Norteando

Page 1


Eu descobri em mim mesmo desejos os quais nada nesta Terra pode satisfazer. A única explicação lógica é que eu fui feito para outro mundo.

- C. S. Lewis

“E serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra.” Atos 1:8

Somos um movimento de estudantes que alcançam outros estudantes com o evangelho de Jesus Cristo Quem somos?

CONTEÚDO CONTEÚDO

PÁGINA 3

EDITORIAL

PÁGINA 4

TREINAMENTO LOCAL

PÁGINA 6

RECOMENDAÇÃO LITERÁRIA

PÁGINA 8

EXERCITANDO A GENEROSIDADE

PÁGINA 10

SAÚDE MENTAL

PÁGINA 12

INSTITUTO DE PREPARAÇÃO DE LÍDERES

PÁGINA 14

PÁGINA 15

DIRETORIA

Mensagem da Escritora

Queridos leitores, é com imensa gratidão que apresento esta edição Tive o privilégio de conversar com pessoas de várias partes da Região Norte, cujas vozes e histórias enriqueceram este trabalho. Cada uma delas dedicou seu tempo para compartilhar conhecimento e experiências valiosas, representando suas regiões

Esta está sendo a minha primeira edição como Diretora de Literatura da Região Norte e fico feliz pela a responsabilidade recebida no último Curso de Férias que aconteceu. Muito prazer, sou da ABU de Parnaíba-PI e faço parte do movimento há um pouco mais de um ano.

Assim, espero que o Norteando contribua nessa missão que a ABUB desempenha, e que venha servir como memorial de tudo que está acontecendo dentro desse movimento na Região. Que o Norteando seja um veículo de informação para nós que participamos da ABU em nossas universidades.

Dessa forma, possamos manter na memória o que viemos aprendendo a

cada semana, em cada Estudo Bíblico, em cada Treinamento Local, em cada evento, em cada reunião, em cada momento de ajuntamento para falar da Palavra de Deus e testemunhar do evangelho de Jesus Cristo. Por fim, que mantenhamos o conselho que Paulo deu ao jovem Timóteo em sua carta a ele: “ Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste”. Permaneçamos firmes em nossa fé e naquilo que o Senhor nos tem confiado, seja na universidade, seja no ambiente de trabalho, em casa e em qualquer lugar que estivermos.

SAMILLA

TREINAMENTO LOCAL

O principal lema da Aliança Bíblica Universitária no BrasilABUB é “Estudante Alcançando Estudante”. Movida pelo protagonismo estudantil e obedecendo o Ide de Cristo (Mateus 28. 19, 20), estudantes brasileiros têm servido nas escolas e universidades em nossos grupos. Eles dão testemunho aos seus colegas, engajam-se com a universidade, e mesmo depois de formados, seguem impactando a igreja e a sociedade.

Mas como a Missão Estudantil se mantém?

Ao longo dos mais de 60 anos de movimento, ocorreram várias crises que segundo os veteranos ou melhor dizendo os “Dinos”, relatam que em meio essas situações pensavam que a missão estudantil poderia acabar. Devemos nos lembrar que, nos últimos anos o mundo vivenciou uma das mais terríveis pandemias, na qual impactou o mundo estudantil e a missão, levando a muitos Grupos Locais – GL a serem extintos ou desativados. Mas Deus que é o Senhor da Obra, sempre a sustenta e renova o ânimo dos veteranos e profissionais permitindo que alcançassem mais estudantes para dar seguimento É momento para renovação, devemos treinar a próxima geração de estudantes missionários A vida acadêmica é curta e difícil, sendo o início e o fim da graduação momentos delicados na vida do universitário O cristão ao chegar na universidade com seus medos, anseios e dúvidas, encontram na ABUB um local de Acolhimento, de Comunhão, Compartilhamento da Fé, e o desejo de alcançar mais pessoas num ambiente onde segundo dados estatísticos muitos cristãos abandonam sua fé. A presença da ABUB nas universidades permite que cristãos de diferentes denominações se mantenham firmes em sua fé, assim como, podem alcançar pessoas que nunca ouviram falar de Cristo. Uma das formas de alcançar outros estudantes é através da divulgação da Missão Estudantil realizada pela ABUB, ela acontece através de eventos de formação, entre eles destacamos o Treinamento Local - TL.

F R A N C I S C O P E R E I R A

Como um momento de formação básica sobre a missão estudantil para os estudantes que estão chegando agora na ABU. Isso significa que o tema, a programação e as oficinas devem ser voltados para esse público-alvo, que inclui calouros, pessoas que conheceram e se envolveram com a ABU há pouco tempo, alunos de instituições de ensino que não possuem ABU, assim como jovens e adolescente de igrejas locais de sua cidade A partir de momentos como esse, Deus permite a renovação dos GL

“Mas Deus que é o Senhor da Obra...”

Dicas importantes

2.

Não esqueçam de incluir na programação questões básicas sobre a missão da ABUB, como a atuação através do protagonismo estudantil e principalmente o foco na proclamação do Evangelho dentro de escolas e universidades.

1. Lembrem-se também de incluir as oficinas básicas como: Estudo Bíblico Indutivo (EBI), Missão Integral, ABU e Igreja Local, Evangelismo e Como Iniciar um Grupo.

A realização de um TL incentiva os estudantes veteranos a permanecerem envolvidos na missão e os calouros a entenderem o trabalho da ABUB e se apaixonarem pela missão estudantil.

Faça um Treinamento Local onde demonstre abertamente o quanto seu GL ama a Jesus e a sua Palavra e como cada universitário cristão pode tornar significante seu período de estadia na universidade.

Qual o melhor momento para fazer um TL?

O Início de cada período acadêmico é o momento perfeito para realização, pois as atividades estão apenas começando, muitos calouros sendo atendidos pelos veteranos ABUenses e muitos veteranos cheios de vontade de ajudar e gerar frutos com otrabalho que já vêm sendo desenvolvido há alguns anos

Além disso, seu grupo local tem oportunidade de estreitar relações com a igreja local, os organizadores passam tempo trabalhando em equipe, seu grupo será fortalecido e vocês terão a oportunidade de pensarem por si só a programação do evento, colocando sua fé em ação e tendo a oportunidade de estudar a Bíblia e refletir sobre o chamado de cada um de nós a amar, servir e comunicar o Evangelho de Cristo nas escolas e universidades onde Deus nos colocou.

Devemos encarar o desafio de organizar um TL como uma chance de unir ainda mais os estudantes do seu Grupo Base - GB e oferecer novas oportunidades de servir para aqueles que estão dispostos, mas que ainda não tiveram espaço para isso.

O ENREDO DA SALVAÇÃO

RECOMENDAÇÃO LITERÁRIA

O projeto divino cósmico

“Então, disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente. O Senhor Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado ” Gênesis 3:22-23.

Creio que esses versículos de Gênesis resumem bem o que o autor tenta nos mostrar “O enredo da salvação”, de forma literal, nos põe em um enredo onde, sequencialmente, toda a Bíblia é explorada por uma ótica, que apesar de parecer normal e o comum a se fazer, deixamos de lado ao passo que queremos, cada vez mais, transformar a bíblia sobre como podemos ir para o céu. Essa ótica é simplesmente ver tudo como feito e planejado pelo próprio Criador, de modo que revele como somos falhos, e que sozinhos não podemos completar o plano de Deus.

De forma lógica, o livro começa discorrendo sobre Gênesis e termina em Apocalipse, tendo sempre o cuidado e a sagacidade de que pontos retratar para entendermos, de forma simples, que a Bíblia nos conta a história de

“um Deus que, mesmo com uma criação desobediente, sempre tentou reatar a relação que tínhamos antes de Gênesis 3”

- usufruindo das palavras do autor.

Além desse ponto, acho válido citar que a todo momento o livro nos leva ao chão, ao mostrar parte dos erros de grandes figuras bíblicas após a expulsão do jardim, sendo, de forma irônica e preocupante, a primeira história retratada após o Éden, a morte de Abel pelas mãos de seu irmão Caim, evidenciando as consequências da nossa expulsão e o sinal mais claro do pecado, a morte.

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” João 1:14, esse versículo do evangelho de João representa exatamente o que pude palpar, nem que seja apenas um pouco, durante a leitura desse livro, ao ponto que, de mesmo modo, o autor traz com certa frequência Êxodo 34:6, onde Moisés escreve sobre o mesmo Deus, relatando sua bondade, compassividade, graça e verdade,

mostrando que o Deus, que ambos escreviam, nunca mudou e sempre se fez presente na humanidade com sua mesma graça e verdade.

Ademais, durante toda essa obra, fui posto no papel de aprendiz e a todo momento instigado a me questionar a qual Bíblia tenho lido e a qual evangelho tenho vivido, e ao fim dele, acredito que terão as mesmas dúvidas. Mas a todos que farão tal leitura, trago, novamente usufruindo das palavras do autor, a principal ideia e esperança que recebi durante a leitura: A noção de que a garantia do sucesso da missão não é nossa competência, e sim a presença do próprio Ressurreto do começo até o esperado fim dela, assim como vem sendo de Gênesis até os dias de hoje.

DEIXANDO A ANSIEDADE PARA CONFIAR

SAÚDE MENTAL

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Saúde Mental pode ser considerada um estado de bem-estar vivido pelo indivíduo, que possibilita o desenvolvimento de suas habilidades pessoais para responder aos desafios da vida e contribuir com a comunidade

No meio universitário, o estudante passa por diversas situações que afetam a sua saúde mental, como o excesso de carga acadêmica, problemas socioeconômicos, vícios, exaustão, distanciamento social, ansiedade, etc. A ansiedade é uma emoção bastante comum de se presenciar nessa fase, mas muitas das vezes a intensidade dessa ansiedade acaba dificultando na qualidade de vida e bem-estar de nós, estudantes. A ansiedade está ligada com uma ameaça do futuro, um medo exagerado, no qual resulta uma preocupação exagerada e pensamentos negativos. Existe situações na vida, que pensamos “poxa, perdi o controle disso aqui” ,

mas na verdade a realidade é que tem coisas que nunca tivemos o controle

(não tem como perder o controle de algo que você nunca teve o controle) E Deus sabe disso, Paulo sendo humano como a gente, nos orientou sobre como agir quando se fala em ansiedade Paulo diz em Filipenses 4:6 “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus’’. Ele nos instrui a não andarmos ansiosos, seja qual for a situação, não andeis ansiosos, mas antes ore! Leve os seus pedidos, medos, inquietações a Deus

A B I G A I U G O N Ç A L V E S BOA VISTA - RR

A M A N D A O L I V E I R A BOA VISTA - RR

Clame ao seu ajudador e agradeça por meio da adoração. Às vezes é difícil aceitar, mas a ansiedade é falta de confiança em Deus, na sua provisão, nos seus cuidados, é preciso confiar. Salmos 125: 1, diz “ Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre” Esse Salmo demonstra a segurança daqueles que depositam sua fé e confiança em Deus, a referência do monte Sião simboliza geograficamente um local permanente e inabalável. Não entregue sua ansiedade para Deus, mas lance ela (não como um bumerangue que vai e volta) lance sua ansiedade para longe de você, para Deus. Com a certeza que Ele cuidará de você (1 Pedro 5:7) Ele é o mais interessado na sua saúde mental, ou melhor, integral Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Mateus 6: 26-27. Portanto, a ansiedade nos faz acreditar que devemos ter controle sobre tudo, quando na verdade há situações que fogem completamente da nossa capacidade de gestão.

A Palavra de Deus nos orienta a confiar n'Ele e não carregar o fardo da preocupação. Ao invés de tentar controlar o que não podemos, somos chamados a descansar na promessa de que Deus cuida de cada detalhe da nossa vida.

É fundamental reconhecer que, no contexto universitário, muitos dos desafios que enfrentamos podem parecer grandes demais, mas nossa força não vem de nós mesmos. Quando levamos nossas preocupações a Deus, estamos reconhecendo nossa limitação humana e nos conectando à fonte de paz verdadeira.

A N N A E L I Z A BOA VISTA - RR

Jesus nos ensinou a buscar primeiro o Reino de Deus e sua justiça, e todas as coisas nos serão acrescentadas (Mateus 6:33). Isso inclui a paz em meio às adversidades, a calma em meio ao caos e a confiança de que Deus está no controle, mesmo quando não estamos. A saúde mental, então, não é apenas a ausência de distúrbios, mas também o cultivo de uma confiança inabalável no cuidado de Deus, que supera qualquer desafio temporário que enfrentemos. Colocando nossas ansiedades diante d'Ele, encontramos força para enfrentar o dia a dia, sabendo que nossa segurança está n'Aquele que nunca nos abandona. Que possamos sempre nos lembrar das palavras de Jesus em João 14:27 : "Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo". Portanto, que possamos entregar nossas ansiedades a Deus, confiando que Ele nos sustenta em cada etapa da jornada universitária, trazendo paz e equilíbrio para nossa saúde mental em meio às tempestades da vida. Na Aliança Bíblica Universitária (ABU), vivemos essa integração entre a fé e a razão, uma "fé que pensa e uma razão que crê", reconhecendo que podemos buscar conhecimento e enfrentar os desafios acadêmicos sem nos deixarmos dominar pela ansiedade. Ao confiarmos no cuidado divino, encontramos forças para lidar com as pressões e desafios do ambiente universitário, sabendo que a verdadeira sabedoria vem de Deus, que nos guia em cada passo.

A META DO IPL É A MISSÃO

INSTITUTO DE PREPARAÇÃO DE LÍDERES

IPL 2023

Há lugares dos quais, se pudéssemos, nunca sairíamos, como Bilbo Bolseiro no Condado antes de sua jornada inesperada. São lugares que nos trazem prazer, paz e satisfação. Ficamos como Pedro, Tiago e João no monte da transfiguração, dizendo: "Bom é estarmos aqui. Façamos tendas e fiquemos por aqui mesmo". Esses lugares são abrigo no temporal, alívio para os pés cansados do peregrino. E assim é o Instituto de Preparação de Líderes (IPL) da ABUB, um evento que podemos dizer: "Bom é estarmos aqui”

O IPL, assim como o Curso de Férias e outros eventos da ABU, tem essa característica única ao menos, é o que minha experiência indica de nos trazer alívio, conforto para a alma, alegria e a leve sensação de que a eternidade está mais próxima. Talvez eu esteja exagerando ou seja apenas um clubista, mas a verdade é que o IPL oferece um ambiente cuidadosamente preparado e organizado para proporcionar momentos de formação, comunhão e crescimento espiritual.

“Então, disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias”. (Mt 17:4)

IMAGENS: IPL 2024

IMAGEM:

Por alguns dias, somos desconectados do mundo exterior (embora sempre haja quem vá ao monte sinal) e inseridos em uma nova rotina, direcionados a refletir sobre o Reino de Deus e nossa missão. Experimentamos a companhia dos irmãos de forma mais íntima, nas conversas informais, nas brincadeiras durante os intervalos, nas refeições, no chá do fim de noite, ou até em alguma discussão teológica duvidosa (Adão tinha umbigo?). Participamos de oficinas, ouvimos palestras, exposições bíblicas e nos reunimos em pequenos grupos para estudar o EBI. Não podemos esquecer também do privilégio de conhecer pessoas que têm seu nome na história do movimento estudantil, como Ziel, Sileda, Valdir, ou de encontrar alguns dos autores dos livros que lemos na preparação para o IPL (acho que nem todos têm essa parte).

E, claro, tudo isso sem as preocupações cotidianas de provas, trabalhos, notas ou até mesmo a responsabilidade de organizar o evento, cuidar do orçamento ou da alimentação.

Por outro lado, reconheço que a coisa mais permanente que fica do IPL são as amizades. O tempo rapidamente tenta contra nossa memória e leva boa parte daquilo que ouvimos e aprendemos. As experiências vivenciadas, os acontecimentos e as conversas vão caindo no esquecimento, confundindo-se com outras memórias, ou criamos falsas memórias daquilo que vivemos. Mas aquelas amizades construídas permanecem, na maioria das vezes, apesar da distância. Amigos que podemos contar, que podem nos ouvir, aconselhar, que conhecem nossas dores e caminham conosco. Amigos pra se guardar debaixo de sete chaves.

Esse lugar bom de estar não é o lugar para armar tendas, por melhor que ele seja, como desejavam os três discípulos. O IPL é um lugar que nos impulsiona a alargar as tendas; sua meta é a missão, a expansão do Reino. Os discípulos queriam permanecer ali no monte, contemplando a glória do Senhor, longe dos problemas e desafios do discipulado, mas lá embaixo havia um jovem endemoniado que carecia de misericórdia. Nossos desafios na missão estudantil não são os mesmos dos discípulos, mas a intenção original de Deus de ver toda a terra cheia da Sua presença, não somente no monte ou no IPL, permanece a mesma.

O IPL é um combustível para a missão, que nos compele a prosseguir na missão estudantil.

EXERCITANDO A

GENEROSIDADE GENEROSIDADE

MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS

“O chamado de volta ao caminho da generosidade pe aberto de maneira definitiva pelo próprio Deus ao enviar seu filho Jesus, que ‘mesmo rico se fez pobre para que nós pudéssemos ser enriquecidos’.”

Josué Penteado

Olá! Me chamo Liliane, mas sou mais conhecida como Lili, sou aspirante a obreira da região norte da ABUB. Vou explicar um pouco nesse texto sobre mobilização de recursos. É possível que você não esteja tão familiarizado com alguns termos que usei aqui, como: Aspirante? Mobilização de recursos? A ABUB tem obreiro? Calma! Eu vou explicar melhor cada um deles. Mas vou começar me apresentando e contando um pedacinho da minha história, para vocês me conhecerem um pouco e saber como cheguei aqui Vamos!?

Bem, sou nascida e criada em Teresina-PI, congrego na 1° Igreja Presbiteriana de Teresina, sou formada em Ciências Biológicas pelo IFPI, atuei por nove anos como professora e atualmente sou aspirante a obreira e catalisadora da Iniciativa Logos y Cosmos, projeto da IFES que forma pessoas para fazer a relação entre ciências e teologia Estou no 3°ano da iniciativa e tenho trabalhado com a temática de segurança alimentar e nutricional em uma perspectiva teológica.

Minha caminhada com a ABUB começou quando fui a um Curso de Férias (CF) em 2014, e de lá pra cá fui tomada por um desejo de anunciar o evangelho nos ambientes estudantis, como um convite para aprofundar relacionamentos com Deus. Desde então, passei a entender a importância da comunidade cristã dentro do ambiente estudantil Minha fé foi fortalecida, cresci em conhecimento saudável e Cristocêntrico, passei a valorizar mais o meu próximo e a compreender que o meu papel enquanto cristã era proclamar o amor que transforma e salva.

Participei do acompanhamento e discernimento vocacional da ABUB, com o objetivo de entender minha vocação e chamado e em janeiro de 2023, o meu nome foi indicado e aprovado no Conselho Diretor (CD) da ABUB e irei atuar como assessora de campo na região norte A Aliança Bíblica Universitária do Brasil denomina de aspirantes as pessoas que estão no processo de entrada para serem assessores (também chamados de obreiros) do movimento.

L

I L I A N E TERESINA - PI

Os grupos de ABS, ABU e ABP são organizados pelos próprios estudantes e profissionais. Mas também temos uma equipe de obreiros para apoiá-los na missão, colaborar em sua formação e potencializar seu impacto. Os assessores regionais (obreiros) atuam em vários eventos de governança e de formação ao longo do ano, acompanhamento dos grupos locais e diretorias regionais, também com acompanhamento de assessores auxiliares e em diversos projetos de pioneirismo e evangelização.

Cada missionário da ABUB é responsável por arrecadar o seu sustento, (mobilização de recursos) por meio da generosidade de amigos, familiares, igrejas e ABUenses Eu só posso atuar efetivamente como obreira na região depois que levantar todo meu sustento, eu já estou a um ano e meio nesse processo e tenho até dezembro para conseguir. Como mencionei anteriormente eu estou exatamente nesse processo, de construir essa rede de pessoas que estejam dispostas a participar comigo na missão estudantil. A doação é uma forma de você caminhar junto comigo! (Pode ser qualquer valor) E para fazer isso é muito simples, é só realizar o cadastro em abub.org.br/doe preenchendo o formulário

DESCUBRA SEU GRUPO LOCAL

SOMOS ABU

Faculdade: Universidade Federal de Roraima

Instagram: @abuboavista

Cidade: Boa Vista - RR

Faculdade: Universidade Federal do Piauí/ Universidade Estadual do Piauí

Instagram: @abuteresina

Cidade: Teresina- PI

Faculdade: Universidade Federal do Norte do Tocantins

Instagram: @abu araguaina

Cidade: Araguaína - TO

Faculdade: Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Instagram: @abuparnaiba

Cidade: Parnaíba-PI

Faculdade: Universidade Federal de Picos

Instagram: @abubpicos

Cidade: Picos- PI

Faculdade: Universidade Federal do Maranhão/Anhanguera

Instagram: @abu ufma/@abu anhanguera

Cidade: São Luís- MA

Betânia Barros Coordenadora Regional

Eduarda Cardoso Vice-oordenadora Regional

Francisco Pereira Secretário Regional

Joanna Maria Tesoureira Regional

E-mail: diretorianorte.abub@gmail.com Instagram: @abubnorte

MEMBROS

Samilla Oliveira Diretora de Literatura Regional

Milena Cardoso Diretora de Comunicação Regional

Abigail Gonçalves Diretora de Comunicação Regional

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.