Catálogo Agir 2011

Page 34

Amostrador de águas rasas modelo Wasserman A tecnologia é muito simples, sendo os sistemas de içamento, fechamento e esvaziamento da garrafa mecânicos. Pesquisadores: Julio Cesar de Faria Alvim Wasserman Setor: Núcleo de Extensão Rede UFF de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável redeamb@vm.uff.br /(21)2629-9974 Problema: A coleta de amostras de água em oceanografi a e hidrografi a vem sendo realizada há muitos anos com garrafas do tipo VanDorn. O conceito básico de um recipiente conectado a um cabo que desce à profundidade desejada permanece. Faltava um equipamento capaz de amostrar água em profundidades precisas em situações de corrente elevada, visto que com o cabo flexível a garrafa deriva com a corrente. Solução Proposta: Substituição do cabo por uma barra fixa de alumínio, a qual é capaz de amostras em profundidades muito precisas Diferencial: A garrafa se distingue de outros mecanismos por ser capaz de coletar água em profundidades precisas,

35

mesmo em situações de corrente elevadas. Benefícios: A amostragem de água é feita de maneira mais precisa, rápida e segura. O risco de descer o amostrador e ter fechamento do compartimento antes da profundidade desejada é menor que nos outros amostradores com cabo. Além disto, o amostrador desce em linha reta, graças à rigidez do cabo, permitindo a determinação precisa da profundidade de amostragem. Potencial de mercado: O equipamento pode constituir uma excelente solução para estudos ambientais em regiões costeiras onde as amostragens não ultrapassam os 4 ou 5 metros de profundidade. Atualmente os portos estão precisando assumir os serviços de monitoramento ambiental das áreas adjacentes e o amostrador inventado pode constituir uma solução mais adequada aos trabalhos de coleta.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.