2 minute read

Figura 89 - Modelo de enquete para entrevista a transeuntes

E. Aprovação da intervenção Se a pessoa aprova ou desaprova a intervenção e o porquê da resposta

Tabela 4 - Descrição da informação solicitada a partir da enquete

Advertisement

Figura 89 - Modelo de enquete para entrevista a transeuntes.

O questionário foi usado como base para uma entrevista mais aberta que permitiu ampliar algumas informações recolhidas. Para a realização da entrevista mostramos primeiro a imagem de um grafite ou pichação localizado próximo ao lugar onde a pessoa se encontra, sem poder visualizar elementos da arquitetura e

logo depois pedir para a pessoa preencher a primeira parte do questionário, depois mostrar o mesmo grafite e seu entorno e depois completar a segunda parte. Assim, foram apresentadas duas imagens de cada intervenção (uma fechada e outra identificando o contexto, para um total de 10 imagens), para cada entrevista. O modelo questionário pode ser observado na Figura 89).

Realizamos um primeiro piloto da entrevista com os membros do GANDHIS – Grupo de estudo de arte narrativa e design de histórias do DHIS, composto por alunos de graduação, mestrado, doutorado e professores da área de design da PUCRio, e posteriormente fizemos ajustes correspondentes para otimizar a coleta de informação no campo.

A coleta da informação no campo foi realizada de forma anônima, capturando apenas dados da faixa etária, da profissão e da região dos participantes. Foram realizadas um total de 29 entrevistas, em pontos estratégicos das 3 regiões em que foi feita a coleta de imagens (Gávea, Santa Teresa e Estácio-Tijuca). Os pontos escolhidos para a realização das abordagens foram aqueles que permitissem que a pessoa dedicasse tempo suficiente para ver as imagens e responder a cada uma das perguntas, assim como tiramos as fotos para cada área no mesmo dia da realização desta fase para oferecer imagens vigentes, levando em consideração que não foi possível encontrar todos os tipos de intervenção em cada ponto em que foi realizada a entrevista, e que as intervenções apresentadas na amostra correspondem a intervenções em destaque, desconsiderando então ações de menor tamanho e dando preferência a ações que tivessem destaque na paisagem.

Apresentamos a seguir, os dados obtidos em cada uma das áreas selecionadas para a abordagem.

6.2.1. Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro

O primeiro grupo de enquetes foi realizado com 9 estudantes da aula de Design de Histórias, turma optativa das habilitações de Mídia e Comunicação Visual de design da PUC-Rio, em outubro de 2018. Apresentamos a eles as seguintes imagens, coletadas nas proximidades da entrada principal da PUC- Rio, no terminal rodoviário na Gávea (Quadro 8):

This article is from: