
2 minute read
COMPARTILHANDO CONHECIMENTO: O PODER DOS GRUPOS
Os mínimos regulares para decolagem são de dois tipos, para aeronaves monomotoras e para aeronaves com dois ou mais motores. Tais mínimos são estabelecidos pelo menor valor admissível para iniciar uma decolagem IFR de um aeródromo operando por instrumentos.
·Paraaeronavesmonomotoras
Advertisement
As aeronaves monomotoras somente poderão decolar sob IFR se a condição meteorológica de visibilidade ou RVR for igual ou superior ao mínimo estabelecido na IAC para pouso do aeródromo de decolagem, considerando sua respectiva categoria e a pista em uso. Naturalmente os auxílios à navegação e sistemas de Iluminação devem estar em funcionamento e a direção e velocidade do vento devem permitir uma aproximação direta para a pista em uso, no caso de regressar ao aeródromo de partida.



·ParaAeronavescomDoisouMaisMotores
As tabelas abaixo indicam os valores mínimos de visibilidade e os requisitos para determinação dos mínimos de aeródromo para aeronaves com dois ou mais motores :
Dia
Noite
Dia
Noite
Legendasutilizadasnastabelas
VIS (Visibilidade – Visibility)
RVR (Alcance Visual da Pista – Runway Visual Range)
HGS (Sistema de Orientação com Visão Virtual - Headup Guidance System)

RCLL (Luzes de eixo de pista -Runway Centerline Lights)
RCLM (Marcação de eixo de pista - Runway Centerline Marking)
REDL (Luzes de borda de pista - Runway Edge Lights)
HIRL (Luzes de pista de alta intensidade – (HighIntensity Runway Lights)
TDZ (Zona de Toque – Tochdown Zone)
MID (Pto Médio da RWY - Middle)

Sempre que uma aeronave de dois ou mais motores for decolar de um AD cuja condição visibilidade esteja inferior ao mínimo estabelecido na IAC para sua categoria e a pista em uso, deverá ser declarado um aeródromo alternativa de decolagem (TALT) no item 18 do plano de voo.
RO (Pto próximo a cabeceira oposta da RWY – Rollout)
FATO (Área de aproximação final e decolagemTake-offandFinalApproachArea)
RTODAH (Distância de decolagem abortada disponível para helicópteros - AbortedTake-OffDistance AvailableforHelicopters)
Quando as operações ocorrerem abaixo de RVR 350m exigem barras de parada instaladas em todas as posições de espera da pista.
Quando dois ou mais sensores RVR estiverem instalados, as leituras de todos eles deverão ser iguais ou superiores ao mínimo estabelecido conforme os respectivos valores indicados nas tabelas anteriores
3-CRITÉRIOS PARA DETERMINAÇÃO

Do Aer Dromo De Alternativa De Decolagem
Todas as vezes que uma aeronave de dois ou mais motores for decolar de um aeródromo cuja condição visibilidade esteja inferior ao mínimo estabelecido na IAC para sua categoria e a pista em uso, deverá ser declarado um aeródromo alternativa de decolagem (TALT) no item 18 do plano de voo.
DeveráserindicadonoPlanodevoo,pelomenos,um aeródromodealternativadedecolagem(TALT)localizado dentrodasseguintesdistânciasemrelaçãoaoaeródromo deorigem:

·Aeronavescomdoismotores
O aeródromo de alternativa de decolagem deverá estar localizado a não mais que uma hora de voo, em velocidade normal de cruzeiro, em ar calmo, considerando um motor inoperante.
·Aeronavescomtrêsoumaismotores
O aeródromo de alternativa de decolagem deverá estar localizado a não mais que duas horas de voo, em velocidade normal de cruzeiro, em ar calmo, considerando um motor inoperante
Prof. Me. Aroldo Soares da Costa FilhoÉ Mestre em Segurança de Voo e Navegação Aérea Continuada pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É professor por mais de 30 anos e ministra várias matérias técnicas para os cursos de aviação em Empresas Aéreas, Universidades e Centros de Treinamento. Oriundo da Força Aérea, onde atuou por mais de 30 anos no Controle de Tráfego Aéreo, em posições operacionais, desde Torres de Controle, Controle de Aproximação com Radar, Centros de Controle de Area e Centro de Busca e Salvamento.
Acondiçãometeorológicapredominante,noaeródromodealternativaparadecolagem,emtermosdeRVRou visibilidade,deveráserigualaosuperioraomínimoestabelecidonarespectivaIACdisponívelparauso,considerandoapistaemusoeacategoriadaaeronave.
