ArrRivar 3ª edição de 18-19

Page 1

2

Índice:

Concurso Euroscola …………....…...2/3 Exposições na BE ……..….4/5/12/13/14 Aprender com a BE…………………..…6 Mural Marés de novelo …………….….7 Intervalo Literário……………….….. 8/15 Trabalho de projeto …………………..9 Hora do conto...………….……..….......10 Filme do mês …….……...….……….….11 Comunidade de leitores..………….16/17 Parlamento Jovem…..18/19/20/24/25/26 Festa Final de Ano…...…….......21/22/23

Destaque

junho ‘19

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS CONQUISTA SEGUNDO LUGAR

M

ais uma vez o nosso Agrupamento marcou presença na fase nacional do concurso Euroscola, iniciativa or-

ganizada pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e que conta com a participação das Direções Regionais da Juventude da Madeira e dos Açores e com a colaboração da Assembleia da República.

Número: 37| Mês: junho | ano: 2019| Jornal Trimestral | Agrupamento de escolas de Arraiolos

Este ano o tema não podia ser mais oportuno: Eleições europeias: assumir responsabilidades e escolher o futuro.

O

Assim, concorreram 77 escolas e, depois das fases distritais, nas quais foram seleccionadas as 19 escolas repre-

EDITORIAL

sentantes dos distritos e das regiões autónomas concorrentes, realizou-se a final nacional nos dias 20 e 21 de maio.

s diferentes estudos sobre hábitos de leitura demonstram que do primeiro ciclo para os seguintes, o número de leitores vai reduzindo de forma gradual. É uma preocupação nossa o pouco interesse no que diz respeito à leitura e as atitudes que estes alunos apresentam. Estes projetos surgiram da necessidade de criar uma ferramenta capaz de potencializar maior visibilidade da importância da leitura e não se resume somente no desenvolvimento de ações centradas na perceção da biblioteca como um instrumento dinâmico, intermediário e facilitador da aprendizagem na relação entre leitura e escrita, mas também em melhorar as atitudes para com o outro e o ambiente que nos rodeia. Considerando que a leitura é transversal a todos os saberes, que deve ser promovida o mais cedo possível, continuada nos ciclos de ensino posteriores, e que deve ser o resultado de um trabalho colaborativo e articulado entre duas partes, que se complementam, BE e professores das disciplinas desenvolveram estes projetos aqui apresentados. A aplicação destes projetos recaíram na apresentação de várias atividades de promoção de leitura/atitudes a um determinado grupo de alunos. Grupo este a quem foram apresentados desafios de aprendizagem. A leitura em contexto escolar deve ser motivada, consciente e coerente. Importa ainda explicitar que tivemos em conta o atual Perfil do Aluno à saída do ensino obrigatório e o Plano Nacional das Artes.

Os trabalhos apresentados revelaram, de uma forma geral, uma abordagem europeia do tema e grande originalidade. O nosso Agrupamento e o distrito de Évora foram representados pelas alunas Alice Mota e Céu Carapinha, do 10º ano, as quais foram orientadas pelos professores Henrique Gonçalves e Sandra Quaresma. Na apresentação do trabalho as nossas alunas abordaram o tema de forma original, rigorosa e divertida, salientaram os problemas que a União Europeia enfrenta, apontaram soluções e destacaram a importância das eleições europeias. A qualidade e a originalidade do trabalho foram contemplados com um brilhante segundo lugar, imediatamente a seguir à Escola Profissional de Artes da Madeira e à frente do Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira (Leiria) classificado em terceiro lugar. Nos termos do regulamento do concurso as escolas classificadas nos três primeiros lugares irão receber um convite do Parlamento Europeu para a participação de um grupo de 24 alunos e dois professores numa sessão Euroschool. Assim, conforme convite recentemente recebido, no dia 5 de dezembro um grupo de alunos de Arraiolos irá ter a oportunidade única e certamente inesquecível de trabalhar e discutir assuntos de grande importância para a União Europeia, com colegas seus de outros estados-membros, nas instalações do Parlamento Europeu, em Estrasburgo. A opinião das nossas alunas:

A equipa da BE e do ArrRivar

Adorei a participação no Euroscola, acho que foi uma experiência única e na qual consegui adquirir muitos conhecimentos. Incentivo toda a gente a participar pois até nos dá a possibilidade de irmos a Estrasburgo, o que é ópti-

C

mo!

ada edição do jornal ArrRivar é um reflexo do trabalho desenvolvido ao longo de um período no Agrupamento de Escolas de Arraiolos.

Céu Carapinha

Este trabalho desenrola-se na sala de aulas entre o docente e os alunos da turma, em atividades no exterior como resultado de projetos desenvolvidos e apresentados em Conselho Pedagógico que constam, por norma, do Plano Anual de Atividades, atividades de parceria, nomeadamente com a Biblioteca Escolar. A equipa agradece a quem participa com notícias e relembra que estas são da responsabilidade de cada um.

O Euroscola foi uma experiência incrível, que nos aproxima enquanto cidadãos europeus e nos faz crescer ao longo da nossa participação no projeto. Por outro lado, mostra-nos aquilo que a Europa realmente é, incentivandonos todos a lutar por ela, e por um futuro melhor. Alice Mota

A equipa do ArrRivar Docentes responsáveis: Henrique Gonçalves Sandra Quaresma Redação e montagem: Agrupamento de Escolas de Arraiolos: Catarina Lóios e Paula Gaspar

Patrocínios:

2


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
ArrRivar 3ª edição de 18-19 by aearraiolos4 - Issuu