Financeiro 55 - Novembro 2008

Page 28

seminário

"Apesar da maior restrição na concessão de crédito, os empréstimos à pessoa física devem crescer 10% no próximo ano" Adalberto Savioli

A diferença entre os bancos brasileiros e os estrangeiros, segundo o presidente da Acrefi , Adalberto Savioli, é que o sistema bancário norte-americano sofreu perdas substanciais no setor hipotecário. “Os bancos brasileiros não têm empréstimos nesse setor. As questões impactantes no Brasil são reflexo da Luiz Horácio da Silva Montenegro, Osvaldo Luís do Nascimento, presidente da Anef diretor da Abel liquidez externa, e providências estão sendo tomadas. Não há problemas de solvência bancária no País, ou seja, continuaremos crescenPara o presidente da Serasa/Experian América Latina, do, só que em menores proporções. Apesar da maior qualquer perspectiva para 2009 é uma incerteza ou, restrição na concessão de crédito por parte das instituimais do que isso, é um desafio. “Estamos satisfeitos ções financeiras, os empréstimos à pessoa física devem com a parceria com a Acrefi , pois essa troca de expecrescer 10% no próximo ano”, disse Savioli, defendendo riências com grandes nomes do cenário econômico nos a “implantação do cadastro positivo permite olhar o futuro do crédito com como alternativa saudável para concesmais prosperidade.” são de crédito em 2009”. A maior parte dos especialistas preSegundo o superintendente técsentes não traçou quadro pessimista nico da Associação Brasileira das Entipara o ano que vem. A expectativa é dades de Crédito Imobiliário e Pouque o faturamento cresça menos do que pança (Abecip), José Pereira Gonçalem 2008, mas as estimativas anteriores ves, o crédito imobiliário no Brasil deve já embutiam um cenário de expansão desacelerar no próximo ano sem caumais fraco em 2009. sar grandes impactos. “Eu diria que o Nessa linha de pensamento, o precrédito imobiliário, neste momento, é sidente da Acrefi, Adalberto Savioli, um navio transatlântico: nem arrancará fez uma analogia otimista. “Temos acelerado nem freará bruscamente.” trabalhado muito para fomentar liquiGonçalves afirmou que o crédito dez no mercado. O Brasil é um país priimobiliário representa 70% do volume vilegiado em diversos setores, como o de recursos emprestados à pessoa física do petróleo; tivemos um investment no mundo. “Cerca de 10 milhões de unigrade ; temos forte crescimento das dades foram financiadas em 44 anos de commodities ; e o Banco Central dishistória no Brasil. A tendência futura é põe de mais de US$ 200 bilhões em ampliar o crédito com modelos menos reservas internacionais – posição subsburocráticos de concessão. Temos um tancial no mercado futuro de câmbio, défi cit habitacional que está em 8 Luís Félix Cardamone Neto, diretor ou seja, temos munição mais do que executivo do Banco Real – milhões, e todos os esforços são para suficiente para enfrentar as questões Aymoré Financiamentos que esse número não cresça.” de liquidez”, destacou.

28

FINANCEIRO


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Financeiro 55 - Novembro 2008 by Acrefi - Issuu