Jornal Escolar 1ª edição 22-23

Page 1

Número:

EDITORIAL

Fala-se muito em sustentabilidade, educação e bibliotecas escolares.

O que pode significar esta relação?

Ela baseia-se, essencialmente, no desafio vivido diariamente, permanentemente, de ensinar e aprender: desenvolver competências de leitura, escrita e interpretação e transmitir e assimilar conhecimentos e valores de cidadania ativa, responsável e interventiva, Um dos caminhos, sempre estimulado e apoiado pela BE, é criar e desenvolver projetos de escola que abranjam e relacionem as diferentes áreas curriculares e estimulem a diversidade de ambientes estimulantes de aprendizagem, dentro como fora da escola e na atmosfera digital. A esses projetos procura o jornal da BE dar todo o destaque, pelo que se agradece e se renova o convite à participação de todos nesta publicação.

Nós temos que formar cidadãos capazes de atribuir sentido ao que de facto aprendem e consequentemente estabelecer relações entre toda a informação. E aqui a BE pode e deve ter um lugar de destaque e de apoio a todos os intervenientes.

Criar novos ambientes de "cocriação" na escola, dar corpo à criação de espaços onde os alunos poderão, com recurso à tecnologia, desenvolver projetos de trabalho variados, planificados por si/ou com os professores de forma a permitir o trabalho autónomo em torno das áreas de competência previstas no Quadro Europeu de Competência Digital para os cidadãos e que se articula com o Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.

O digital veio para ficar. Tire partido dele.

Boas leituras!

A equipa do ArrRivar

Índice:

Dia Europeu do Desporto.…..………...3

Día de la Hispanidad ………………….. 7

Cidadania e Desenvolvimento ...…....8

Ler para a Paz e Harmonia …...….…..11

Desafio National Geographic ………..14

Dia Mundial da Filosofia .....………….17

Profissional Vitivinícola ..………….....18

Desporto Escolar .……………........20/21

Dia Internacional do Voluntário .…….24

Rivara Erasmus Summit …… 32

Cada edição do jornal ArrRivar é um reflexo do trabalho desenvolvido ao longo de um período no Agrupamento de Escolas de Arraiolos.

Este trabalho desenrola-se na sala de aulas entre o docente e os alunos da turma, em atividades no exterior como resultado de projetos desenvolvidos e apresentados em Conselho Pedagógico que constam, por norma, do Plano Anual de Atividades, atividades de parceria, nomeadamente com a Biblioteca Escolar.

A equipa agradece a quem participa com notícias e relembra que estas são da responsabilidade de cada um.

A equipa do ArrRivar

Patrocínios:

48| Mês: janeiro | ano: 2023| Jornal Semestral | Agrupamento de Escolas de Arraiolos Redação e montagem: Agrupamento de Escolas de Arraiolos: Paula Gaspar e Paula Sande Promoção do livro e da leitura através da ilustração de pop-up

Visita ao campo de futebol

No dia 13 de outubro, o JI de Arraiolos realizou uma saída da nossa escola e fomos visitar e conhecer o campo de futebol de Arraiolos.

Enquanto percorríamos o caminho em direção ao Campo, pudemos ouvir vários sons, tais como o canto dos passarinhos e outros que a aragem no ía trazendo. Apreciámos as borboletas voando na tarefa da procura de flores, observámos gafanhotos ora voando ora aos saltinhos.

Ao chegarmos ao campo de futebol, obedecemos ao desejo de jogar à bola, correr, saltar... Enfim, passar um tempo divertido ao ar livre.

Divertido e pedagógico pois é certo que lá fora, a mãe Natureza é mestra. É só saber observá-la e escutá-la atentamente.

As educadoras do JI Isabel Nunes Florbela Caroço

Passeio de comboio

No dia 6 de dezembro, o JI de Arraiolos realizou um passeio de comboio pela nossa linda vila, oferecido pela Câmara Municipal de Arraiolos.

Ao som de músicas natalícias fomos observando recantos decorados, o lindo presépio ao pé da igreja, contemplamos a magnifica paisagem de que tanto gostamos, vimos o nosso bonito castelo e muitos de nós teve a oportunidade de ver as nossas famílias e até de desejar Boas Festas a quem passava!!

Foi uma tarde cheia de emoção e muita alegria!!

educadoras do

2 janeiro 2023 2 Destaque
As JI Isabel Nunes Florbela Caroço

DIA EUROPEU DO DESPORTO

Nodia 26 de setembro, à tarde, em Arraiolos, no campo de futebol Cunha Rivara, comemorou-se o dia Europeu do Desporto na escola, no qual vários alunos da escola participaram neste evento desportivo. Os alunos puderam praticar várias modalidades desportivas, entre elas: BTT, paddle, futebol, xadrez, atletismo e rugby.

Este dia foi muito importante porque apela à prática de exercício físico e à criação de hábitos saudáveis, a maioria dos alunos participou com bastante entusiasmo e interesse.

Como sugestão, os alunos propõem que no próximo ano, este dia seja comemorado, não só à tarde, mas sim durante o dia inteiro, porque alguns alunos não conseguiram realizar as atividades todas.

Agradecemos aos professores a oportunidade que nos deram, por termos participado neste evento desportivo e aguardamos mais iniciativas destas.

3 janeiro 2023 3 Destaque
5ºC

Desafio lançado pelas docentes de Inglês do 2º ciclo Concurso Hatoween

Concurso de chapéus executados pelos alunos de todo o agrupamento, desde o pré-escolar até aos mais velhos.

Após votação estrondosa da comunidade escolar damos os parabéns a todos os participantes e anunciamos os resultados do concurso:

1st place - HAToween 62:

- João Santos (5thA);

2nd place - HAToween 14:

- Lorena Chitcan and Catarina Franjoso (5thC);

3rd place - HAtoween 58:

- 4thF (Teacher Vânia Contenda).

Honorable Mentions:

- HAToween 7: Rafael Pirralha (3rdH - EB1 Vimieiro);

- HAToween 51: Idalete Rosa and Ana Rute Rosado (operational assistant)

- HAToween 53: Artur Gregório (JI Arraiolos - kindergarten teacher Isabel Nunes);

- HAToween 64: Sofia Ramalho and Luís Sousa (12thB).

4 janeiro 2023 4 Destaque

LIVRO DO MÊS ESCOLA SEDE 1º ciclo

5 janeiro 2023 5 Destaque

OBebras - Castor Informático é um desafio internacional para promover e introduzir o pensamento computacional para estudantes de todas as idades. Portugal aderiu a esta iniciativa, numa parceria organizacional do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, juntamente com a TreeTree2.

Na segunda semana de novembro (semana internacional do Bebras), escolas de todo o país, lançaram este desafio aos seus estudantes, sendo este o primeiro ano de participação do Agrupamento de Escolas de Arraiolos. Os desafios do Bebras são pequenos problemas divertidos, estimulantes, organizados por anos de escolaridade e baseados em tarefas que os cientistas de computadores encontram com frequência. Os problemas não requerem nenhum conhecimento prévio, mas requerem algum pensamento lógico.

A participação das turmas 7A, 7B, 7C, 9A e 9B visam ir de encontro e preparar caminho à consecução do objetivo 5 das novas aprendizagens essenciais de Matemática do Ensino Básico: "Desenvolver e mobilizar o pensamento computacional, capacidade que tem vindo a assumir relevância nos currículos de Matemática de diversos países.

O pensamento computacional pressupõe o desenvolvimento, de forma integrada, de práticas como a abstração, a decomposição, o reconhecimento de padrões, a análise e definição de algoritmos, e o desenvolvimento de hábitos de depuração e otimização dos processos. Estas práticas são imprescindíveis na atividade matemática e dotam os alunos de ferramentas que lhes permitem resolver problemas, em especial relacionados com a programação."

Podem encontrar mais informação sobre este desafio internacional em http://bebras.pt/ e deixamos aqui algumas fotos da participação das turmas acima referidas:

6 janeiro 2023 6 Destaque

DÍA DE LA HISPANIDAD

No dia 12 de outubro os alunos do 7º A, B, C e 11º C, no âmbito da disciplina de Espanhol realizaram uma exposição, na biblioteca escolar, alusiva à comemoração do “Día de la Hispanidad”. Os trabalhos dos alunos abrangiam temas sobre a cultura e a história do día de la Hispanidad, assim como foram expostos uns poemas e uns cartões de cidadão de cada país que tem como língua oficial - o Espanhol.

Esta exposição esteve patente durante duas semanas na biblioteca e toda a comunidade escolar pode visitá-la. Os alunos que participaram nesta exposição aprofundaram conhecimentos sobre a cultura e tradição dos países Hispanohablantes, assim como foi importante o trabalho de pesquisa sobre a língua espanhola que iniciaram neste ano letivo.

Turmas: 7ª A, B, C e 11ºC e Maria João Conde

En el día 12 de octubre los alumnos del 7º A, B, C y 11º C cursos, participaron en una exposición en la biblioteca del instituto, sobre el Día de la Hispanidad. Sus trabajos se basan en variados asuntos relacionados con la cultura e historia del Día de la Hispanidad, así como fueron hechos unos DNI sobre los países Hispanohablantes y algunos poemas.

Esta exposición estuvo abierta durante dos semanas en la biblioteca y toda la comunidad escolar pudo visitarla. Los alumnos que participaron en esta exposición profundizaron sus conocimientos sobre la cultura y tradición de los países Hispanohablantes y también fue importante el trabajo de investigación sobre la lengua española, que iniciaron este curso escolar.

Turmas: 7ª A, B, C e 11ºC e Maria João Conde

7 janeiro 2023 7 Destaque

Cidadania e desenvolvimento e Biblioteca Escolar

No âmbito da disciplina de Cidadania os alunos do 7º B dividiram-se em grupos e cada grupo está a pesquisar sobre um tema considerado obrigatório para este ano letivo. Um dos grupos escolheu a Saúde. Convidámos a psicóloga da escola Ana Fátima que prontamente veio à nossa aula debater sobre saúde mental.

Ainda no tema da Saúde convidámos a enfermeira e mãe de uma das alunas da turma, Paula Pimpão, que promoveu um debate sobre a importância da vacinação e para que tipo de doenças.

Encontro de autores

Encontro com autores com Dora Gago, nas aulas do professor Luís Carreira, 9ºB e 9ºC. Os alunos prepararam previamente algumas questões e fizeram intervenções ao longo da sessão. Uma manhã muito profícua “a leitura forma a nossa subjetividade”, “A escrita tem a vertente de nos fazer ver o mundo com mais lucidez”.

Obrigada Dora pela vinda à escola.

8 janeiro 2023 8 Destaque
Dora Gago

Atividades na BE Cunha RIvara MIBE e 1 novembro

Feliz Natal Em diferentes línguas

9 janeiro 2023 9 Destaque
Geometria Descritiva na BE Apoio ao currículo Geografia

HORA DO CONTO APRENDER COM A BE

Histórias a partir de livro em pop-up

A História da Carochinha

O polgarzinho

O príncipe com orelhas de burro

O rabo do gato

O pinto borrachudo

O cuquedo

Prenda de Natal

Felismina Cartolina e João Papelão

Maria Botelha

ATIVIDADES DA BIBLIOTECA DORDIO GOMES

10 janeiro 2023 10 Destaque

MIBE

LER PARA A PAZ E HARMONIA

Durante o mês de outubro, decorreu o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Ler para a paz e harmonia. Na biblioteca passou um pequeno filme. Na aula de Oficina de Teatro o 7ºB, 7ºC e 8º B exercitaram a respiração e a projeção de voz com a leitura de poemas.

11 janeiro 2023 11 Destaque

Formação de Utilizadores da BE com Maria José Serôdio

Os 5º A, B e C vieram à BE aprender a utilizar a B, respetivamente com Conceição correia, Isabel Correia e Carla Silva e Maria João Conde. Ouviram a explicação de como a BE está arrumada e sobre o sistema de classificação. As atividades culminaram com a elaboração de poemas com lombadas.

12 janeiro 2023 12 Destaque

ATIVIDADES DE DA BE DORDIO GOMES

Projeto Escola a LER

O agrupamento foi financiado no âmbito do projeto suprarreferido. Desenvolvemos, nas duas bibliotecas, atividades assim designadas: Leitura Orientada, Leva-me comigo e Projeto Pessoal de Leitura.

13 janeiro 2023 13 Destaque

Desafio National Geographic—Biblioteca Escolar

Com vista ao desenvolvimento da literacia científica, os alunos podem participar no Desafio respondendo a uma questão sobre um dos artigos da revista. O Desafio é mensal e o aluno vencedor, cuja divulgação é feita na página do Agrupamento, receberá um prémio oferecido pela National Geographic Portugal. Parabéns aos nossos grandes vencedores deste semestre.

14 janeiro 2023 14 Destaque
Vencedor de outubro Andreia Murcela Vencedor de novembro Andreia Murcela Literacia Científica Vencedor de janeiro Rafael Serra

Biblioteca Dordio Gomes

Ano letivo: 2022/2023

Total de requisições no mês de setembro: 6

Meses: setembro, outubro e novembro

Total de livros mais requisitados no mês de setembro: Não se aplica

Total de requisições no mês de outubro: 69

Total de livros mais requisitados no mês de outubro: 10

O Pirilampo Mágico- Carvalho, Maria João- 4; A Lagarta comilona-Carle, EriK-3

Papá, por favor, apanha-me a lua- Carle, EriK-3;

Total de requisições no mês de novembro 39

Total de livros mais requisitados no mês de novembro: 5 (todos com duas requisições cada):

A Girafa que comia estrelas- Agualusa, José Eduardo;

O Nabo Gigante- Tolstoi, Alexis

Os sete cabritinhos- Alonso,Tareixa

Coração de mãe-Martins, Isabel Minhós Rapunzel

Docente: Bárbara Saldanha

Biblioteca Cunha Rivara

15 janeiro 2023 15 Destaque Estatisticas
0% 5% 10% 15% 20% 25% 30% 35% 40% 45% Estudar Pesquisar Ativextra curricular Leitura Xadrez Visionarfilmes Aula Distribuiçãode atividadesdesenvolvidas(Set) 0% 5% 10% 15% 20% 25% 30% 35% Estudar Pesquisar Ativextra curricular Leitura Xadrez Visionarfilmes Aula Distribuiçãodeatividadesdesenvolvidas(out) 0% 5% 10% 15% 20% 25% 30% 35% Estudar Pesquisar Ativextracurricular Leitura Xadrez Visionarfilmes Aula Distribuiçãodeatividadesdesenvolvidas(nov) setembro outubro novembro 0% 5% 10% 15% 20% 25% 30% 35% Estudar Pesquisar Ativextracurricular Leitura Xadrez Visionarfilmes Aula Distribuiçãodeatividadesdesenvolvidas(dez) dezembro 0% 5% 10% 15% 20% 25% 30% 35% Estudar Pesquisar Ativextracurricular Leitura Xadrez Visionarfilmes Aula Distribuiçãodeatividadesdesenvolvidas(jan)

Leituras em família -

Ler em vai e vem

Entrega dos sacos aos alunos

Já sei ler

16 janeiro 2023 Destaque 16

Exposição na BE Dia da Filosofia

17 janeiro 2023 Destaque 17
Professora: Marília Ribeiro

CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO VITIVINÍCOLA – 10ºC

Viticultura, vinicultura e vitivinicultura.

Termos que por vezes criam alguma confusão, e que vamos tentar esclarecer.

Pensamos que o início será na Viticultura. O início porque a viticultura relaciona-se com a produção e melhoramento da uva. Como se pode produzir mais e melhor. Viticultura é a produção das vinhas, é a etapa na qual é imprescindível cultivar com redobrada atenção as plantações. É da maior importância a qualidade da uva que se produz para a qualidade do vinho que vamos obter.

Já a Vinicultura refere-se à elaboração e ao estágio do vinho.

A Vinicultura engloba todas as etapas de produção, preservação, o processo de embalar o produto final e sua comercialização no mercado Há três mecanismos básicos de transformação da uva em vinho, ou seja, de vinificação – tinto, branco e rosé.

Na vinificação do vinho tinto, a uva é fermentada completamente – a pele, o sumo e as grainhas são usadas neste processo. É justamente a pele que imprime ao líquido a conhecida cor tinta e grande parte dos taninos. Quanto mais tempo o invólucro exterior da fruta estiver junto ao sumo, mais escuro e mais rico será o vinho produzido.

Na vinificação do vinho branco, o tempo em que a pele da uva permanecerá junto ao sumo também determinará a cor da bebida que será elaborada. Algumas vezes o vinho terá um ar mais fresco quando a pele for separada logo depois da prensagem. Quem desejar, porém, um produto com maior teor de álcool e uma cor mais carregada, deverá deixar a pele por mais tempo. É essencial também ajustar bem a temperatura do processo de fermentação, que não deverá nunca ultrapassar os 37ºC.

No módulo rosé, podem-se seguir duas alternativas. Na primeira o mecanismo é similar ao da produção do vinho tinto, retirando-se a pele quando a cor que se pretende alcançar já está presente; na segunda há uma mistura dos tintos e brancos. Isto será tema para outro artigo, pois pensamos que há alguma confusão entre rosé e palheto.

Outra ideia fundamental é a da Vitivinicultura, que funde os dois processos acima descritos, levando em conta a origem do mecanismo produtor, desde o cultivo das uvas, até à sua transformação em vinho. Esta bebida é considerada até hoje o néctar criado pelos deuses, um alimento cercado por uma aura misteriosa, embriagante. De símbolo espiritual à fonte de inspiração poética, este líquido especial está presente tanto nas grandes festas quanto no tratamento de enfermidades, na profilaxia de várias doenças e nas cerimónias religiosas e mitológicas. Hoje o vinho também é amplamente utilizado na estética facial e corporal.

Por alunos: Alexandre, Andreia, Beatriz, Leonardo, Ricardo e Tiago Professores: Inês Pequito e Ludgero Serrano. Fontes: https://www.infoescola.com/curiosidades/vinicultura/

Visita de estudo à Herdade dos Coelheiros

No dia 15 de dezembro, durante o período da manhã, os alunos do curso profissional de Técnico Vitivinícola foram visitar a Herdade dos Coelheiros acompanhados pela professora Inês Pequito, no âmbito da disciplina de Viticultura e do Projeto ECO – Escolas.

Foram apresentadas as práticas agrícolas que são utilizadas no cultivo da vinha na herdade, com vista à proteção dos recursos e à manutenção da fertilidade, numa perspetiva de sustentabilidade.

Os alunos também aprenderem e executaram a poda de inverno.

18 janeiro 2023 Destaque 18

VISITA À QUINTA DA PLANSEL

No dia 24 de novembro, pelas 9h30, os alunos da turma C do 10º ano visitaram a Quinta da Plansel, em Montemor-o-Novo, no âmbito da disciplina de Viticultura.

Os alunos deslocaram-se à Quinta da Plansel com os professores Inês Pequito e Ludgero Serrano, sendo o transporte cedido pelo Município de Arraiolos. Os alunos e os professores foram muito bem recebidos pelo Sr. João Carvalho e tiveram oportunidade de visionar um powerpoint sobre as etapas desenvolvidas nos viveiros da videira. Aprenderam ainda a fazer o excerto ómega e visitaram as instalações da Quinta e as máquinas utilizadas na poda da uva.

Está previsto voltaram à Quinta da Plansel no próximo mês de janeiro, onde terão oportunidade de realizar mais aprendizagens relacionadas com o seu curso de Vitivinicultura.

Por alunos: Alexandre, Andreia, Beatriz, Leonardo, Ricardo e Tiago – 10ºC. Colaboração da professora de Português Isabel Matos Dias.

19 janeiro 2023 Destaque 19

DESPORTO ESCOLAR

Desporto Escolar 22/23

A oferta do Agrupamento ao nível do Desporto Escolar engloba grupos equipa de: Padel, Natação, BTT, Futsal, Atletismo e Escola Ativa

Corta Mato Escolar 22/23

- Na manhã do dia 16 de Novembro realizou se o corta mato escolar do Agrupamento, no castelo de Arraiolos. Participaram 143 alunos na atividade, entre alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclo e também do ensino secundário. Foi uma excelente manhã desportiva, com um comportamento exemplar por parte de todos os intervenientes.

Classificação final:

20 janeiro 2023 Destaque 20

DESPORTO ESCOLAR (cont.)

Como é sabido, as Escolas estão a sofrer um processo de Transição Digital e como tal, já foi divulgado o nosso Plano de Ação de Desenvolvimento Digital de Escola (PADDE) com ações adequadas à sua realidade. Uma dessas ações prende-se com a disponibilização para toda a comunidade de uma plataforma agregadora de diversos Recursos Digitais, um “centro de recursos virtuais” que irá crescer com a colaboração de todos.

https://mail.google.com/mail/u/0?ui=2&ik=1fa3d196ff&attid=0.1&permmsgid=msga:r3746785216068391119&th=1847fd5aebb15d0b&view=fimg&fur=ip&sz=s0-l75-ft&attbid=ANGjdJ0XisI-

TU9L_rmTBp5Haf9AI3t5qdLaEjxklEZZIJUOddO1fpczSeteJ9riIKliCk_gGsOHAvPPmxPrYbjmuTN87jEit7rn_g_EttKdEQn5P5PyK7szbWZrnk&disp=emb&realattid=ii_l2i0e2bo0

21 janeiro 2023 Destaque 21

Na vivência do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), o JI de Arraiolos recebeu no dia 17 de outubro, a visita das enfermeiras da UCC.

Trouxeram-nos uma história “O menino que não gostava de sopa”, de Cidália Fernandes, Edições Livro Directo.

Conversamos sobre a história e sobre a nossa alimentação. Também fizemos uma atividade de que muito gostamos, pintamos uma panela e recortamos ingredientes de que muito gostamos (batatas, cenouras, abóboras...).

Nós gostamos de comer de tudo e sabemos a importância que tem “Comer bem (legumes, fruta, alimentos saudáveis) dá força e faz crescer!”

Gostamos muito desta visita nas nossas salas!!

Educadoras Isabel e Florbela

No dia 25 de novembro, o JI de Arraiolos foi até à sede do Agrupamento, para vivenciar mais uma nova experiência, visitamos a Feira dos Minerais. Podemos observar e aprender que existem diversos minerais, de várias cores e que podem ser trabalhados/ transformados nas formas que desejarmos.

Gostamos muito desta visita onde aprendemos, observámos e fomentamos o gosto e o interesse pelas ciências de forma tão lúdica.

Educadoras Isabel e Florbela

22 janeiro 2023 Destaque 22

Dia Internacional da Saúde Mental

Apretexto de se assinalar a 10 de outubro o Dia Internacional da Saúde Mental, as técnicas do Agrupamento desenvolveram ações de sensibilização nas turmas do 3º ciclo, com o objetivo de promover literacia na área da Saúde Mental. Desmistificar o estigma muitas vezes associado à procura de ajuda especializada nesta área e promover o diálogo em torno das questões da saúde mental foi o mote para aproximar os alunos dos recursos técnicos existentes no agrupamento e na comunidade.

Os problemas de saúde mental na infância e na adolescência constituem ainda um dos principais preditores dos problemas de saúde mental na idade adulta, condicionando a saúde física e mental e limitando oportunidades de vida. Nestas sessões, salientou-se a importância do reconhecimento de sinais de alerta e promoveram-se competências sociais e emocionais dos jovens, da sua saúde mental enquanto fundamentos da personalidade saudável e do envolvimento cívico.

Promovendo a saúde psicológica e o sucesso educativo, as escolas podem desempenhar um papel positivo e protetor das crianças e adolescentes.

O bem estar e a saúde mental são condições essenciais para uma aprendizagem bem sucedida e só podem ser desenvolvidas em cooperação com todos os intervenientes na escola. Promover a saúde psicológica e o sucesso educativo é assumir um papel positivo e protetor dos nossos alunos.

Corrupção à Lupa/Mentes Leitoras– Mentes ativas/ As contas da nossa vida

O nosso agrupamento colabora na luta contra a corrupção com o Conselho contra a corrupção. Este ano o trabalho já desenvolvido em Matemática e em Oficina de teatro, cliquem no link seguinte:

https://www.canva.com/design/DAEwEe0cdAs/PQig146mUVSaueRLMb4RCQ/view?

utm_content=DAEwEe0cdAs&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=publishsharelink

23 janeiro 2023 Destaque 23

DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO

Aequipa técnica multidisciplinar do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, conjuntamente com a Associação de Estudantes, assinalou no passado dia 5 de dezembro o Dia Internacional do Voluntariado, com o objetivo de incentivar e valorizar o serviço voluntário.

Consideramos que é um ato de cidadania, que cada vez mais deverá estar presente, sob diferentes formas, no percurso de vida dos jovens alunos, contribuindo para promover a necessidade e o dever de ajudar o próximo.

Neste dia contámos com a presença de alguns operacionais do corpo de Bombeiros Voluntários de Arraiolos, que dinamizaram na Escola uma sessão informativa acerca de como é ser Bombeiro Voluntário, dando a conhecer alguns dos equipamentos individuais de proteção que utilizam, contando também com a participação de alguns dos nossos alunos voluntários nesta instituição.

A voluntária da Associação Dupla Personalidade, Catarina Delgado, conversou com os nossos alunos e, em conjunto com os técnicos, convidou os alunos a pensarem e deixarem registado ideias ou possíveis contributos para desenvolverem ações de voluntariado nas entidades locais.

Dia Mundial da Alimentação-Gincana dos Alimentos

Foi a partir da dinamização de atividades na praça do Município, numa parceria entre as entidades locais, que os técnicos da Câmara Municipal de Arraiolos, técnicos especializados do Agrupamento, professores do Gabinete de Saúde e Bem Estar, professor André Leitão, a equipa de cuidados comunitários e com a colaboração dos alunos do Curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial, sensibilizaram a comunidade escolar para hábitos alimentares saudáveis e promoção de uma alimentação saudável e sustentável.

Comemorou-se, desta forma, o Dia da Alimentação de uma forma participativa para a comunidade local, onde se aprendeu sobre a alimentação através de atividades lúdicas.

24 janeiro 2023 Destaque 24

ATIVIDADE DIREITOS DAS CRIANÇAS

Apropósito do aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, assinalado a 20 de novembro, a equipa do gabinete das técnicas especializadas, dinamizou algumas atividades direcionadas aos alunos do 1º e 2º ciclo, com o objetivo de aumentar a consciência sobre os seus direitos; partilhar e debater sobre os mesmos; refletir sobre formas de exercer os seus direitos no dia-a-dia na escola, na comunidade e no seu país.

Entre 24 de novembro e 2 de dezembro, estes alunos participaram nas sessões desenvolvidas, destacando-se a sua participação nas mesmas. Em cada turma foram produzidos os balões dos direitos, nos quais cada aluno representou um artigo da Convenção dos Direitos da Criança, que foram trabalhados nas sessões. O refeitório da escola foi o local escolhido, para expor os trabalhos realizados. Com o apoio da câmara municipal foi possível garantir a impressão dos autocolantes distribuídos pelas turmas, elaborados para o efeito.

Natal Solidário no Agrupamento de Escolas de Arraiolos

OGabinete de Técnicas Especializadas do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, em colaboração com a Associação de Estudantes, associaram-se à campanha de Natal da Santa Casa da Misericórdia de Arraiolos, na recolha de produtos de higiene pessoal, produtos de puericultura, produtos de limpeza e consumíveis. Os produtos recolhidos e os postais de natal elaborados pelos alunos do 1º ciclo, foram incluídos nos cabazes de Natal entregues a famílias mais carenciadas do concelho.

Foi ainda lançado um desafio à comunidade escolar (docentes, assistentes técnicos, assistentes operacionais e Encarregados de Educação) para apadrinhar um/a aluno/a do agrupamento. Esta iniciativa foi concretizada com sucesso e possibilitou a realização dos desejos de algumas crianças/jovens da nossa escola, que puderam receber uma prenda de natal especial. Graças às madrinhas e padrinhos foi possível entregar 36 presentes que fizeram sorrir e muito surpreender estes nossos alunos.

25 janeiro 2023 Destaque 25

Workshops “Autoconhecimento” e “Procrastinação e Proatividade”

No dia 29 de Novembro o Agrupamento de Escolas de Arraiolos contou com a presença da Associação Juvenil Inspirar o Futuro que tem como missão promover a capacitação dos jovens através da educação e da formação para o desenvolvimento das suas capacidades pessoais e sociais, por forma a alcançarem o seu máximo potencial para a entrada no mercado de trabalho.

Foram dinamizados dois workshops, um dirigido para a turma CEF alusivo ao tema “Autoconhecimento”, o qual permitiu aos alunos refletirem e conhecerem os seus interesses e aptidões e um segundo workshop, dirigido para as turmas de 11º ano alusivo ao tema “Procrastinação e Proatividade”.

Estas atividades foram desenvolvidas em colaboração com o Gabinete de Técnicas Especializadas do Agrupamento no âmbito do Programa de Orientação e Vocacional que é anualmente desenvolvido pelas Psicólogas da nossa escola.

Campanha do Pirilampo Mágico

OAgrupamento de Arraiolos a partir do Gabinete de Técnicas Especializadas associou-se à Campanha do Pirilampo Mágico 2022.

Esta iniciativa anual da Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, tem como missão promover a qualidade e a sustentabilidade das respostas disponibilizadas pelas suas associadas no que diz respeito à promoção dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência.

A causa a que está associada esta campanha– o apoio a crianças e jovens com deficiência intelectual e/ou multideficiência – justifica todo o nosso apoio.

Os resultados finais da Campanha do Pirilampo Mágico no Agrupamento de Escolas de Arraiolos foram bastante satisfatórios com uma boa adesão da comunidade escolar, principalmente do Jardim de Infância e 1º ciclo. Conseguimos contribuir com a venda de 187 pirilampos,34 Pins,11 Canecas, 4 Chávenas, 14 t shirts, 5 sacos e 2 livros.

“ A verdadeira Magia é o que Fazemos”

26 janeiro 2023 26 Destaque

Dia Combate ao Bullying

Dia 20 de Outubro comemorou-se o dia Internacional do Combate ao Bullying e na nossa escola foram realizadas algumas ações para assinalar este dia. Foram realizadas ações de sensibilização junto dos alunos do 3º e 4º ano e 2º ciclo.

Através de dinâmicas lúdicas preparadas para o efeito, junto das turmas do 3º e 4º ano de escolaridade, foi contada a história do “Edmar o Passarinho Albino”. A partir desta história chamou-se a atenção dos alunos para a necessidade de respeitar e ajudar os outros, em especial daqueles que, por alguma razão, apresentam limitações ou se consideram diferentes. Edmar é um passarinho albino que consegue, com o apoio e o amor incondicional da família, superar as inúmeras dificuldades. Após o conto da história, os alunos foram desafiados a representar ou escrever na sua chave um conselho ou estratégia a utilizarem numa situação de conflito entre pares.

Também foram realizadas ações de sensibilização dirigidas aos alunos do 2º ciclo, tendo sido promovida a discussão sobre tema, através da resposta a uma checklist de comportamentos/atitudes na relação com os pares e de um jogo interativo.

A partir destas ações pretendeu-se também identificar possíveis situações de bullying e facilitar a aproximação dos alunos aos técnicos para futuras intervenções a nível individual ou em grupo.

Importa realçar que é fundamental contar com a colaboração de toda a comunidade escolar na identificação de possíveis situações de risco ou perigo de bullying, pois só com a colaboração de todos poderemos ter uma Escola Sem Bullying.

Sessão Artística “A Suzete faz frete”

No âmbito das atividades propostas pelo gabinete de Técnicas Especializadas no Plano Anual de Atividades, no dia 20 de Novembro, a Associação Tocar N’Alma dinamizou no cineteatro uma Sessão Artística “A Suzete faz frete” para as turmas de 9º ano, turmas dos Cursos Profissionais e turma CEF.

De uma forma divertida e interativa, com desafios introspetivos e expansivos, a personagem Suzete criou uma ligação com o público promotor da reflexão e diálogo sobre temas atuais da nossa sociedade, tais como: o papel da mulher na família e no trabalho, discriminação e preconceito, desigualdade e violência de género, o amor e o afeto, a inteligência emocional e a comunicação assertiva.

Esperamos, a partir desta sessão artística, ter contribuído para os alunos refletirem sobre os temas referidos, trabalhados de forma interdisciplinar nas várias disciplinas, nomeadamente de Cidadania e Desenvolvimento e tão atuais e em debate na nossa sociedade. Nos dias de hoje urge cada vez mais a promoção da participação ativa no debate público e a necessidade de desenvolver espírito crítico junto dos nossos jovens.

27 janeiro 2023 Destaque 27

No contexto da iniciativa “Rivara Erasmus Summit”, o Gabinete de Técnicas Especializadas, em colaboração com a Direção do Agrupamento, convidou dois jovens que protagonizam o podcast Descomplicar a Juventude, Eduardo Carvalho e João Água, com o objetivo de divulgar o mesmo junto dos alunos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos. Os jovens comunicadores falaram sobre o seu percurso escolar e profissional e a forma como encaram e conciliam ambos. As sessões de dia 27 foram direcionadas para os alunos do 11º ano de escolaridade e turmas CEF, enquanto as sessões de dia 28 foram dirigidas aos alunos de 7º e 9º anos.

Bem-vindos ano novo ano letivo

No início do ano letivo 2022/2023, a equipa de Técnicas Especializadas do Agrupamento planeou algumas atividades para facilitar a integração de alunos em momentos de transição, nomeadamente os alunos de 5º ano e 10º ano. Estas atividades tiveram como objetivos fomentar o desenvolvimento de sentimentos de pertença em relação à escola, divulgar o Gabinete de Técnicas Especializadas e criar memórias positivas em relação ao momento de transição. Foram realizadas visitas específicas a cada turma, com entrega de um material de boas vindas elaborado para o efeito. No caso dos alunos de 5º ano, foi ainda efetuado um registo fotográfico deste momento, com posterior envio de um vídeo para os encarregados de educação. A realização destas atividades contou com a colaboração dos respetivos diretores de turma e do professor Jorge Neves, ao nível da aula de Cidadania e Desenvolvimento. Foram ainda disponibilizadas mensagens motivacionais para os docentes e assistentes operacionais na EB 2,3/S Cunha Rivara, junto às máquinas de café, para desejar um bom início de ano letivo!

28 janeiro 2023 28 Destaque

ALGUMAS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DO PROJETO ECO

– ESCOLAS

Visita de estudo ao Laboratório AmbiTerra da Universidade de Évora, com os alunos do curso profissional Técnico Vitivinícola, no dia 26 de outubro 2022 (Tema: Agricultura Biológica).

Instalação no Bar da escola de um filtro que permite o enchimento de garrafas, de forma a melhorar a qualidade da água da rede e diminuir a quantidade de garrafas de plástico vendido na escola (Temas: Água e Resíduos).

Instalação de uma vinha no recinto escolar pelos alunos do curso profissional Técnico Vitivinícola (Temas: Espaços Exteriores e Agricultura Biológica).

Recolha de papel, cartão e frascos de vidro para criação de enfeites de Natal “Estrelas cintilantes” (Parceria com o Projeto Azul Cyan) (Tema: Resíduos).

Jardim das Trocas – atividade cujos objetivos são partilhar plantas suculentas e fazer crescer o nosso jardim (Tema: Biodiversidade – Preservar e Regenerar).

29 janeiro 2023 Destaque 29

APRENDEMOS MAIS COM O CHEF TIAGO

Na semana da alimentação saudável, no dia 18 de outubro, o Chef Tiago Ribeiro veio ao JI/ EB1 de Sabugueiro para nos ensinar um pouco mais sobre a alimentação saudável.

O Chef Tiago falou um pouco da alimentação que todos nós devemos fazer no nosso dia-a-dia e ensinou-nos mais sobre as frutas da época e frutas tropicais (manga, papaia, anona, abacate, maracujá). Ele mostrou-nos como devemos cortar essas frutas e com elas fizemos uma espetada deliciosa e saudável.

Agradecemos ao Chef Tiago os seus ensinamentos.

RECOLHA E ENTREGA DE BENS ÀS INSTITUIÇÕES

Desde o início da frequência neste curso que a turma tinha a vontade de realizar um projeto de recolha e distribuição de bens por entidades da região.

No último mês reuniram-se as condições para levarmos a cabo.

Começámos por ter ideias e de como iriamos realizar a atividade, depois de tudo pensado elaboramos um cartaz de ação voluntária onde pedíamos uma recolha de bens alimentares, roupas, brinquedos, produtos de higiene e mantas.

Para exercer a entrega dos bens, pedimos caixas de cartão à loja do aluno ao bar e ao quiosque, forrámo-las todas com papel de embrulho.

Enquanto uns forravam as caixas, outros ligaram para as instituições a dar o conhecimento da nossa ação de voluntariado e se o poderíamos distribuir.

A preferência das mesmas foi pelo facto de nós acharmos que eram as que mais necessitavam, nisto ajudámos 5 Instituições (Cáritas, APPCDM, Chão dos meninos, Hospital Espirito Santo na parte da Pediatria – Internados e a Liga dos amigos mesmo Hospital. Durante a recolha dos bens pedimos ajuda a várias entidades que nos auxiliaram.

Passamos também por todas as salas da escola para terem o conhecimento da recolha e se possível ajudarem. Distribuímos diversos panfletos pela comunidade de Arraiolos em que a Câmara Municipal de Arraiolos nos ajudou a imprimir os mesmos.

Depois de expandirmos a informação, começámos a receber muitas coisas as quais agradecemos aos alunos, professores, Intermaché, Borrachinha, Farmácia da Misericórdia e Café Toucinho que contribuíram para esta ação.

Por fim colocámos tudo nas respetivas caixas com as identificações das Instituições e dos bens lá postos.

No dia 21 de dezembro 4 alunas do Curso Profissional Técnico de Apoio à Juventude do 11ºC foram a Évora na carrinha da Câmara entregar os Bens.

Agradecemos toda a atenção com que cada entidade nos recebeu.

30 janeiro 2023 30 Destaque
Dora Pequito e Adelaide Oliveira Curso Profissional Técnico de Apoio à Juventude 11ºC

A Matemática e o Digital 1º semestre

No âmbito do Projeto “Matemática na minha Terra” e procurando o desenvolvimento de algumas competências digitais, os alunos dos 9ºA e 9ºB participaram em alguns desafios que foram lançados pelo professor de Matemática – encontrar e trabalhar a Matemática que encontra em seu redor… na sua casa, na sua rua, na sua aldeia, na sua vila, no seu Concelho, etc..

Ilustram-se aqui três dos vários desafios lançados (através de ferramentas digitais) ao longo do primeiro semestre, no âmbito de três conteúdos trabalhados nas aulas:

Probabilidades / Sustentabilidade ambiental e energias renováveis

DESAFIO: https:view.genial.ly/63348ec781746f0017704763/interactive-content-probabilidades-na-tua-escola

Números reais / Produtos regionais de Arraiolos

DESAFIO: Os alunos resolveram problemas (papel e lápis) relacionados com o tema, bem como um Quizz online…

Paralelismo e Perpendicularidade / Fotografia na Vila de Arraiolos

DESAFIO: https://view.genial.ly/635da4c78c673d001201a36e/interactive-content-fotografia-em-arraiolos

Com o desenvolvimento deste projeto e deste tipo de trabalho, os alunos puderam explorar conteúdos matemáticos que veem na sua terra ou que estão interligados a temas atuais, desenvolvendo competências matemáticas e digitais.

31 janeiro 2023 Destaque 31

Rivara Erasmus Summit

Entre os dias 26 e 28 de Outubro de 2022 decorreram em Arraiolos as jornadas referidas. Estas fizeram parte do projecto de Acreditação Erasmus + a que Escola se candidatou.

Durante estes três dias proporcionou-se à Comunidade Escolar a possibilidade de participar em várias palestras, debates e workshops.

Os alunos dos segundo e terceiro ciclos e do ensino secundário do nosso Agrupamento assistiram a várias sessões relacionadas com a Matemática, Educação Ambiental e Educação Cívica. Os preletores foram o professor doutor Hermann Puhlmann do Leibniz Gymnasium em Altdorf – Alemanha; Dra. Ana Matias da Sciaena; Enfermeiro Artur Mendes do departamento de Psiquiatria do Hospital do Espírito Santo em Évora; professores e alunos dinamizadores do Clube Ciência Viva do Agrupamento; João Pedro Água e Eduardo Carvalho do podcast Descomplicar a Juventude, Montemor-o-Novo. Nestas sessões os alunos tiveram oportunidade de discutir com peritos das diversas áreas assuntos que os preocupam e os motivam.

Por outro lado, decorreram nos mesmos dias formações para professores em áreas como Matemática, liderança, Educação Ambiental, Burnout e Inteligência emocional. Estas formações foram dinamizadas por especialistas nacionais (Dra. Ana Matias, Dra. Ilda Ambrósio e Enfermeiro Artur Mendes) e internacionais PhD Hermann Puhlmann, Alemanha e Dr. Edo Giel, Holanda). Nestas formações participaram docentes do nosso Agrupamento e ainda de Agrupamentos vizinhos, Montemor-o-Novo e Évora.

As jornadas foram bastante produtivas e participadas, sendo atingidos os objetivos propostos. Com esta organização pretendemos dar início ao processo de internacionalização do nosso Agrupamento.

32 janeiro 2023 32 Destaque

XADREZ – Desporto Escolar

XADREZ – Desporto Escolar

Realizou-se na quarta-feira, 18 de Janeiro de 2023, o 1º Encontro de Xadrez na Escola Básica Nº 1 de Vendas Novas, contando com 40 alunos de 4 escolas participantes distribuídos por quatro escalões. Foi mais um Encontro agradável, em que o Grupo/equipa da Escola Cunha Rivara de Arraiolos se mostrou muito empenhado tendo todos os alunos tido uma prestação exemplar.

Parabéns Equipa!

33 janeiro 2023 Destaque 33
A profª Ana Percheiro

Em meados do ano anterior começou a funcionar o Clube Ciência Viva na Escola de Arraiolos fruto de uma candidatura elaborado pelo Agrupamento de Escolas de Arraiolos. O Clube Ciência Viva na Escola de Arraiolos é um espaço que pretende desenvolver atividades científicas criativas e estimulantes que permitam compreender o mundo que nos rodeia. O espaço onde o clube funciona é no piso -1 junto aos laboratórios, mas as atividades do Clube podem desenvolver-se nas salas de aula, nos laboratórios e fora da escola, como por exemplo na ecopista, na ribeira do Divor, em museus, centros de ciência viva, laboratórios da Universidade de Évora entre outros. No passado dia 31 de maio de 2022 foi feita a divulgação do clube a toda a comunidade escolar cujas fotos abaixo ilustram. O clube participou no Rivara Aventura 2022 e na edição do Tapete está na Rua 2022 e lançámos o concurso para o logotipo de clube. Durante este ano letivo já dinamizámos atividades experimentais junto dos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo, a feira de minerais e outras atividades estão já planeadas para o resto deste ano letivo para os alunos do 2º ciclo, do 3º ciclo e do secundário. Gratificamos por podermos colaborar com o jornal Arrivar para deste modo dar a conhecer trabalhos e ou atividades que o clube desenvolve junto da comunidade e também aproveitar este mesmo espaço para a divulgação de trabalhos de cariz científico que os alunos concretizem. Nos próximos parágrafos encontra-se o trabalho desenvolvido por dois alunos do sétimo ano no âmbito do estudo da unidade programática – Espaço. Estes alunos idealizaram uma entrevista a uma astronauta da Agencia Espacial Europeia (ESA). Essa mesma entrevista está disponível em podcast no link referido em rodapé.

Obrigado pela vossa atenção. Esperamos pelos vossos trabalhos no próximo número do Jornal Arrivar. A equipa do Clube Ciência Viva na Escola de Arraiolos

Entrevista a Thomas Pesquet

Bom dia, caros ouvintes, hoje temos connosco um convidado especial que trabalha desde 2009 para a Agência Espacial Europeia, a ESA. O seu nome é Thomas Pesquet e atualmente é um dos sete astronautas europeus que mais dias passou no espaço.

1. Em primeiro lugar, muito obrigado por ter aceite o nosso convite para estar aqui e falarmos um pouco sobre a sua experiência enquanto astronauta. Diga-me, Thomas, sempre quis ser astronauta?

Resposta: Bom dia, e obrigado pelo convite. Ser astronauta é algo com que sempre sonhei e por isso tirei o curso de Engenharia Aeronáutica e tive o meu primeiro emprego na Agência Espacial Francesa. Sempre gostei de voar e poder um dia participar de uma missão espacial era um sonho antigo.

2. O que fazia antes de ser astronauta?

Resposta: Anteriormente, trabalhei como engenheiro aeroespacial e também como piloto da companhia aérea Air France, até me terem selecionado para ser astronauta da ESA em 2009.

3. Que treino é necessário ter para se ser astronauta?

Resposta: Para se ser um astronauta, é necessário treino técnico e operacional. O centro de treino de astronautas da ESA está localizado em Colónia, na Alemanha, mas os futuros astronautas também recebem formação nos centros de treino dos Estados Unidos, Canadá, Rússia e Japão. São introduzidos aos objetivos e conceitos fundamentais da exploração espacial e adquirem as competências técnicas para viajar numa nave espacial ou a bordo da Estação Espacial Internacional. Fazem voos parabólicos (voos na atmosfera terrestre que simulam a ausência de peso) e treinam mergulho. Aprendem suporte básico de vida e técnicas de sobrevivência.

4. Em quantas missões espaciais participou?

Resposta: Participei em duas missões espaciais de seis meses na Estação Espacial Internacional: a Missão Proxima em Novembro de 2016 e a Missão Alpha, em abril de 2021. A Missão Proxima foi a bordo da nave SOYUZ MS-03, integrando as Expedições 50 e 51. A Missão Alpha foi a bordo da SpaceX Crew-2, integrando a Expedição 65. Em ambas

34 janeiro 2023 34 Destaque

realizei várias experiências científicas e algumas caminhadas espaciais.

5. No total, quantos dias esteve no espaço?

Resposta: Estive no espaço durante 396 dias.

6. Qual a missão de que gostou mais? E porquê?

Resposta: A missão que me mais marcou e que mais gostei foi a Alpha, pois pude viajar num Crew Dragon e entusiasmei-me por ser o primeiro europeu a viajar num desses, na missão SpaceX, para a Estação Espacial. Também foi nessa missão que observei pela primeira vez a aurora boreal a partir do espaço.

7. No espaço, é um desafio tentar fazer coisas tão simples como lavar os dentes ou tomar banho. Qual é o segredo?

Resposta: Não existe segredo. Na Estação Espacial Internacional, existem explicadores que ensinam como fazer essas coisas simples na nossa rotina diária no espaço. Utilizam pasta igual à nossa e técnicas para que a pasta de dentes não voe por causa da gravidade. Em relação ao banho, geralmente usamos sabão e toalhas humedecidas que, após serem usadas, colocamos a secar. A humidade dessas toalhas é depois convertida em água potável, pelo que não desperdiçamos uma só gota.

8. E em relação à alimentação, o que é que um astronauta come no espaço? E como bebe? Resposta: Comemos alimentos desidratados por refrigeração, para que não ocupem espaço e, ao mesmo tempo, se conservem em bom estado. Só temos de lhes acrescentar água e já estão prontos a comer. Dentro da nave espacial, comer é bastante difícil devido à falta de gravidade, mas beber ainda é mais difícil.

9. O que é que um astronauta pode fazer do espaço para ajudar o nosso Planeta? Resposta: Há muita coisa que um astronauta pode fazer do espaço para ajudar o planeta. Em primeiro lugar, como agência espacial, temos satélites que podem observar a Terra e medir variáveis como a altura das ondas, a temperatura do mar e o recuo do gelo nas áreas polares, e depois trabalhamos com os fluídos. Os fluidos em órbita comportamse de maneira diferente, e a nossa pesquisa está a tentar perceber o movimento do magma e da lava dentro do planeta e o movimento das ondas no oceano. Isso pode ajudar-nos a prever alguns dos eventos climáticos extremos que afetam nosso meio ambiente.

10. Quando não está no espaço ou a treinar para a sua próxima missão, o que mais gosta de fazer? Resposta: Quando não estou no espaço ou a treinar para a próxima missão, gosto de jogar basquetebol, correr, fazer natação, squash e desportos ao ar livre, como mountain bike, kitesurf, vela, esqui e montanhismo. Também tenho uma vasta experiência em mergulho e paraquedismo e sou cinturão negro em judo. Interesso-me ainda por viajar, tocar saxofone e ler.

11. O que diria a alguém que quer ser astronauta? Resposta: Qualquer um pode ser astronauta. Só precisa de treinar, treinar, treinar. Aprender ciências, tecnologias espaciais, línguas e primeiros socorros. E depois continuar a formação até lhe ser atribuída uma missão espacial. Isto se chegar a ser, pois o difícil mesmo é receber uma missão espacial. Se não, é astronauta com os pés bem assentes na Terra, mas dedicado de alguma forma à investigação espacial.

12. Quando pensa regressar a uma nova missão no espaço?

Resposta: Estarei sempre disponível, mas por enquanto ainda não fui chamado para uma nova missão. Espero que seja em breve. Penso que o próximo passo para mim e para os meus colegas será ir mais longe. Quem sabe regressar à Lua? Já está a ser preparado o primeiro voo não tripulado com a cápsula Orion, para Março do próximo ano. Um voo tripulado, talvez já para 2024.

Muito obrigado por estes breves momentos tão inspiradores. Desejo-lhe muito sucesso.

Resposta: Obrigado eu.

Trabalho realizado por Miguel Viana e Rafael Martins (7ºA) Link do podcast:

https://anchor.fm/miguel_rafael_2022/episodes/Entrevista-aThomas-Pesquet-e1r8m5a/Entrevista-a-um-astronautaa8u4etk

ou

https://open.spotify.com/show/4wqwYPrhAIsntlXi2UXjvs?si=9J -L2xtVRH hnhGTKJ7mQ&utm_source=copy-link

35 janeiro 2023 Destaque 35

Centro Qualifica Agrupamento de Escolas de Arraiolos

Desde setembro até dezembro de 2022, o Centro Qualifica dinamizou variadas atividades, a destacar:

ações de informação/divulgação da atividade do Centro Qualifica, quer nas redes sociais (Facebook e Instagram), quer no Agrupamento de Escolas, com o intuito de sensibilizar a população local para a importância de elevar os seus níveis de qualificação escolar e/ou profissional, através do Programa Qualifica, proporcionando por esta via as condições de aumento da empregabilidade e da participação em atividades de formação, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida;

atividades de convívio entre a equipa do Centro Qualifica, candidatos/formandos, docentes e não docentes do Agrupamento, comemorando datas específicas como o dia de S. Martinho e o Natal.

Sublinhar ainda, a participação de alguns elementos da equipa do Centro Qualifica nos seguintes eventos:

VII Seminário Nacional de Educação e Formação de Adultos – Educação de Adultos, Democracia, Liberdade, online, no dia 21 de outubro; Encontro Nacional de Centros Qualifica, no dia 30 de novembro, em Santarém.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons is a nonprofit organization that helps overcome legal obstacles to

36 janeiro 2023 36 Destaque
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.