MUROS QUE FALAM: Letras manuscritas na paisagem urbana do Rio de Janeiro

Page 22

23

trabalho, encarando a prática caligráfica como algo indispensável para a minha atuação como designer. A partir dessas experiências do meu trabalho com caligrafia e do interesse nas mensagens encontradas nas ruas surgiu a ideia deste projeto, que tenho desenvolvido visando à valorização das letras manuscritas na paisagem urbana da capital carioca, com foco no grafite e na pichação. Essa forma de comunicação se apresenta nos muros como um palimpsesto, que tem uma natureza de raiz transitória, mas que em muitas oportunidades cria pontos de referência e de memória em transeuntes e moradores da cidade, convertendo-se em parte da gráfica urbana carioca. Minha observação atenta às escritas encontradas nos muros do espaço urbano, num exercício de flanêur do Rio de Janeiro, permitiu enxergar diferentes estilos e características de letras que são usados de inúmeras formas e que ajudam na composição visual dos lugares, um ponto de encontro onde convergem o espaço urbano, as letras (escrita), a arte e o design (Gráfico 1), cujas formas permitem diferentes classificações, como poderá ser apreciado ao longo do projeto.

Gráfico 1 - Convergência das diferentes disciplinas consideradas para a elaboração do projeto

Durante o percurso dos estudos sobre uma forma particular de utilização de letras, organizou-se a principal questão dessa pesquisa: é possível sistematizar a


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
MUROS QUE FALAM: Letras manuscritas na paisagem urbana do Rio de Janeiro by Dea Camargo - Issuu