Jornal ArrRivar 1º edição 2019-2020

Page 1

2

Índice:

Notícias do 1º Ciclo …………..………...2 Atividades de Espanhol e Francês ………………………………..……..……3/5 Hora do conto...………….……..…....9/10 Filme do mês …….………..….…..7/11/20 Desafio National Geographic ………..12 MIBE…………………………...………….13 10 minutos a ler …...…………….....16/17 Corta_Mato Escolar .………….............18 Cerimónia de entrega de prémios ….23

Destaque

dezembro ‘19

NOTÍCIAS DO 1º ciclo

D

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

o dia 16 de outubro, do ano letivo passado fomos visitar a Vacaria de Vale de Melão, para depois estudarmos o ciclo do leite desde a ordenha das vacas, até chegar à fábrica da Parmalat de Vendas Novas, de onde vem o nosso leite escolar.

Número: 38| Mês: dezembro | ano: 2019| Jornal Trimestral | Agrupamento de Escolas de Arraiolos

Este ano pensámos visitar uma queijaria para vermos outra forma de aproveitamento do leite das nossas vaquinhas e aprendemos o ciclo do queijo.

EDITORIAL ano escolar foi marcado pelo projeto DEZ MINUTOS A LER. Todos os dias fomos convidados a quebrarmos a rotina das aulas e a deixarmos que a leitura nos invadisse e nos permitisse um escape mental por alguns minutos. Leitura em todos os suportes – em papel, em dispositivos móveis, em computadores… de todos os tipos de texto: um poema, uma página de romance, um artigo científico, uma notícia de jornal…

O

Fomos a Évora visitar a Queijaria Cachopas e fomos muito bem recebidos.

Porquê esta aposta na leitura? Por que razão vale a pena ler, por breves ou muitos minutos das nossas vidas? Como é que a leitura nos marca? O que é que fica em nós (e eventualmente muda em nós) depois de lermos? Será possível a leitura transformar-nos? Como? De que maneiras?

Vai depois para uma espécie de tabuleiro também de inox, onde os queijos são moldados, metidos em formas e escorridos.

Começámos por vestir batas, toucas e tapa-pés descartáveis. Primeiro chegou um camião com um depósito cheio de leite, vindo da vacaria. O leite passou para um depósito. Este depósito estava ligado a uma máquina que para além de filtrar todas as impurezas, com temperaturas muito elevadas, faz a “pasteurização” para que as bactérias e os micróbios sejam eliminados e ninguém apanhe doenças. Daí o leite passa para uma cuba de inox onde é arrefecido e se junta um produto chamado “cardo” que modifica o leite transformando-o numa espécie de “massa”, de forma a que se possa transformar em queijo fresco.

O líquido que sai dos queijos frescos, se for de leite de vaca, vai escorrendo para outro recipiente e servirá para dar de beber aos bezerrinhos bebés. Se for feito com leite de ovelha serve para fazer um produto chamado “almece”, do qual se faz o requeijão.

Porque é que lemos, nas nossas vidas, à margem de obrigações escolares e profissionais? Por pura busca de entretenimento, ambicionando ampliarmos os nossos conhecimentos, para alimentarmos a imaginação, tentando enriquecermo-nos espiritualmente… Por muitas e diversificaPromoção do livro e da leitura das razões, que variam de leitor para leitor. Independentemente da pulsão que nos leva a ler e do tipo de experiência INTERVALO LITERÁRIO de leitura a que nos entregamos, o que realmente importa é que nos deixemos marcar pelo encontro com os textos que escolhemos ler. Que interiorizemos a experiência do encontro (breve ou demorado) que marcámos com eles. O ato de leitura pode ter um enorme impacto sobre nós, leitores individuais, porque ao nos enriquecerem manifestam o seu poder de nos transformar: em pessoas mais cultas, mais imaginativas e dotadas de espírito crítico. Há livros que nos ensinam a ver o que nunca tínhamos visto antes, a pensar ada edição do jornal ArrRivar é um reflexo do trabaem coisas que antes nem suspeitávamos que existiam. É lho desenvolvido ao longo de um período no Agrupamento por isso que há livros que ficam connosco para sempre. de Escolas de Arraiolos.

Uns queijos são vendidos frescos. Outros são salgados e vão para as câmaras de refrigeração. Têm que ser virados todos os dias, para não ficarem com bolor. Pudemos ver queijos frescos, de “meia-cura” e secos. Depois da visita visitámos os animais da quinta pedagógica.

Levámos um queijo fresco grande que comemos com pão, no nosso almoço do refeitório.

C

Graças a este projeto, que se prolongará ao longo de todo o ano escolar, a nossa biblioteca adquiriu muitos livros maravilhosos que aguardam impacientemente nas estantes que os descubram e os leiam. Num romance intitulado Os Surfistas, Rui Zink escreveu que «ser leitor é uma dádiva suprema» e que quando lemos «o universo, em toda a sua variedade, está a nossos pés». O convite fica feito!

Este trabalho desenrola-se na sala de aulas entre o docente e os alunos da turma, em atividades no exterior como resultado de projetos desenvolvidos e apresentados em Conselho Pedagógico que constam, por norma, do Plano Anual de Atividades, atividades de parceria, nomeadamente com a Biblioteca Escolar. A equipa agradece a quem participa com notícias e relembra que estas são da responsabilidade de cada um. A equipa do ArrRivar

A equipa da BE e do ArrRivar

Redação e montagem: Agrupamento de Escolas de Arraiolos: Catarina Lóios , Paula Gaspar e Paula Sande

Patrocínios:

2


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.