
1 minute read
Índice
from Água é Património
Água é Património
O Museu da Água tem como missão preservar, animar e dar a conhecer o valioso património histórico-cultural da EPAL, empresa responsável pelo abastecimento de água à cidade de Lisboa e que herdou um conjunto de monumentos construídos nos séculos XVIII e XIX. Funcionando como espaços museológicos e merecendo uma visita obrigatória sob diferentes perspectivas, são locais impulsionadores do conhecimento, da investigação e da educação.
Com a criação do Serviço Pedagógico Águas Livres, em 1997, chegámos pela primeira vez às escolas de uma outra forma. A temática da água passou a ser abordada e desenvolvida sob as vertentes histórica, científica, social e artística, interligadas entre si com a história da Humanidade.
Sem esquecer a importância dos recursos naturais e do ambiente para a sobrevivência do Homem, a educação ambiental assume um compromisso reconhecido por todos em termos de sociedade e de cidadania. A educação ambiental não se reduz apenas a “educar para o uso eficiente da água”, ou a “educar para preservar a natureza”. O nosso objectivo vai mais além, procurando dia a dia sensibilizar os cidadãos para as importantes questões relacionadas com o património universal da Água.
Neste contexto, o Museu da Água assume-se como um local de Cultura com uma responsabilidade activa junto da comunidade educativa, desenvolvendo actividades que promovam e divulguem os valores ambientais, a preservação dos recursos naturais e da biodiversidade.
O presente documento pretende dar a conhecer os principais rios que fazem parte do sistema de abastecimento de água da EPAL e a biodiversidade que lhes está associada. No Ano Internacional da Biodiversidade, decretado pela Organização das Nações Unidas para 2010, não poderíamos deixar de referir as espécies (fauna e flora) que habitam nas principais zonas de captação de água para consumo humano: Alviela, Tejo e Zêzere.
Num momento em que o Mundo desperta para a actual “crise” ambiental, o Museu da Água entende que através da interdisciplinaridade que promove e proporciona através das suas actividades, é possível educar os seus públicos para a preservação de um património histórico e natural riquíssimo e a favor de um desenvolvimento humano sustentável.
Por tudo isto, dizemos que “Água é Património”!!!
Museu da Água da EPAL