RECOMENDAÇÕES GERAIS ROLHAS DE CORTIÇA As recomendações que se seguem servem apenas de orientação no processo de compra de Rolhas de Cortiça que estará sempre sujeito a acordo contratual entre o Comprador e o Vendedor.
Notas gerais: ➢ A selecção das rolhas deve ter em atenção os seguintes aspectos: • Tipo de vinho a engarrafar e circuito previsto no mercado (tempo de rotação e transporte); • Tipo de garrafa e perfil do gargalo; • Modo de engarrafamento. ➢ Para a generalidade dos vinhos, e tendo sempre em conta o perfil interno do gargalo, o diâmetro da rolha deve ser:
Rolhas naturais
Vinhos tranquilos (1<1bar): Ø rolha 6 mm maior que menor Ø interno do gargalo; Vinhos com pressão (1<p<2 bar): Ø rolha 7 mm a 8 mm maior que menor Ø interno do gargalo; Para estágios em garrafa muito prolongados, aconselha-se um Ø superior a 6 mm, não devendo exceder os 8 mm (não se devendo comprimir mais de 33% do seu diâmetro).
Rolhas Técnicas e Aglomeradas
Vinhos tranquilos (p < 1 bar): Ø rolha 5 mm maior que menor Ø interno do gargalo; Vinhos com pressão (1< p < 2 bar): Ø rolha 6 mm que menor Ø interno do gargalo; Vinhos com pressão (p > 2 bar): Ø rolha 7 a 8 mm maior que menor Ø interno do gargalo; Vinhos espumantes ( p > 5 / 6 bar): Ø rolha 12 a 13 mm maior que menor Ø interno do gargalo.
Rolhas Capsuladas
Ø rolha 1 a 2 mm maior que Ø interno do gargalo. (Refª NP EN 12726)
➢ Em relação ao comprimento da rolha, este depende do tipo de vinho e da temperatura: Deve-se respeitar sempre um espaço de no mínimo 15 mm entre o topo inferior da rolha e a superfície do vinho. Este espaço funciona como câmara de expansão para compensar eventuais dilatações do vinho devido a efeitos térmicos. (O vinho expande em média cerca de 0,2 ml por cada ºC de aumento da Temperatura). ➢ O tipo de tratamento a aplicar à rolha e a sua dosagem dependem do tipo de vinho, do tipo de garrafa, do tempo de estágio e do modo de engarrafamento: Para os vinhos que necessitam de estágio em garrafa superior a 18 meses, deverá fazer-se um tratamento de superfície com parafina e em seguida aplicar-se um tratamento com silicone.
Armazenamento: ➢ Sempre que possível, as rolhas de cortiça devem ser utilizadas logo após serem recepcionadas. Devem evitarse longos períodos de armazenamento. Período máximo aconselhável: 6 meses (em condições adequadas) ➢ Condições adequadas de armazenamento de rolhas de cortiça: Locais frescos e secos: Temperatura estável entre os 15 / 20 ºC (59/68 ºF); Humidade relativa entre os 50 / 70 %; Locais isentos de odores e bolores. Afastados de todo o tipo de combustíveis e químicos, como por exemplo, produtos de limpeza e tintas; Locais onde não existam madeiras tratadas com produtos clorados. 1/2
ACAS – Rua das Flores, 168 4415 – 226 Pedroso - Portugal | www.acas.pt E – mail: acas.pt@gmail.com | Telemóvel: 351 967 367 116 | Telefone: 351 227 122 823