

ABRACAF + FGV
MBA EM GESTÃO DE CONCESSIONÁRIAS
Foto
George Gargiulo


Formação, Inovação e Crescimento para 2025
Iniciamos o ano de 2025 com muito trabalho e já podemos comemorar algumas conquistas significativas para a Abracaf e para toda a Rede Fiat. É com muito orgulho que vivenciamos o início das aulas da primeira turma de MBA Executivo em Gestão de Concessionárias, que sem dúvida se constitui em um marco na qualificação dos nossos gestores e sucessores. Esse MBA é um desdobramento natural do Projeto Sucessores, que já formou tantos dos nossos Concessionários, e possui formato inovador e um conteúdo que alia teoria e prática. Não se trata apenas de capacitação, mas de um instrumento de transformação do nosso setor.
Desenvolvido em parceria com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Fundação Getulio Vargas (FGV), Academia CEO e MegaDealer, o curso se destaca pela abordagem voltada para as reais necessidades do setor automotivo e especificamente da Rede Fiat. Liderança, gestão financeira, tecnologia e novas tendências de mercado estão entre os temas abordados ao longo dos 20 meses de formação. Foi revigorante ver o entusiasmo com que os alunos iniciaram o curso, em dia especial na sede da FGV. Estamos convictos de que esse aprendizado irá fortalecer a Rede Fiat como um todo, aprimorando nossas capacidades em um mercado cada vez mais competitivo.
A evolução do setor automotivo exige inovação constante, e a missão técnica da Abracaf em Miami proporcionou um contato direto com práticas avançadas de gestão e atendimento. A imersão no ambiente das concessionárias norte-americanas permitiu que nossa comitiva conhecesse novas ferramentas e soluções que estão transformando a experiência do
José Tajra Sobrinho Presidente

“
“ A dedicação, o esforço e o comprometimento de todos os que ocuparam posições de liderança nas nossas entidades representativas nos tornaram mais fortes...
consumidor. Inteligência artificial aplicada ao pós-venda, automação nos processos de diagnóstico e personalização do atendimento foram alguns dos pontos analisados. Esse aprendizado prático será fundamental para que a Rede implemente melhorias e amplie sua competitividade no mercado brasileiro.
Também tivemos a felicidade de comemorar os 48 anos da Abracaf e os 60 anos da entidade maior do nosso setor, a Fenabrave. A dedicação, o esforço e o comprometimento de todos os que ocuparam posições de liderança nas nossas entidades representativas nos tornaram mais fortes e mais atuantes no mercado e na sociedade.
A tecnologia, a capacitação e a governança eficiente formam a base para o crescimento sustentável da Rede. A Abracaf está atenta e investindo no conhecimento e na informação, com uma nova parceria que vai fortalecer nossa área econômica. A Abracaf está pronta para liderar essa transformação e seguir construindo um futuro sólido e promissor para todos os Concessionários.
PALAVRA DO PRESIDENTE
TECNOLOGIA
ECONOMIA A Transformação do Setor Automotivo com a IA
BOAS PRÁTICAS
As vantagens de ter um espaço para relaxar
GESTÃO E NEGÓCIOS
Missão Técnica da Abracaf em Miami

CLUBE ABARTH
Pulse Abarth nas Mil Milhas de Interlagos
GALERIA TURISMO BEM-ESTAR Impactos da reforma para o setor automotivo
Grupo Via1
MBA em Gestão de Concessionárias 18
Descobrindo Manaus Check-up e Prevenção 24 34 30 36
Presidente: José Tajra Sobrinho.
1º Vice-Presidente: Carlos Milton Buffoni Filho.
2º Vice-Presidente: Graziella Manso Baida Malieri.
Vice-Presidentes: Henrique Brandão Menezes Junior, Roberto Bortoncello Nahas e Djalma
Bezerra Neto.
Diretor Tesoureiro: Hélcio Cardoso de Matos Sobrinho.
Diretores: Edmo Edmundo Pinheiro Neto, Elton Doeler, Gustavo Viviani, Jayme Batista Gonçalves Filho, Marcelo Pizani, Marco Aurélio Leta, Paulo Fernando Queiroz de Figueiredo Júnior e Victor
Lau Netto Viana.
Conselho de Ex-Presidentes: Edmo Mendonça Pinheiro, Flávio Antônio Meneghetti, Guido
Benedito Viviani, José Carlos Dourado de Azevedo Junior, José Maurício Andreta Junior e Rubens da Silva Carvalho.
Diretor Executivo: Márcio Cardoso.
Conselho Editorial da Revista: Márcio Cardoso, Vagner Caldeira e Cairy Lemos.
Coordenação Geral: Cláudia Froeder.
Jornalista Responsável: Juliana Pires (MTB 3866/DF).
Coordenação Editorial e de Arte: GTW Digital Marketing.
Redação: GTW Digital Marketing • Contatos: 61 3032-6029 | cairy@gtwdigital.com.br.
Projeto Gráfico e Diagramação: GTW Digital Marketing - www.gtwdigital.com.br.
Abracaf comemora 48 anos
A Abracaf comemora 48 anos de uma história marcada por conquistas, inovações e o fortalecimento da Rede Fiat no Brasil. Atualmente, a entidade reúne 519 concessionárias associadas, contando com a dedicação de 8 diretores, 3 conselheiros fiscais, 1 diretor tesoureiro e 1 diretor executivo. A estrutura da gestão é composta pelo presidente, apoiado por 5 vice-presidentes, 6 ex-presidentes que formam o Conselho de Ex-presidentes, 8 presidentes regionais e 11 presidentes Recofiat que, junto às sete comissões de trabalho, acompanham todas as demandas e necessidades da Rede Fiat.
A Abracaf nasceu em 1º de março de 1977, quando um grupo de concessionários se reuniu na sede da Associação Brasileira dos Revendedores Autorizados de Veículos (Abrave), que deu origem à Fenabrave. No final de 1977, foi inaugurada a primeira sede da associação, em um escritório alugado na Avenida Faria Lima, em São Paulo (SP). Em 23 de outubro de 1987, a entidade ganhou a primeira sede própria, com a aquisição de uma casa na rua Itápolis – curiosamente, a mesma rua onde ficava a sede da Abrave na época da fundação da Abracaf.
Desde então, a Abracaf se consolidou como uma referência no setor. Em 1985, foram lançadas a Revista Abracaf e a primeira Convenção Parcial de Marcas da Fiat, momentos que
fortaleceram a comunicação e a representatividade da Rede. Em 1990, a associação promoveu a primeira missão técnica internacional, com uma viagem às instalações das fábricas da Fiat em Turim e em Nápoles, essa uma das fábricas mais automatizadas do mundo à época.
O início dos anos 1990 foi marcado por mudanças estruturais, com a criação das Recofiats (1991), a primeira Assembleia Nacional da Rede Fiat (1992) e a ampliação e reinauguração da sede (1994). Em 1996, ocorreu a primeira Convenção Internacional, em Miami.
Outro marco importante veio em 1998, com o lançamento do programa Semear, que evoluiria mais tarde para a Academia Abracaf, consolidada em 2004. Já em 2006, foi implantado o programa de previdência privada, demonstrando a preocupação da entidade com a segurança e o bem-estar dos associados.
A sede da Abracaf passou por diversas reformas ao longo dos anos, incluindo uma grande modernização em 2008 e, mais recentemente, em 2024, quando foram instalados elevador, rampas e adaptações para acessibilidade, garantindo um ambiente mais inclusivo para todos.
Ao longo da história, a Abracaf organizou 12 Convenções Internacionais, levando seus associados a destinos como Miami, Turim, Buenos Aires, Milão, Santiago, Portugal, Turquia e Grécia, Viena-Praga-Berlim, Mônaco, Dubai, Barcelona e Escandinávia.

Fenabrave celebra 60 anos de atuação
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) completa 60 anos de história consolidada como a principal entidade representativa da distribuição de veículos no Brasil. Fundada em 18 de março de 1965 como Abrave (Associação Brasileira dos Distribuidores de Veículos), a entidade adotou a denominação atual em 1989 para refletir sua abrangência nacional.
Atualmente, a Fenabrave reúne 57 Associações de Marca e representa 8.010 concessionárias em todo o país, que juntas geram mais de 315 mil empregos diretos e movimentam cerca de 5,65% do Produto Interno Bruto (PIB).
Squadra Fiat
premia as melhores Concessionárias de 2024
O Squadra Fiat, programa que reconhece as concessionárias de destaque da rede Fiat, divulgou os vencedores de 2024 nas categorias de Vendas, Qualidade e Pós-Vendas. O prêmio é um reconhecimento ao desempenho excepcional das empresas que se destacaram pelo compromisso com a excelência e a satisfação dos clientes.
Parceria com AM2 fortalece análise econômica
A Abracaf passa a contar, a partir deste ano, com uma nova estrutura de suporte técnico na área econômica, por meio de uma parceira com a empresa AM2 Automotive Intelligence, referência em Inteligência de Mercado (BI) no setor automotivo, que vai permitir a geração de informações técnicas sobre competitividade que vão municiar a o trabalho da Comissão de Comercialização.
Por meio de uma abordagem com base em resultados mensuráveis, a Abracaf terá acesso a estudos, indicadores e análises, permitindo transformar informações em decisões estratégicas e ações práticas para a Rede Fiat.
Novo comando na Fiat: mudanças estratégicas na Stellantis
A Stellantis anunciou uma nova estrutura organizacional para a América do Sul, com mudanças na liderança da Fiat. Frederico Battaglia assume como vice-presidente das marcas Fiat e Abarth, substituindo Alexandre Aquino, que passa a comandar a área de Economia Circular da Stellantis.

Com mais de 20 anos de experiência no setor, Battaglia iniciou a carreira na Fiat em Portugal, e também atuou na Peugeot Brasil. É formado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP, com mestrado em Gestão de Marketing pela Università degli Studi di Torino, na Itália.
Na Categoria A foram premiadas cinco concessionárias. A Trentino, de Criciúma (SC), conquistou o primeiro lugar, seguida pela Trevisul, de Brusque (SC), SIM, de Campinas (SP), Belcar, de Goiânia (GO) e Iguauto, de Fortaleza (CE). Já na Categoria B foram quatro premiadas, com o primeiro lugar ficando para a DFSUL, de Santa Cruz do Sul (RS), seguida pela Carboni, de Videira (SC), Via Marconi, de Avaré (SP) e Jelta, de Picos (PI). Na Categoria C a Caminho, de Votuporanga (SP), levou o primeiro lugar, com a AutoShow, de Mafra (SC) em segundo, e a Marina, de Frederico Westphalen (RS em terceiro.
Além do reconhecimento, 12 Dealers das Concessionárias premiadas terão direito a uma viagem internacional, com acompanhantes, para o Japão, com passagens pelas cidades de Quioto e Tóquio.

Impactos da reforma para o setor automotivo
O Brasil aprovou a reforma da tributação do consumo. Para o setor automotivo, haverá redução de custos de toda a cadeia, já que com a não cumulatividade ampla, novas alíquotas e a simplificação propiciadas pela CBS e pelo IBS (que substituirão o IPI, PIS, COFINS, ICMS e ISS) o setor industrial será o maior beneficiado.
Outra alteração diz respeito à neutralidade tributária, ou seja, os custos tributários não deverão interferir na forma de fazer negócios. Observar-se-á o fim da atual diferença no preço de revenda de usados entre locadoras e comerciantes de veículos. Lembremos que as revendas autorizadas de veículos automotores sofrem, quando da aquisição dos respectivos fabricantes, o ônus do ICMS-ST retido pelo fabricante ou importador usualmente calculado sobre um valor que passa longe do preço efetivamente cobrado nas etapas subsequentes. Este mesmo veículo adquirido por uma locadora de veículos para integrar o seu ativo mobilizado não sofre a incidência do ICMS-ST.
O ICMS e o ISS não incidem sobre as receitas provenientes da locação dos seus veículos. Ao final, tampouco há o ICMS na
revenda destes veículos integrantes do ativo mobilizado das locadoras. Essas distorções desaparecerão com o fim do ICMS e do ISS e respectiva instituição do IBS.
Outro ponto significativo para o setor diz respeito ao regime específico para a revenda de veículos usados, fazendo com que o IBS e a CBS venham a incidir, na revenda de veículos usados adquiridos de pessoas físicas, somente sobre a margem adicionada pelo revendedor. Também deve afetar o setor a cobrança do imposto seletivo para veículos, instituído com a finalidade de desestimular o consumo de bens e serviços que façam mal à saúde ou ao meio ambiente.
As alíquotas serão ainda fixadas por lei ordinária e deverão ser progressivas em função da potência do veículo, da eficiência energética e de outros fatores que impactaram o meio ambiente. O fim dos benefícios fiscais e a simplificação das obrigações acessórias também devem agitar o setor. É fundamental que todos estejam atentos às mudanças e estejam preparados para a nova realidade.
Eduardo Perez Salusse Salusse Marangoni Parente e Jabur Advogados

A Transformação do Setor Automotivo com a Inteligência Artificial

A transformação digital é constante e já pode ser vista nas fábricas de automóveis por todo o mundo. Máquinas operam ajustando cada peça com precisão, algoritmos preveem falhas antes que elas aconteçam e, nas ruas, veículos inteligentes analisam o tráfego em tempo real, otimizando rotas e garantindo viagens seguras e eficientes.
Tudo isso é a realidade proporcionada pela Inteligência Artificial (IA), que segue transformando o setor automotivo e a vida de milhões de condutores. Da produção à experiência dos usuários, a tecnologia redefine a mobilidade e cada etapa dela, da produção ao pós-venda.
A IA já atua de maneira eficiente na precificação de veículos, analisa dados de mercado, condições econômicas e tendências de demanda para determinar o valor ideal de um carro. Além disso, sistemas inteligentes podem fornecer informações detalhadas sobre financiamentos, taxas de juros e opções de pagamento, facilitando a tomada de decisão para os consumidores.
Quando dentro dos veículos, a IA transforma a maneira como interagimos com os carros e como eles funcionam, com sistemas avançados de assistência ao motorista, como freios automáticos, detecção de pedestres e alerta de colisão, ajudam a prevenir acidentes e a proteger passageiros e pedestres. Inovações que não apenas aumentam a segurança, mas também proporcionam uma experiência de condução mais confortável e eficiente, adaptando-se às necessidades do motorista e da estrada.
Evolução e crescimento constantes para o setor
Segundo a empresa de consultoria de gestão global americana Bain & Co, o mercado global de produtos e serviços relacionados à Inteligência Artificial vem crescendo e deverá atingir até US$ 990 bilhões em 2027. Muito disso é devido à praticidade e à possibilidade das IAs em antecipar demandas, oferecer suporte proativo e criar um relacionamento mais próximo e duradouro com os consumidores.
Um case de sucesso vem de uma concessionária da Cadillac nos Estados Unidos, que utiliza um scanner com recurso de IA para detectar se o veículo está com algum problema, de uma maneira mais veloz do que se um trabalhador realizasse a tarefa de forma manual. O equipamento é parecido com aqueles presentes nos aeroportos, em que os passageiros passam rapidamente. Só que, aqui, são carros que passam e, em questão de segundos, seus donos recebem um relatório dando o diagnóstico do modelo.
A IA segue revolucionando a experiência do consumidor no setor automotivo também em sistemas de CRM (Customer Relationship Management) integrados a plataformas 24/7, que armazenam e analisam dados para oferecer uma jornada personalizada. Essas iniciativas permitem que as concessionárias entendam as preferências e necessidades de cada pessoa, oferecendo serviços e produtos sob medida.
Apesar disso, a implementação da IA no setor automotivo enfrenta alguns desafios. A coleta e o processamento de grandes volumes de dados exigem infraestruturas robustas e seguras. Neste quesito, a expansão dos Data Centers, centros de processamento de dados, mostra-se necessária no país. Os espaços físicos abarcam dispositivos computacionais e equipamentos de hardware e são essas as infraestruturas que possibilitam o processamento e o armazenamento de volumes gigantescos de informações. Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, o Brasil conta hoje com cerca de 181 data centers, mas a previsão é que a necessidade faça com que os números cresçam.
Novos avanços pela frente!
Um dos maiores avanços proporcionados pela IA é o desenvolvimento de automóveis autônomos. Esses carros utilizam sensores avançados, câmeras e algoritmos de machine learning para interpretar o ambiente ao redor, tomar decisões em tempo real e navegar de forma autônoma. Com a IA, os veículos autônomos estão se tornando mais eficientes e seguros, atingindo um patamar tecnológico nunca visto. Essa evolução promete transformar a mobilidade urbana, reduzindo acidentes e emissões de poluentes.
A IA também está mudando a maneira como a manutenção de veículos é feita. Sistemas inteligentes podem prever falhas mecânicas antes que ocorram, sugerir reparos preventivos e evitar problemas maiores. Além disso, a ferramenta pode otimizar a logística de peças e serviços, garantindo que as oficinas tenham os recursos necessários para atender às demandas de forma ágil e eficiente.
Assim, o potencial da ferramenta para transformar a mobilidade torna-se imenso. À medida que a tecnologia evolui, podemos esperar um mundo onde os veículos não apenas nos levam de um lugar a outro, mas também se adaptem às nossas necessidades para que o setor automotivo acelere em direção a um futuro mais inteligente.
As vantagens de ter um espaço para relaxar
Imagine-se no meio de um dia intenso de trabalho. Em determinado momento, a mente fica sobrecarregada e a produtividade começa a cair. Agora, imagine poder fazer pausas em um ambiente projetado exclusivamente para restaurar as energias dos colaboradores.
As salas de descompressão vêm ganhando espaço exatamente para isso. Em meio à correria do mundo corporativo, esses espaços oferecem refúgio onde é possível relaxar, respirar fundo e recarregar as forças antes de continuar as tarefas do dia.
Períodos de descanso mental beneficiam o rendimento no trabalho. As pausas ajudam a revitalizar a mente e recuperar a capacidade de atenção e memória. Pesquisa da consultoria Gartner mostra que o descanso aumenta a produtividade em até 26%. Assim, em um mercado cada vez mais exigente, as salas de descompressão deixam de ser um detalhe e se tornam parte de uma cultura organizacional que valoriza tanto a produtividade quanto o bem-estar dos colaboradores.
Benefícios das Salas de Descompressão
Salas de descompressão trazem vantagens significativas tanto para os colaboradores quanto para as empresas. Entre os principais benefícios, estão:
ǟ Redução do estresse e da ansiedade: pequenas pausas durante o dia ajudam a evitar a sobrecarga mental e emocional, contribuindo para um ambiente de trabalho mais equilibrado.
ǟ Aumento da produtividade: funcionários descansados e mentalmente saudáveis tendem a ser mais produtivos, pois conseguem manter o foco e a concentração por mais tempo.
ǟ Estímulo à criatividade: momentos de relaxamento ajudam a liberar a mente e favorecem a geração de novas ideias.
ǟ Melhoria no clima organizacional: um ambiente de trabalho mais leve e descontraído fortalece o relacionamento entre os colaboradores e reduz conflitos internos.
ǟ Maior satisfação e retenção de talentos: empresas que investem no bem-estar dos seus funcionários são mais atrativas e conseguem manter seus talentos por mais tempo.
No setor automotivo, as salas de descompressão podem fazer a diferença. Vendedores e demais colaboradores, principalmente os que lidam diretamente com clientes, precisam manter a energia e a motivação ao longo do dia, o que pode ser desgastante sem pausas adequadas.





Momentos de descanso ajudam a reduzir o desgaste emocional, permitindo um atendimento mais atencioso e eficaz. A capacidade de tomar decisões assertivas e conduzir negociações com segurança também melhora quando o profissional está mentalmente equilibrado. Assim, a experiência do cliente também se torna mais positiva.
Ao adotar salas de descompressão, as empresas não estão apenas acompanhando uma tendência de bem-estar, mas investindo estrategicamente em um modelo de trabalho mais sustentável e produtivo.
Um exemplo dessa tendência está no E-business Park, complexo empresarial em São Paulo que oferece ambientes especialmente projetados para o relaxamento de seus frequentadores. O espaço conta com uma extensa área verde de 30 mil metros quadrados, incluindo um bosque com mais de 2.900 árvores catalogadas. Essa área natural proporciona um local de escape para cerca de 10 mil pessoas, permitindo pausas ao ar livre junto à natureza.
O retorno dessas salas pode ser visto na satisfação dos colaboradores, na melhoria da performance e na construção de um ambiente de trabalho mais saudável. Empresas que entendem essa necessidade estão um passo à frente, construindo um futuro mais equilibrado e eficiente.




Você sabia?
ǟ Empresas com programas estruturados de bem-estar têm 41% menos absenteísmo, segundo estudo do American Journal of Health Promotion.
ǟ No Japão, várias empresas oferecem cabines de cochilo para os funcionários descansarem durante o expediente.
ǟ O Google foi pioneiro ao instalar salas de jogos e massagem em seus escritórios no início dos anos 2000. Hoje, essas práticas se tornaram referência global.
Inspiração que vem de fora
ǟ Holanda: muitas empresas adotam salas com luz ambiente que imita o pôr do sol e difusores de óleos essenciais.
ǟ Suécia: a prática do fika (pausa para café com conversa) é levada tão a sério que há espaços específicos para isso em quase todas as empresas.
ǟ Canadá: salas de descompressão com temas como florestas, montanhas e neve ajudam a criar um refúgio mental completo.
Espaços que fazem a diferença: o que não pode faltar em uma sala de descompressão
Criar um ambiente de descompressão eficiente vai além de oferecer um sofá confortável. Trata-se de construir um espaço que proporcione alívio do estresse, estimule o bem-estar e reforce a cultura de cuidado da empresa com as pessoas. Mas o que realmente funciona? Veja alguns elementos indispensáveis para uma sala de relaxamento eficaz:
1. Iluminação aconchegante
A luz tem impacto direto sobre o humor. Prefira iluminação indireta, suave e, sempre que possível, aproveite a luz natural. Evite luzes brancas e frias, que remetem ao ambiente de trabalho.
2. Elementos naturais
Plantas, jardins verticais, fontes de água ou mesmo janelas com vista para áreas verdes têm efeito calmante comprovado. A biofilia — conexão com a natureza — reduz a pressão arterial e a ansiedade.
3.
Mobiliário confortável
Pufes, poltronas reclináveis, redes e sofás são mais do que estética: eles estimulam o corpo a relaxar. Espaços com diferentes tipos de assentos atendem a perfis variados de colaboradores.
4. Sons e aromas
Sons suaves, como música instrumental ou ruídos da natureza, ajudam na redução do estresse. Aromaterapia com lavanda, hortelã ou alecrim pode reforçar a sensação de tranquilidade.
5.
Desconexão tecnológica
O ideal é que o ambiente seja livre de notificações, reuniões e obrigações. Colocar carregadores de celular ou Wi-Fi pode parecer gentil, mas pode manter o colaborador “preso” ao trabalho. Incentive a pausa real.
6. Recursos para meditação e respiração
Pisos com tatames, almofadas, fones de ouvido com playlists calmantes ou instruções simples de respiração guiada fazem muita diferença. Esses estímulos reduzem a tensão e ajudam a mente a se reequilibrar.
7. Espaço multiuso
Alguns funcionários preferem o silêncio absoluto; outros relaxam com uma partida rápida de xadrez ou uma leitura leve. Salas de descompressão que oferecem zonas diversas — uma silenciosa, outra com jogos ou livros — atendem melhor às diferentes formas de relaxar.

Missão Técnica da Abracaf em Miami foca em inovação e experiência do consumidor
Comitiva da Abracaf realizou em janeiro uma missão técnica em Miami, visitando concessionárias e grupos do setor automotivo para conhecer inovações em gestão, experiência do consumidor e tecnologias aplicadas ao pós-venda. O objetivo foi identificar boas práticas e tendências que podem ser implementadas no mercado brasileiro.
GESTÃO E NEGÓCIOS

Organizada pela Abracaf, em parceria com a MegaDealer, a missão reuniu um grupo de concessionários para uma jornada de aprendizado prático e troca de experiências com grandes players do setor. As visitas ocorreram em empresas que se destacam por estratégias avançadas na operação de vendas, atendimento ao cliente e pós-venda, além da adoção de novas tecnologias para aprimoramento da gestão.
Entre os temas observados, destacou-se a fidelização do cliente, com estratégias baseadas em atendimento personalizado e serviços diferenciados. Um dos exemplos foi a oferta de um serviço de leva-e-traz para todos os clientes, tanto de veículos novos quanto seminovos, agregando conveniência e aumentando a retenção. A personalização do atendimento também foi identificada como um fator crucial para elevar os índices de recompra e recomendação da concessionária, garantindo maior previsibilidade de receita.
A tecnologia permite a captura de milhares de fotos por minuto, analisando o estado de conservação do veículo, possibilitando a otimização dos processos interno, reduzindo custos operacionais e tempo de atendimento.

Outro destaque foi a gestão de marcas superesportivas, que alia luxo, esportividade e exclusividade. O ambiente das lojas e showrooms foi um dos fatores analisados, com ênfase em layouts que priorizam a experiência do cliente e a personalização dos serviços. O design das concessionárias visitadas reflete uma abordagem voltada à experiência sensorial do consumidor, combinando iluminação estratégica, organização de veículos por segmento e ferramentas digitais para oferecer informações detalhadas sobre os modelos.
A missão também abordou questões relacionadas à taxa de absorção no pós-venda, com exemplos de concessionárias que alcançam índices superiores a 130%, garantindo a sustentabilidade financeira do negócio. As estratégias envolvem desde a oferta de pacotes de manutenção programada até o uso de inteligência de dados para prever demandas e evitar gargalos na operação. Uma das concessionárias visitadas destacou como a análise preditiva tem sido utilizada para antecipar falhas mecânicas e sugerir serviços preventivos aos clientes, reduzindo custos e aumentando a satisfação do consumidor.

A liderança e a formação de equipes foram temas recorrentes, destacando o papel dos gestores na motivação e desenvolvimento dos colaboradores. Programas contínuos de capacitação e uso de métricas de desempenho foram identificados como práticas essenciais para manter a equipe alinhada com os objetivos estratégicos da empresa. A missão permitiu observar como concessionárias americanas investem na formação de líderes internos e no acompanhamento individualizado da equipe para garantir altos níveis de engajamento e eficiência.
A visita ao Brickell Murgado Automotive Group evidenciou práticas avançadas no setor, incluindo o uso de Inteligência Artificial aplicada ao pós-venda e veículos usados. O grupo também acompanhou demonstrações do processo automatizado de checagem de pneus, que utiliza sensores para avaliar a profundidade dos sulcos e prever a necessidade de substituição. Além disso, a integração de dados do histórico do veículo permite gerar relatórios instantâneos, aumentando a segurança e a transparência para o consumidor.


Outro ponto de destaque foi a análise dos impactos da digitalização no processo de vendas. O grupo teve contato com modelos de comercialização digital, como o Cybercab e o Cybervan, que utilizam plataformas online para personalizar a jornada do cliente. O estudo dessas estratégias mostrou como a digitalização pode reduzir custos operacionais e aumentar a conversão de leads, tornando o processo de compra mais eficiente.
O test drive da Tesla Cybertruck foi uma das experiências práticas da missão. A Tesla Cybertruck é uma picape elétrica com design futurista e estrutura em aço inoxidável. O test drive permite avaliar seu desempenho e recursos de assistência, como o Piloto Automático e o Full Self-Driving (Supervisionado), que exigem supervisão do motorista. A experiência dura cerca de 30 minutos e é conduzida com orientação de um consultor da Tesla. O carro ainda não é totalmente autônomo, requerendo a supervisão ativa do motorista.
Para Nilson Caldeira, diretor da MegaDealer, a Missão Técnica Abracaf Miami 2025 reforçou a importância da aprendizagem prática, permitindo que concessionários brasileiros conhecessem modelos de negócio inovadores e estratégias de sucesso aplicáveis ao mercado nacional. “Além das visitas técnicas, a experiência proporcionou networking de alto nível, troca de ideias entre os participantes e insights valiosos sobre tendências tecnológicas, eficiência operacional e estratégias de fidelização de clientes”, afirmou Caldeira.
O presidente da Abracaf, José Tajra Sobrinho, ressaltou a importância da missão técnica para a rede de concessionárias brasileiras. “Essa visita nos proporcionou uma visão detalhada sobre as principais inovações do setor, permitindo que possamos adaptar essas soluções ao nosso mercado”. Para José Sobrinho, “o contato direto com essas práticas nos ajuda a entender melhor as demandas do consumidor moderno e a identificar oportunidades de melhoria”.
Lucid Motors e Tesla
O Futuro dos Veículos Elétricos
O mercado de veículos elétricos foi explorado em visitas a duas das marcas mais inovadoras do setor: Lucid Motors e Tesla.
Lucid Motors
Marca premium focada em alta performance, baterias de longa duração e um atendimento diferenciado ao cliente.
Lições aprendidas:
ǟ A disposição do showroom permite ao cliente tocar o veículo em todos os seus detalhes, por exemplo, nos tipos de tecidos, no couro etc;
ǟ Foco no segmento premium refletindo, por exemplo, em uma boutique que vende produtos com a marca Lucid de altíssima qualidade;
ǟ Preocupação com informação ao cliente sobre o produto com vários painéis explicativos.


Tesla (Coral Gables)
Os participantes tiveram a chance de conhecer toda a estrutura da Tesla, explorando desde os processos de vendas e pós-vendas até um test drive exclusivo do Cybertruck.
Lições aprendidas:
ǟ Foco em tecnologia, principalmente do veículo autônomo.
ǟ Estrutura da equipe comercial diferenciada. Toda a equipe ganha uma remuneração variável em função dos resultados alcançados pela equipe;
ǟ Política de preço único onde não existe desconto ou negociação. O foco é explorar os benefícios do produto;
ǟ Equipe altamente treinada em produto e atendimento;
ǟ Preocupação com informação ao cliente sobre o produto com vários painéis explicativos
O que a Missão aprendeu durante as visitas técnicas?
Cada visita às concessionárias americanas proporcionou um aprendizado, com pontos positivos, diferenciais e práticas a serem evitadas. A seguir, estão algumas lições que a MegaDealer identificou e debateu com os membros da comitiva.

Prestige Imports
Construção de uma marca de luxo
A visita à Prestige Imports, referência na venda de superesportivos e veículos de luxo, foi uma aula sobre branding e experiência do cliente. Entre os diferenciais observados:
ǟ Uso estratégico das redes sociais como ferramenta de relacionamento e captação de novos negócios.
ǟ Gestão diferenciada de usados, com consignação como ferramenta de fidelização e estímulo ao trade-in de veículos premium.

Brickell Chrysler Dodge Jeep RAM
Inteligência Artificial no pós-venda
Na concessionária Brickell Chrysler Dodge Jeep RAM, os participantes puderam conhecer o impacto da Inteligência Artificial no atendimento pós-venda. Alguns diferenciais observados:
ǟ Uso da tecnologia UVeye, que melhora a inspeção e manutenção dos veículos, gerando mais eficiência e aumento na receita.
ǟ Integração do cliente com o pós-venda, reforçando a experiência da marca desde a compra até a manutenção.

Rick Case Honda
Liderança e fidelização de clientes
A visita à Rick Case Honda, a maior concessionária Honda em vendas dos Estados Unidos (EUA), revelou práticas inovadoras que contribuem para a alta retenção de clientes. Entre os destaques, estão:
ǟ Programa de fidelidade com lavagens gratuitas e descontos em combustíveis para clientes recorrentes.
ǟ Sistema de organização de estoque com uso de senhas temporárias para test drives, evitando duplicidade de ações e melhorando a experiência do cliente.

Toyota of Deerfield Beach
Lições sobre gestão
Diferente da Honda, a visita à Toyota of Deerfield Beach apresentou desafios gerenciais que impactam a rentabilidade da operação. Os participantes identificaram pontos críticos, como:
ǟ Falta de liderança e gestão na concessionária.
ǟ Baixa lucratividade em carros usados e pós-venda – algo incomum para a marca Toyota.
ǟ Ausência de estratégias de atendimento, como a oferta de café aos clientes no lounge, vendedores sem metas definidas e falta de controle sobre o processo de vendas.
Esses exemplos serviram como alerta sobre a importância de uma gestão estruturada e orientada para resultados.
NADA 2025
Transformação digital e desafios do varejo automotivo

O NADA Show 2025, maior evento global do setor automotivo voltado a concessionárias, reuniu líderes do setor para debater as principais tendências e desafios do mercado. A programação incluiu palestras, exposições e apresentações sobre inovação, digitalização e novas estratégias de vendas. O evento ocorreu de 23 a 26 de janeiro de 2025 no Ernest N. Morial Convention Center, na cidade de Nova Orleans. NADA é a sigla para National Automobile Dealers Association, associação que reúne os Dealers dos Estados Unidos.
Um dos temas centrais foi o impacto da Inteligência Artificial na experiência do consumidor e na gestão das Concessionárias. Especialistas apresentaram soluções para automação de atendimento, geração de leads e personalização do relacionamento com os clientes. Segundo dados divulgados no evento, 82% dos consumidores esperam respostas imediatas ao entrarem em contato com uma concessionária e 50% decidem pela primeira que responda rapidamente.
A digitalização do atendimento foi apontada como fator decisivo para a fidelização do cliente. O uso de chatbots avançados e assistentes virtuais permite interações mais rápidas e eficientes, além de auxiliar na conversão de vendas e no agendamento de serviços. Algumas empresas demonstraram como a automação pode reduzir a dependência de equipe presencial, garantindo disponibilidade 24 horas por dia.
Outro ponto abordado foi a mudança no modelo de negócios do setor, impulsionada pelo crescimento dos veículos elétricos e híbridos. O evento apresentou dados sobre a queda
na participação dos elétricos no mercado global, ao mesmo tempo em que os híbridos seguem em ascensão. A adaptação das Concessionárias a essa nova realidade foi um dos tópicos discutidos, incluindo desafios relacionados à infraestrutura de carregamento e à manutenção de veículos eletrificados.
Além das discussões sobre tendências e desafios, o NADA 2025 reforçou a importância do pós-venda na rentabilidade das Concessionárias. Com a redução do número de componentes em veículos elétricos, a frequência de manutenção tende a diminuir, exigindo novas estratégias para manter a receita das oficinas. Modelos de serviço automatizados, uso de Inteligência Artificial para diagnósticos preditivos e programas de fidelização foram algumas das soluções debatidas.
O evento reforçou que a transformação digital e a adaptação às novas demandas do consumidor serão fatores determinantes para o sucesso das Concessionárias nos próximos anos. A concorrência com modelos de vendas diretas e o impacto da tecnologia no atendimento ao cliente estão entre os principais desafios identificados, exigindo mudanças estratégicas para garantir a competitividade do setor.
Este ano a presença de público foi prejudicada por uma forte nevasca que atingiu Nova Orleans e causou o fechamento do aeroporto da cidade. A região chegou a acumular 13 centímetros de neve naquela semana, praticamente o dobro do recorde anterior, que era de 6,8 centímetros, registrado em 1963. Com isso, a Missão Técnica da Abracaf, que havia programado uma visita ao evento, ficou impedida de comparecer.




Abracaf e FGV dão início ao MBA em Gestão de Concessionárias
Desenvolvido em parceria com a Fenabrave, a Academia CEO e a MegaDealer, curso é focado na realidade da Rede Fiat
O MBA Executivo em Gestão de Concessionárias iniciou as atividades em 26 de fevereiro de 2025. O curso foi desenvolvido em parceria entre a Abracaf, a Fundação Getulio Vargas, a Fenabrave, a Academia CEO e a MegaDealer. Com duração de 20 meses e carga horária de 432 horas, a iniciativa visa capacitar os participantes em temas voltados a gestão e liderança no setor de concessionárias. O formato é blended, combinando aulas presenciais e encontros online feitos por web-conferência.
O programa aborda questões relacionadas à liderança, gestão financeira, marketing, operações, tecnologias emergentes e sustentabilidade. Os participantes têm acesso a uma plataforma virtual, onde encontram materiais didáticos, bibliografias e demais recursos necessários para o desenvolvimento das atividades acadêmicas. Além disso, a Fundação Getulio Vargas (FGV) disponibiliza uma biblioteca virtual para consulta de conteúdos complementares.
O curso é voltado para sucessores e gestores de Concessionárias que desejam aprimorar seus conhecimentos e desenvolver habilidades estratégicas. O MBA terá um conteúdo online que ficará disponível para todos os alunos dentro da plataforma FGV. Além disso, contará com aulas e atividades presenciais.
José Tajra Sobrinho, presidente da Abracaf, afirmou que a iniciativa representa um importante passo na preparação de novos líderes para o mercado. Segundo o presidente, o programa foi estruturado para atender às necessidades específicas do setor de Concessionárias e oferecer uma formação que combina conhecimento teórico e prático. “Essa iniciativa reafirma um compromisso que a Abracaf já



vinha consolidando com ações estratégicas, como o Projeto Sucessores. Estamos garantindo que as futuras gerações de líderes da Rede Fiat estejam preparadas para os futuros desafios”, afirmou José Sobrinho.
O diretor executivo da associação, Márcio Cardoso, destacou a importância do curso como ferramenta para capacitar gestores a enfrentarem os desafios do setor automotivo. “A parceria com a Fundação Getulio Vargas, a Fenabrave, a Academia CEO e a MegaDealer permitiu, com a participação do time interno da Abracaf, que todo o programa fosse estruturado especificamente para a realidade das Concessionárias Fiat. O mercado cada vez mais competitivo exige preparo, estratégia e inovação, e esse nosso curso vem ao encontro da nossa necessidade”, afirmou Márcio Cardoso.
O programa também inclui atividades voltadas à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, com estudos de caso e projetos elaborados ao longo das aulas. Os alunos têm à disposição tutores e coordenadores para suporte durante o MBA. O relator da Comissão de Gestão, Treinamento e Tecnologia da Abracaf, Marco Aurélio Leta, ressaltou que o curso pretende contribuir para a melhoria da gestão das Concessionárias e para a formação de profissionais capacitados a tomar decisões fundamentadas em dados e análises. “O mercado está em constante transformação. A tecnologia avança rapidamente, o comportamento do consumidor muda, e a concorrência exige cada vez mais eficiência e inovação. O sucesso sustentável das nossas Concessionárias depende da nossa capacidade de adaptação e liderança, e é exatamente isso que este MBA oferece”, afirmou Leta.
Foto por: George Gargiulo
Foto por: George Gargiulo
A parceria entre as entidades envolvidas também resultou em ações complementares, como webinars informativos e canais de comunicação para esclarecimento de dúvidas. O MBA conta com certificação do Ministério da Educação, o que garante o reconhecimento acadêmico do programa. Participantes que não atenderem às exigências acadêmicas ou não entregarem o trabalho de conclusão de curso receberão apenas um certificado de aperfeiçoamento, condicionado ao cumprimento das disciplinas.
Antonio Maciel, idealizador da Academia CEO, destacou que o curso foi planejado para oferecer um diferencial competitivo aos participantes: “Os gestores que souberem aplicar o conhecimento adquirido terão um impacto imediato em suas empresas. O mercado automotivo está em constante transformação, e a velocidade da adaptação será decisiva para o sucesso das Concessionárias”, afirmou Maciel. Ele também reforçou a relevância da metodologia adotada: “Focamos no conteúdo prático e na customização do ensino para a realidade das concessionárias Fiat, permitindo que os participantes desenvolvam soluções diretamente aplicáveis ao dia a dia”.


Foto por: George Gargiulo


Foto por: George Gargiulo
Além disso, a Academia CEO contribui com seminários temáticos conduzidos por especialistas, trazendo insights estratégicos sobre os desafios e oportunidades do setor. A personalização do conteúdo é um dos diferenciais do programa, com disciplinas customizadas para atender às demandas específicas das Concessionárias Fiat.
Outro ponto de destaque foi abordado por João Lins, diretor do FGV In Company, que reforçou a relevância do MBA como ferramenta de atualização profissional. “Nosso objetivo é capacitar os gestores para que possam não apenas acompanhar as mudanças do mercado, mas liderá-las, impulsionando a inovação e a transformação digital dentro das Concessionárias”, afirmou Lins. O curso também contempla o uso de inteligência artificial na gestão empresarial, tema que foi amplamente debatido na abertura.
A coordenadora acadêmica do programa, Aline Barbosa, professora e coordenadora no FGV In Company, também ressaltou a importância da integração entre teoria e prática, permitindo que os participantes apliquem os conceitos de forma imediata nas empresas. “Nossa proposta é desenvolver gestores que compreendam não apenas os desafios do setor, mas saibam liderar a transformação digital e a inovação dentro das Concessionárias”, afirmou a professora Aline. Além disso, ela ressaltou que a metodologia do curso permite que os alunos interajam com especialistas e colegas do setor, fortalecendo seu networking e ampliando o repertório profissional.
Já Marcelo Franciulli, diretor executivo da Fenabrave, pontuou que a iniciativa vem ao encontro da necessidade crescente de especialização no setor automotivo. “O mercado exige cada vez mais profissionais altamente qualificados. Esse MBA representa uma resposta estratégica para garantir a competitividade dos Concessionários”, afirmou Franciulli.
Um grande diferencial do MBA Abracaf-FGV são os seminários temáticos conduzidos pela MegaDealer, referência em consultoria automotiva, que complementam o conteúdo acadêmico com uma abordagem prática e direcionada para a realidade das Concessionárias. A MegaDealer traz insights estratégicos sobre desafios e oportunidades do setor, ajudando os participantes a aplicarem o conhecimento adquirido nas suas operações.
Para Nilson Caldeira, representante da MegaDealer e responsável pela coordenação técnica do programa pela Abracaf, ao integrar conhecimento teórico, inovação e soluções práticas, o MBA Abracaf-FGV se consolida como a principal ferramenta para profissionais que desejam liderar a transformação do setor automotivo. “Com um mercado dinâmico e altamente competitivo, essa capacitação representa uma oportunidade única para concessionários e gestores que buscam crescimento sustentável, eficiência operacional e diferenciação estratégica”, afirmou Caldeira.

Entusiasmo dos alunos
marca início das aulas
Com grande presença dos alunos na Fundação Getulio Vargas para a abertura do curso e a aula inaugural, o MBA em Gestão Executiva gerou um grande entusiasmo por parte dos alunos. Para André Brandão, da Concessionária Ideal, de São Lourenço, em Minas Gerais, as primeiras impressões foram extremamente positivas. “O que mais me chamou a atenção foi a abordagem que combina teoria e prática, aliada à estrutura da FGV, que conta com professores e coordenadores qualificados, além de tecnologia e instalações de alto nível”, destaca.

André, que participou da 15ª turma do Projeto Sucessores da Abracaf, nos anos de 2023 e 2024, também destacou a formação das equipes multidisciplinares que orientam o curso. “Considero um diferencial a oportunidade de participar das aulas on-line, combinadas com encontros presenciais”, afirma.
Dentro os temas que serão abordados pelo curso e que foram apresentados na aula inaugural, André destaca “a experiência com o cliente, NeuroBusiness e disciplinas relacionadas às emoções e pessoas. Vejo isso como essencial para mim neste momento pois meu foco está na área comercial, marketing e pessoas”.
Já Isabella Ceolin, da Concessionária Ceolin, em Teixeira de Freitas, na Bahia, ressalta o diferencial de o curso ser totalmente voltado para o setor de concessionárias e focado na realidade da Rede Fiat, com conteúdos aplicáveis ao dia a dia dos gestores. “Um MBA extremamente específico, com uma estrutura pensada no negócio de concessionária. Matérias com conteúdo prático, com estudos de casos reais”, avalia. Isabella, que também participou da 15ª turma do Projeto Sucessores, também destaca “o desenvolvimento de habilidades gerenciais, visão ampla do negócio e acesso a conteúdos atuais” como diferenciais do curso. Para ela, “todas as disciplinas terão contribuições ricas para o nosso dia-a-dia e a intersecção delas fará que nossa visão do negócio seja

Foto
por: George Gargiulo

abrangente, mas acredito que temas ligados à Gestão Financeira e KPIs serão extremamente relevantes”.
A aula inaugural também reforçou suas expectativas em relação à formação. “Nossa primeira aula já mostrou o quão prático será esse MBA, com os professores muito capacitados tecnicamente e trazendo para aula suas experiências profissionais em outras empresas, o que enriqueceu muito nossas discussões”, completa Isabella.

Daphne Martins, da Concessionária Dical, de Cajazeiras, na Paraíba, também compartilha impressões positivas sobre o início do curso. “Minhas primeiras impressões foram bem positivas, desde a estrutura do curso com temas inerentes à gestão de negócios, à abordagem prática e aplicada destes aos desafios do dia a dia das concessionárias de veículos”, afirma Daphne. Mesmo possuindo um MBA em Gestão de Negócios pela FIA Business School, ela considera “imperdível a oportunidade de realizar uma especialização que venha a nos enriquecer profissionalmente através da carga teórico-prática do curso e da partilha de experiências com colegas das mais diversas regiões e realidades”.
Daphne afirma que “um momento marcante foi a roda de diálogos, com a presença dos nossos grandes líderes da Abracaf,
Fenabrave, Academia CEO, FGV e MegaDealer, trazendo suas valiosas reflexões sobre os desafios do mercado e a importância de buscarmos alcançar uma gestão inovadora e eficiente para a sustentabilidade das nossas empresas”.
Ela também ressalta os diferenciais metodológicos do programa. “O diferencial está exatamente na minha grande expectativa em relação ao MBA: aliar teoria e prática de maneira aplicada à realidade das concessionárias, com conteúdos abordados de forma dinâmica e trazendo cases do setor. Vejo também os temas Criatividade e Inovação e Projetos e Metodologias Ágeis como grandes propulsores deste novo olhar, de forma a apresentar-nos soluções cruciais ao acompanhamento das novas tendências e demandas dos nossos clientes”.
Além do aprendizado técnico, os alunos enxergam o networking proporcionado pelo MBA como um dos principais diferenciais. Para André, a oportunidade de trocar experiências com concessionários e gestores do setor, além de parceiros estratégicos como a Abracaf, FGV e Fenabrave, fortalece o aprendizado e abre portas para novas oportunidades.
Isabella compartilha da mesma visão e destaca a importância do ambiente de colaboração. “Estar em um ambiente onde todos atuam no mesmo setor é muito rico em trocas de experiências e entendimento das dores. É um ambiente onde me senti acolhida e desafiada a pensar o negócio em seus detalhes”, ressalta Isabella.
Para Daphne, “o networking é, sem dúvidas, um dos pontos-chave do MBA, fortalecendo nossa rede de contatos e abrindo portas para parcerias estratégicas e soluções inovadoras para as nossas concessionárias. Ter a oportunidade de trocar experiências com profissionais do mesmo setor e de diversas regiões amplia nossa visão do mercado, ao mesmo tempo que nos permite aprender com as diferentes realidades, dores e desafios”.

Foto
por: George Gargiulo
PULSE ABARTH faz bonito nas
Mil Milhas de Interlagos

Clube Abarth do Brasil acompanhou a prova de perto. Preparado em apenas 18 dias, modelo conquistou o pódio na categoria Turismo Nacional
A tradição esportiva da marca Abarth ganhou novo capítulo nas pistas brasileiras com a participação do Pulse Abarth nas Mil Milhas de Interlagos. O evento, um dos mais prestigiados do automobilismo nacional, foi acompanhado de perto pelo Clube Abarth do Brasil, que celebrou a performance do modelo e reforçou a comunidade apaixonada pela marca.
A equipe RMCP (Roberto Manzini Centro de Pilotagem), composta por nomes experientes como Roberto Manzini, que participou pela quarta vez das Mil Milhas, Ricardo Dilser, jornalista e apresentador do Autoesporte, em sua oitava participação, Eduardo Bernasconi, jornalista e fundador da Revista Fullpower, que competiu pela sexta vez, e Victor Manzini, filho de Roberto, estreante na prova e piloto da categoria Turismo Nacional.
A participação do Pulse Abarth nas Mil Milhas de Interlagos foi viabilizada com o apoio da Stellantis e da Mopar. Foi disponibilizado o veículo para essa espécie de “laboratório a céu aberto”, em um trabalho meticulosamente aproveitado pela equipe durante os 18 dias de preparação, sob a liderança do engenheiro Marcelo Marques. Antes da corrida, o modelo passou por apenas cinco sessões de treino oficiais no autódromo.
Fabricado em Betim (MG), o Pulse Abarth sai de fábrica com um motor 1.3 turboflex, entregando 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Para a competição, esses números foram elevados para 205 cv e 31,6 kgfm, graças ao kit de repotenciamento feito pela BPower, que aprimorou a curva de torque do motor e ajudou a manter as temperaturas de admissão controladas. Fora essas modificações, o carro recebeu apenas ajustes pontuais, como a preparação da cabine, instalação de um santoantonio (equipamento de segurança obrigatório para a proteção dos pilotos) e ajustes na suspensão e no módulo do motor, respeitando o regulamento da prova.

Durante as 12 horas de corrida, o veículo completou 280 voltas e demonstrou confiabilidade mecânica e excelente performance, mesmo competindo contra carros com potência superior.
“
A tradicional Mil Milhas teve sua largada na virada de sábado, 25 de janeiro, para o domingo, dia 26, e as disputas duraram 12 horas. O Pulse Abarth da equipe Manzini conseguiu completar 280 voltas, subiu ao pódio como terceiro colocado na categoria (Turismo até 2.1 Turbo) e fechou sua participação na 28ª colocação geral.
Durante as 12 horas de corrida, o veículo completou 280 voltas e demonstrou confiabilidade mecânica e excelente performance, mesmo competindo contra carros com potência superior. A estratégia de corrida foi baseada em um equilíbrio entre desempenho e preservação do equipamento, garantindo que o carro mantivesse bom ritmo ao longo da prova. “Nós não tivemos nenhum problema mecânico. Tudo que previmos aconteceu. Fizemos apenas uma troca de pneus dianteiros e de jogo de pastilhas, como estava previsto, às 8 horas da manhã. Sabíamos que no fim da corrida, depois das 10 horas da manhã, teríamos que poupar mais o equipamento devido ao calor. Então, diminuí as rotações nas trocas de marcha de até 5.600 giros para 5.000 giros, para poupar um pouco a temperatura. E o carro se comportou absolutamente perfeito” explicou Dilser.
A participação do modelo em uma prova de longa duração abre portas para futuras incursões em competições, consolidando a imagem da Abarth como uma marca de performance acessível e autêntica. O evento também chamou a atenção da Mopar, que acompanhou de perto o desempenho do automóvel e deve contribuir para novas iniciativas da marca no automobilismo brasileiro.
A Marca Abarth
no Brasil
e a sua Comunidade
A Abarth, fundada em 1949 por Carlo Abarth, sempre foi sinônimo de esportividade e inovação. No Brasil, a marca é representada pela Fiat e, desde 2022, vem conquistando entusiastas com os modelos 500 Abarth, Pulse Abarth e Fastback Abarth. O DNA competitivo também se reflete na Fórmula 4 Brasil.
Com o crescimento do interesse pelos modelos, o Clube Abarth foi fundado em fevereiro de 2018 por Antônio de Pádua da Silva Neto. Atualmente, o clube conta com cerca


de 300 membros ativos que interagem por meio de grupos de WhatsApp e redes sociais, compartilhando experiências sobre viagens, consumo, pneus e personalização de seus veículos. A comunidade também tem uma linha direta para solicitar suporte à fábrica e organiza eventos exclusivos para testar os limites de seus Abarth nas pistas. Entre as atividades promovidas pelo grupo, destacam-se encontros periódicos para troca de experiências, participação em track days e reuniões com especialistas para discutir melhorias e manutenção dos modelos.
A conexão entre os membros vai além das pistas: há histórias de entusiastas que exploraram longas viagens com seus Abarth, incluindo jornadas até o deserto do Atacama. Essas experiências ajudam a fortalecer a identidade do clube, que valoriza o espírito de aventura e o prazer de dirigir.
O Clube Abarth acompanhou desde o início a preparação do Pulse Abarth para as Mil Milhas, participando de treinos, documentando cada etapa e promovendo a participação do modelo nas redes sociais. “Foi um marco ver um Abarth praticamente de fábrica na pista. Considerando o pouco tempo de preparação, ficou claro o quanto o carro é, de fato, esportivo e robusto. É um veículo que você pode levar direto da Concessionária para um track day, por exemplo”, comentou Pádua.
Com a visibilidade da corrida, a expectativa agora é de que o Pulse Abarth participe de novas competições, incluindo provas do Campeonato Paulista. A equipe Manzini pretende avaliar o carro em sua oficina e definir um novo cronograma de participações.
O futuro do Clube Abarth também promete expansão. Com mais eventos planejados e possíveis parcerias com concessionárias, a comunidade segue crescendo e reafirmando a paixão pelos modelos esportivos da marca. “Nosso objetivo é fortalecer ainda mais essa cultura no Brasil e seguir incentivando a Abarth a se envolver cada vez mais no automobilismo nacional”, afirma Pádua.
Os próximos passos incluem novas campanhas para atrair mais membros e solidificar a presença da marca Abarth entre os entusiastas brasileiros. A comunidade também espera que a Stellantis e a Mopar ampliem suas iniciativas de suporte ao automobilismo nacional, garantindo que o legado de Carlo Abarth continue vivo no país.
Interessados em participar do Clube Abarth podem entrar em contato por meio do Instagram: @abarth_no_brasil; ou pelo e-mail: abarth.no.brasil@gmail.com.


DESCOBRINDO MANAUS:
um passeio pela Capital da Amazônia
Chegar a Manaus (AM) é como abrir um livro repleto de histórias, cores e sons. A capital do Amazonas oferece uma mistura única de natureza, cultura e história, com atrações que vão desde fenômenos naturais impressionantes até festivais folclóricos que emocionam. Para quem busca um roteiro temático, a cidade é um prato cheio.
A região pulsa com uma cultura vibrante, e nada representa isso melhor do que o Festival de Parintins, uma festa popular que muitos chamam de “Carnaval da Amazônia”. Criado em 1965 no município de Parintins, interior do Amazonas, o festival é uma

celebração única da cultura local, centrada na disputa entre os bois Garantido (vermelho) e Caprichoso (azul). Durante três noites, o Bumbódromo se transforma em um palco de cores, danças, músicas e alegorias gigantescas, contando a lenda do Boi-Bumbá. É uma experiência que emociona e encanta, mostrando a força das tradições amazônicas.
E para quem quer se conectar ainda mais com a cultura local, há a oportunidade de conhecer a Lenda do Boto, um dos mitos mais famosos da região, e até mesmo nadar com os botos-cor-de-rosa em passeios organizados por empresas especializadas.
TURISMO
Confira os 12 principais locais para incluir no seu roteiro por Manaus:




Encontro das Águas
Um dos fenômenos naturais mais impressionantes do mundo, o encontro dos rios Negro e Solimões ocorre a poucos quilômetros de Manaus. As águas escuras do Rio Negro e as barrentas do Rio Solimões correm lado a lado por vários quilômetros sem se misturar, devido à diferença de temperatura, densidade e velocidade das correntes. O fenômeno pode ser observado em passeios de barco, que partem do porto de Manaus e duram cerca de 2 horas. Além de ser um espetáculo visual, o encontro das águas é um importante ecossistema para a fauna local, como botos e pássaros.
Teatro Amazonas
Inaugurado em 1896, o Teatro Amazonas é o símbolo da riqueza da era da borracha. Com uma arquitetura neoclássica e uma cúpula coberta por telhas coloridas importadas da França, o teatro é um marco cultural da cidade. O interior é ainda mais impressionante, com lustres de cristal, pinturas no teto que retratam a Amazônia e um salão nobre decorado com móveis europeus. Além de visitas guiadas, o teatro recebe espetáculos de ópera, música e dança.
Praia da Lua
A cerca de 23 km do centro de Manaus, essa praia fluvial no Rio Negro é conhecida por sua areia branca e águas calmas. O acesso é feito de barco, saindo da Marina do Davi, e o passeio dura cerca de 30 minutos. A praia tem formato de lua crescente, daí o nome, e é cercada por vegetação típica da Amazônia. Além de nadar, os visitantes podem alugar cadeiras e barracas, além de saborear pratos típicos em quiosques locais.
Orla da Ponta Negra
Principal área de lazer da cidade, a orla tem uma praia de água doce, calçadão, ciclovia e quiosques. É um ótimo lugar para apreciar o pôr do sol e a vista do Rio Negro. Aos fins de semana, a orla ganha vida com apresentações culturais, feirinhas de artesanato e food trucks. A área também conta com um anfiteatro ao ar livre, onde acontecem shows e eventos.




Porto de Manaus
Um dos maiores portos fluviais do mundo, localizado no centro da cidade, o Porto de Manaus é um ponto histórico e estratégico para a economia da região. Além da movimentação de barcos e navios, a região abriga o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, onde é possível encontrar artesanato, ervas medicinais e peixes típicos da Amazônia. O prédio do mercado, inspirado no estilo art nouveau, é uma atração à parte.
Palácio Rio Negro
Construído no início do século XX, o Palácio Rio Negro serviu como residência de barões da borracha e depois como sede do governo estadual. Hoje, abriga exposições que retratam a história da região, incluindo móveis da época, fotografias e objetos decorativos. O jardim do palácio é um convite para um passeio tranquilo, com espécies de plantas típicas da Amazônia.
Museu do Índio
Administrado pelas Irmãs Salesianas, o Museu do Índio apresenta um acervo sobre os povos indígenas da Amazônia, com objetos, utensílios e vestimentas de diferentes etnias. O museu também oferece exposições temporárias e atividades educativas, como oficinas de artesanato e contação de histórias. Uma visita imperdível para quem quer conhecer a cultura indígena. Instagram: @museudoindiomanaus
Zoológico do CIGS
Administrado pelo Exército Brasileiro, o Zoológico do CIGS abriga animais resgatados da caça ilegal, incluindo onças, jacarés e aves amazônicas. O espaço é dividido em setores que recriam os habitats naturais dos animais, proporcionando uma experiência educativa e conscientizadora sobre a preservação da fauna local.




Arena da Amazônia
Estádio construído para a Copa do Mundo de 2014, a Arena da Amazônia tem um design inspirado em uma cesta indígena. Além de jogos, recebe eventos e visitas guiadas, onde é possível conhecer os bastidores e a história do local. A arena também abriga um museu com fotos e objetos que contam a história do futebol na região.
Museu da Amazônia (MUSA)
Situado na Reserva Florestal Adolpho Ducke, o MUSA tem trilhas interpretativas e uma torre de observação de 42 metros de altura, de onde se pode ver a floresta amazônica. O MUSA também oferece exposições interativas sobre a biodiversidade da região, além de atividades como observação de pássaros e borboletas.
Boi de Parintins: Tradição, Cultura e Paixão na Amazônia
O Festival Folclórico de Parintins, feito anualmente no município de Parintins, é uma das maiores expressões culturais do Brasil. O evento gira em torno da disputa entre os bois Garantido (vermelho) e Caprichoso (azul), que representam a tradicional história do Boi-Bumbá. Durante três noites, o Bumbódromo se transforma em um palco de cores, danças, músicas e alegorias gigantescas, contando a lenda do Boi-Bumbá. É uma festa que emociona e encanta, mostrando a força das tradições amazônicas. Mais informações: www.festivaldeparintins.com.br
A Lenda do Boto e Nadar com os Botos
A lenda do boto-cor-de-rosa, um golfinho que se transforma em homem para seduzir mulheres, é uma das histórias mais fascinantes da Amazônia. Além da lenda, é possível participar de passeios para nadar com esses animais fantásticos em seu habitat natural. Os botos são dóceis e curiosos, proporcionando uma experiência única de interação com a fauna amazônica.
Grupo Via1: Crescimento e consolidação no mercado automotivo nacional

Com uma sólida trajetória no mercado automotivo, o Grupo Via1 tem inovação e perseverança em seu DNA. Desde 1992, a empresa é destaque no mercado automotivo e Paulo Figueiredo, fundador e diretor-presidente do Grupo, falou com a Revista Una sobre a história e os planos para o futuro.
Nessas mais de três décadas, o mercado mudou consideravelmente. E o Grupo Via1 acompanhou esses movimentos. Desde o queridinho do Brasil, o Fiat Uno, até a chegada dos carros eletrificados ao mercado, mostrando que atender às necessidades e desejos dos clientes é fundamental.
“É um grande orgulho para todos nós do Grupo Via1 olhar para trás e ver tudo o que conquistamos. Nossa missão sempre foi oferecer o melhor aos nossos clientes, com transparência e excelência em tudo o que fazemos. Todas as áreas do negócio entendem essa necessidade e é por isso que a nossa operação funciona tão bem. Identificamos oportunidades, corremos atrás e buscamos, a cada dia, superar expectativas”, declara Paulo.
Um grande marco recente para o Grupo foi a abertura da sua primeira operação de motos, a Newvia Bajaj, marca indiana que
fazia sucesso em mais de 40 países e que começou a operar com exclusividade no Nordeste através do Grupo Via1. Além dela, outra grande inovação é a abertura de concessionárias de carros eletrificados, como a Viasul BYD e a Eurovia Omoda Jaecoo. “A confiança e a inovação sempre foram os pilares que nos guiaram. Entendemos que o mercado brasileiro está pronto para as marcas de carros híbridos e elétricos, e queremos fazer parte desta transformação”, completa Paulo Figueiredo.
Hoje, além dos estados de Pernambuco, Bahia e Ceará, o Grupo expandiu as operações para mais um estado do Nordeste, a Paraíba, com a marca Eurovia Renault. A abertura de duas lojas na praça significou um marco, já que agora a Eurovia é o maior Grupo Renault do país. Até o final de 2025, o Grupo Via1 pretende alcançar a marca de 50 operações, incluindo novos e seminovos, nos quatro estados e representando algumas das maiores marcas do setor, como Fiat, Jeep, RAM, Ford, Nissan, Renault, Kia, BYD, Omoda Jaecoo e Bajaj.
E, para encantar os clientes, Paulo Figueiredo aposta na área de pós-venda, com uma equipe qualificada e um site completo de peças e acessórios. “Além dos veículos novos e
GALERIA

seminovos, motocicletas, seguros e consórcios, temos uma gama completa de serviços especializados, como funilaria e oficina. Estamos reestruturando nosso e-commerce para facilitar ainda mais para os consumidores e garantir que temos tudo o que for necessário para que eles realizem o serviço de seus carros com tranquilidade e segurança”.
Afirmando seu DNA inovador, Paulo conta também sobre a operação de carros por assinatura, onde o cliente não tem a posse do carro e não precisa se preocupar com nenhum dos custos de IPVA, seguro, etc. Sobre isso, Paulo comenta: “Mais recentemente, introduzimos o serviço de veículos por assinatura, que é uma opção inovadora para quem busca mais flexibilidade e comodidade. Acreditamos que cada cliente é único, por isso, buscamos sempre oferecer o que há de melhor e mais moderno no mercado.”
Para finalizar, Paulo Figueiredo falou sobre o momento digital do grupo, mostrando que entende a mudança de comportamento cada vez mais digital do consumidor. Atualmente, todas as operações do Grupo Via1 possuem sites próprios, atendimento personalizado e direto via WhatsApp, com uma célula de leads robusta e 100% humana. Além disso, são mais de meio milhão de seguidores em todas as redes sociais, acessando ofertas e novidades por meio de conteúdos interativos e informativos.
“Vemos um futuro de muitas possibilidades para o Grupo Via1. Estamos investindo em infraestrutura, tecnologia e novos negócios. Hoje, somos mais de 2.000 colaboradores, que encontram no Grupo muita oportunidade de crescimento. O mercado automotivo está em constante evolução, e nós, como sempre, estaremos ao lado dos nossos clientes, oferecendo as melhores soluções, tanto físicas quanto digitais. O nosso objetivo é ser a primeira e melhor escolha no mercado automotivo, e a cada dia, trabalhamos para garantir que isso aconteça”, finaliza.


Check-up e Prevenção para uma maior qualidade de vida



A prevenção é a melhor forma de garantir qualidade de vida e longevidade. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 70,6% dos brasileiros não realizam check-up regularmente, evidenciando uma negligência com a própria saúde.
Os exames de check-up são ferramentas essenciais no diagnóstico precoce e na prevenção de doenças. Ao serem feitos periodicamente, permitem a identificação de fatores de risco e a intervenção médica antes que problemas mais graves se desenvolvam. Isso não apenas aumenta as chances de sucesso no tratamento, mas também reduz os custos associados a doenças em estágios avançados.
Com isso em mente, o check-up auxilia na detecção de possíveis alterações no organismo. Muitas doenças não apresentam qualquer tipo de sintoma e só são descobertas por meio da realização de exames.
A prevenção e o check-up regular oferecem diversos benefícios, como permitir tratamentos mais eficazes e aumentar as chances de recuperação. Além disso, contribuem para uma melhor qualidade de vida, já que quem se submete a exames periódicos tende a adotar hábitos mais saudáveis, prevenindo complicações futuras. No ambiente corporativo, a prática reduz o absenteísmo e traz bem-estar e disposição.
A Importância do Check-up no Ambiente Corporativo
A maioria das instituições segue como padrão a solicitação de exames na admissão de um funcionário; no entanto, deixa de realizar este acompanhamento durante a jornada de trabalho ao longo do tempo.

As empresas que investem na saúde de seus colaboradores por meio de check-up regular obtêm vantagens significativas. A prática permite mapear os principais problemas de saúde entre os funcionários, possibilitando a implementação de ações preventivas e a escolha de planos de saúde mais adequados.






Ao conhecer os índices gerais das enfermidades que mais se repetem entre seus colaboradores, as organizações podem planejar programas de bem-estar, palestras educativas e políticas de prevenção que reduzam custos com afastamentos e aposentadorias precoces. Além disso, promover check-ups regulares fortalece a cultura organizacional e melhora a qualidade de vida dos funcionários.
Cuidar da saúde deve ser uma prioridade, tanto em nível pessoal quanto organizacional.
O preparo para os exames de check-up varia conforme os exames pedidos. No geral, inclui:
ǟ Evitar usar cremes, pomadas e gel na área do peito e abdômen;
ǟ Jejum de oito horas (para exames de sangue);
ǟ Não ingerir álcool 72 horas antes;
ǟ Evitar exercícios físicos intensos; e
ǟ Usar roupas confortáveis (para exames como eletrocardiograma e raios-x).












