ArrRivar

Page 1

Índice:

Textos do 7ºB …….…………..………...2 Atividades de Francês e Matemática .4 Dia da Matemática.………….……..…....8 Adota un abuelo …….………..….…….11 Desafio National Geographic ………..12 8 de março ……………...…………..13-20 Tertúlia online…...……………........21-23 Projeto Etwinning ………...........26/27/29 Amnistia Internacional - Maratona de cartas ………………………………...….28 Número: 42| Mês: março | ano: 2021| Jornal Trimestral | Agrupamento de Escolas de Arraiolos

EDITORIAL

O apanhador de desperdícios

o dia 9 de março saiu na Rádio Campanário a notícia de que a nossa escola, que aceitou o desafio de participar no concurso Academia Ponto Verde (APV), tal como mais 228 escolas, envolvendo um total de 123 mil alunos, é, até essa data, a mais pontuada do distrito de Évora. Estamos todos de parabéns!

(...) Entendo bem o sotaque das águas Dou respeito às coisas desimportantes e aos seres desimportantes. Prezo insetos mais que aviões. Prezo a velocidade das tartarugas mais que a dos mísseis. Tenho em mim um atraso de nascença. Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos. Tenho abundância de ser feliz por isso. Meu quintal é maior do que o mundo. Sou um apanhador de desperdícios: Amo os restos como as boas moscas. Queria que a minha voz tivesse um formato de canto. Porque eu não sou da informática: eu sou da invencionática. Só uso a palavra para compor meus silêncios.

N

O plano proposto pela APV no sentido de criarmos hábitos regulares de reciclagem obriga-nos a pensar na grave crise ambiental que aflige o planeta, não em termos abstratos, mas responsabilizando-nos pessoalmente pelo lixo que produzimos e pelo qual somos TODOS responsáveis. A RESPONSABILIDADE pela saúde do planeta É INDIVIDUAL, não depende apenas de movimentos ambientalistas nem de legislação criada no parlamento. Esta ação levada a cabo nas escolas leva-nos mais longe: a refletir sobre a nossa relação com os objetos, sobre o nosso materialismo e consumismo desmedidos e por isso inaceitavelmente poluentes; convida-nos, também, a reavaliarmos a nossa relação com a natureza, que parecemos desprezar como se ela não fizesse parte da experiência humana e fosse uma fonte de recursos inesgotável que parece apenas existir para satisfazer necessidades e extravagâncias dos seres humanos.

(notícia disponível aqui: https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/escola-basicae-secundaria-cunha-rivara-lidera-pontuacao-das-escolas-deevora-na-academia-ponto-verde

É urgente que regressemos ao ideal perdido de harmonia que apenas o convívio saudável com o mundo natural nos pode proporcionar. Que alimentemos um sentido vital de pertença e de integração. Arne Naess, filósofo e alpinista norueguês, escreveu isto: “Um Sami (que nós designamos erradamente um Lapão) está parado à beira de um rio. Ele recusa-se a partir. Ao polícia que lhe pergunta porque é que ele teimosamente continua ali, ele responde: ‘Este lugar faz parte de mim’ ”. Esta observação (que faz lembrar ada edição do jornal ArrRivar é um reflexo do trabaas parábolas zen budistas) remete-nos para a urgência da lho desenvolvido ao longo de um período no Agrupamento reconquista da nossa identificação com a natureza que nos de Escolas de Arraiolos. rodeia, pois é uma condição indispensável não só para a resolução da crise ecológica mundial como também constiEste trabalho desenrola-se na sala de aulas entre o tui um fator de realização de nós mesmos. docente e os alunos da turma, em atividades no exterior como resultado de projetos desenvolvidos e apresentados Não se renega, naturalmente, o otimismo tecnológico e o em Conselho Pedagógico que constam, por norma, do conforto material que objetos e aparelhos nos proporcioPlano Anual de Atividades, atividades de parceria, nomeanam, mas... tentemos recuperar, com responsabilidade e damente com a Biblioteca Escolar. sensibilidade, a nossa relação com a natureza. A equipa agradece a quem participa com notícias e Terminamos com um excerto de um poema do escritor bra- relembra que estas são da responsabilidade de cada um. sileiro Manoel de Barros, íntimo do mundo natural e que escreveu um dia que «poderoso não é aquele que descoA equipa do ArrRivar bre ouro, mas o que descobre as insignificâncias (do mundo e as nossas)»:

C

Redação e montagem: Agrupamento de Escolas de Arraiolos: Catarina Lóios , Paula Gaspar e Paula Sande

Patrocínios:


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.