ACM em revista 7

Page 30

onde estivemos

ACM e OIM parceiros em novo Projeto

30

Serviços de saúde mais conscientes das necessidades específicas dos migrantes e profissionais da área mais capacitados para fazer face aos desafios colocados pela Diversidade são os principais objetivos do projeto “Promover a integração através da Equidade em Saúde”. A apresentação decorreu no dia 26 de outubro, nas instalações do Infarmed, em Lisboa, pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), em parceria com o ACM, Direção-Geral da Saúde (DGS), ISCTE-IUL e as cinco Administrações Regionais de Saúde. A ocasião incluiu também a apresentação da ferramenta dos Standards de Equidade dos Cuidados de Saúde, desenvolvida pela Task Force Migrant-Friendly and

Culturally Competent health and care, planeada para orientar uma “autoavaliação guiada” dos serviços de saúde. Marta Bronzin, Chefe de Missão da OIM em Portugal, Pedro Calado, Alto-Comissário para as Migrações, e Eva Falcão, representante da DGS, apresentaram este novo projeto que visa garantir a existência de cuidados de saúde equitativos através de práticas eficazes juntos dos serviços de saúde e das comunidades migrantes. Este projeto irá procurar avaliar a capacidade dos serviços de saúde em dar resposta às necessidades dos migrantes e, dessa forma, “promover o acesso équo” a estes cuidados. Este novo projeto conta com o financiamento do Fundo Asilo, Migração e Integração (FAMI).

Equinet destaca “As cores da cidade cinzenta” O livro “As cores da cidade cinzenta”, produzido pelo ACM e Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR), está destacado na publicação “Framing Equality: Communication Toolkit for Equality Bodies”, da European Network of Equality Bodies (EQUINET), como um bom exemplo de boas práticas de Portugal. A Equinet considera que a obra em causa consegue “concentrar a atenção do público numa história positiva sobre os benefícios da diversidade”, constituindo uma “ferramenta criativa e envolvente para ajudar os professores a iniciar uma conversa sobre questões políticas e sociais” e “envolver os valores do universalismo e da benevolência, pedindo às crianças que reflitam no que realmente faz uma sociedade coesa”.

| de zem bro 2017


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.