
1 minute read
Biodiversidade
from Água é Património
A palavra biodiversidade, ou diversidade ecológica, significa a grande diversidade que existe:
> dentro de cada espécie – os indivíduos da mesma espécie não são iguais, há diferenças, basta pensar nas várias raças de cães que existem;
> entre as espécies – plantas, animais, fungos, microrganismos;
> entre os ecossistemas, por exemplo: uma floresta tropical e uma floresta em zona temperada;
> genética – tem a ver com os genes que, de forma muito simples, são aquilo que, dentro das células, tem a informação das características de cada ser vivo.
O termo biodiversity foi pela primeira vez utilizado por W.G. Rosen em 1985 e reflecte a crescente preocupação com a preservação e conservação de todas as espécies. É de salientar que a biodiversidade é essencial para a actividade humana e está a diminuir devido à extinção das espécies, à destruição dos ecossistemas e outros problemas causados pelo Homem, como por exemplo a poluição. A biodiversidade é essencial e está a ter cada vez mais importância ao nível da política internacional, devido à crescente necessidade da existência de medidas que promovam o controlo das alterações climáticas e do aquecimento global, passando essencialmente pela preservação dos recursos naturais, e pelo uso eficiente da energia e da água. No dia 22 de Maio comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade, e como medida de promover a discussão da biodiversidade e do seu papel importante no dia a dia, a ONU declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade. Deste modo, pretende-se avaliar o desempenho relativo ao progresso na redução da taxa de perda de biodiversidade a nível global.
A Biodiversidade e a EPAL : A EPAL capta água de três rios: Alviela, Tejo e Zêzere (na Albufeira de Castelo do Bode), desenvolvendo as medidas necessárias de modo a prevenir impactos negativos sobre a respectiva fauna e flora aquática.