
2 minute read
Falando um pouco mais de Biodiversidade
from Água é Património
Falando um pouco mais de Biodiversidade
O que é o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, I.P. (IC NB) e o que faz? O ICN B pertence ao Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território e propõe, acompanha e assegura que são colocadas em prática as políticas de conservação da natureza e da biodiversidade, bem como a gestão das áreas protegidas, para que as pessoas valorizem e reconheçam a importância do património natural.
Porque é importante manter a biodiversidade? Quanto mais rica é a diversidade biológica, melhor as espécies e os ecossistemas resistem às alterações (naturais ou provocadas pelo Homem) e maior é a possibilidade de descobrirmos novos alimentos, remédios, fibras para vestuário, etc. Porém, destruímos habitats e extinguimos espécies sem conhecermos o seu papel nos ecossistemas e de como nos poderiam ser úteis!
O que se pode fazer para ajudar? > Pesquisar, visitar as Áreas Protegidas e conhecer a biodiversidade em Portugal; > Andar pelos trilhos e passadiços, de forma a proteger a flora, a fauna, as dunas e o solo; > Plantar árvores e arbustos naturais de Portugal (como alguns carvalhos, azevinho, medronheiro, etc.); > Fotografar de longe e falar baixo, para não perturbar os animais, principalmente se têm crias; > Seres de outros locais (exóticos) podem ser invasores e causar problemas à biodiversidade em Portugal. Não se deve trazê-los nem libertá-los; > Observar as plantas de Portugal, mas sem cortar ou queimar (deve-se ajudar a arrancar as invasoras!); > Em vez de comprar animais exóticos, deve-se ajudar os que estão nos Centros de Recuperação; > Poupar água e energia para que peixes e outros seres vivam bem nos rios; > O plástico é perigoso para os seres vivos, deve-se privilegiar o uso de sacos reutilizáveis de tecido; > Existem espécies (por exemplo algumas gaivotas e ratos) que se alimentam do lixo e dos ovos e crias de outras espécies, às vezes protegidas. Deve-se colocar o lixo nos ecopontos ou contentores específicos; > Evitar o desperdício e usar produtos que respeitem a Natureza; > E...descobrir a melhor maneira de ajudar a biodiversidade da sua região!
Cristina Girão Vieira, ICN B
Manter a biodiversidade não é mania, mas uma questão de sobrevivência! Sabia que das cerca de 250 mil espécies de plantas conhecidas, 30 mil são comestíveis, mas apenas 2% foram estudadas para uso medicinal? E que na maioria dos campos agrícolas 90% das pragas são controladas por outras espécies?