16 minute read

DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO

Aequipa técnica multidisciplinar do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, conjuntamente com a Associação de Estudantes, assinalou no passado dia 5 de dezembro o Dia Internacional do Voluntariado, com o objetivo de incentivar e valorizar o serviço voluntário.

Advertisement

Consideramos que é um ato de cidadania, que cada vez mais deverá estar presente, sob diferentes formas, no percurso de vida dos jovens alunos, contribuindo para promover a necessidade e o dever de ajudar o próximo.

Neste dia contámos com a presença de alguns operacionais do corpo de Bombeiros Voluntários de Arraiolos, que dinamizaram na Escola uma sessão informativa acerca de como é ser Bombeiro Voluntário, dando a conhecer alguns dos equipamentos individuais de proteção que utilizam, contando também com a participação de alguns dos nossos alunos voluntários nesta instituição.

A voluntária da Associação Dupla Personalidade, Catarina Delgado, conversou com os nossos alunos e, em conjunto com os técnicos, convidou os alunos a pensarem e deixarem registado ideias ou possíveis contributos para desenvolverem ações de voluntariado nas entidades locais.

Dia Mundial da Alimentação-Gincana dos Alimentos

Foi a partir da dinamização de atividades na praça do Município, numa parceria entre as entidades locais, que os técnicos da Câmara Municipal de Arraiolos, técnicos especializados do Agrupamento, professores do Gabinete de Saúde e Bem Estar, professor André Leitão, a equipa de cuidados comunitários e com a colaboração dos alunos do Curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial, sensibilizaram a comunidade escolar para hábitos alimentares saudáveis e promoção de uma alimentação saudável e sustentável.

Comemorou-se, desta forma, o Dia da Alimentação de uma forma participativa para a comunidade local, onde se aprendeu sobre a alimentação através de atividades lúdicas.

Atividade Direitos Das Crian As

Apropósito do aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, assinalado a 20 de novembro, a equipa do gabinete das técnicas especializadas, dinamizou algumas atividades direcionadas aos alunos do 1º e 2º ciclo, com o objetivo de aumentar a consciência sobre os seus direitos; partilhar e debater sobre os mesmos; refletir sobre formas de exercer os seus direitos no dia-a-dia na escola, na comunidade e no seu país.

Entre 24 de novembro e 2 de dezembro, estes alunos participaram nas sessões desenvolvidas, destacando-se a sua participação nas mesmas. Em cada turma foram produzidos os balões dos direitos, nos quais cada aluno representou um artigo da Convenção dos Direitos da Criança, que foram trabalhados nas sessões. O refeitório da escola foi o local escolhido, para expor os trabalhos realizados. Com o apoio da câmara municipal foi possível garantir a impressão dos autocolantes distribuídos pelas turmas, elaborados para o efeito.

Natal Solidário no Agrupamento de Escolas de Arraiolos

OGabinete de Técnicas Especializadas do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, em colaboração com a Associação de Estudantes, associaram-se à campanha de Natal da Santa Casa da Misericórdia de Arraiolos, na recolha de produtos de higiene pessoal, produtos de puericultura, produtos de limpeza e consumíveis. Os produtos recolhidos e os postais de natal elaborados pelos alunos do 1º ciclo, foram incluídos nos cabazes de Natal entregues a famílias mais carenciadas do concelho.

Foi ainda lançado um desafio à comunidade escolar (docentes, assistentes técnicos, assistentes operacionais e Encarregados de Educação) para apadrinhar um/a aluno/a do agrupamento. Esta iniciativa foi concretizada com sucesso e possibilitou a realização dos desejos de algumas crianças/jovens da nossa escola, que puderam receber uma prenda de natal especial. Graças às madrinhas e padrinhos foi possível entregar 36 presentes que fizeram sorrir e muito surpreender estes nossos alunos.

Workshops “Autoconhecimento” e “Procrastinação e Proatividade”

No dia 29 de Novembro o Agrupamento de Escolas de Arraiolos contou com a presença da Associação Juvenil Inspirar o Futuro que tem como missão promover a capacitação dos jovens através da educação e da formação para o desenvolvimento das suas capacidades pessoais e sociais, por forma a alcançarem o seu máximo potencial para a entrada no mercado de trabalho.

Foram dinamizados dois workshops, um dirigido para a turma CEF alusivo ao tema “Autoconhecimento”, o qual permitiu aos alunos refletirem e conhecerem os seus interesses e aptidões e um segundo workshop, dirigido para as turmas de 11º ano alusivo ao tema “Procrastinação e Proatividade”.

Estas atividades foram desenvolvidas em colaboração com o Gabinete de Técnicas Especializadas do Agrupamento no âmbito do Programa de Orientação e Vocacional que é anualmente desenvolvido pelas Psicólogas da nossa escola.

Campanha do Pirilampo Mágico

OAgrupamento de Arraiolos a partir do Gabinete de Técnicas Especializadas associou-se à Campanha do Pirilampo Mágico 2022.

Esta iniciativa anual da Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, tem como missão promover a qualidade e a sustentabilidade das respostas disponibilizadas pelas suas associadas no que diz respeito à promoção dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência.

A causa a que está associada esta campanha– o apoio a crianças e jovens com deficiência intelectual e/ou multideficiência – justifica todo o nosso apoio.

Os resultados finais da Campanha do Pirilampo Mágico no Agrupamento de Escolas de Arraiolos foram bastante satisfatórios com uma boa adesão da comunidade escolar, principalmente do Jardim de Infância e 1º ciclo. Conseguimos contribuir com a venda de 187 pirilampos,34 Pins,11 Canecas, 4 Chávenas, 14 t shirts, 5 sacos e 2 livros.

“ A verdadeira Magia é o que Fazemos”

Dia Combate ao Bullying

Dia 20 de Outubro comemorou-se o dia Internacional do Combate ao Bullying e na nossa escola foram realizadas algumas ações para assinalar este dia. Foram realizadas ações de sensibilização junto dos alunos do 3º e 4º ano e 2º ciclo.

Através de dinâmicas lúdicas preparadas para o efeito, junto das turmas do 3º e 4º ano de escolaridade, foi contada a história do “Edmar o Passarinho Albino”. A partir desta história chamou-se a atenção dos alunos para a necessidade de respeitar e ajudar os outros, em especial daqueles que, por alguma razão, apresentam limitações ou se consideram diferentes. Edmar é um passarinho albino que consegue, com o apoio e o amor incondicional da família, superar as inúmeras dificuldades. Após o conto da história, os alunos foram desafiados a representar ou escrever na sua chave um conselho ou estratégia a utilizarem numa situação de conflito entre pares.

Também foram realizadas ações de sensibilização dirigidas aos alunos do 2º ciclo, tendo sido promovida a discussão sobre tema, através da resposta a uma checklist de comportamentos/atitudes na relação com os pares e de um jogo interativo.

A partir destas ações pretendeu-se também identificar possíveis situações de bullying e facilitar a aproximação dos alunos aos técnicos para futuras intervenções a nível individual ou em grupo.

Importa realçar que é fundamental contar com a colaboração de toda a comunidade escolar na identificação de possíveis situações de risco ou perigo de bullying, pois só com a colaboração de todos poderemos ter uma Escola Sem Bullying.

Sessão Artística “A Suzete faz frete”

No âmbito das atividades propostas pelo gabinete de Técnicas Especializadas no Plano Anual de Atividades, no dia 20 de Novembro, a Associação Tocar N’Alma dinamizou no cineteatro uma Sessão Artística “A Suzete faz frete” para as turmas de 9º ano, turmas dos Cursos Profissionais e turma CEF.

De uma forma divertida e interativa, com desafios introspetivos e expansivos, a personagem Suzete criou uma ligação com o público promotor da reflexão e diálogo sobre temas atuais da nossa sociedade, tais como: o papel da mulher na família e no trabalho, discriminação e preconceito, desigualdade e violência de género, o amor e o afeto, a inteligência emocional e a comunicação assertiva.

Esperamos, a partir desta sessão artística, ter contribuído para os alunos refletirem sobre os temas referidos, trabalhados de forma interdisciplinar nas várias disciplinas, nomeadamente de Cidadania e Desenvolvimento e tão atuais e em debate na nossa sociedade. Nos dias de hoje urge cada vez mais a promoção da participação ativa no debate público e a necessidade de desenvolver espírito crítico junto dos nossos jovens.

No contexto da iniciativa “Rivara Erasmus Summit”, o Gabinete de Técnicas Especializadas, em colaboração com a Direção do Agrupamento, convidou dois jovens que protagonizam o podcast Descomplicar a Juventude, Eduardo Carvalho e João Água, com o objetivo de divulgar o mesmo junto dos alunos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos. Os jovens comunicadores falaram sobre o seu percurso escolar e profissional e a forma como encaram e conciliam ambos. As sessões de dia 27 foram direcionadas para os alunos do 11º ano de escolaridade e turmas CEF, enquanto as sessões de dia 28 foram dirigidas aos alunos de 7º e 9º anos.

Bem-vindos ano novo ano letivo

No início do ano letivo 2022/2023, a equipa de Técnicas Especializadas do Agrupamento planeou algumas atividades para facilitar a integração de alunos em momentos de transição, nomeadamente os alunos de 5º ano e 10º ano. Estas atividades tiveram como objetivos fomentar o desenvolvimento de sentimentos de pertença em relação à escola, divulgar o Gabinete de Técnicas Especializadas e criar memórias positivas em relação ao momento de transição. Foram realizadas visitas específicas a cada turma, com entrega de um material de boas vindas elaborado para o efeito. No caso dos alunos de 5º ano, foi ainda efetuado um registo fotográfico deste momento, com posterior envio de um vídeo para os encarregados de educação. A realização destas atividades contou com a colaboração dos respetivos diretores de turma e do professor Jorge Neves, ao nível da aula de Cidadania e Desenvolvimento. Foram ainda disponibilizadas mensagens motivacionais para os docentes e assistentes operacionais na EB 2,3/S Cunha Rivara, junto às máquinas de café, para desejar um bom início de ano letivo!

Algumas Das Atividades Desenvolvidas No Mbito Do Projeto Eco

– ESCOLAS

Visita de estudo ao Laboratório AmbiTerra da Universidade de Évora, com os alunos do curso profissional Técnico Vitivinícola, no dia 26 de outubro 2022 (Tema: Agricultura Biológica).

Instalação no Bar da escola de um filtro que permite o enchimento de garrafas, de forma a melhorar a qualidade da água da rede e diminuir a quantidade de garrafas de plástico vendido na escola (Temas: Água e Resíduos).

Instalação de uma vinha no recinto escolar pelos alunos do curso profissional Técnico Vitivinícola (Temas: Espaços Exteriores e Agricultura Biológica).

Recolha de papel, cartão e frascos de vidro para criação de enfeites de Natal “Estrelas cintilantes” (Parceria com o Projeto Azul Cyan) (Tema: Resíduos).

Jardim das Trocas – atividade cujos objetivos são partilhar plantas suculentas e fazer crescer o nosso jardim (Tema: Biodiversidade – Preservar e Regenerar).

Aprendemos Mais Com O Chef Tiago

Na semana da alimentação saudável, no dia 18 de outubro, o Chef Tiago Ribeiro veio ao JI/ EB1 de Sabugueiro para nos ensinar um pouco mais sobre a alimentação saudável.

O Chef Tiago falou um pouco da alimentação que todos nós devemos fazer no nosso dia-a-dia e ensinou-nos mais sobre as frutas da época e frutas tropicais (manga, papaia, anona, abacate, maracujá). Ele mostrou-nos como devemos cortar essas frutas e com elas fizemos uma espetada deliciosa e saudável.

Agradecemos ao Chef Tiago os seus ensinamentos.

Recolha E Entrega De Bens S Institui Es

Desde o início da frequência neste curso que a turma tinha a vontade de realizar um projeto de recolha e distribuição de bens por entidades da região.

No último mês reuniram-se as condições para levarmos a cabo.

Começámos por ter ideias e de como iriamos realizar a atividade, depois de tudo pensado elaboramos um cartaz de ação voluntária onde pedíamos uma recolha de bens alimentares, roupas, brinquedos, produtos de higiene e mantas.

Para exercer a entrega dos bens, pedimos caixas de cartão à loja do aluno ao bar e ao quiosque, forrámo-las todas com papel de embrulho.

Enquanto uns forravam as caixas, outros ligaram para as instituições a dar o conhecimento da nossa ação de voluntariado e se o poderíamos distribuir.

A preferência das mesmas foi pelo facto de nós acharmos que eram as que mais necessitavam, nisto ajudámos 5 Instituições (Cáritas, APPCDM, Chão dos meninos, Hospital Espirito Santo na parte da Pediatria – Internados e a Liga dos amigos mesmo Hospital. Durante a recolha dos bens pedimos ajuda a várias entidades que nos auxiliaram.

Passamos também por todas as salas da escola para terem o conhecimento da recolha e se possível ajudarem. Distribuímos diversos panfletos pela comunidade de Arraiolos em que a Câmara Municipal de Arraiolos nos ajudou a imprimir os mesmos.

Depois de expandirmos a informação, começámos a receber muitas coisas as quais agradecemos aos alunos, professores, Intermaché, Borrachinha, Farmácia da Misericórdia e Café Toucinho que contribuíram para esta ação.

Por fim colocámos tudo nas respetivas caixas com as identificações das Instituições e dos bens lá postos.

No dia 21 de dezembro 4 alunas do Curso Profissional Técnico de Apoio à Juventude do 11ºC foram a Évora na carrinha da Câmara entregar os Bens.

Agradecemos toda a atenção com que cada entidade nos recebeu.

A Matemática e o Digital 1º semestre

No âmbito do Projeto “Matemática na minha Terra” e procurando o desenvolvimento de algumas competências digitais, os alunos dos 9ºA e 9ºB participaram em alguns desafios que foram lançados pelo professor de Matemática – encontrar e trabalhar a Matemática que encontra em seu redor… na sua casa, na sua rua, na sua aldeia, na sua vila, no seu Concelho, etc..

Ilustram-se aqui três dos vários desafios lançados (através de ferramentas digitais) ao longo do primeiro semestre, no âmbito de três conteúdos trabalhados nas aulas:

Probabilidades / Sustentabilidade ambiental e energias renováveis

DESAFIO: https:view.genial.ly/63348ec781746f0017704763/interactive-content-probabilidades-na-tua-escola

Números reais / Produtos regionais de Arraiolos

DESAFIO: Os alunos resolveram problemas (papel e lápis) relacionados com o tema, bem como um Quizz online…

Paralelismo e Perpendicularidade / Fotografia na Vila de Arraiolos

DESAFIO: https://view.genial.ly/635da4c78c673d001201a36e/interactive-content-fotografia-em-arraiolos

Com o desenvolvimento deste projeto e deste tipo de trabalho, os alunos puderam explorar conteúdos matemáticos que veem na sua terra ou que estão interligados a temas atuais, desenvolvendo competências matemáticas e digitais.

Carlos Rosmaninho

Rivara Erasmus Summit

Entre os dias 26 e 28 de Outubro de 2022 decorreram em Arraiolos as jornadas referidas. Estas fizeram parte do projecto de Acreditação Erasmus + a que Escola se candidatou.

Durante estes três dias proporcionou-se à Comunidade Escolar a possibilidade de participar em várias palestras, debates e workshops.

Os alunos dos segundo e terceiro ciclos e do ensino secundário do nosso Agrupamento assistiram a várias sessões relacionadas com a Matemática, Educação Ambiental e Educação Cívica. Os preletores foram o professor doutor Hermann Puhlmann do Leibniz Gymnasium em Altdorf – Alemanha; Dra. Ana Matias da Sciaena; Enfermeiro Artur Mendes do departamento de Psiquiatria do Hospital do Espírito Santo em Évora; professores e alunos dinamizadores do Clube Ciência Viva do Agrupamento; João Pedro Água e Eduardo Carvalho do podcast Descomplicar a Juventude, Montemor-o-Novo. Nestas sessões os alunos tiveram oportunidade de discutir com peritos das diversas áreas assuntos que os preocupam e os motivam.

Por outro lado, decorreram nos mesmos dias formações para professores em áreas como Matemática, liderança, Educação Ambiental, Burnout e Inteligência emocional. Estas formações foram dinamizadas por especialistas nacionais (Dra. Ana Matias, Dra. Ilda Ambrósio e Enfermeiro Artur Mendes) e internacionais PhD Hermann Puhlmann, Alemanha e Dr. Edo Giel, Holanda). Nestas formações participaram docentes do nosso Agrupamento e ainda de Agrupamentos vizinhos, Montemor-o-Novo e Évora.

As jornadas foram bastante produtivas e participadas, sendo atingidos os objetivos propostos. Com esta organização pretendemos dar início ao processo de internacionalização do nosso Agrupamento.

XADREZ – Desporto Escolar

XADREZ – Desporto Escolar

Realizou-se na quarta-feira, 18 de Janeiro de 2023, o 1º Encontro de Xadrez na Escola Básica Nº 1 de Vendas Novas, contando com 40 alunos de 4 escolas participantes distribuídos por quatro escalões. Foi mais um Encontro agradável, em que o Grupo/equipa da Escola Cunha Rivara de Arraiolos se mostrou muito empenhado tendo todos os alunos tido uma prestação exemplar.

Parabéns Equipa!

Em meados do ano anterior começou a funcionar o Clube Ciência Viva na Escola de Arraiolos fruto de uma candidatura elaborado pelo Agrupamento de Escolas de Arraiolos. O Clube Ciência Viva na Escola de Arraiolos é um espaço que pretende desenvolver atividades científicas criativas e estimulantes que permitam compreender o mundo que nos rodeia. O espaço onde o clube funciona é no piso -1 junto aos laboratórios, mas as atividades do Clube podem desenvolver-se nas salas de aula, nos laboratórios e fora da escola, como por exemplo na ecopista, na ribeira do Divor, em museus, centros de ciência viva, laboratórios da Universidade de Évora entre outros. No passado dia 31 de maio de 2022 foi feita a divulgação do clube a toda a comunidade escolar cujas fotos abaixo ilustram. O clube participou no Rivara Aventura 2022 e na edição do Tapete está na Rua 2022 e lançámos o concurso para o logotipo de clube. Durante este ano letivo já dinamizámos atividades experimentais junto dos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo, a feira de minerais e outras atividades estão já planeadas para o resto deste ano letivo para os alunos do 2º ciclo, do 3º ciclo e do secundário. Gratificamos por podermos colaborar com o jornal Arrivar para deste modo dar a conhecer trabalhos e ou atividades que o clube desenvolve junto da comunidade e também aproveitar este mesmo espaço para a divulgação de trabalhos de cariz científico que os alunos concretizem. Nos próximos parágrafos encontra-se o trabalho desenvolvido por dois alunos do sétimo ano no âmbito do estudo da unidade programática – Espaço. Estes alunos idealizaram uma entrevista a uma astronauta da Agencia Espacial Europeia (ESA). Essa mesma entrevista está disponível em podcast no link referido em rodapé.

Obrigado pela vossa atenção. Esperamos pelos vossos trabalhos no próximo número do Jornal Arrivar. A equipa do Clube Ciência Viva na Escola de Arraiolos

Entrevista a Thomas Pesquet

Bom dia, caros ouvintes, hoje temos connosco um convidado especial que trabalha desde 2009 para a Agência Espacial Europeia, a ESA. O seu nome é Thomas Pesquet e atualmente é um dos sete astronautas europeus que mais dias passou no espaço.

1. Em primeiro lugar, muito obrigado por ter aceite o nosso convite para estar aqui e falarmos um pouco sobre a sua experiência enquanto astronauta. Diga-me, Thomas, sempre quis ser astronauta?

Resposta: Bom dia, e obrigado pelo convite. Ser astronauta é algo com que sempre sonhei e por isso tirei o curso de Engenharia Aeronáutica e tive o meu primeiro emprego na Agência Espacial Francesa. Sempre gostei de voar e poder um dia participar de uma missão espacial era um sonho antigo.

2. O que fazia antes de ser astronauta?

Resposta: Anteriormente, trabalhei como engenheiro aeroespacial e também como piloto da companhia aérea Air France, até me terem selecionado para ser astronauta da ESA em 2009.

3. Que treino é necessário ter para se ser astronauta?

Resposta: Para se ser um astronauta, é necessário treino técnico e operacional. O centro de treino de astronautas da ESA está localizado em Colónia, na Alemanha, mas os futuros astronautas também recebem formação nos centros de treino dos Estados Unidos, Canadá, Rússia e Japão. São introduzidos aos objetivos e conceitos fundamentais da exploração espacial e adquirem as competências técnicas para viajar numa nave espacial ou a bordo da Estação Espacial Internacional. Fazem voos parabólicos (voos na atmosfera terrestre que simulam a ausência de peso) e treinam mergulho. Aprendem suporte básico de vida e técnicas de sobrevivência.

4. Em quantas missões espaciais participou?

Resposta: Participei em duas missões espaciais de seis meses na Estação Espacial Internacional: a Missão Proxima em Novembro de 2016 e a Missão Alpha, em abril de 2021. A Missão Proxima foi a bordo da nave SOYUZ MS-03, integrando as Expedições 50 e 51. A Missão Alpha foi a bordo da SpaceX Crew-2, integrando a Expedição 65. Em ambas realizei várias experiências científicas e algumas caminhadas espaciais.

5. No total, quantos dias esteve no espaço?

Resposta: Estive no espaço durante 396 dias.

6. Qual a missão de que gostou mais? E porquê?

Resposta: A missão que me mais marcou e que mais gostei foi a Alpha, pois pude viajar num Crew Dragon e entusiasmei-me por ser o primeiro europeu a viajar num desses, na missão SpaceX, para a Estação Espacial. Também foi nessa missão que observei pela primeira vez a aurora boreal a partir do espaço.

7. No espaço, é um desafio tentar fazer coisas tão simples como lavar os dentes ou tomar banho. Qual é o segredo?

Resposta: Não existe segredo. Na Estação Espacial Internacional, existem explicadores que ensinam como fazer essas coisas simples na nossa rotina diária no espaço. Utilizam pasta igual à nossa e técnicas para que a pasta de dentes não voe por causa da gravidade. Em relação ao banho, geralmente usamos sabão e toalhas humedecidas que, após serem usadas, colocamos a secar. A humidade dessas toalhas é depois convertida em água potável, pelo que não desperdiçamos uma só gota.

8. E em relação à alimentação, o que é que um astronauta come no espaço? E como bebe? Resposta: Comemos alimentos desidratados por refrigeração, para que não ocupem espaço e, ao mesmo tempo, se conservem em bom estado. Só temos de lhes acrescentar água e já estão prontos a comer. Dentro da nave espacial, comer é bastante difícil devido à falta de gravidade, mas beber ainda é mais difícil.

9. O que é que um astronauta pode fazer do espaço para ajudar o nosso Planeta? Resposta: Há muita coisa que um astronauta pode fazer do espaço para ajudar o planeta. Em primeiro lugar, como agência espacial, temos satélites que podem observar a Terra e medir variáveis como a altura das ondas, a temperatura do mar e o recuo do gelo nas áreas polares, e depois trabalhamos com os fluídos. Os fluidos em órbita comportamse de maneira diferente, e a nossa pesquisa está a tentar perceber o movimento do magma e da lava dentro do planeta e o movimento das ondas no oceano. Isso pode ajudar-nos a prever alguns dos eventos climáticos extremos que afetam nosso meio ambiente.

10. Quando não está no espaço ou a treinar para a sua próxima missão, o que mais gosta de fazer? Resposta: Quando não estou no espaço ou a treinar para a próxima missão, gosto de jogar basquetebol, correr, fazer natação, squash e desportos ao ar livre, como mountain bike, kitesurf, vela, esqui e montanhismo. Também tenho uma vasta experiência em mergulho e paraquedismo e sou cinturão negro em judo. Interesso-me ainda por viajar, tocar saxofone e ler.

11. O que diria a alguém que quer ser astronauta? Resposta: Qualquer um pode ser astronauta. Só precisa de treinar, treinar, treinar. Aprender ciências, tecnologias espaciais, línguas e primeiros socorros. E depois continuar a formação até lhe ser atribuída uma missão espacial. Isto se chegar a ser, pois o difícil mesmo é receber uma missão espacial. Se não, é astronauta com os pés bem assentes na Terra, mas dedicado de alguma forma à investigação espacial.

12. Quando pensa regressar a uma nova missão no espaço?

Resposta: Estarei sempre disponível, mas por enquanto ainda não fui chamado para uma nova missão. Espero que seja em breve. Penso que o próximo passo para mim e para os meus colegas será ir mais longe. Quem sabe regressar à Lua? Já está a ser preparado o primeiro voo não tripulado com a cápsula Orion, para Março do próximo ano. Um voo tripulado, talvez já para 2024.

Muito obrigado por estes breves momentos tão inspiradores. Desejo-lhe muito sucesso.

Resposta: Obrigado eu.

Trabalho realizado por Miguel Viana e Rafael Martins (7ºA) Link do podcast: https://anchor.fm/miguel_rafael_2022/episodes/Entrevista-aThomas-Pesquet-e1r8m5a/Entrevista-a-um-astronautaa8u4etk ou https://open.spotify.com/show/4wqwYPrhAIsntlXi2UXjvs?si=9J -L2xtVRH hnhGTKJ7mQ&utm_source=copy-link