi um momento de coragem misturado com amor. Desde aquele dia, nunca mais parei.” A partir desse episódio,
Gabriela descobriu sua verdadeira vocação. Aprendeu na prática, buscou se aperfeiçoar e mergulhou de vez no universo da estética canina. Quando o irmão decidiu se mudar para a Espanha, ela assumiu o comando da loja — inaugurada em 1998 — e transformou o negócio em uma referência em banho, tosa e estética canina em Goiânia.
EVENTO EUROPA
Garanta já o seu ingresso para a Feira de Empreendedoras,
que acontece
dia 13 de dezembro na Febracis Boston
Que tal se conectar com empreendedoras brasileiras de êxito, que fazem a diferença em nossa comunidade? Dia 13 de dezembro acontece a “Feira de Empreendedoras – Febracis Boston”, um encontro de mentes e negócios que promete impactar o empreendedorismo feminino em Massachusetts. Imagine um ambiente onde mulheres empreendedoras se conectam, compartilham experiências, ideias e oportunidades reais de crescimento.
Um networking efetivo, que vai muito além de apenas “trocar cartões”, construindo pontes para negócios prósperos. A ideia é criar parcerias, ideias inovadoras, desenvolvendo um real movimento de impacto. Cada conversa pode se tornar um novo cliente, um mentor, um parceiro estratégico
ou até uma amiga para a jornada empreendedora. Durante o evento, as participantes terão acesso a: Insights valiosos sobre o mercado e comportamento do consumidor; Tendências de negócios e inovação; Casos reais de superação e sucesso feminino e, principalmente, um espaço para se inspirar, se reinventar e crescer. Mais do que um evento, é um movimento de mulheres que acredita em seus potenciais e sabem que podem contribuir para o crescimento de outras mulheres. As vagas são limitadas, então não perca tempo e adquira o seu ingresso no site da EventBrite: www.eventbrite.com/e/feira-de-empreendedoras-tickets-1712193259129.
Para mais informações, você também pode entrar em contato com a Febracis Boston.
Psicanalista Vânia Euzébio lança seu livro em Londres e é entrevistada no Smart Cast
Passando uma temporada na Europa, a psicanalista, palestrante e escritora Vânia Euzébio acaba de lançar seu primeiro livro na Europa: “Quando nasce uma leoa – passos de um legado”, que foi lançado no Brasil em setembro deste ano, durante a sua primeira imersão presencial, em Florianópolis (Santa Catarina). O lançamento europeu aconteceu no salão de eventos do hotel Leonardo, em Watford (Londres) e contou com a presença de pacientes, amigos e seguidores. “Foi inesquecível receber pessoas tão especiais. Muitas clientes vieram de outros países só para me ver... É muito gratificante ver a mudança que a terapia proporcionou e tem proporcionado a cada uma delas... Em 2026 trarei a imersão presencial Leoas aqui para Londres. Tenho certeza que será incrível e im-
pactante, assim como foi no Brasil”, conta. Ainda em Londres, a psicanalista também foi entrevistada por Beto Morais, no podcast Smart Cast, em um episódio que estará disponível no canal do podcast, no YouTube. Feliz e realizada na vida pessoal e profissional, este fim de semana Vânia estará na Suiça, onde participará de um encontro de Mães Atípicas. Acompanhada do marido, que é seu maior incentivador, a psicanalista também está aproveitando a temporada para visitar e encontrar algumas pacientes que residem na Europa, antes de retornar para sua casa no Brasil. Para conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido por Vânia, siga seu perfil oficial: @vaniapsicanalista no Instagram.
Classificadão
PARA ANUNCIAR, LIGUE 857-888-9186
Imóveis 22 Balcão de Empregos
Diversos
ALUGUEL EM FRAMINGHAM Tenho um quarto para alugar no centro de FRAMINGHAM-MA **+1(508)371-7820** JS1666
ALUGUEL EM MARLBOROUGH Passo apartamento em MALBOROUGH-MA, 2 quartos próximo ao brasileiro, interessados então em contato (860-888-9827) Gisele **+1(774)4148336** Vítor JS1666
ALUGUEL EM FRAMINGHAM apartamento disponível para alugar no norte de FRAMINGHAM-MA com dois quartos valor r$ 2.150 **+1(508)579-5661** JS1666
ALUGUEL EM LEOMINSTER Apartamento em LEOMINSTER-MA disponível para locação. Todo em piso laminado, sendo 3 quartos, sala e cozinha em conceito aberto, banheiro com lavanderia conjugada (possui as conexões para as máquinas), deck. As
entradas são independentes e são 3 vagas de estacionamento. Todos os utilitários incluídos no valor do aluguel (exceto internet). $ 2,500 (primeiro e último meses e depósito - o pagamento do depósito poderá ser facilitado). Interessados falar com Carlos **+1(781)4052948**. JS1666
ALUGUEL EM REVERE Alugo quarto já disponível, localizado em REVERE-MA divisa com Everett, está mobiliado. **+1(857)2582480** JS1666
ALUGUEL EM BOXBOROUGH Apartamento para alugar Localização: 300 Swanson rd, BOXBOROUGH-MA Valor: $1,600 (primeiro mês e último mês de depósito) 1 quarto 1 banheiro Apartamento fica no primeiro andar e está em ótimas condições. Área de lazer com área de churrasco. Disponível imediatamente. Mandar mensagem ou ligar para Rodrigo **+1(508)3206053**. JS1666
Imóveis
ALUGUEL EM MEDFORD Aluguel de 1 quarto disponível para mulher em MEDFORD-MA. $1.000 por mês com tudo incluso. Máquina de lavar e secar. Fácil acesso para estacionar. Contato: **+1(617)8934237** JS1666
ALUGUEL EM EVERETT Quarto em EVERETT-MA para alugar mobiliado com garagem. Para 01 ou 02 pessoas sem crianças. Informação WhatsApp **+1(617)504-4237** JS1666
ALUGUEL EM SOMERVILLE Aluga se um quarto em SOMERVILLE-MA já disponível **+1(857)523-6301** JS1666
ALUGUEL EM EVERETT Aluga-se um apartamento de 4 quartos em EVERETT-MA pra dia 1o próximo. 3600$ o aluguel. Não é necessário aplicação. Apenas o 1o e último mês. Apartamento será pintado ate o dia 1o. Tenho fotos do apartamento. Interessados entrarem em contato com Meireles! **+1(857)294-6379** JS1666
ALUGUEL EM EVERETT Aluga-se quarto
de solteiro perto da junior Scool para mulheres com apenas uma mulher no apartamento EVERETT-MA. Não precisa de dois aluguéis. Apenas um aluguel de 950$. Apartamento de dois quartos apenas. Quarto já está mobiliado com cama e Comoda. Interessados entrarem em contato com Meireles! **+1(857)2946379** JS1666
Quarto para alugar em Woburn a um minuto do Centro e perto de tudo. Laundry no basement, entrada independente, internet incluída. Ambiente tranquilo, limpo e agradável.$850 TRATAR COM: 774-2041076. JS1664
Quarto para alugar - Em Lowell - 1º piso, desocupado - Preço: $800.00 por mês - Mensagem 978.876.8650 - Não tem Park
ALUGUEL EM ROXBURY - Aluga-se 1 quarto em ROXBURY-MA crossing próximo à estação laranja. Pra mais informações **+1(857)312-3150**. JS1642
ALUGUEL EM EAST BOSTON - Tenho
Próximo do metrô (linha azul aeropor**+1(857)246-4242**. JS1642
PRECISA ALUGAR - Procuro quarto para
alugar em Lowell, para solteiro. Contato **+1(781)866-5315**. JS1642
ALUGUEL EM SOMERVILLE - Aluga se um quarto em SOMERVILLE-MA pra dia primeiro **+1(857)523-6301**. JS1642
Balcão Empregos
Diversos
Zelador de Áreas Externas Partner Facility Solutions – Weymouth, MA Pagamento: $20–$25 por hora (com base na experiência)
Horário: Segunda a Sexta: 10:00 AM – 5:00 PM Sábado: 10:00 AM – 6:00 PM. Envie seu currículo ou entre em contato com hr@ partnerfacility.com ou whats app: (978) 932-6714. JS1666
Recepcionista Bilingue- para escritório de advocacia. Português e Inglês fluentes. Espanhol é um diferencial. Salário competitivo. Comunicativo. Whatsapp: 857-417-9991 JS1666
Contrata-se- secretária para trabalhar em clínica de reabilitação física em Malden (MA(. Necessário falar inglês e ter documentos legais. Ligar: (617) 623-3700. JS1666
Dry Cleaner by Val - Procura meninas para trabalhar full time. Na cidade de Woburn,MA. Maiores infoacaoes entrar em contato com a Gracielle -617-771-5707 JS1666
The Wicked Oyster está contratando cozinheiros, ajudantes de cozinha e pessoas para lavar pratos. Compareça no 50 Main St, Wellfleet. JS1666
Mike’s Pizza & Seafood está contratando cozinheiro com experiência. Compareça no 315 Union St, Rockland. JS1666
Precisa-se de mecânico com experiência em Saugus. Ligue e fale em inglês no 857-
472-1310. JS1666
Choice Auto Center procura um mecânico com experiência em carros europeus e domésticos em Shrewsbury. Tel: (508) 864-9795 JS1666
Precisa-se de motorista em New Bedford. Ligue e fale em inglês no 774 303-1063. JS1666
Vaga para housekeeper (MULHER)- em hotel. Disponibilidade aos finais de semana. Início imediato, ligar ou mandar mensagem: (781) 658-0878. JS1666
Instalador de cerâmica (Tile/ceramica)- Precisamos de trabalhadores com responsabilidade, organizado e com experiência em instalação de tile, precisa ter carro! Mandar mensagem no: (774) 498-0941. JS1666
Procuramos- Profissional de Car Wash com experiência comprovada, ágil, dedicado e que não fique no celular durante o trabalho. Vaga fixa com oportunidade de crescimento. Local: Everett. Interessados, favor enviar mensagem: (857) 888-3264. JS1666
Loja em Peabody precisa de: Secretaria, Vendedor, Mecânico, Sócio investidor. Entrar em contato com Edson, 617.799.5088. JS1654
Oportunidade de Emprego na PTI InsuranceJunte-se à Nossa Equipe! A PTI Insurance está em busca de profissionais dedicados para se juntarem à nossa equipe, com foco no atendimento à comunidade brasileira em Massachusetts. Se você é bilíngue, organizado e tem um forte desejo de ajudar as pessoas, essa pode ser a oportunidade ideal para você! Requisitos: • Fluência em português e inglês • Excelente organização • Capacidade de trabalhar em equipe • Personalidade equilibrada e comportamento professional • Disposição para prestar um atendimento de qualidade aos clientes • Energia positiva e atitude proativa Detalhes da Vaga: • Salário: A ser negociado de acordo com a experiencia. • Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. • Benefícios: Incluem férias e folga remunerada. Oferecemos treinamento para candidatos com experiência em ambiente
de escritório, mesmo que não tenham atuado anteriormente no setor de seguros. Falar inglês com sotaque não é um problema, mas é fundamental possuir habilidades de comunicação em inglês, especialmente para interações por telefone.Como se Candidatar: Caso você atenda aos requisitos, envie seu currículo para Magno@ ptiinsurance.com JS1666
Todos os Canais de tv do Brasil por $10 dolares por mes ligue 781.827.1440. JS1637
PEDIDO DE DOAÇÃO (CAMA) - Minha amiga chegou recetimente e estar presizando de uma cama de preferecia de souteiro porque ela estar dormindo no coxao no chao ela mora em everete de preferecia alguem de everete porque ela nao tem carro alguem tem uma cama para doar o munero dela er **+1(857)888-3879** ANDRESA. JS1582 10 alqueires de terra pra venda, a quatorze km de distância de Governador Valadares MG!! Valor 120.000,00 por alqueire, para visitas ou maiores detalhes falar com Edmar.
WhatsApp +55 33 98813-0730
OPORTUNIDADE DE NEGOCIO estou prescisando de alugar uma oficina na regiao de malden, medford, somerville ou regiao um ponto comercial **+1(617)564-5665** . JS1573
OPORTUNIDADE DE NEGOCIO - estou querendo comprar um Isquede de casas se alguém tiver pra repassar
, terraço e quintal ! Documentação ok escriturado ! Casa bem localizada na Rua Omar Coutinho no Ipaba. Mais informações zap 31 971044543. JS1559
CIDADE
de serviço espaçosa e garagem pra três carros.. JS1559
O CONHECIMENTO através da Bíblia
JAs mensagens das parábolas
esus possui mensagens claras acerca das coisas pertinentes ao reino de Deus. Elas também são muito profundas em suas aplicações, para edi cação da nossa vida cristã. Por isso, os judeus não entendiam, mas somente verdadeiros seguidores do Senhor Jesus compreendiam seus verdadeiros signi cados. Na Bíblia encontramos cerca de 40 parábolas de Jesus Cristo
que sem dúvida são fundamentais a todo verdadeiro cristão, porque revelam a vontade de Deus.
Cada narração das parábolas que estão registradas nos Evangelhos, têm o ensinamento próprio. Cada um desses ensinos serve para dar suporte à vida cristã, que devem ser aplicadas ao longo de nossa peregrinação nesta vida. Para se ter uma ideia dos assuntos das lições das parábolas que Jesus proferiu em seu ministério terreno, citamos algumas delas, a
AS PARÁBOLAS DE JESUS E SEUS ENSINAMENTOS
saber:
A Parábola da Rede, somente é registrada no Evangelho de Mateus (Mt 13.33), Mateus registrou uma série de sete parábolas. São elas: O Semeador, O Joio e o Trigo, A Semente de Mostarda, O Fermento, O Tesouro Escondido, A Pérola de Grande Valor e a Parábola da Rede. A Parábola do Amigo Importuno é encontrada no capítulo 21513, Jesus fala sobre um viajante que chegou tarde da noite e bateu porta de um amigo em busca de hospitalidade. A Parábola dos Talentos também está registrada no Evangelho de Mateus (Mateus 25:14-30). O signi cado da Parábola dos Talentos fala sobre responsabilidade e prestação de contas no juíz.
A Parábola da Semente Germinando Secretamente é uma parábola de Jesus registrada apenas no Evangelho de Marcos (Marcos 4:26-29). Apesar de ser uma parábola pequena, ela pos-
sui um signi cado muito profundo.
A Parábola das dez virgens embora seja tema de muitos sermões, sem dúvida ela é uma das parábolas mais difíceis de interpretar. Essa parábola encontra-se exclusivamente no Evange-
lho de Mateus, capítulo 25 e versículos 1 a 13. A Parábola das Bodas do Filho do Rei é encontrada no Evangelho de Mateus 22:1-14. Embora pareça similar à outra parábola encontrada no Evangelho de Lucas 14:1624, não se trata da mesma
parábola. A Parábola dos Trabalhadores da Vinha e uma das Parábolas de Jesus encontrada apenas em Mateus 20:1-16. Essa parábola narra a história de um homem que contrata alguns trabalhadores para trabalhar em sua vinha.
Evangelho da Graca
Por : Pr José Soares Leite, O José Soares é Pr José Soares Leite, é Bacharel emTeologia, professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e Faculdade de ensinoTeológico em Boston
SportTotal
Escalação do Santos: Vojvoda
faz ensaio de time que vai enfrentar o Palmeiras
Treinador comandou um trabalho coletivo de 11 contra 11 nesta quinta-feira; atividade de sexta vai de nir a equipe para o clássico
Redação do ge
Otécnico Juan Pablo Vojvoda ensaiou nesta quinta-feira, no CT Rei Pelé, um provável time do Santos que entrará em campo no sábado, às 21h (de Brasília), para encarar o Palmeiras, em clássico pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro.
Em atividade realizada no período da tarde, a comissão técnica promoveu um treino tático de coletivo. No trabalho de 11 contra 11, ainda sem Luan Peres, Vojvoda fez testes e preparativos na equipe que vai jogar
Hulk recebeu mais homenagens na noite desta quarta-feira, na Arena MRV, pelos 500 gols (agora 502) na carreira. Pelo Atlético-MG, o camisa 7 chegou aos 134 gols ao marcar o primeiro gol do Galo em cima do Forta-
no fim de semana.
O treinador ainda terá mais um treinamento antes do clássico. Nesta sexta, novamente no período da tarde, o Santos trabalha no CT Rei Pelé.
Após a atividade, torcedores organizados vão ser recebidos para prestar apoio ao elenco.
Na quinta, 13, o técnico ainda não pôde contar com Luan Peres, que permaneceu na parte interna, cumprindo o último dia do protocolo de concussão. O defensor deve trabalhar no campo nesta sexta. Outro desfalque é Alexis Duarte, convocado para a seleção paraguaia nesta Data Fifa.
leza. A festa ao lado de quase 40 mil atleticanos no estádio teve mosaico
3D, show de luzes e música. O ídolo também superou o número de gols marcado na temporada passada.
O atacante marcou o gol 500 em
Um provável Santos para o clássico, contando com o retorno de Luan Peres na atividade de sexta, tem Gabriel Brazão; Igor Vinicius, Zé Ivaldo (Adonis Frías), Luan Peres e Souza; Willian Arão, Zé Rafael e Victor Hugo (Gabriel Bontempo); Barreal, Neymar e Robinho Jr. (Guilherme).
O Peixe soma 33 pontos, dois a menos do que o Vitória, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
O resultado positivo, portanto, tira a equipe de Neymar e Vojvoda do Z-4, restando apenas cinco jogos para o fim da temporada na Série A.
cima do Bahia, na semana passada. No fim de semana, diante do Sport, fora de casa, de falta, chegou ao gol 501. No início da partida desta quarta, fez o 502. Hulk chegou a 20 gols na temporada, superando os números
Treino
do Corinthians: elenco faz trabalho técnico, e Hugo Souza segue em tratamento
Com Hugo Souza ainda em tratamento de uma pancada na coxa, o Corinthians realizou nesta quinta-feira o segundo treino durante a pausa da Data Fifa. O elenco fez trabalhos técnicos como preparação para o clássico contra o São Paulo, a ser disputado no próximo dia 20. O goleiro continua em tratamento no departamento de fisioterapia, sem participar das atividades com o grupo. Ele sofreu uma pancada na coxa esquerda, ficou fora das partidas contra Red Bull Bragantino e Ceará e ainda não se recuperou. Felipe
Longo o substituiu nos dois jogos.
O dia no CT Joaquim Grava começou com ativação na academia e aquecimento no gramado, segundo divulgado pela assessoria de imprensa do clube. Depois, os jogadores fizeram um trabalho de confrontos com finalizações de dois contra dois, três contra dois, quatro contra três e quatro contra quatro.
Na sequência, a comissão técnica aplicou um exercício de enfrentamento de dez contra dez com superioridade numérica por zonas do campo.
Flamengo freta avião, e estrangeiros convocados chegam ao Rio na tarde do clássico com Fluminense
O Flamengo definiu a logística para ter cinco dos sete convocados no Rio de Janeiro, na quarta-feira, dia do jogo com o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro. O clube fretou um avião que sairá dos Estados Unidos para trazer Carrascal, Plata, Viña, Varela e Arrascaeta. A utilização dos jogadores no clássico, no entanto, ainda será avaliada.
A Colômbia enfrenta a Nigéria, na segunda (18), em Nova York. O Equador encara a Nova Zelândia em Nova Jersey, enquanto o Uruguai joga com os Estados Unidos em Tampa.
Diante disso, o Flamengo terá um voo saindo de Nova York na madrugada do dia 19 com Carrascal e Plata e indo em direção a Tampa para pegar os uruguaios. A previsão é de desembarque no
de 2024, quando fez 19 gols durante todo o ano.
Hulk recebeu mais homenagens na noite desta terça-feira. Depois de uma homenagem do clube ao artilheiro na Arena MRV onde viu depoi-
Rio de Janeiro no início da tarde de quarta, horas antes do jogo contra o Fluminense.
Internamente, o clube avaliou o esforço como necessário mesmo não tendo garantia da condição física dos convocados. A utilização na partida que começa horas depois - às 21h30 (de Brasília) - será avaliada com cautela por causa do restante temporada e, principalmente, pela final da Libertadores.
Um ponto que terá peso para utilização dos convocados no Fla-Flu é a quantidade de minutos que os atletas terão disputados por suas respectivas seleções no período. Há um diálogo aberto entre o DM rubro-negro e o DM de cada seleção para alinhar o controle de carga ideal dos atletas.
mentos de família foi a vez da torcida fazer a festa. Mosaico 3D com o rosto do camisa 7, show de luzes e a música que virou homenagem constante: "Hulk Paraíba! Nós gostamos de você!"
Willian avança em recuperação no Grêmio; veja possibilidade de volta contra o Vasco
Meia-atacante se recupera de fratura no pé direito desde o m de setembro
Eduardo Moura
Omeia-atacante Willian tem previsão de iniciar os trabalhos no campo nesta semana no Grêmio. O jogador de 37 anos se recupera de uma fratura no quinto metatarso do pé direito e completou a sexta semana de recuperação na última segunda-feira. Existe a possibilidade de estar à disposição contra o Vasco, no dia 19.
O plano é de Willian começar exercícios em campo nos próximos dias, em atividades com mais impacto. Até o momento, o meia-atacante fazia apenas trabalhos internamente na academia do CT Luiz Carvalho. O prazo estipulado pelo Tricolor era de um retorno de seis a oito semanas. O elenco gremista volta a treinar nesta quarta-feira
após período de folga.
O Grêmio avalia o jogador periodicamente a partir da resposta do atleta às etapas do tratamento, sem estipular a data para o retorno. São 10 dias de pausa na Data Fifa, mas o Tricolor fará sete treinamentos até o confronto com o Cruz-Maltino.
A oitava semana de recuperação de Willian se completa no dia 24 de novembro. Se o retorno ocorrer realmente naquela data, o Grêmio ainda teria jogos contra o Palmeiras, dia 25, Fluminense, previsto para o dia 3 de dezembro, e Sport, dia 7.
Willian teve a lesão confirmada pelo Grêmio no dia 28 de setembro, depois do jogo com o Vitória na Arena. São apenas três partidas pelo clube, com duas vitórias e um empate. Desde então, o Tricolor já atuou oito vezes.
A lista de machucados do Grêmio tem nomes relevantes dentro do elenco, com status de titulares. Destes, Balbuena (fratura no tornozelo direito), Braithwaite (cirurgia no tendão de Aquiles do pé esquerdo), Cristian Olivera (entorse no tornozelo esquerdo), João Pedro (trombose no ombro direito), Rodrigo Ely (cirurgia no joelho esquerdo) e Villasanti (lesão no joelho esquerdo) só voltam em 2026.
Além de Willian, apenas o lateral-direito Marcos Rocha tem previsão de voltar ainda em 2025 a partir da recuperação de lesão muscular na coxa esquerda, mas a expectativa é que siga fora contra o Vasco. Contratado na reta final da janela de transferências, Willian foi considerado o jogador diferenciado do Grêmio para o fim do Brasileirão.
Mirassol se torna o único paulista a vencer o Palmeiras no Brasileirão 2025
O Mirassol se tornou o primeiro time paulista a vencer o Palmeiras no Brasileirão 2025. Com o triunfo por 2 a 1, o Leão também quebrou uma sequência de quatro anos sem vencer o Verdão. A última havia sido o 2 a 1 no Paulistão de 2021, em pleno Allianz Parque.
O Leão mantém sua invencibilidade em casa há 17 jogos — com 11 vitórias e seis empates — mes-
mo enfrentando o melhor visitante da competição. Além disso, em 10 jogos contra times paulistas no campeonato, perdeu apenas dois, alcançando um aproveitamento de 60%.
O Palmeiras tinha uma sequência contra os paulistas que incluía seis vitórias e dois empates. No entanto, foi em Mirassol, cidade a quase 450 km da Barra Funda, que o Alviverde viu essa
hegemonia ser quebrada.
Durante a Data Fifa, esse número pode aumentar, já que o Verdão ainda disputa seu último clássico do ano contra o Santos, neste sábado, às 21h, em jogo atrasado da 13ª rodada.
O Mirassol, por sua vez, volta a campo apenas na 34ª rodada, também contra o Santos, no dia 19 (quarta-feira), às 21h30, na mesma Vila Belmiro.
Ramón Díaz "acha" time do Inter e usa Data Fifa para ajustar esquema
Na luta contra o rebaixamento, o Inter se apresentou nesta terça-feira para o último período mais prolongado de treinos antes do fim do Brasileirão. O técnico Ramón Díaz aproveita a pausa da Data Fifa para ajustar o esquema tático e buscar a sonhada reação.
Se Roger Machado acabou demitido justamente por não buscar alternativas, o argentino tem se mostrado desapegado a um modelo. Já montou o time em distintos esquemas, seja o 4-4-2, com um losango no meio, o 5-3-2 ou 3-4-3. Mas, no empate com o Bahia, apostou no 4-2-3-1, mesmo esquema do seu antecessor.
Depois dos inúmeros testes, o argentino acredita ter encontrado a formação ideal. A escolha trouxe esperança, apesar do empate sofrido para o Bahia no fim. As individualidades subiram de produção.
Vitinho, que já foi utilizado na ala, voltou para a ponta direita e marcou dois gols. Alan Patrick, sem mais atuar como falso 9, mostrou lampejos do meia que encantou os torcedores. Bruno Gomes, novamente na lateral direita, posição na qual se destacou no ano passado, contribuiu com duas assistências.
A postura e o volume agradaram ao comando. Após 10 partidas,
o técnico acredita ter encontrado um caminho. A ideia é aprimorar o que deu certo e corrigir os problemas que apareceram no empate.
– Teremos uma semana, 10 dias para trabalhar e insistir. Chegamos há 45 dias. Acho que encontramos a forma de atacar. A mudança que fizemos foi de botar três zagueiros ou três volantes. A estrutura do time é praticamente igual – afirmou. Com a indicação da manutenção do esquema, Ramón Díaz precisará encontrar uma forma de fechar os espaços. As bolas aéreas e nas costas voltaram a preocupar. O lado esquerdo merece atenção especial.
Caso Oscar: exames apontam síncope vasovagal; entenda o que é
O meia Oscar, do São Paulo, foi diagnosticado com uma síncope vasovagal depois de uma bateria de exames realizadas nos últimos dias no Einstein Hospital Israelita.
O jogador desmaiou durante testes físicos no Tricolor na última terça-feira e vai continuar internado.
O clube se manifestou nesta quinta-feira com uma nota: "O meio-campista Oscar segue in-
ternado no Einstein Hospital Israelita, onde deu entrada na tarde de terça-feira (11) após apresentar uma intercorrência com alterações cardiológicas durante exames realizados no SuperCT. Extensa investigação realizada no hospital confirmou o diagnóstico de síncope vasovagal. Oscar segue clinicamente bem e estável, internado em unidade cardiológica e nesta sexta-feira realizará estudo eletrofisiológico.
O que é síncope vasovagal?
Trata-se de uma perda transitória de consciência causada por uma diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Ou seja, um desmaio.
Para confirmar o problema, Oscar fez o exame tilt-test, em que o paciente fica deitado numa prancha que vai levantando e variando o grau de inclinação.
As posições mostram se a regulação da pressão e a pulsação são boas. No caso de Oscar, o exame apontou que não é. O distúrbio causa tonturas e até desmaios, como o que aconteceu no exame no CT da Barra Funda.
Segundo um especialista ouvido pelo ge, o problema não tem risco de morte e pode ser resolvido com remédios ou com intervenção cirúrgica simples, onde um gânglio é cau-
terizado para evitar o descontrole. Ainda segundo o especialista, Oscar poderá ter condições de voltar ao futebol caso tudo saia bem e ele se sinta confortável para isso. Por enquanto, Oscar ainda não tem previsão de alta.
Aos 34 anos, ele avalia junto de sua família se vai anunciar sua aposentadoria ou se seguirá no futebol. A tendência maior é que deixe o futebol profissional.
Gabriel Bortoleto elogia novo carro da Audi na F1: “Lindo demais”
Além de elogiar o novo visual de seu F1 para 2026, brasileiro destaca “orgulho” em fazer parte da história da Audi na categoria
Rodrigo França, especial para o ge
“Carro bonito é carro vencedor” é uma daquelas máximas usadas no automobilismo há tanto tempo que até é difícil cravar o autor da frase, normalmente creditada a Enzo Ferrari. E no lançamento oficial do novo carro de Gabriel Bortoleto para temporada 2026, com a entrada da equipe Audi, o brasileiro se mostrou empolgado com esta nova fase na F1.
- É algo incrível para mim, ser piloto oficial da Audi na F1. O carro é lindo demais, não vejo a hora de acelerar este carro. É um orgulho muito grande poder fazer parte desta história de uma marca com tantas conquistas no automobilismo mundial, como 24 Horas de Le Mans, WEC, WEC etc.
Apesar da apresentação oficial no evento desta quarta à noite em Munique, na Alemanha, a Audi só deve colocar o carro na pista em janeiro, nos testes coletivos da F1 em Barcelona, reunindo todas as 11 equipes – a partir de 2026 a Cadillac também entra no grid. É possível que o Audi RS 26, como foi batizado o F1 da Audi, faça
um “shakedown” (teste de poucos quilômetros) em um dia de filmagem antes dos testes coletivos em janeiro – é a única permissão da FIA para que o modelo 2026 seja oficialmente testado.
A reportagem do ge.globo também esteve presente na sede da Audi em Neuburg, onde o motor e câmbio do novo F1 estão sendo construídos.
A visita não permitiu a gravação de vídeos ou registros de fotos, prática comum em qualquer visitação a uma instalação onde estão sendo desenvolvidas partes do atual ou próximo carro da equipe.
Líder do projeto Audi na F1, Mattia Binotto destacou o grande desafio do time para 2026, já que sua equipe será a única estreante a também fabricar o próprio motor e câmbio – a Cadillac, por exemplo, usará motores Ferrari até o final de 2027.
- Em termos de desafio, a mudança de regulamento de 2026 é enorme, maior até do que a que vimos em 2014, com a introdução dos motores híbridos. Naquela ocasião, a mudança foi grande para os motores, mas não para os chassis. Agora, teremos
grande mudança nas duas áreas, além do uso de combustível totalmente sustentável pela primeira vez na história da F1.
Nos primeiros testes de simulador, alguns pilotos do atual grid relataram dificuldades em gerenciar a energia ao longo de uma volta, já que a potência dos motores elétricos será bem maior, bem como a bateria para recuperar e armazenar a energia vinda de freadas, por exemplo.
Com as duas unidades de potência (elétrica e a combustão), as velocidades finais podem chegar a 400 km/h – mas com o novo regulamento aerodinâmico, é possível que os carros sejam mais lentos nas curvas e, com isso, os tempos de volta sejam mais altos do que os estabelecidos na temporada 2025.
Em entrevista exclusiva ao ge. globo em Interlagos, Binotto destacou que o aprendizado neste ano de transição com a Sauber tem ajudado bastante na preparação da próxima temporada, mas há desafios que só conseguirão ser superados com o carro andando na pista no começo de 2026.
DEcanela
Bia Ferreira analisa jogo da próxima adversária e mira uni cação de títulos mundiais
Por: Alfredo Melo info@jornaldossportsusa.com
Bem, até que en m o Alfredo Melo assume a verdade que nunca quis calar: ele é o Gatinho Cruel, que agora sai de cena para dar lugar ao seu criador. Enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior…
Só Rindo
O Euller, "Filho do Vento", que se destacou no Galo e no Vasco, além de outros clubes, dando declarações na delegacia:
— O senhor estava presente na hora do tumulto, quando o acusado disparou o primeiro tiro?
— Sim, senhor delegado.
— E quando disparou o segundo?
— A dois quilômetros.
O bate-papo corria animado entre os jogadores:
— Falem uma palavra que comece com "hiper" — pede o goleiro.
— Hipermercado — responde o lateral.
— Hipertensão — fala rápido o centroavante.
— Drogaria — diz o massagista.
— Drogaria?
— Vocês não deixaram eu acabar de falar: Drogaria Hiperfumaria São Geraldo.
A bichinha que jogava no gol do time das "meninas" consegue segurar, em seus braços, uma criança que estava caindo do quarto andar de um prédio e é aplaudida pela galera que assistia à cena. Um senhor, não se contendo, elogia:
— Caramba, parabéns! Que re exo!
E a bichinha, soltando a criança no chão e levando as mãos ao cabelo:
— Gostou? É shampoo Wellaton.
A moça se preparou toda para ir ao ensaio da Escola de Samba Gaviões da Fiel. Chegando lá, um dos manos suarentos pede para dançar com ela e, para não arrumar confusão, ela aceita. Mas o mano suava tanto que ela já não estava suportando mais! A moça foi se afastando e disse:
— Você sua, hein!
Ele a puxou, lascou um beijo e respondeu:
— Também vou ser seu princesa! É nóis na ta!!!
Com os olhos fundos, enormes olheiras, cara afundada, o goleiro esperava a vez de conversar com o médico. Chegou sua vez:
— Doutor, eu estou arrasado, nervoso, desesperado, sem perspectiva... não aguento mais!
Conversaram, conversaram, e o médico disse:
— Você tem que esquecer seus problemas. Não deve levá-los para dentro do campo...
— Como é que eu vou fazer, doutor? Aquela zaga insiste em entrar em campo comigo!
Aquele jogador recém-vendido para a Rússia vai a um restaurante:
— O senhor aceita um pouco de caviar?
— O que é isso?
— Caviar. Bem... é ovo de peixe!
— Oba! Então frita dois pra mim!!!
Acompanhando seu time, o torcedor foi ao bar do hotel onde cou hospedado em Itu e pediu uma cerveja. Veio uma garrafa de quase um metro de altura e um copo do tamanho de um balde. Quando tinha bebido metade daquela enormidade, doido para dar uma mijadinha, perguntou:
— Onde é o banheiro?
— Naquela porta ali, à esquerda.
Ele levanta, já meio tonto, mas erra, abre a porta da direita, dá dois passos, cai na piscina e começa a gritar feito louco:
— Não dá descarga, não! Não dá descarga, não!
P.S.: Jogador, quando cai na área, é pênalti. Quando cai na noite, é falta grave? Pode isso, Arnaldo?
Pugilista brasileira defenderá o cinturão da Federação Internacional de Boxe contra a turca Elif Nur Turhan, em 6 de dezembro
Combate.com
Bia Ferreira foi a convidada da edição #360 do Mundo da Luta. Campeã peso-leve da Federação Internacional de Boxe, a pugilista baiana vai protagonizar a quarta defesa de título no dia 6 de dezembro, desta vez contra Elif Nur Turhan. Com a apresentação de Ana Hissa e participações de Luiz Prota e Vitória Lemos, o programa falou sobre a primeira luta profissional da atleta no Brasil e detalhou o processo de preparação para o último compromisso da temporada.
Bia conquistou o título mundial em abril de 2024, quando venceu Yanina Lescano por nocaute técnico. Desde então, ela defendeu o posto contra a francesa Licia Bourdesa, a argentina Maria Ferreyra e a uruguaia Maira Moneo. Para o desafio de dezembro, a brasileira encara a turca Elif Nur Turhan. Apesar de
considerar seu jogo mais completo, Bia elencou os pontos que precisa tomar cuidado para não ser surpreendida pela adversária. - É uma atleta que não tem tanta experiência, assim como eu. Ela tem 7 nocautes em 11 lutas, mas não teve nenhuma adversária que deu muito trabalho (...) é uma adversária que manda muito "pombo", muito golpe errado, mas que tenta pressionar.
Não tem técnica, mas tem garra. Ela tem muitos pontos fracos que dá para explorar, que é o que eu estou estudando - explicou Bia. Apesar do foco total na defesa do cinturão em dezembro, Bia ressaltou que tem a intenção de unificar os títulos mundiais o mais rápido possível. Para alcançar esse objetivo, ela pretende duelar ainda mais no próximo ano.