1 minute read

Pesquisar para saber, saber para agir, agir para transformar a realidade

e antropológicas trabalhadas em sala de aula durante todo o período de formação dos “futuros” assistentes sociais. Assim, não podemos analisar a implicação destas abordagens para a intervenção profissional com vistas à consolidação do projeto ético político da profissão. Foram diversos os espaços vazios que ficaram evidentes acerca dessa discussão e é preciso que atentemos para a implicação desta omissão e até que ponto isso compromete a capacitação teórica, metodológica, ética e política dos futuros assistentes sociais na compreensão da crítica dos processos sociais numa perspectiva de totalidade e de universalidade. A apropriação das categorias raça/cor/etnia pelos profissionais e estudantes de graduação em Serviço Social contribuirá de maneira significativa e como importante ferramenta para apreensão crítica das relações sociais e suas múltiplas determinações.

Da mesma maneira que a educação, o serviço social configura uma intervenção sobre as questões que decorrem das relações sociais, portanto, a pesquisa científica que realiza tem por objetivo reunir conhecimentos relativos a essas questões, como elas se expressam, como vão se construindo na história, e também relacionados aos modos de agir sobre elas. Myrian Veras Baptista

Advertisement

Oobjetivo principal deste estudo é analisar o impacto do acesso à educação e sua importância para o trabalho qualificado na vida das mulheres negras. Além disso, procuramos identificar as barreiras pelas quais as mulheres negras em ascensão social enfrentam em seu cotidiano e de que forma essas barreiras se colocam, interferem, dificultam a sua vida em sociedade e como essas barreiras e dificuldades são trabalhadas e/ou superadas.

Avaliamos ainda, a forma como a educação contribuiu para melhoria da sua qualidade de vida, sua ascensão socioeconômica e político cultural e na conscientização sobre seus direitos de cidadania, além de dar visibilidade à mulher negra, que a sociedade teima em mantê-la em condição de invisibilidade.

Enfim, pretendemos contribuir com a comunidade negra, especificamente com a mulher negra, no tocante à reflexão sobre seu papel na sociedade e sobre a sua condição de gênero e de raça.