2 minute read

no grafite

Quadro 4 - Critérios de avaliação por eixos, dos estilos de escrita no grafite

A partir dos gráficos, podemos criar uma leitura sobre as características relevantes de cada forma de escrita no grafite e na pichação. Esclarecemos aqui que essa forma de classificação é uma proposta da posição de observador e não de quem faz, especialmente no que se refere à legibilidade. Isso porque a pichação e o grafite são mais legíveis para quem entende do assunto, por conhecer e identificar formas de construção, simbologia e aparência dos textos. Observamos a continuação os gráficos correspondentes à categoria Traço simples – escritura manuscrita (caligrafia) (Quadro 4):

Advertisement

Tag assinatura: observamos aqui que, como os recursos para a construção são poucos, a legibilidade é proporcional à forma, assim como também a cor é proporcional à profundidade.

Tag link: Este tipo de tag é mais definido como forma e legibilidade; possui pouca pontuação tanto em cor quanto em profundidade.

Tag pichação: esta intervenção tem baixa pontuação em relação ao uso de todos os recursos, mantendo a proporção entre legibilidade e forma, e cor e profundidade.

Pixo poesia: o destaque para este tipo de intervenção está no pouco uso de recursos em cor e profundidade, mas ganhando em legibilidade e forma, mesmo dentro do território da pichação.

Pixo denuncia: este tipo de intervenção compartilha as mesmas características do pixo poesia, pouco uso de recursos em cor e profundidade, mas ganhando em legibilidade e forma, mesmo dentro do território da pichação.

Texto nominal: Este tipo de escrita aparece mais no grafite do que a pichação e tem alta legibilidade e forma, pois sua intenção é ser uma referência clara sobre algo conhecido (lugar, marca, instituição, etc.)

Letra textura: Esta forma de aplicar textos é mais inserida no grafite, mesmo tendo pouca cor e profundidade, já que é especialmente usado como parte da composição de figuras e personagens. Tem pontuação média na legibilidade e a forma, pois não há clareza nos textos, mas é possível identificar as formas das letras.

Balão de diálogo: Igual à letra textura, essa forma de texto ganha no território do grafite. Mesmo tendo poucos recursos em cor e em profundidade, ela é especialmente usada como forma de diálogo explícito de figuras e personagens, com boa legibilidade e forma.

Grapixo: esse tipo de intervenção tem baixa pontuação quanto ao uso de todos os recursos, mantendo a proporção entre legibilidade e forma, e cor e profundidade.

This article is from: