Jornal Paroquial de Julho

Page 9

PUBLICAÇÃO MENSAL DA PARÓQUIA SÃO VICENTE FÉRRER - FORMIGA - MG

05/07

ANO XIX Nº 233 - JULHO de 2010

O leigo na Igreja e sua importância

Ambiente: gravuras de pessoas fazendo trabalhos na Igreja, flores, velas, bíblia. Acolhida: Cantando: Em nome do Pai... Animador: Caros amigos e amigas nesse encontro vamos apontar um tema muito importante para a Igreja: o papel do Leigo, que pode e deve ser o p a p e l d e c a da u m d e n ó s . Prestemos atenção em cada palavra, pois isso poderá nos motivar a sermos leigos engajados na Igreja. Leitor 1: Durante muito tempo, pouco ou nada se falou sobre o

papel do leigo na Igreja. Um dos perigos de se engajar como leigo é a tentação de se envolver demais com as tarefas da Igreja, a ponto de se afastar de suas tarefas profissionais, familiares. Outro perigo é o de legitimar uma indevida separação entre fé e vida. Evangelho e ação concreta.

formação religiosa, não estando isto ligado a ter inúmeros cursos, até superiores. Perguntas de adultos são respondidas com respostas adultas. Se o leigo não procurar ter boa formação cristã, não vai saber como agir em situações que vão além do que ele sabe sobre Igreja.

Leitor 2: A palavra “leigo” precisa ser bem entendida para não gerar confusão. Leigo é todo aquele ou aquela que recebe o batismo, mas não pertence à hierarquia da Igreja. Os leigos devem ser protagonistas da evangelização e fermentar com a presença cristã as diversas realidades do mundo.

Leitor 2: Muitos são os leigos que, até por excesso de boa vontade querem fazer tudo sozinhos e isolados. Os conselhos de Pastorais, conselhos de Leigos, são muitos importantes para se fazer uma ação planejada na Igreja. Portanto, não adianta o leigo ter espiritualidade, formação mas não ser capaz de trabalhar em equipe.

nada na igreja e pela Igreja, precisa repensar a sua fé. O auxilio do leigo é fundamental para a Igreja se torne o reino dos céus. Todos: Diz Lucas: “a seara é grande e os trabalhadores são poucos.” A Palavra

Todos: Dai-nos Senhor, a coragem de ser um leigo atuante. Leitor3: Nosso primeiro compromisso com Cristo, começa no Batismo, pois sendo batizados, devemos nos esforçar para imitar o próprio Cristo. Hoje, já são muitas as pessoas que têm consciência de sua vocação e a assume diante da Igreja. O leigo, como também o sacerdote devem atender a 3 aspectos: espiritualidade, formação e organização. Leitor1: O Leigo sem espiritualidade vai se prender a atitudes políticas, passageiras, sem lembrar que o Reino de Deus não é desse mundo. O leigo precisa ter uma boa

Todos: A força de evangelização está na união de todos . Leitor 3: Os caminhos parecem difíceis, mas, na verdade, são interdependentes, quem quer alimentar uma espiritualidade acaba se aprofundando na fé e isto leva a pessoa ao engajamento pastoral. Todos: Em que aspectos precisamos crescer mais? Pensemos nisso. Leitor 1: Se pensar que Igreja são todos os seus membros, vamos descobrir que há muito trabalho para se fazer em prol dela. As pessoas que aceitam Cristo e a sua Igreja, foram batizadas, precisam agora exercitar os dons, talentos e ministérios, com a ajuda do Espírito Santo. Quem não faz

Animador: A alegria de ser cristão, de ser membro da Igreja, de ser discípulo de Cristo, faz parte da vida de todo o povo de Deus, tanto das ovelhas como das pastorais. Ouçamos com atenção Lucas 14,31-33. Refletindo: parábola?

- Quem é o rei da

- E os saldados? Como ele se organizou para a batalha? - Como estamos nos organizando no apostolado leigo? - Quais são nossas pastorais? Orando: Senhor, a realidade da vida de hoje exige a participação de cristãos leigos para a expansão da Igreja. Daí-nos a coragem para assumir nosso papel de leigo e a força para resistir as pressões que enfrentaremos.Amém! Concretizando: Que tal fazermos uma balança em nossa vida, sacudirmos a preguiça e engajarmos na Igreja? Canto: Enviai, Senhor muitos operários.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.