Financeiro 100 / Novembro 2016

Page 44

Foto: Carlos Renato Fernandes/MON

atrações, uma exposição interativa inédita sobre vida e obra de Oscar Niemeyer, com seus principais projetos e alguns que ainda não foram concluídos; uma mostra com retratos de personagens que contribuíram para a construção da identidade de Curitiba; e a exibição de MAC MON – Um Diálogo, com 55 obras dos acervos do MON e do Museu de Arte Contemporânea do Paraná, com destaque para trabalhos de Arcângelo Ianelli, Juliana Stein, Daniel Senise, Eliane Prolik, Emanoel Araújo e Maria Bonomi.

Foto: Leonardo Finotti/MON

LAVA JATO Em tempos de Operação Lava Jato, a Justiça Federal tem determinado que os quadros e as esculturas apreendidos nas residências e nos escritórios dos envolvidos na investigação devem permanecer sob a guarda do Museu Oscar Niemeyer. Entre as obras apreendidas, há cinco gravuras de Salvador Dalí, quadros de Vik Muniz, Cícero Dias e Amílcar de Castro. Só essa coleção vale aproximadamente R$ 20 milhões. Os investigadores suspeitam que as obras de arte foram usadas para lavagem de dinheiro.

ESTRUTURA Para comportar tantas exposições simultâneas, a estrutura do complexo do MON é bem dividida e planejada. O prédio principal comporta três pavimentos. 44 FINANCEIRO novembro 2016

TÉRREO Na extremidade Norte, estão a bilheteria, o café e a lojinha com os suvenires do MON. Na ala Sul, ficam a entrada do museu e o salão de eventos. PRIMEIRO PISO O pavimento abriga nove salas de exposição, que têm acesso por meio de escadas, rampas e elevador, facilitando a circulação de portadores de necessidades especiais.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.