__MAIN_TEXT__

Page 1

2

Índice:

Notícias do 1º Ciclo …………..………...2 Atividades de Espanhol e Francês ………………………………..……..……3/5 Hora do conto...………….……..…....9/10 Filme do mês …….………..….…..7/11/20 Desafio National Geographic ………..12 MIBE…………………………...………….13 10 minutos a ler …...…………….....16/17 Corta_Mato Escolar .………….............18 Cerimónia de entrega de prémios ….23

Destaque

dezembro ‘19

NOTÍCIAS DO 1º ciclo

D

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

o dia 16 de outubro, do ano letivo passado fomos visitar a Vacaria de Vale de Melão, para depois estudarmos o ciclo do leite desde a ordenha das vacas, até chegar à fábrica da Parmalat de Vendas Novas, de onde vem o nosso leite escolar.

Número: 38| Mês: dezembro | ano: 2019| Jornal Trimestral | Agrupamento de Escolas de Arraiolos

Este ano pensámos visitar uma queijaria para vermos outra forma de aproveitamento do leite das nossas vaquinhas e aprendemos o ciclo do queijo.

EDITORIAL ano escolar foi marcado pelo projeto DEZ MINUTOS A LER. Todos os dias fomos convidados a quebrarmos a rotina das aulas e a deixarmos que a leitura nos invadisse e nos permitisse um escape mental por alguns minutos. Leitura em todos os suportes – em papel, em dispositivos móveis, em computadores… de todos os tipos de texto: um poema, uma página de romance, um artigo científico, uma notícia de jornal…

O

Fomos a Évora visitar a Queijaria Cachopas e fomos muito bem recebidos.

Porquê esta aposta na leitura? Por que razão vale a pena ler, por breves ou muitos minutos das nossas vidas? Como é que a leitura nos marca? O que é que fica em nós (e eventualmente muda em nós) depois de lermos? Será possível a leitura transformar-nos? Como? De que maneiras?

Vai depois para uma espécie de tabuleiro também de inox, onde os queijos são moldados, metidos em formas e escorridos.

Começámos por vestir batas, toucas e tapa-pés descartáveis. Primeiro chegou um camião com um depósito cheio de leite, vindo da vacaria. O leite passou para um depósito. Este depósito estava ligado a uma máquina que para além de filtrar todas as impurezas, com temperaturas muito elevadas, faz a “pasteurização” para que as bactérias e os micróbios sejam eliminados e ninguém apanhe doenças. Daí o leite passa para uma cuba de inox onde é arrefecido e se junta um produto chamado “cardo” que modifica o leite transformando-o numa espécie de “massa”, de forma a que se possa transformar em queijo fresco.

O líquido que sai dos queijos frescos, se for de leite de vaca, vai escorrendo para outro recipiente e servirá para dar de beber aos bezerrinhos bebés. Se for feito com leite de ovelha serve para fazer um produto chamado “almece”, do qual se faz o requeijão.

Porque é que lemos, nas nossas vidas, à margem de obrigações escolares e profissionais? Por pura busca de entretenimento, ambicionando ampliarmos os nossos conhecimentos, para alimentarmos a imaginação, tentando enriquecermo-nos espiritualmente… Por muitas e diversificaPromoção do livro e da leitura das razões, que variam de leitor para leitor. Independentemente da pulsão que nos leva a ler e do tipo de experiência INTERVALO LITERÁRIO de leitura a que nos entregamos, o que realmente importa é que nos deixemos marcar pelo encontro com os textos que escolhemos ler. Que interiorizemos a experiência do encontro (breve ou demorado) que marcámos com eles. O ato de leitura pode ter um enorme impacto sobre nós, leitores individuais, porque ao nos enriquecerem manifestam o seu poder de nos transformar: em pessoas mais cultas, mais imaginativas e dotadas de espírito crítico. Há livros que nos ensinam a ver o que nunca tínhamos visto antes, a pensar ada edição do jornal ArrRivar é um reflexo do trabaem coisas que antes nem suspeitávamos que existiam. É lho desenvolvido ao longo de um período no Agrupamento por isso que há livros que ficam connosco para sempre. de Escolas de Arraiolos.

Uns queijos são vendidos frescos. Outros são salgados e vão para as câmaras de refrigeração. Têm que ser virados todos os dias, para não ficarem com bolor. Pudemos ver queijos frescos, de “meia-cura” e secos. Depois da visita visitámos os animais da quinta pedagógica.

Levámos um queijo fresco grande que comemos com pão, no nosso almoço do refeitório.

C

Graças a este projeto, que se prolongará ao longo de todo o ano escolar, a nossa biblioteca adquiriu muitos livros maravilhosos que aguardam impacientemente nas estantes que os descubram e os leiam. Num romance intitulado Os Surfistas, Rui Zink escreveu que «ser leitor é uma dádiva suprema» e que quando lemos «o universo, em toda a sua variedade, está a nossos pés». O convite fica feito!

Este trabalho desenrola-se na sala de aulas entre o docente e os alunos da turma, em atividades no exterior como resultado de projetos desenvolvidos e apresentados em Conselho Pedagógico que constam, por norma, do Plano Anual de Atividades, atividades de parceria, nomeadamente com a Biblioteca Escolar. A equipa agradece a quem participa com notícias e relembra que estas são da responsabilidade de cada um. A equipa do ArrRivar

A equipa da BE e do ArrRivar

Redação e montagem: Agrupamento de Escolas de Arraiolos: Catarina Lóios , Paula Gaspar e Paula Sande

Patrocínios:

2


Destaque

dezembro‘19

3

4

TEXTOS ELABORADOS NA AULA DE FRANCÊS

vos projets d’avenir?»

ambitieuse et travailleuse et je veux connaître mieux les espèces, j’aimerais être biologiste. Le biologiste étudie les espèces animales et végétales, leurs habitudes et leurs habitats. Je crois que c’est un travail rémunérateur et très intéressant parce que je peux découvrir plusieurs espèces. Par contre, je pense que c’est fatigant et dur parce que je dois étudier beaucoup. J’aimerais aussi voyager et visiter beaucoup de pays

dezembro ‘19

Projeto “Matemática na minha Terra”

Les élèves ont répondu à la question «Quels sont

Comme je suis déterminée, responsable,

Destaque

Dans l’avenir, je veux être footballeur professionnel parce que j’aime le foot.

N

o âmbito do Projeto, os alunos dos 9ºA e 9ºB participaram no desafio que lhe foi lançado pelo professor de Matemática – encontrar a Matemática na sua casa, na sua rua, na sua aldeia, na sua vila, etc.. A ideia foi a de fotografar qualquer motivo alusivo a situações de paralelismo ou perpendicularidade e descrevê-la, identificando os conteúdos que aprenderam nas aulas da disciplina. Vemos aqui três exemplos…

Je suis une personne déterminée, ambitieuse et appliquée, des qualités que tous les footballeurs doivent avoir. La vie d’un footballeur a plusieurs avantages : d’abord, le salaire (c’est un travail rémunérateur) ; cette profession favorise la vie saine ; elle nous permet de parcourir le monde entier et de connaître aussi de différentes cultures. Mais, être footballeur n’a pas seulement d’avantages, il y a aussi des inconvénients. Par exemple, on est loin de la famille très souvent ; le football, c’est un sport très dur, exigeant et trop routinier, aussi. Je sais qu’être footballeur professionnel, c’est très difficile, mais c’est mon rêve d’enfance et je le suivrai !

car j’adore connaître d’autres cultures. (João Mota, 9ème B) (Margarida Machado, 9ème B)

Docente: Isabel Madeira EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DE ESPANHOL SOBRE AS FESTIVIDADES NATALÍCIAS

Docente: Rita Fernandes 3

9ºA / 9ºB – dez 2019

4


dezembro ‘19

Exposição Espanhol—Día de los muertos

Destaque

5

Destaque

6

LIVRO DO MÊS SETEMBRO

dezembro 19

Grafos Planares com ZomeSystem

¾¾¾¾¾¾¾¾

¾¾¾¾¾¾¾

T

ratando-se de uma turma do Curso de Línguas e Humanidades, tradicionalmente constituídas por alunos que querem “fugir” à Matemática, temos de recorrer a diversas estratégias que possam tornar as aprendizagens mais significativas. Neste caso, optou-se aquando da unidade temática – Grafos, por uma pequena atividade de investigação sobre o tema, estabelecendo conexões entre os sólidos platónicos e os Grafos.

O desenvolvimento desta investigação, teve como base um guião organizado em duas partes distintas. Desta forma, numa primeira parte do guião distribuído aos alunos, eles tiveram um breve contacto com os dois conceitos atrás referidos. Numa segunda parte, os alunos tinham de: (i) construir os sólidos pedidos, com o ZomeSystem (Fig. 1);

LIVRO DO MÊS NOVEMBRO

Figura

1: construção de sólidos

(ii) investigar, usando a sombra projectada do sólido, o grafo planar associado a cada sólido platónico (Fig. 2).

LIVRO DO MÊS DEZEMBRO

É de referir que os alunos apreciaram esta abordagem do conceito de planaridade, tornando-se assim evidente a mais valia desta estratégia em oposição a uma tradicional exploração feita no quadro, projetando um acetato ou eventualmente apresentando vários grafos planares numa ficha de trabalho. Julgo que para este facto, muito contribuiu a presença de dois “condimentos” essenciais: * o facto de ser uma atividade de grupo; * a existência de motivação extra, originada por uma exploração com um diferente material didático. Macs 11ºB

5

6


dezembro ‘19

Destaque

7

8

I

Destaque

ntervalo Literário

Atividade da responsabilidade de Luís Serra

Filme do Mês 22 e 25 de novembro (6ª e 2ª feira) – 10.05 h Biblioteca da Escola E.B.2,3/S Cunha Rivara

dezembro ‘19

Um poema de SAFO Parece-me ser igual aos deuses esse homem que, sentado na tua frente, te ouve de perto falar docemente e rir de maneira encantadora, o que me faz saltar o coração no peito. Pois, quando te olho por um momento, já não sou capaz de dizer nada, a minha língua silenciosamente gela e imediatamente um fogo subtil corre sob a minha pele. Deixo, subitamente, de ver, os meus ouvidos zunem e um suor frio cobre o meu corpo, dominado por intenso tremor. Fico então mais verde do que a erva e pareço pouco distante de morrer. Mas tudo se deve suportar, porque… tradução de Manuel Pulquério

A Nêspera

Uma nêspera estava na cama deitada muito calada a ver o que acontecia chegou a Velha e disse olha uma nêspera e zás comeu-a é o que acontece às nêsperas que ficam deitadas caladas a esperar o que acontece Mário Henrique Leiria,

cor·rup·ção (latim corruptio, onis, deterioração, sedução, depravação) Substantivo feminino

26-11-2019

7

8


Destaque

dezembro ‘19

H

9

10

H

ORA DO CONTO—PRÉ-ESCOLAR —APRENDER COM A BE

Destaque

ORA DO CONTO—3º ANO—APRENDER COM A BE

10/12—A noite de Natal

04 / 11— Famille Acrobate, Anouck Boisrobert & Louis Rigaud

03/12—O Cuquedo

28 / 10—Quando a Mãe Grita, Jutta Bauer

26/11—O Cuquedo e um amor que mete medo, Clara Cunha e Paula Galindro

18/11—Chibos Sabichões, Conto tradicional galego

12 / 11 — Um Jardim Normal e Um Ciclista Não Tanto, António Torrado

2/12—O Cuquedo, um amor que mete susto

29 / 10 —Quando O Regato Secou, António Mota 15 / 10—Olharapo, Benji Davies 08 / 10— O Mercador de Coisa Nenhuma, António Torrado 01 / 10—Lengalenga Um, dois, três, quatro…

9

10

dezembro ‘19


dezembro‘19

Destaque

11

12

Filme do Mês

Destaque

dezembro ‘19

Desafio National Geographic—Biblioteca Escolar

C

14 de outubro (2ª feira) – 10.05 h Biblioteca da Escola E.B.2,3/S Cunha Rivara

om vista ao desenvolvimento da literacia científica, os alunos podem participar no Desafio respondendo a uma questão sobre um dos artigos da revista. O Desafio é mensal e o aluno vencedor, cuja divulgação é feita na página do Agrupamento, receberá um prémio oferecido pela National Geographic Portugal.

Vencedor de setembro—Francisco

Vencedora de outubro—Carolina

Everybody be cool, this is a robbery!: nos 25 anos de Pulp Fiction

Vencedor de novembro—Guilherme Literacia Científica

Trabalho da responsabilidade de Luís Serra e Inês Pequito 11

12


Destaque

dezembro ‘19

13

14

Destaque

dezembro ‘19

Intercâmbio de turmas de Espanhol Espanha e Portugal

MIBE—MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

A visita da escola secundária Francisco Vera.

O

dia 12 de Novembro foi um dia diferente. Os alunos da escola secundária Francisco Vera, situada em Alconchel (Badajoz) viajaram até Arraiolos. O objetivo desta atividade foi, desde o início, o convívio entre os alunos das duas escolas e o desenvolvimento da competência linguística, pois o Agrupamento de escolas de Arraiolos oferece o ensino da língua espanhola e a escola Francisco Vera oferece o ensino da língua portuguesa. As professoras organizaram um programa de atividades que permitia a prática de ambas as línguas, o convívio entre os alunos e o conhecimento do património da vila visitada e da cidade de Évora, cidade que os alunos visitaram depois do encontro escolar. As atividades começaram por volta das 10:30 horas da manhã. Em primeiro lugar, as professoras mostraram-nos algumas das partes da sua escola: a cafetaria, a cantina, algumas das suas salas de aula e a biblioteca. Depois, os alunos tiveram tempo para comer as suas sandes e começar com força o programa de atividades que lhes tinham preparado. Ali viveram o primeiro contacto com os alunos da escola de Arraiolos, alunos que os acompanhariam durante todo o seu percurso pela escola. Às 11:00 horas os alunos leram poemas na Biblioteca. Os meninos espanhóis leram na língua portuguesa e os meninos portugueses leram na língua espanhola. Os poemas estavam relacionados com a natureza e o ambiente, tema escolhido pelas professoras antecipadamente, articulando-se com o lema da escola para o presente ano letivo. Este momento foi engraçado, pois os alunos conseguiram ver que a aprendizagem de uma língua é difícil, sim, mas não impossível. Mas sobretudo, foi engraçado porque os sotaques deles misturavam-se com a língua que estão a aprender respetivamente e as diferentes línguas adquiriam um som particular.

“O

tema para o International School Library Month (ISLM) em 2019 é "Let's Imagine", que traduzimos para "Vamos imaginar". Baseiase no tema da conferência de 2019 da IASL "Convergência - Empoderamento - Transformação: Bibliotecas Escolares". Este ano, a International Association of School Librarianship (IASL) convida os participantes a pensar e celebrar a ligação entre livros, leitura e bibliotecas escolares e a imaginação. A escolha de uma formulação temática tão abrangente e acessível a todos veio ao encontro de um desígnio abraçado pela RBE, o da biblioteca escolar como lugar por excelência da vivência de uma cidadania ativa e participada.“

Posteriormente, os alunos realizaram um kahoot. Nesta ocasião trabalharam a cidadania da União Europeia. As equipas formadas eram constituídas por meninos das duas escolas, procurando, novamente, a melhoria da relação entre eles. Depois disso, os alunos visitaram junto com os “novos colegas portugueses” o castelo de Arraiolos. Eles gostaram imenso e assim o transmitiram. A visita foi guiada pelos próprios alunos. Finalmente, a visita acabou com o almoço oferecido pela escola de Arraiolos aos nossos alunos (almoço pelo qual ficámos muito agradecidos). Assim, acabou o nosso dia em Arraiolos com o desejo de voltar a vê-los e de receber a sua visita na nossa escola. Depois do convívio, aproveitámos para visitar a cidade de Évora. Lá visitámos a Catedral ou Sé, a Capela dos Ossos, o centro da cidade e o Jardim Público.

RBE

Depois de tudo isto, voltámos para Alconchel. Os meninos resumem a viagem como um dia espetacular em que fizeram muitos amigos e praticaram a língua que aprendem na escola. Professora: Noelia Pérez Ríos

O grupo de Espanhol

13

14


Destaque

dezembro ‘19

16

15

Destaque

dezembro ‘19

10 MINUTOS A LER

Sugestões de leitura para esta época festiva

“A

ciência e a observação empírica têm mostrado amplamente o quanto o contacto com o livro e a prática regular da leitura são indispensáveis para o desenvolvimento do gosto de ler, a consolidação dos hábitos leitores e o aumento das competências de literacia. Quem lê, lerá sempre mais e melhor, e ficará mais bem preparado para a vida. É por isso que ler todos os dias é tão importante. Para estimular a criação de uma rotina de leitura na família, nas creches, nos jardins de infância, nas escolas, na academia, no trabalho e no lazer, o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) lançou o repto: Ler sempre. Em qualquer lugar.

O

projeto está a decorrer com grande sucesso. As requisições aumentaram substancialmente. Os alunos transparecem uma grande alegria, parecem ter encontrado finalmente o grande prazer pela leitura.

C

onvivio escolar con el I.E.S. Francisco Vera de Alconchel

El pasado día 12 de noviembre, nuestra escuela recibió algunos alumnos y dos profesoras españolas del Instituto Francisco Vera, de Alconchel. Durante el día se desarrollaron varias actividades. A las diez de la mañana hubo una actividad en la Biblioteca de la escuela en la que algunos alumnos portugueses de 7.º y de 11.º curso leyeron unos poemas de escritores españoles o de países de hispanohablantes sobre el tema “naturaleza”. Algunos de los estudiantes españoles leyeron también poemas de escritores portugueses sobre el mismo tema. A continuación, un poco de historia y cultura locales, visitamos el Castillo de Arraiolos. Algunas alumnas contaron a los compañeros españoles algunas curiosidades sobre el monumento, como por ejemplo, dónde estaba la cueva de la bruja. Entregaron también un folleto con la historia del Castillo a los visitantes. A las once y media, los alumnos españoles y portugueses (7.º y 10. º Curso y 12. º C profesional) participaron en un concurso en línea, Kahoot, con preguntas sobre la Unión Europea, realizado por la profesora de Geografía y algunos estudiantes españoles, en la “Oficina d’ Artes”. Se formaron grupos, mezclando los estudiantes portugueses y españoles. Sobre la una, los alumnos y las profesoras almorzaron en el comedor de la escuela. Después de comer, hubo una pausa para charlar, interactuar y convivir un poco. Antes de las despedidas, las profesoras de español, María del Mar Jordão y Rita Fernandes, enseñaron el resto de la escuela a sus compañeras españolas y estudiantes. Y así terminó la jornada. ¡Hasta pronto! As docentes de Espanhol

15

16


dezembro‘19

Destaque

18

17

Destaque

dezembro ‘19

CORTA MATO 19/20 ESCOLAR (7/11/19)

N

Livros adquiridos com o projeto 10 minutos a

o passado dia 7 de novembro decorreu o Corta Mato Escolar 19-20. Esta prova contou com a participação de 176 alunos. Na prova Feminino - Infantis B a vencedora foi a aluna Gabriela Oliveira da turma 6A. O 2º lugar foi alcançado pela aluna Maria Martinho da turma 6C e o terceiro lugar pela aluna Catarina Castor da turma 6B. Na prova Masculino - Infantis B o vencedor foi o aluno Pedro Ferreira da turma 6B. O 2º lugar foi alcançado por Dinis Sabino da turma 6A e o terceiro lugar por Diogo Flamínio da turma 7A. Na prova Feminino - Infantis A a vencedora foi a aluna Lúcia Delgado da turma 5A. O 2º lugar foi alcançado pela aluna Alice Silva da turma 5B e o terceiro lugar por Maria Silva da turma 4E. Na prova Masculino Infantis A o vencedor foi o aluno Salvador Matias da turma 5A. O 2º lugar foi alcançado por Gonçalo Carapinha da turma 5C e o terceiro lugar por Marcos Condeço da turma 5A. Na prova Feminino - Iniciados a vencedora foi a aluna Luísa Machado da turma 9A. O 2º lugar foi alcançado por Ana Martins da turma 8A e o terceiro lugar por Beatriz Rodrigues. Na prova Masculino - Iniciados o vencedor foi o aluno Luís Almeida da turma 8C. O 2º lugar foi alcançado por Artur Machado da turma 9A e o terceiro lugar por Miguel Ferreira da turma 9B. Na prova Masculino - Juvenis o vencedor foi o aluno José Pereira da turma 11A. O 2º lugar foi alcançado por Francisco Gomes da turma 11A e o terceiro lugar por Francisco Marquez da turma 10A. Na prova Masculino - Juniores o vencedor foi o aluno Diogo Rôla da turma 11B. Na prova Feminino - Juvenis a vencedora foi a aluna Nélia Passos da turma 10A.

Distrital (20/11/19)

D

ecorreu em Reguengos de Monsaraz no dia 20 de novembro de 2019 mais uma edição do Corta Mato Distrital. A nossa escola esteve presente em todos os escalões com 39 alunos. De destacar o terceiro lugar de Lúcia Delgado no escalão de Infantil B Feminino, o brilhante oitavo lugar de Pedro Ferreira em Infantis B Masculino. A repetição da vitória da Luísa Machado com acesso direto aos Nacionais em Iniciados Femininos e o excelente sétimo lugar do seu irmão Artur Machado no mesmo escalão, mas em Masculinos.

17

18

Todos os participantes estiveram de PARABÉNS, pois honraram o nome da Escola. Saudações Desportivas

O Grupo de Ed. Física 19/20


dezembro‘19

Destaque

C

20

19

Destaque

dezembro ‘19

Empreendedorismo e inovação em Contexto Local aro presidente da Direção do FAPAS

Vimos por este meio agradecer a oferta das sobras editoriais. Para nós são novidades e já estão expostas para os nossos alunos usufruírem das belas imagens que elas oferecem. Agradecemos ainda ao Fundo Ambiental que comparticipou nos custos dos envios.

P

rojeto de um dos nossos parceiros: Projeto Leader para alunos do secundário

Os nossos alunos estão a tomar conhecimento de várias empresas às que existem na zona onde vivem , quais os passos a dar para se formar uma empresa, estão de facto a conhecer a realidade da vida ativa nesta área.

O

s alunos participaram na 1ª competição de xadrez a 11-12-2019 na Gabriel Pereira em Évora. Parabéns!!!! O primeiro torneio em que a equipa de xadrez participou decorreu de forma bastante positiva, atendendo a que foi a primeira competição destes alunos nesta modalidade. Os infantis A ficaram bem classificados, obtendo o 1º ,3º, 4º e 5º lugares. Nos iniciados a nossa escola só tinha um aluno a competir, que obteve o 2º lugar. Nos Infantis B e Juvenis os alunos ficaram quase todos a meio da tabela. Foi um bom começo!

O nosso obrigada ao Monte-Ace.pt e aos empresários que se têm deslocado até nós ou que têm aberto as portas aos nossos alunos. ÉVORA INN GUEST HOUSE, CAÇA SORRISOS, ANIMAÇÃO INFANTIL, maio de 2019

O

projeto LEADER – Empreendedorismo e inovação em contexto local visa desenvolver ações que contribuam para melhorar a competitividade do tecido empresarial da região do Alentejo Central e deste modo concorrer para sustentabilidade quer do emprego criado quer das iniciativas empresariais. Este enquadra-se na estratégia local, que tem como objetivo geral contribuir para a dinamização de iniciativas de estímulo ao empreendedorismo de base local na região do Alentejo Central até 2023; e como objetivo específico reforçar o emprego sustentável na região do Alentejo Central, baseado na inovação e cooperação entre organizações e territórios. Ambos os objetivos estão alinhados com as estratégias territoriais onde a mesma está integrada. Objetivo Geral da Iniciativa: 1- Iniciativas de dirigidas a alunos do ensino secundário, visando o desenvolvimento de competências empreendedoras, o conhecimento do sistema produtivo e empresarial local, respetivos agentes e estruturas institucionais, reforçando tanto a sua futura empregabilidade como a permanência na região. Objetivo específico: - Proporcionar aos alunos do ensino secundário o contacto directo com empresas e empresários da região e com o tecido produtivo local, promovendo encontros no espaço escolar bem como visitas às empresas. O QUE ESPERAR? Aqui poderá: - Conhecer a realidade empresarial local - Adquirir informação e conhecimento sobre áreas específicas - Fazer perguntas diretamente a quem está no terreno - Perceber como se inicia um projecto empresarial - Fazer networking e começar a construir uma rede de contactos - Conhecer a realidade do mercado de trabalho e realizar uma escolha mais informada de opções profissionais para o futuro.

19

20


dezembro‘19

Destaque

22

21

FESTA DE NATAL DE PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO—ARRAIOLOS

Destaque

dezembro ‘19

AÇÃO DE FORMAÇÃO CONHECER PARA MELHOR AGIR: LIDERANÇA, GESTÃO DE EQUIPAS, RELAÇÕES INTERPESSOAIS E RISCOS

Escola Cidadania Ambiente

A

festa de Natal da Eb1/JI de Arraiolos juntou familiares e amigos, houve alegria espírito de Natal e uma verdadeira sensibilização para o ambiente. Todas as turmas trabalharam a cidadania e o ambiente a partir de uma história que todos os docentes foram escrevendo.

"No passado dia 3 de janeiro de 2020 teve lugar, na sede do nosso agrupamento, uma ação de formação, de 6H, intitulada Conhecer para melhor agir: Liderança e gestão de equipas, relações interpessoais e riscos dirigida a pessoal não docente. Esta ação partiu da iniciativa do coordenador do pessoal não docente da nossa escola, a mesma teve a aprovação do CP e da Diretora, que apresentou a proposta à Diretora do Centro de Formação, e contou com a participação de 75 funcionários oriundos de agrupamentos da região, nomeadamente, de Vendas Novas e Évora. Os temas, abordados pelos formadores Paulo de Jesus, coordenador do Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, e pelas psicólogas Rosário Ribeiro, do Agrupamento de Escolas de Arraiolos e Susana Fragosos do Agrupamento de Escolas nº 4 de Évora, cativaram o interesse dos destinatários, os quais manifestaram disponibilidade para futuras ações, junto da responsável do Centro de Formação Leonor Serpa Branco, Drª Antónia Serra, presente no decorrer das jornadas."

“ Era o natal, de 2019, mas este Natal não era como os outros de anos anteriores. O espírito do Natal estava escondido, triste e sem brilho numa Grande caixa. A caixa era colorida e brilhante alegre e solidária, mas lá dentro reinava a escuridão e de lá o Natal não queria sair. As crianças preocupadas foram junto dele saber a causa de tanta tristeza. _Espírito do Natal fala connosco, diz -nos porque estás aí tão triste e não sais para brilhar para nós? O espírito do Natal pensou um bocadinho e achou que as crianças tinham direito de saber os motivos da sua tristeza. Ele que gostava tanto de partilhar ia agora partilhar os seus pensamentos e preocupações. Talvez as crianças pudessem ajudar se espalhassem a mensagem a todos os adultos e a todos os amigos. _ Espírito do Natal conta-nos as tuas tristezas as rodeiam a caixa e escutam, depois ficam muito tristes) – Ele está muito zangado com os homens – Porque estão a destruir o planeta – Provocam incêndios – Destroem as florestas – Pescam até os peixinhos pequeninos – Não põem o lixo no Eco ponto – Não sabem que todos temos de reciclar – Os plásticos vão parar ao mar – O papel não é reutilizado – Há gases e poluição por todo o lado – Os Icebergs estão a descongelar – Há bué inundações – Assim também fica uma grande tristeza nos nossos corações – E ainda há guerras e migrantes que ninguém quer Mas todos podemos ajudar, disseram as crianças e todos prometeram ajudar !” (cont.)

Psicóloga Rosário Ribeiro

21

22


dezembro‘19

Destaque

24

23

Destaque

dezembro‘19

ATRIBUIÇÃO DAS BOLSAS SOCIAIS EPIS 2019/2022

CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS—DEZEMBRO

N

a 9.ª edição do Programa de Bolsas Sociais EPIS, e obedecendo aos critérios do regulamento, o Júri deliberou a atribuição das Bolsas Sociais EPIS 2019/2022, numa reunião realizada a 25 de outubro. Pela primeira vez o Agrupamento de Escolas de Arraiolos candidatou-se a este Programa, na categoria 2. Jovens Especiais Banco Santander, bolsa que reconhece o trabalho feito pelos Agrupamentos/Escolas não Agrupadas na implementação de “Boas práticas de escolas na promoção da inserção profissional e/ou ocupacional de jovens com necessidades de educação especial através dos Planos Individuais de Transição (PIT)”. Estas boas práticas incluem parcerias com empresas ou outros potenciais empregadores, com atividades regulares com os alunos em ambiente de trabalho ao nível de orientação vocacional e formação profissional entre outros. Assim, é da mais elementar justiça agradecermos a todas as entidades locais que têm colaborado com o Agrupamento, permitindo que vários alunos desenvolvam nas suas empresas atividades de inserção no mercado de trabalho, bem como a todos os Docentes e Técnicos que trabalham diretamente com os Alunos em questão., no caso da Carla— Intermarché de Arraiolos. Em 16 de janeiro de 2020, no Auditório do Banco Santander, em Lisboa, teve lugar a cerimónia de entrega das Bolsas aos Estudantes premiados.

C

omo já vem sendo habitual no mês de dezembro decorreu a cerimónia de entrega de prémios aos alunos que se evidenciaram em várias áreas. Estiveram presentes os representantes do Caixa Crédito Agrícola Mútuo-Alentejo Central, António Coelho, Santa Casa da Misericórdia, o provedor Luís Chinelo, Município de Arraiolos, a vereadora Delfina Lima e do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, esteve a diretora Lourdes Inglês e a presidente do Conselho Geral, Paula Gaspar. O presidente da Associação de Estudantes apresentou o evento: António Pequito. 23

24


dezembro‘19

Destaque

26

25

CONHECER O PARLAMENTO EUROPEU "POR DENTRO E POR FORA"

O

s alunos da Escola EB 2,3 / S Cunha Rivara visitaram o edifício e exerceram funções de deputados europeus por um dia.

Dia 5 de dezembro de 2019, os alunos do 11º ano da escola EB 2,3 / S Cunha Rivara puderam participar de uma atividade intitulada "Euroscola day", onde faziam parte do Parlamento Europeu, abordando vários temas propostos e usando tecnologia que nossos deputados usam em suas vidas diárias. Durante este dia como deputados nós, os alunos, participámos de inumeras atividades estupendas propostas pelos organizadores do Euroscola day, tais como perguntas interativas onde testámos equipamentos de votação eletrónica. Cada delegação teve a oportunidade de apresentar o seu país e escola em breves apresentações, onde havia ideias únicas, como cantar o hino do país, tendo a nossa apresentação ficado a cargo da Alice Mota e do André Lopes. De seguida, os deputados, em seguida, dividiram-se em comissões parlamentares, nas quais se discutiram entre outras, as alterações climáticas e o que poderia ser feito para alterar esta ocorrência; abordou-se também o facto de a economia europeia ser a segunda maior do mundo. De seguida, foram colocadas, por alguns de nós, deputados, várias questões que foram respondidas através da videoconferência pela eurodeputada grega Eva Kaili. O momento seguinte foi a discussão dos vários temas (cada tema tinha grupos integrados, um de cada nacionalidade) e onde os jovens chegaram a um consenso sobre o que seriam os representantes de cada tema discutido, e então todos nós fomos para a sala hemiciclo onde os representantes de cada tema apresentaram os seus relatórios e todos nós votámos (a favor, contra ou abstenção) as medidas escolhidas, que nos 6 temas foram todos adotadas; alguns dos temas como “os jovens em relação ao álcool e às drogas" geraram mais barulho devido à proximidade dos votos a favor e contra ela. Finalmente, participámos do Eurogame, um jogo que põe à prova a nossa cultura geral, formando vários grupos de 4 pessoas com membros de várias nacionalidades e respondendo a várias perguntas. Em conclusão, foi uma oportunidade enriquecedora na medida em que partilhámos diferentes pontos de vista com pessoas de diferentes nacionalidades, conseguimos compreender melhor como funcionam os votos no Parlamento e a importância de expressar a nossa opinião e de "dar a conhecer a nossa voz" em conjunto, podemos alcançar uma Europa justa, unida e atenda às necessidades de todos os seus membros.

Beatriz Paulo Em baixo ficam as opiniões de alguns dos participantes:

A nossa viagem a Estrasburgo foi bastante positiva. No Parlamento Europeu conseguimos pôr em prática as nossas opiniões com outros alunos estrangeiros e também tomar lugar com um grande deputado. Já em Estrasburgo os monumentos era muito giros e essencialmente as luzes de Natal e as diversas casas enfeitadas de todo o tipo e maneira. Paulo Oliveira Foi uma experiência bastante enriquecedora pois consegui ter uma melhor visão de certos assuntos com as atividades realizadas no parlamento e relacionar me com pessoas de várias culturas e países. Fora do Parlamento foi ótimo para conhecer uma nova cidade e um novo país. Daniela Pontes Creio que foi uma oportunidade enriquecedora no sentido em que partilhámos diferentes pontos de vistas com pessoas de nacionalidades diferentes, conseguimos perceber como funcionam os votos no parlamento e a importância de partilhar a nossa voz para juntos conseguirmos uma Europa justa e unida que responda às necessidades de todos os cidadãos. Joana Carrasqueira A participação no projeto Euroescola deu lugar a uma experiência bastante enriquecedora e educativa, onde podemos discutir um assunto de extrema importância para todos nós: o presente e o futuro da Europa. Foi uma oportunidade única, na qual conhecemos várias pessoas de diversos países e onde crescemos enquanto pessoas. Foi um dia de trabalho bastante produtivo no qual certamente todos deveriam ter a chance de participar. Alice Mota Ir ao Parlamento Europeu foi uma boa experiência, gostei muito das atividades que lá realizámos. Foi um dia diferente dos outros, pois aprendemos sobre vários assuntos relacionados com a atualidade e pudemos também dialogar com os alunos dos outros países sobre os mesmos. Beatriz Lourenço Acho que foi uma viagem super educativa, tivemos outras perspetivas sobre temas falados diariamente. Ao termos discutido a nossa opinião com pessoas de outros países deu para aprendermos e darmos a aprender vários pontos de vista. Em suma, acho que todos os alunos deviam ter a oportunidade que nós tivemos, pois é algo único, passando pela ida ao PARLAMENTO EUROPEU e acabando por conhecer outras pessoas e formas de ver as coisas. Margarida Correia

25

26

Destaque

dezembro ‘19


dezembro‘19

Destaque 27

28

N

O DIA 16 DE JANEIRO, OS ALUNOS DO 12º ANO DE PSICOLOGIA, ASSISTIRAM A UMA MUITO ESCLARECEDORA PALESTRA SOBRE PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES, DINAMIZADA PELA MESTRE EM PSICOLOGIA, LÚCIA MANTINHAS PATACO. (NOSSA ANTIGA ALUNA)

Destaque

dezembro ‘19

Esta página em branco serve de incentivo ao leitor para escrever um artigo para a próxima edição. Boas leituras e ótima escrita / desenho. Obrigada pela atenção dispensada!!! Equipa do jornal

Notícia que antecipa já o trabalho dinamizado no agrupamento durante o segundo período., pelo facto do jornal ser editado durante o mês de janeiro. Parabéns à Mestre Lúcia Pataco. A equipa do jornal 27

28

Profile for aearraiolos4

Jornal ArrRivar 1º edição 2019-2020  

Jornal ArrRivar 1º edição 2019-2020  

Advertisement