POUPAS? "ABRIR CAMINHOS... TODOS CONTAM"
Poupança - o que é? Poupança = Rendimento - Consumo
Poupar implica não consumir agora para obter recursos no futuro. A poupança aumenta a capacidade de enfrentar situações imprevistas (desemprego, doenças, acidentes, ...)
Como aplicar as poupanças? Que produtos financeiros? Aplicam-se as poupanças num produto financeiro para obter juros. Se a remuneração for superior à inflação então a poupança está a ganhar valor. Antes de escolher os produtos devemos avaliar os riscos. Risco de liquidez - risco de precisar do dinheiro aplicado e não lhe poder mexer; Risco de remuneração - risco de não ter a remuneração esperada; Risco de capital - risco de perder parte ou toda a poupança aplicada no produto financeiro; Risco de crédito - risco de falência ou insolvência da entidade à qual foi entregue a poupança.
No caso dos depósitos este risco está coberto pelo fundo de garantia de depósitos até 100 000€ por depositante.
Tipos de produtos financeiros: Depósitos a prazo (simples; indexados); Ações - frações de capital social das sociedades anónimas; Obrigações - títulos de dívida emitidos por uma empresa, uma instituição de crédito ou pelo Estado. - Nas obrigações estamos a emprestar dinheiro à entidade que as emite. Curso de Ciências Socioeconómicas