Financeiro 99 / Setembro 2016

Page 26

regional tema financeiro. Entre os diversos tipos de créditos garantidos pela instituição estão os depósitos à vista ou sacáveis mediante aviso prévio; os depósitos de poupança; os depósitos a prazo; as letras de câmbio, imobiliárias, hipotecárias, de crédito imobiliário, de crédito do agronegócio, além de operações compromissadas que têm Fabio Mentone: como objeto títulos emidiretor do Fundo tidos por empresa ligada Garantidor de após 8 de março de 2012. Crédito O diretor do FGC explicou também que para efeito da determinação do valor garantido dos créditos de cada pessoa, devem ser observados alguns critérios. Por exemplo, o titular do crédito é aquele em cujo nome o crédito estiver registrado na escrituração da instituição associada ou aquele designado em título por ela emitido ou aceito. De acordo com Mentone, outra segurança prevista pelo FGC, que merece destaque, é que devem ser somados os créditos de cada credor identificado pelo respectivo número de registro no CPF ou no CNPJ contra todas as instituições associadas de um mesmo conglomerado financeiro.

Mauro Melo – Credilink No segmento de serviços e de ferramentas para proteção das empresas que oferecem crédito, Mauro Melo, CEO da Credilink, começou sua explanação no road show da ACREFI apresentando números que revelam o crescimento da emissão de cheques sem fundo. Em Mauro Melo: 2015, por exemplo, esse CEO da Credilink aumento atingiu 34,98% e até de julho deste ano já alcançou 18,90%. Além disso, informou que a cada 15 minutos no Brasil um CPF é envolvido em alguma ação de fraude. Para coibir essas operações,

26 financeiro setembro 2016

que trazem prejuízo às empresas de crédito, Melo mostrou os benefícios de ferramentas on-line que permitem checar informações contidas no banco de dados da Credilink, atualizadas e enriquecidas diariamente. Entre os diferenciais oferecidos a seus clientes, Melo destaca o Banco de Óbitos, que tem abrangência nacional e atualização quinzenal.

Gustavo Loyola: sócio-diretor da Tendências Consultoria

Gustavo Loyola – Tendências Consultoria Integrada Depois de tantas informações pertinentes ao mercado de crédito, coube ao economista Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central e atual sócio-diretor da Tendências Consultoria Integrada, analisar a conjuntura econômica do País. Sobre a retração do PIB, Loyola diz que isso está acontecendo em consequência de uma série de decisões equivocadas na política econômica adotadas nos últimos anos. Essas medidas também abalaram a confiança dos consumidores e dos empresários. Esse acúmulo de erros, porém, só começou a ser corrigido, parcialmente, a partir da posse de Henrique Meirelles no Ministério da Fazenda, com a aprovação pelo Congresso da nova meta fiscal, que confere ao governo autorização para fechar o ano com um défice de R$ 170 bilhões, e com a adoção de medidas para conter os gastos públicos. No entanto, ações adicionais são fundamentais para reverter a situação crítica de forma mais rápida, como o encaminhamento da reforma da previdência. Com o limite dos gastos públicos baseado na inflação do ano anterior, o défice primário deve voltar a um patamar positivo somente em 2023. Em suas conclusões, Loyola apontou ainda que há evidências claras de mudança na trajetória da confiança e de alguns segmentos da economia, o que reforça a expectativa de crescimento já a partir do último trimestre deste ano, ganhando robustez em 2017. f


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.