5 minute read
Leituras em família -
Ler em vai e vem
Entrega dos sacos aos alunos
Advertisement
Já sei ler
Exposição na BE Dia da Filosofia
CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO VITIVINÍCOLA – 10ºC
Viticultura, vinicultura e vitivinicultura.
Termos que por vezes criam alguma confusão, e que vamos tentar esclarecer.
Pensamos que o início será na Viticultura. O início porque a viticultura relaciona-se com a produção e melhoramento da uva. Como se pode produzir mais e melhor. Viticultura é a produção das vinhas, é a etapa na qual é imprescindível cultivar com redobrada atenção as plantações. É da maior importância a qualidade da uva que se produz para a qualidade do vinho que vamos obter.
Já a Vinicultura refere-se à elaboração e ao estágio do vinho.
A Vinicultura engloba todas as etapas de produção, preservação, o processo de embalar o produto final e sua comercialização no mercado Há três mecanismos básicos de transformação da uva em vinho, ou seja, de vinificação – tinto, branco e rosé.
Na vinificação do vinho tinto, a uva é fermentada completamente – a pele, o sumo e as grainhas são usadas neste processo. É justamente a pele que imprime ao líquido a conhecida cor tinta e grande parte dos taninos. Quanto mais tempo o invólucro exterior da fruta estiver junto ao sumo, mais escuro e mais rico será o vinho produzido.
Na vinificação do vinho branco, o tempo em que a pele da uva permanecerá junto ao sumo também determinará a cor da bebida que será elaborada. Algumas vezes o vinho terá um ar mais fresco quando a pele for separada logo depois da prensagem. Quem desejar, porém, um produto com maior teor de álcool e uma cor mais carregada, deverá deixar a pele por mais tempo. É essencial também ajustar bem a temperatura do processo de fermentação, que não deverá nunca ultrapassar os 37ºC.
No módulo rosé, podem-se seguir duas alternativas. Na primeira o mecanismo é similar ao da produção do vinho tinto, retirando-se a pele quando a cor que se pretende alcançar já está presente; na segunda há uma mistura dos tintos e brancos. Isto será tema para outro artigo, pois pensamos que há alguma confusão entre rosé e palheto.
Outra ideia fundamental é a da Vitivinicultura, que funde os dois processos acima descritos, levando em conta a origem do mecanismo produtor, desde o cultivo das uvas, até à sua transformação em vinho. Esta bebida é considerada até hoje o néctar criado pelos deuses, um alimento cercado por uma aura misteriosa, embriagante. De símbolo espiritual à fonte de inspiração poética, este líquido especial está presente tanto nas grandes festas quanto no tratamento de enfermidades, na profilaxia de várias doenças e nas cerimónias religiosas e mitológicas. Hoje o vinho também é amplamente utilizado na estética facial e corporal.
Por alunos: Alexandre, Andreia, Beatriz, Leonardo, Ricardo e Tiago Professores: Inês Pequito e Ludgero Serrano. Fontes: https://www.infoescola.com/curiosidades/vinicultura/
Visita de estudo à Herdade dos Coelheiros
No dia 15 de dezembro, durante o período da manhã, os alunos do curso profissional de Técnico Vitivinícola foram visitar a Herdade dos Coelheiros acompanhados pela professora Inês Pequito, no âmbito da disciplina de Viticultura e do Projeto ECO – Escolas.
Foram apresentadas as práticas agrícolas que são utilizadas no cultivo da vinha na herdade, com vista à proteção dos recursos e à manutenção da fertilidade, numa perspetiva de sustentabilidade.
Os alunos também aprenderem e executaram a poda de inverno.
Visita Quinta Da Plansel
No dia 24 de novembro, pelas 9h30, os alunos da turma C do 10º ano visitaram a Quinta da Plansel, em Montemor-o-Novo, no âmbito da disciplina de Viticultura.
Os alunos deslocaram-se à Quinta da Plansel com os professores Inês Pequito e Ludgero Serrano, sendo o transporte cedido pelo Município de Arraiolos. Os alunos e os professores foram muito bem recebidos pelo Sr. João Carvalho e tiveram oportunidade de visionar um powerpoint sobre as etapas desenvolvidas nos viveiros da videira. Aprenderam ainda a fazer o excerto ómega e visitaram as instalações da Quinta e as máquinas utilizadas na poda da uva.
Está previsto voltaram à Quinta da Plansel no próximo mês de janeiro, onde terão oportunidade de realizar mais aprendizagens relacionadas com o seu curso de Vitivinicultura.
Por alunos: Alexandre, Andreia, Beatriz, Leonardo, Ricardo e Tiago – 10ºC. Colaboração da professora de Português Isabel Matos Dias.
Desporto Escolar
Desporto Escolar 22/23
A oferta do Agrupamento ao nível do Desporto Escolar engloba grupos equipa de: Padel, Natação, BTT, Futsal, Atletismo e Escola Ativa
Corta Mato Escolar 22/23
- Na manhã do dia 16 de Novembro realizou se o corta mato escolar do Agrupamento, no castelo de Arraiolos. Participaram 143 alunos na atividade, entre alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclo e também do ensino secundário. Foi uma excelente manhã desportiva, com um comportamento exemplar por parte de todos os intervenientes.
Classificação final:
DESPORTO ESCOLAR (cont.)
Como é sabido, as Escolas estão a sofrer um processo de Transição Digital e como tal, já foi divulgado o nosso Plano de Ação de Desenvolvimento Digital de Escola (PADDE) com ações adequadas à sua realidade. Uma dessas ações prende-se com a disponibilização para toda a comunidade de uma plataforma agregadora de diversos Recursos Digitais, um “centro de recursos virtuais” que irá crescer com a colaboração de todos.
https://mail.google.com/mail/u/0?ui=2&ik=1fa3d196ff&attid=0.1&permmsgid=msga:r3746785216068391119&th=1847fd5aebb15d0b&view=fimg&fur=ip&sz=s0-l75-ft&attbid=ANGjdJ0XisI-
TU9L_rmTBp5Haf9AI3t5qdLaEjxklEZZIJUOddO1fpczSeteJ9riIKliCk_gGsOHAvPPmxPrYbjmuTN87jEit7rn_g_EttKdEQn5P5PyK7szbWZrnk&disp=emb&realattid=ii_l2i0e2bo0
Na vivência do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), o JI de Arraiolos recebeu no dia 17 de outubro, a visita das enfermeiras da UCC.
Trouxeram-nos uma história “O menino que não gostava de sopa”, de Cidália Fernandes, Edições Livro Directo.
Conversamos sobre a história e sobre a nossa alimentação. Também fizemos uma atividade de que muito gostamos, pintamos uma panela e recortamos ingredientes de que muito gostamos (batatas, cenouras, abóboras...).
Nós gostamos de comer de tudo e sabemos a importância que tem “Comer bem (legumes, fruta, alimentos saudáveis) dá força e faz crescer!”
Gostamos muito desta visita nas nossas salas!!
Educadoras Isabel e Florbela
No dia 25 de novembro, o JI de Arraiolos foi até à sede do Agrupamento, para vivenciar mais uma nova experiência, visitamos a Feira dos Minerais. Podemos observar e aprender que existem diversos minerais, de várias cores e que podem ser trabalhados/ transformados nas formas que desejarmos.
Gostamos muito desta visita onde aprendemos, observámos e fomentamos o gosto e o interesse pelas ciências de forma tão lúdica.
Educadoras Isabel e Florbela
Dia Internacional da Saúde Mental
Apretexto de se assinalar a 10 de outubro o Dia Internacional da Saúde Mental, as técnicas do Agrupamento desenvolveram ações de sensibilização nas turmas do 3º ciclo, com o objetivo de promover literacia na área da Saúde Mental. Desmistificar o estigma muitas vezes associado à procura de ajuda especializada nesta área e promover o diálogo em torno das questões da saúde mental foi o mote para aproximar os alunos dos recursos técnicos existentes no agrupamento e na comunidade.
Os problemas de saúde mental na infância e na adolescência constituem ainda um dos principais preditores dos problemas de saúde mental na idade adulta, condicionando a saúde física e mental e limitando oportunidades de vida. Nestas sessões, salientou-se a importância do reconhecimento de sinais de alerta e promoveram-se competências sociais e emocionais dos jovens, da sua saúde mental enquanto fundamentos da personalidade saudável e do envolvimento cívico.
Promovendo a saúde psicológica e o sucesso educativo, as escolas podem desempenhar um papel positivo e protetor das crianças e adolescentes.
O bem estar e a saúde mental são condições essenciais para uma aprendizagem bem sucedida e só podem ser desenvolvidas em cooperação com todos os intervenientes na escola. Promover a saúde psicológica e o sucesso educativo é assumir um papel positivo e protetor dos nossos alunos.
Corrupção à Lupa/Mentes Leitoras– Mentes ativas/ As contas da nossa vida
O nosso agrupamento colabora na luta contra a corrupção com o Conselho contra a corrupção. Este ano o trabalho já desenvolvido em Matemática e em Oficina de teatro, cliquem no link seguinte: https://www.canva.com/design/DAEwEe0cdAs/PQig146mUVSaueRLMb4RCQ/view? utm_content=DAEwEe0cdAs&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=publishsharelink