1 minute read

Figura 35 - As três fases principais da escrita manuscrita

uma figura na qual a forma da letra parece ter tanta importância quanto a velocidade do traço. O escriba realiza a escrita de modo vivo e alerta, sem deixar de cuidar da formação correta dos signos.

- Escritura epistolar, escritos privados e missivas: são escritas traçadas rápida e expeditamente. Nestas grafias se multiplicam as ligaduras, que podem chegar a ser ilegíveis. (MEDIAVILLA, 2005, p.15, 77).

Advertisement

Figura 35 - As três fases principais da escrita manuscrita. Fonte: MEDIAVILLA, 2005, p.16.

Muitas alterações de diversos tipos de escrita foram necessárias para chegar às formas de letras que reconhecemos e usamos hoje. Em 1500 a.n.e.31 surgiu o alfabeto protocaanita, que combinava elementos das quatro principais formas de alfabetos: cuneiforme sumério, pictográfico hitita, escrita de Micenas e hieróglifos egípcios em apenas 25 ou 30 caracteres. Escrevia-se da direita para a esquerda, da esquerda para a direita e em boustrofedon (Figura 36) – escritura em linhas continuas que correm alternativamente sem pulos até o final de uma margem e viram ao contrário ao começo da seguinte linha, como se fosse um espelho, em uma ou outra direção32 (CODOÑER, 2004, p.129) (MCLEAN, 2002, p.45) –. Identificam-se até 1400 a.n.e., diversos tipos de escritura, mas é só ao redor de 1200 a.n.e. que surge um alfabeto linear, o alfabeto fenício, considerado o alfabeto mais antigo que serviu para o desenvolvimento do nosso alfabeto latino. Esse alfabeto no Ocidente serviu como base para o alfabeto grego, que inspirou o etrusco e o

31 A abreviatura a.C. (antes de Cristo) foi substituída por a.n.e. (antes da nossa era), como uma forma neutral de determinar o período histórico correspondente, conforme apreciado no livro Alfabetos (2010), de Paulo Heitlinger (ver bibliografia). 32 Esta forma de escrita desapareceu no final do S. VII, provavelmente pela concepção gráfica de um texto mais ligado à funcionalidade da escrita e imposto pela generalização do estilo stoichedon, usando uma forma de gride numa sucessão de linhas nas quais a escritura corre sempre de esquerda para direita e de cima para baixo.

This article is from: