Ano 34 · Edição 175 · 2024
José Tajra Sobrinho Presidente PALAVRA DO PRESIDENTE
Neste mês de março pudemos compartilhar com toda a Rede e com a diretoria da Stellantis e da Fiat o lançamento da Fiat Titano, um marco que reflete a inovação e o compromisso da nossa montadora com a manutenção de uma liderança sólida de mercado. A Fiat Titano é um testemunho desse compromisso. Com ela, ampliamos a nossa gama e ingressamos em um novo segmento de mercado e é o destaque desta nossa edição.
A nova Fiat Titano vem para comprovar que com a gama certa, produtos conectados com os anseios do mercado e políticas comerciais bem definidas, sabemos executar todo o nosso potencial. A interação entre a Fiat e a Rede tem produzido resultados visíveis: somos líderes há três anos consecutivos.
INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO “ “
Machado de Assis escreveu que “há coisas que se deve incutir na alma do leitor, à custa de repetição”. Com a devida licença do maior escritor brasileiro, digo que nunca é demais repetir: nós, Concessionários, somos o legítimo elo entre o consumidor e a indústria. Essa legitimidade, que é amparada em lei, tem ainda uma ligação mais forte: a confiança construída ao longo de anos de relacionamento comercial direto com o consumidor.
Esse relacionamento comercial intenso também nos traz enormes responsabilidades, que nós cumprimos com zelo e determinação todos os dias. Temos obrigação de atender às demandas dos nossos clientes no mais alto nível de excelência, e assim o fazemos porque essa é a essência do nosso negócio. Somos nós os responsáveis por zelar pelos dados dos clientes – inclusive e, principalmente, perante a lei.
A Abracaf, como legítima representante da Rede Fiat, está empenhada em garantir os melhores resultados, tanto para a Rede quanto para a montadora, e está sempre pronta para promover o diálogo, com absoluta transparência, em todas as negociações e relações com a montadora. O diálogo permanente tem sido o grande catalisador de nossa caminhada.
A Abracaf, como legítima representante da Rede Fiat, está empenhada em garantir os melhores resultados, tanto para a Rede quanto para a montadora, e está sempre pronta para promover o diálogo, com absoluta transparência, em todas as negociações e relações com a montadora.
Essa edição também traz um breve aperitivo do nosso projeto de acessibilidade. A nossa querida sede está sendo remodelada e em breve estará adaptada para receber a todos com o mesmo carinho, mas com acesso facilitado.
Também narramos nossa experiência no NADA Show, no maior evento de nosso segmento organizado pela National Automobile Dealers Association nos Estados Unidos. Estivemos em Las Vegas acompanhando as discussões desse importantíssimo fórum e pudemos ver o entusiasmo de nossa turma do Projeto Sucessores ao acompanhar este encontro.
Por fim, convido o leitor a apreciar o roteiro da viagem que faremos por ocasião da 12ª Convenção Internacional da Abracaf. Teremos a oportunidade de conhecer algumas das paisagens mais exuberantes do mundo e vivenciar experiências que surpreenderão a todos.
Boa leitura!
Finalizado projeto de reforma e acessibilidade da sede
NADA Show Expo
Inteligência Artificial impulsiona setor automotivo 12ª Convenção Internacional da Abracaf
A estratégia da Stellantis com a compra da DPaschoal 3 16 22
E MERCADO
Grupo Primavia O que esperar de 2024
Presidente: José Tajra Sobrinho.
1º Vice-Presidente: Carlos Milton Buffoni Filho.
2º Vice-Presidente: Sebastião Geraldo Oggioni.
Vice-Presidentes: Henrique Brandão Menezes Junior, Roberto Bortoncello Nahas e Djalma
Bezerra Neto.
Conselho de Ex-Presidentes: Edmo Mendonça Pinheiro, Flávio Antônio Meneghetti, Guido Expediente
Diretor Tesoureiro: Hélcio Cardoso de Matos Sobrinho.
Diretores: Edmo Edmundo Pinheiro Neto, Graziella Manso Baida Malieri, Gustavo Viviani, Jayme
Batista Gonçalves Filho, Marcelo Pizani, Marcus Vinicius Gomes Teixeira e Paulo Fernando Queiroz de Figueiredo Júnior.
Benedito Viviani, José Carlos Dourado de Azevedo Junior, José Maurício Andreta Junior e Rubens da Silva Carvalho.
Diretor Executivo: Márcio Cardoso.
Conselho Editorial da Revista: Márcio Cardoso, Vagner Caldeira e Cairy Lemos.
Coordenação Geral: Cláudia Froeder.
Jornalista Responsável: Camila Menezes (MTB 4858/DF).
Coordenação Editorial e de Arte: GTW Digital Marketing.
Redação: GTW Digital Marketing • Contatos: 61 3032-6029 | cairy@gtwdigital.com.br.
Projeto Gráfico e Diagramação: GTW Digital Marketing - www.gtwdigital.com.br.
Revista UNA - Ano 34 - Edição 175 4
ABRACAF EM DIA TECNOLOGIA TURISMO GALERIA ECONOMIA
REFORMA
ESPECIAL
20 24 4 6 8
NADA
Revista editada pela Abracaf - Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat - Rua Itápolis,
- Cep: 01245-000 -
Paulo - SP Fone: 11 3662-7722 e-mail: secretaria@abracaf.com.br Fiat Titano chega para brigar pela liderança
MATÉRIA DE CAPA
a
543
São
12
As principais notícias sobre
Abracaf
Conselho Nacional debate NPS e acesso aos dados dos clientes
Durante a reunião do Conselho Nacional da Abracaf realizada em março, o presidente José Tajra Sobrinho informou que a associação está em negociações com a montadora para revisar as metas de NPS (Net Promoter Score). A Abracaf considera a meta atual de 91% no pós-venda muito elevada e está buscando uma redução. Os debates destacaram a importância de metas realistas para garantir uma avaliação precisa da satisfação do cliente e uma melhor experiência para concessionárias e consumidores.
Outro ponto de destaque na reunião do Conselho Nacional da Abracaf foi o debate em torno do sistema de dados DDM (Data Driven Marketing) proposto pela montadora. Os participantes levantaram questões legais e contratuais sobre a utilização e compartilhamento de dados de clientes entre concessionárias e montadoras, destacando a importância de estabelecer claramente os papéis e responsabilidades de cada parte.
Andreta Jr. participa da reunião do conselho da Abracaf
O ex-presidente da Abracaf e atual presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Junior, fez um balanço de seus dois anos à frente da entidade durante a última reunião do Conselho Nacional. Andreta, que também participou da reunião da Diretoria Executiva e do Conselho de Ex-Presidentes, enfatizou o papel da Fenabrave na formulação de políticas públicas, a efetivação da Medida Provisória 1.175, de junho de 2023, que garantiu descontos para automóveis populares. Andreta destacou a importância dessa medida e propôs tornar essa política perene, visando garantir estabilidade e previsibilidade ao mercado.
O presidente da Fenabrave também abordou temas como recuperação de peças a partir do descarte de veículos usados, indicadores de idade e estimativas de renovação da frota, reforma tributária, o encontro com as delegações brasileiras no NADA Show e o andamento da TCFA do Ibama no legislativo.
Andreta destacou ainda a parceria da Universidade Fenabrave com a Fundação Getúlio Vargas, visando promover o desenvolvimento educacional e a capacitação profissional no setor automotivo. Além disso, ele mencionou a possibilidade de incluir o Projeto Sucessores da Abracaf nesta parceria, visando fortalecer ainda mais a formação profissional dos sucessores da Rede.
Leven elege nova diretoria
Na última Assembleia Geral Extraordinária da Empresa, realizada em 22 de fevereiro de 2024, foram eleitos os membros que comporão a nova diretoria, com mandato vigente até 26 de maio de 2024.
O novo Diretor Presidente é José Carlos Dourado de Azevedo Júnior, enquanto Sebastião Geraldo Oggioni assume o cargo de Diretor Executivo. Jaison Alessi Lamonatto foi eleito Presidente do Conselho, e entre os membros deste, destaca-se a eleição de Sebastião Geraldo Oggioni.
Completam o Conselho os membros Mariana Coelho de Paula Ribeiro, Paulo César Bontempo Silva e Nícolas Araújo Tajra. A nova composição da diretoria traz consigo a expectativa de novos rumos e estratégias para a empresa no durante este período.
Abracaf homenageia Ademir Saorin
A Abracaf homenageou o conselheiro Ademir Saorin, que deixou o Conselho Nacional da associação. Saorin recebeu uma placa comemorativa aos anos em que esteve à frente da Concessionária Rivel e ao período em que fez parte do Conselho da Abracaf. A entrega aconteceu durante a reunião do Conselho Nacional realizada em março. Presente à reunião, o ex-conselheiro agradeceu aos demais conselheiros e diretores pelo tempo de convivência.
Abracaf e Itaú renovam parceria
A Abracaf renovou a parceria que faz do Itaú o banco oficial da Associação. O contrato, que se iniciou em 2008, foi renovado até 2028.
Revista UNA - Ano 34 - Edição 175 5 ABRACAF EM DIA
Finalizado projeto de reforma e acessibilidade da sede
Acessibilidade: sede vai receber elevador, rampas e fachada revitalizada
O projeto de reforma da Abracaf está chegando a uma nova fase, com a aprovação do projeto apresentado pela empresa parceira VC One. Com as obras em fase de planejamento e aprovação, a expectativa é de que a reforma seja realizada ainda este ano, proporcionando um ambiente mais acessível e modernizado para seus membros e visitantes.
O principal objetivo da reforma é adequar a sede às necessidades de acessibilidade, tornando-a mais inclusiva para todos. Para isso, serão instalados um elevador e rampas de acesso, facilitando o acesso à recepção, à sala do conselho, ao auditório e outras áreas do prédio. O projeto prevê também a revitalização da fachada, a adaptação de um banheiro para Pessoas com Necessidades Especiais e a instalação de um estúdio.
“
Estamos comprometidos em tornar nossa sede um espaço verdadeiramente inclusivo, onde todos se sintam bemvindos e tenham igualdade de acesso. A acessibilidade não é apenas uma obrigação legal, mas um valor fundamental para nossa associação.
“
Nova logo
A reforma também prevê a aplicação da nova logo da Abracaf em todos os ambientes, trazendo uma identidade renovada e coesa para a sede. A nova logo, já instalada na recepção, reflete o compromisso da associação com a inovação e a modernização, ao mesmo tempo em que mantém sua tradição e reconhecimento.
Renovação: recepção foi o primeiro ambiente a receber a nova
Revista UNA - Ano 34 - Edição 175 6
logo da Abracaf
José Tajra Sobrinho, presidente da Abracaf
NADA Show Expo
Principal evento da indústria automobilística oferece visão do futuro, com foco em inovações, oportunidades de negócios e lançamentos de produtos e tecnologias
Em sua edição mais recente, realizada em Las Vegas - Estados Unidos, de 1º a 4 de fevereiro de 2024, o NADA. Show Expo reuniu uma ampla gama de participantes, incluindo representantes de concessionárias, revendedores líderes da indústria automobilística global e mais de 500 empresas expositoras, que ofereceram uma variedade de produtos, soluções e serviços para atender às necessidades em constante evolução do setor.
Organizado pela National Automobile Dealers Association (NADA.), o encontro trouxe como tema central “Driving the Future” (dirigindo o futuro), concentrando as discussões em torno de como a indústria automobilística vai conduzir o futuro. A eletrificação, porém, dominou debates e workshops mostrando que a corrida está apenas começando.
O evento deste ano proporcionou à Abracaf uma experiência especial. Com a participação dos alunos do Projeto Sucessores, houve uma integração significativa e oportunidades de networking entre os participantes, incluindo a diretoria da Abracaf, representantes da Stellantis e importantes players do mercado. Esse momento foi particularmente significativo, pois todo o conhecimento adquirido nas aulas teóricas pôde ser discutido nas visitas às concessionárias americanas e no próprio NADA.
A Stellantis também promoveu uma ação exclusiva em Las Vegas, oferecendo a oportunidade de que as discussões e debates sobre o mercado automotivo pudessem ir além da convenção. Essa foi a primeira vez que a empresa promoveu ações
em paralelo ao NADA., proporcionando à Stellantis Financial Services, montadora e rede insights valiosos, network e intercâmbio de ideias. Jean Avril (CEO Stellantis Financiamentos), Gunnar Murillo (CEO Banco Stellantis) e Herlander Zola (SVP Operações Comerciais Stellantis) são alguns dos nomes que estiveram presentes, além de executivos da montadora e representantes da associação.
Revista UNA - Ano 34 - Edição 175 8
Para o presidente da Abracaf, José Tajra Sobrinho, “o evento foi excepcional. Tivemos uma participação bastante produtiva, pudemos observar muitas novidades e avanços tanto no que diz respeito à motorização quanto na utilização de tecnologia nos mais variados segmentos do universo da mobilidade, com soluções voltadas para praticamente todos os desafios do nosso negócio. também pudemos visitar o estande da Stellantis Americana na Expo e estreitar mais ainda as relações com a direção da montadora e da Stellantis. Outro ponto muito importante foi a participação ativa dos membros do Projeto Sucessores, que tiveram a experiência única de refletir sobre sua formação recente em um ambiente absolutamente inovador”.
Com expectativas elevadas para o futuro, o NADA. Show Expo impulsionou ainda mais a inovação e o progresso dentro da indústria, se tornando um evento crucial para o setor ao oferecer oportunidade única de conexão e acesso às melhores práticas. Os próximos eventos já estão agendados. Em 2025, o NADA. Show Expo acontecerá em Nova Orleans, de 23 a 26 de janeiro. Em 2026, novamente em Las Vegas, de 3 a 6 de fevereiro. Confira algumas fotos do encontro.
Revista UNA - Ano 34 - Edição 175 9
A estratégia da Stellantis com a compra da DPaschoal
A Stellantis adquiriu 70% do controle acionário da Comercial Automotiva, que inclui a DPaschoal, uma das mais tradicionais empresas de serviços automotivos do país, e as empresas DPK, KDP, AutoZ, Maxxi Trainning, Kmaxx, Recmaxx, Autocred e Maxxipel. Com mais de 120 lojas próprias estabelecidas em quatorze estados, além de 28 centros de distribuição de pneus e peças, a Comercial Automotiva/DPaschoal oferece produtos e serviços para veículos leves, pesados e agrícolas.
Em entrevista exclusiva para a Revista Una, Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços da Stellantis América do Sul e novo presidente da DPaschoal, fala sobre como essa aquisição se encaixa no planejamento estratégico da Stellantis e como os Concessionários poderão ser beneficiados com o programa de expansão da dessa rede de autopeças e serviços.
Revista Una - Como a DPaschoal se encaixa na estratégia da Stellantis no Brasil?
Paulo Solti - Os investimentos na DPaschoal estão em linha com o plano estratégico global de longo prazo da Stellantis, o Dare Forward 2030, que prevê multiplicar por dois a receita até 2030. Para isso, consolidaremos a liderança da Stellantis no Brasil e na América do Sul e buscaremos novas oportunidades de negócios, como foi o caso da DPaschoal. Com essa aquisição, a Stellantis amplia sua participação no negócio de pós-vendas e serviços multimarcas, conforme seu objetivo de expansão regional, tornando-se a maior distribuidora de peças da América do Sul. Além disso, os serviços e produtos de excelência da DPaschoal, bem como sua ampla rede de lojas e centros de distribuição, são pontos chave para a aceleração da empresa no Brasil.
RU - O mercado brasileiro de autopeças está estimado em R$ 61 bilhões e se divide em aproximadamente 20% de peças originais (OEM) e 80% de peças de fabricantes independentes (IAM). Qual sua a visão sobre a participação da DPaschoal,
“
A Rede Fiat, juntamente com as demais redes de Concessionárias das marcas da Stellantis, é importante aliada na estratégia de expansão das lojas DPaschoal e essa capilaridade é um dos fatores de sucesso para o crescimento planejado.
“
da Rede Fiat e dos demais Concessionários Stellantis neste mercado?
PS - Até o momento da aquisição de 70% da DPaschoal, a Stellantis não tinha grande participação nesses 80% referentes ao IAM. A DPaschoal reforça nossa presença nesse mercado de peças e serviços independentes, acelerando a participação que já tínhamos com a EuroRepar. Dessa forma, a DPaschoal é fundamental para a estratégia da companhia, uma vez que possui uma oferta de produtos que a permite participar de uma parte importante deste mercado, reforçando seu posicionamento de ser uma empresa capaz de atender a todas as necessidades de mobilidade e serviços dos clientes. Por outro lado, as redes Stellantis, participam da outra parte do mercado – o segmento OEM - mas como é sabido, em curto prazo existirá a possibilidade de os nossos parceiros concessionários entrarem também no mercado IAM, por meio da expansão da DPaschoal.
RU - A DPaschoal tem 120 lojas em 14 estados e 28 centros comerciais de distribuição de peças. Existem planos para a expansão desses números?
Os Concessionários da Stellantis terão participação neste crescimento?
Revista UNA - Ano 34 - Edição 175 10 ESPECIAL
PS - Não há planos de repasse de gestão das lojas já existentes. O que temos planejado é a expansão da DPaschoal no território nacional e a ideia é contar com as redes de Concessionárias das marcas Stellantis para a abertura de novas lojas. Estamos trabalhando em um planejamento para expansão de produtos, otimização das marcas e desenvolvimento de rede e os critérios para a participação da rede de concessionárias serão baseados nesses tópicos. A Rede Fiat, juntamente com as demais redes de concessionárias das marcas da Stellantis, é importante aliada na estratégia de expansão das lojas DPaschoal e essa capilaridade é um dos fatores de sucesso para o crescimento planejado.
RU - Quais produtos serão o foco da operação? Existe exclusividade com marcas ou fabricantes de algum produto comercializado pela DPaschoal?
PS - Tendo em conta que a DPaschoal tem várias linhas de produtos e diversos fornecedores, a ideia é que toda essa linha comercializada hoje faça parte da operação.
RU - Qual o perfil do cliente da DPaschoal?
Quais são as sinergias com os clientes das redes de Concessionárias e em que pontos os perfis diferem? Como ambas as redes podem gerar valor mutuamente?
PS - Os veículos atendidos pela DPaschoal são multimarcas e com média de idade superior a 6 anos, constituindo um perfil distinto do atendido pelas redes de Concessionárias. Dessa forma, a DPaschoal atende ao mercado de IAM, enquanto as redes de concessionárias das marcas Stellantis respondem pelo mercado OEM. Com a parceria para a expansão, seja por meio de franquias ou outro modelo de negócio, as redes que fizerem parte deste novo desafio passarão a atuar também no segmento IAM.
“
A DPaschoal é fundamental para a estratégia da companhia, uma vez que possui uma oferta de produtos que a permite participar de uma parte importante deste mercado, reforçando seu posicionamento de ser uma empresa capaz de atender a todas as necessidades de mobilidade e serviços dos clientes.
“
Junto com a DPaschoal, a Stellantis adquiriu, nessa negociação, as empresas DPK, KDP, AutoZ, Maxxi Trainning, Kmaxx, Recmaxx, Autocred e Maxxipel. Para Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços da Stellantis América do Sul, “todas estas marcas têm sinergia com o business e serão consideradas no nosso modelo de expansão”. Ele explicou para a Revista Una o papel de cada uma delas dentro do ecossistema da DPaschoal.
A DPK é especializada no segmento de distribuição de peças automotivas. Conta com 17 filiais pelo país, um portfólio composto por mais de 65 fabricantes e 35 mil itens no estoque. Tem ainda um sistema de credenciados no Brasil com 1,5 mil parceiros e um portal de compras online B2B, o DPK.com.br.
A KDP é a solução completa que oferece aos revendedores e centros automotivos, diversos modelos e medidas de pneus, além de peças e acessórios. A rede de credenciados conta com mais de 120 parceiros que possuem um leque de benefícios que impulsionam o seu negócio.
A Rede AutoZ é uma loja física que possui mais 7 mil itens em seu estoque, segmentados em peças, pneus e acessórios. O seu grande diferencial é a agilidade na entrega atendendo clientes da região do ABC paulista.
O KMAXX é uma plataforma de soluções inteligentes, que facilita encontrar a peça certa no menor tempo. Possui um amplo banco de produtos automotivos, altamente qualificado que proporciona uma experiência de respostas rápidas e assertivas.
A Recmaxx oferece produtos, serviços e garantias que melhoram ainda mais o custo-benefício do pneu recapado, trazendo tranquilidade e segurança para caminhoneiros e frotistas.
A Autocred é uma plataforma financeira da Cia DPaschoal que oferece soluções para viabilizar acesso ao crédito para consumidores e empresas.
O Maxxi Trainning é a divisão do grupo DPaschoal voltada ao ensino, capacitação e atualização profissional no setor. Também é responsável pelo desenvolvimento de novos talentos e aperfeiçoamento do capital humano já existente na empresa.
A Maxxipel é uma empresa de Inovação e Tecnologia da Cia DPaschoal, que tem como objetivo manter o grupo na direção da modernidade e na transformação digital, tendo na pesquisa, a sua base para a construção de uma plataforma tecnológica sustentável.
Revista UNA - Ano 34 - Edição 175 11
IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS, COM ALGUNS ITENS OPCIONAIS. GARANTIA FIAT DE 3 ANOS. PARA USUFRUIR DESSA GARANTIA, É OBRIGATÓRIA A REALIZAÇÃO DAS REVISÕES PROGRAMADAS. O PRAZO DE GARANTIA OFERECIDO JÁ INCLUI OS 90 DIAS DA GARANTIA LEGAL. PARA MAIS INFORMAÇÕES, CONSULTE OS MANUAIS DE GARANTIA E DE USO E MANUTENÇÃO.
TRÂNSITO,
toro.fiat.com.br #carregadadeatitude NO
ESCOLHA A VIDA!
MOTORES TURBO: DIESEL E FLEX
TRAÇÃO 4X4
E SUSPENSÃO MULTILINK
CENTRAL MULTIMÍDIA DE 10.1 POLEGADAS
Burnett TM
Leo
DESIGN INCOMPARÁVEL
Fiat Titano chega para brigar pela liderança
Picape marca entrada da Fiat em novo segmento
Um evento com a presença de diretores da Stellantis, da Fiat e de toda a Rede Fiat marcou o lançamento oficial da Nova Fiat Titano. Este marco histórico não apenas introduz um novo capítulo na trajetória de sucesso da Fiat no Brasil, mas também solidifica seu lugar como líder incontestável no segmento de picapes.
Com a chegada da Titano, a marca reafirma sua posição de destaque ao ampliar seu portfólio e adentrar no segmento de D-picapes. “A Fiat é a marca número um em picapes há duas décadas, um dos segmentos que mais crescem no mercado. Assim, não nos acomodamos e queremos ganhar ainda mais espaço”, enfatizou Herlander Zola, vice-presidente sênior de Operações Comerciais da Stellantis no Brasil.
A Titano combina robustez, tecnologia de ponta, design imponente e o maior volume de caçamba da categoria.
“A Nova Fiat Titano será nossa picape topo de linha e estamos apostando em sua robustez, interior funcional e sofisticado, ótima performance off-road e tecnologia que salta aos olhos”, declarou Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.
Com dimensões imponentes e um visual marcante, a Titano personifica a grandiosidade em cada detalhe. Equipada com rodas de liga-leve de até 18 polegadas, seu design único é complementado por uma série de características funcionais, incluindo caçamba de 1.314 litros de capacidade e uma variedade de acessórios que oferecem tanto estilo quanto utilidade.
No interior, a Titano oferece conforto e conveniência incomparáveis. Com acabamento premium e uma infinidade de espaços de armazenamento, a picape proporciona uma experiência de condução sofisticada e ergonômica. Além disso, a tecnologia não fica para trás, com destaque para a central multimídia de 10 polegadas, o cluster digital colorido e os sistemas de conectividade Apple Carplay™️ e Android Auto™️.
A Titano vem equipada com recursos avançados de segurança, como seis airbags, alerta de saída de faixa e controle de estabilidade. Além disso, sua performance off-road é impressionante, impulsionada por um motor Turbodiesel de 180 cv e 40,8 kgfm de torque, combinado com uma tração 4x4 e modos de condução adaptáveis a diferentes terrenos. Disponível em três versões distintas (Endurance, Volcano e Ranch), a Titano atende às necessidades de uma ampla gama de consumidores.
José Tajra Sobrinho, presidente da Abracaf, expressou otimismo em relação ao lançamento da Titano e às perspectivas futuras da marca. “Estamos confiantes de que a Titano será um sucesso absoluto, que vai contribuir para o crescimento contínuo da Fiat, para a satisfação de nossos clientes e para a nossa estratégia de liderança. A Titano nasceu para ser líder, porque nós, da Rede Fiat, somos movidos a liderança”.
O presidente da Abracaf também falou sobre a expectativa de outros lançamentos que estão programados para ocorrer ao longo de 2024. “Estamos entusiasmados com a expectativa de entrarmos no segmento de veículos híbridos ainda este ano. Especialmente, o inovador sistema Bio-Hybrid, que nós acreditamos ser o ideal para o Brasil, vai reforçar a nossa posição e nossos compromissos de sustentabilidade, economia e qualidade”, concluiu José Tajra Sobrinho.
Revista UNA - Ano 34 - Edição 175 16
Inteligência Artificial impulsiona setor automotivo
Com ciclos de desenvolvimento mais curtos, interfaces mais intuitivas e personalizadas, além de softwares cada vez mais complexos, a IAG chegou para revolucionar a indústria automobilística
O setor automotivo está experimentando uma profunda transformação tecnológica em várias frentes, incluindo eletrificação, aprimoramento de veículos conectados, mobilidade compartilhada e automação. Nesse cenário de mudanças revolucionárias, surge a nova geração de inteligência artificial generativa (IAG), uma tecnologia que promete acelerar ainda mais essa transformação.
As ferramentas de IAG, recentemente popularizadas por chatbots como o ChatGPT e geradores de imagens como o Midjourney, são alimentadas por algoritmos avançados e modelos treinados em enormes volumes de dados provenientes de diversas fontes, como textos, imagens, voz, sons e sinais diversos. Essa capacidade de gerar conteúdo original impulsiona uma série de aplicações ao longo da cadeia de valor automotiva.
Para se ter uma ideia, no processo de desenvolvimento de veículos, a IAG poderá apoiar fabricantes a acelerarem seus processos e mudanças de design em até 10 vezes, o que é muito relevante, dado o momento atual de transição tecnológica que impõe ciclos mais curtos de desenvolvimento. Isso
é possível porque a capacidade de geração de imagens de forma simples e rápida impressiona.
Embaixo do capô é onde se espera maiores impactos no desenvolvimento dos veículos. Um bom exemplo disso é o software veicular, tema no qual as montadoras vêm investindo bilhões de dólares para diferenciarem seus produtos e enfrentando escassez de talentos para atender à demanda de desenvolvimento e manutenção de códigos de software cada vez mais complexos. Ferramentas de IAG já começam a ser utilizadas ao longo de todo o processo de desenvolvimento de software, desde geração de códigos até testes e documentação. Mesmo em casos mais complexos, o desenvolvimento de software apoiado por IAG mostra potencial de acelerar em mais de 50% o processo.
Adicionalmente, a IAG pode auxiliar a otimização de características veiculares, como peso e complexidade de peças, e possibilitar abordagens de vendas mais customizadas, com sugestões mais assertivas de modelos, opcionais, financiamentos e seguros para o consumidor.
TECNOLOGIA
Destacamos mais algumas novidades que a inteligência artificial generativa traz para o mercado automotivo:
1. Conectividade aprimorada: A IAG é fundamental para a conectividade avançada em veículos. Ela possibilita interfaces mais intuitivas e personalizadas para os motoristas, oferecendo desde entretenimento a bordo até assistência de direção avançada e sugestões proativas com base no contexto do usuário.
2. Manutenção preditiva e eficiência operacional: A IAG é uma aliada na manutenção preditiva, permitindo que os veículos identifiquem problemas em potencial e agendem manutenção antes mesmo que ocorram falhas. Isso resulta em uma maior eficiência operacional para empresas de transporte e uma experiência mais tranquila para os proprietários de veículos.
3. Interação avançada com os motoristas: À medida que os veículos se tornam mais autônomos, a IAG desempenha um papel crucial na interação entre o veículo e o motorista. Ela pode fornecer sugestões de condução mais seguras e alertas personalizados, tornando a experiência de direção mais segura e agradável.
4. Aceleração da inovação: A capacidade da IAG de gerar ideias e conceitos rapidamente impulsiona a inovação na indústria automotiva. Os fabricantes podem experimentar novos recursos e tecnologias de forma mais ágil, respondendo rapidamente às demandas do mercado.
5. Marketing e Publicidade: A IAG também desempenha um papel importante no marketing e publicidade de veículos. Ela pode criar campanhas de marketing mais envolventes e eficazes, gerando conteúdo original e cativante que atrai os consumidores.
E as novidades não param de chegar. O Sora é a mais nova ferramenta de inteligência artificial (IA) anunciada pela OpenAI. O robô é capaz de gerar cenas de até 60 segundos por meio de descrições textuais, mas, por enquanto, ainda não está disponível para o público geral, apenas para usuários selecionados em fase de teste. Apesar de já existirem outros programas com IA para criar vídeos, o Sora chamou a atenção pelos detalhes realistas que nos levam a refletir sobre o futuro do audiovisual. O objetivo da ferramenta é “ajudar as pessoas a resolverem problemas que exigem interação no mundo real”, acrescentou a empresa em comunicado. Ainda não há previsões para o lançamento oficial, nem informações sem o acesso será gratuito.
Diante de tantos benefícios, a IAG pode ser vista como uma oportunidade relevante para o setor automotivo. É uma ferramenta inovadora que pode ajudar no avanço da transição tecnológica e aumentar ainda mais a atratividade dos veículos e serviços para o consumidor final.
Fabricantes de veículos e outras empresas do setor já estão dando seus primeiros passos para explorar os benefícios da IAG com aplicações, investimentos e parcerias com empresas de tecnologia e startups. Dado o potencial de rápida evolução dessa tecnologia, esperamos que os efeitos e resultados na cadeia comecem a se tornar realidade em breve.
29 anos de inovação e excelência: a jornada do Grupo Primavia
Fundamentado na premissa de que o cliente é a prioridade máxima e o elemento chave em qualquer iniciativa de negócios, o grupo constrói um legado de valores, inovação e responsabilidade
Ao longo de 29 anos, o Grupo Primavia tem se destacado por seu compromisso inabalável com a qualidade, inovação e tecnologia, construindo uma relação sólida de confiança com milhares de clientes e colaboradores. A trajetória do grupo é uma verdadeira lição de como determinação e clareza de visão podem criar impacto significativo, indo além do esperado.
Começando sua história na cidade de Unaí, MG, o Grupo Primavia prova que, quando se tem fé no trabalho realizado, não há limite para o sucesso. Atualmente, o grupo está presente em 11 cidades nos estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Tocantins e no Distrito Federal. Com um total de 40 concessionárias.
O sucesso do grupo baseia-se em investimentos próprios e na geração de mais de 880 empregos diretos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico local e o fortalecimento da comunidade onde estamos localizados.
Pilares do Grupo Primavia
Excelência no atendimento e compromisso com a qualidade
No Grupo Primavia, uma promessa se destaca: oferecer não apenas veículos e serviços de alta qualidade, mas uma experiência inigualável. No centro desta filosofia está a convicção de que a plena satisfação do cliente - tanto nos momentos de compra quanto no pós-venda - é essencial para o sucesso contínuo. É com essa visão que o Grupo se dedica a oferecer uma experiência fundamentada em rigorosos programas de qualidade que não apenas eleva, mas também inspira o desempenho de todas as equipes.
Olhar atento à inovação e à tecnologia
Inovação e tecnologia são veias pulsantes no Grupo Primavia. Mesmo com um olhar aguçado para as relações humanas, o investimento em tecnologia é robusto. Desde softwares avançados até métodos sofisticados de acompanhamento de leads baseado em dados, o Grupo se posiciona na vanguarda, sem perder a essência do contato pessoal que tanto valoriza.
Revista UNA - Ano 34 - Edição 175 22 GALERIA
Confiança
A confiança é mais do que uma palavra para o Grupo Primavia, é compromisso tangível, vivido diariamente. A consistência e a precisão no atendimento, aliadas à integridade com que cada promessa é cumprida, movem a empresa e fortalecem os laços com clientes e colaboradores.
Sustentabilidade e responsabilidade social
Consciente de seu papel no mundo, o Grupo promove práticas ambientais responsáveis e desenvolve programas sociais que estimulam a educação e a ascensão profissional de seus colaboradores, demonstrando que o sucesso empresarial e o progresso social podem, e devem, caminhar juntos.
Consumidor 5.0: a transformação digital do Grupo Primavia
Nos últimos anos, o Grupo Primavia tem investido em recursos humanos e financeiros para desenvolver um ecossistema digital que ofereça aos seus usuários uma experiência enriquecedora e segura, seja pela adoção de medidas rigorosas de proteção dos dados dos usuários, bem como pela implementação de um programa de CRM avançado. Este sistema não apenas facilita a gestão eficaz dos leads e a organização de bases de clientes, mas também é fundamental para a automatização de estratégias de marketing e de comunicação multicanal personalizadas.
No coração dessa estratégia está a convicção de que o cliente é a prioridade máxima e o elemento chave em qualquer iniciativa de negócios. “Nossa dedicação constante à inovação tecnológica, especialmente no que diz respeito às novas possibilidades abertas pela Inteligência Artificial e fluxos de dados, reflete nossa crença de que essas ferramentas serão inestimáveis para empreendedores no futuro. Tanto é que que estamos inclusive investindo em empresas da área. Nosso foco é compreender a fundo como podemos utilizar essas tecnologias para melhorar a experiência dos nossos clientes, tornando seu cotidiano mais agradável e eficiente. Nosso objetivo é ajudá-los na realização dos seus sonhos para que eles possam otimizar seu tempo e desfrutar mais a vida com seu carro novo”, afirma José Carlos Dourado.
Esta visão de futuro orienta a gestão de marketing e ecossistema digital do Grupo Primavia, direcionada ao consumidor 5.0 — aquele que é hiperconectado e valoriza experiências personalizadas, integradas e fluidas.
José Carlos Dourado, carinhosamente conhecido como Zé Carlos, é o CEO do Grupo Primavia, e sua visão inovadora elevou o grupo a novos níveis de excelência. Ele inspira a todos, mostrando que seguir seus sonhos com paixão faz deles uma realidade. Sob sua liderança, a Primavia não só se destacou no mercado nacional, mas também promoveu avanços significativos, beneficiando milhares de clientes e colaboradores com suas ações sociais e compromisso com a qualidade.
“
Desde jovem, meu desejo sempre foi impactar positivamente a vida das pessoas, esforçando-me para oferecer o melhor. Ver esse sonho se concretizar tem sido muito gratificante.
“
23 Revista UNA - Ano 34 - Edição 175
12ª Convenção Internacional da Abracaf
Uma viagem inesquecível por Oslo, Flam, Bergen e Estocolmo
Em uma era onde a busca por experiências autênticas e aventureiras tem dominado o espírito dos viajantes, uma jornada que começa na serena Oslo e culmina na histórica Estocolmo emerge como uma das aventuras mais cativantes. Essa odisseia não é apenas uma viagem de descoberta através de paisagens de tirar o fôlego, mas uma imersão na rica tapeçaria cultural da Escandinávia. Esse será o roteiro de nossa 12ª Convenção Internacional, que será realizada entre os dias 17 e 26 de agosto de 2024.
TURISMO
A capital da Noruega, Oslo, serve como o ponto de partida dessa jornada extraordinária. Conhecida por sua harmoniosa fusão de espaços naturais e urbanos, Oslo é um prelúdio vibrante para as maravilhas que aguardam os viajantes. Da capital, a aventura segue para Flam e Bergen, dois destinos que prometem capturar a imaginação e o coração de quem os visita.
A rota de Oslo a Flam, e posteriormente a Bergen, é feita através de uma combinação de viagens de trem e de barco, considerada uma das mais belas do mundo. Ao embarcar no trem, os passageiros são transportados por uma jornada que desafia o tempo, atravessando túneis e rompendo montanhas em uma descida vertiginosa de 867 metros até o nível do mar. Cada curva revela paisagens espetaculares, com vistas que parecem pinturas vivas, eternizando na memória dos viajantes momentos de pura admiração.
Mas a viagem não se resume às maravilhas terrestres. Ao embarcar nos trechos de barco, os visitantes têm a oportunidade única de se aproximar dos majestosos fiordes. Estas maravilhas naturais, esculpidas ao longo de milhões de anos, apresentam um espetáculo de montanhas e escarpas que se erguem imponentes do mar, oferecendo um
panorama sem igual. A experiência é um testemunho do poder e da beleza indomável da natureza.
O grand finale dessa jornada épica ocorre na chegada a Estocolmo, a capital da Suécia. Chegando a esta cidade fundada em 1253, os viajantes são transportados para um mundo onde o passado e o presente coexistem de maneira fascinante. Com seus prédios históricos, como o Palácio Real e a Catedral de São Nicolau, Estocolmo é um livro aberto sobre a história e a cultura sueca. A cidade abriga também vários museus, incluindo um dedicado ao Prêmio Nobel e outro ao icônico grupo musical Abba, além de atrações como o Mercado de Ostermalms e o Jardim do Rei, espaços que convidam à exploração e ao deleite.
Essa viagem, além de ser uma aventura através de paisagens de cartão-postal, é uma jornada pelo coração cultural da Escandinávia. Oferece aos viajantes não apenas a oportunidade de testemunhar a beleza natural incomparável, mas também de mergulhar na rica herança histórica e cultural dessas nações nórdicas. Da tranquilidade de Oslo à efervescência de Estocolmo, essa é uma experiência que promete ser gravada na memória de quem a vive, como uma das viagens mais inesquecíveis de suas vidas.
Panorama automotivo O que esperar de 2024
Parece que foi ontem, mas 2019 ficou no passado. Pode parecer estranho iniciar um panorama para 2024 falando de 2019, mas foi aquele ano o último que se pode considerar razoavelmente normal.
De lá para cá foram pandemia, crise de semicondutores, guerra na Ucrânia, colapso da cadeia de suprimentos, troca de comando no governo federal e chegamos a 2024, algumas feridas, talvez algumas fraturas, mas sobrevivemos, como pessoas e como empresários.
De 2019 a 2023 o mercado de automóveis de passageiros, medido pelos licenciamentos, retraiu em 24%, fruto da estagnação da renda, forte elevação dos preços dos veículos e taxa de juros básica acima de dois dígitos.
Em uma comparação básica, o valor do carro mais barato em 2019 equivalia a 14 vezes o rendimento mensal médio do trabalho. Ao final de 2023, essa relação é de 24 vezes, ou seja, é necessário 60% mais renda para poder adquirir o mesmo veículo.
As montadoras se ajustaram, mudando sua gama de produtos para modelos com maior valor agregado, buscando equilibrar a perda do volume com o aumento do preço médio.
Os SUVs, que representavam pouco mais de 26% do mercado, hoje respondem por 45% do total dos automóveis de passageiros licenciados.
Entre os comerciais leves, o mercado foi mais equilibrado, na verdade até com crescimento entre 2019 e 2023, 15% a mais em volume, também com expressivo incremento de preço.
As pick-ups puxam este crescimento, mas não de forma equilibrada. O crescimento se deu nos extremos, as de porte pequeno e grande, enquanto as de porte compacto e médio apresentaram retração. Nos furgões, crescimento somente entre os de pequeno porte.
E o que esperar de 2024?
O cenário econômico positivo para juros, com expectativa de fechamento da SELIC na casa de 9% em dezembro, inflação pouco abaixo de 4% e câmbio estável deve manter preços e custos sem grande oscilação.
O nível de desemprego, hoje entre 7,5%, é considerado o piso no mercado de trabalho brasileiro, sem potencial de melhoria, com a renda se mantendo, apenas com pequena correção pela inflação, o que não melhora significativamente o poder de compra.
O setor agrícola, motor econômico nos últimos anos, deve ver o valor da produção em pequena queda, algo entre -2 e -3%, reduzindo o apetite por aquisições, especialmente as que não são voltadas para a produção.
O crescimento esperado para automóveis e comerciais leves é entre 6 e 7% em 2024, mas com maior grau de competitividade, com maior produção, pressão sobre estoques e menores margens.
Como fator adicional, a eletrificação, que no segmento de automóveis já alcançou o patamar de 5% em 2023, deve se acelerar, com mais marcas apresentando produtos, especialmente híbridos, e com forte possibilidade de novos entrantes, apesar do incremento no imposto de importação.
Neste cenário, o desafio para os concessionários será o de manter equilíbrio entre volume, estoque e despesas com margens menores, fazendo a necessária e paulatina transição para a eletrificação.
Francisco
economista e consultor especializado em distribuição automotiva com mais de 35 anos de experiência no setor.
Revista UNA - Ano 34 - Edição 175 26
ECONOMIA E MERCADO
Mendes é
MOTORES TURBO: DIESEL E FLEX TRAÇÃO 4X4 E SUSPENSÃO MULTILINK CENTRAL MULTIMÍDIA DE 10.1 POLEGADAS Leo Burnett TM toro.fiat.com.br #carregadadeatitude NO TRÂNSITO, ESCOLHA A VIDA! IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS, COM ALGUNS ITENS OPCIONAIS. GARANTIA FIAT DE 3 ANOS. PARA USUFRUIR DESSA GARANTIA, É OBRIGATÓRIA A REALIZAÇÃO DAS REVISÕES PROGRAMADAS. O PRAZO DE GARANTIA OFERECIDO JÁ INCLUI OS 90 DIAS DA GARANTIA LEGAL. PARA MAIS INFORMAÇÕES, CONSULTE OS MANUAIS DE GARANTIA E DE USO E MANUTENÇÃO.
Com o Itaú, seu futuro é feito de escolhas inteligentes e clientes satisfeitos.
Encontre soluções para você viabilizar a aquisição do seu estoque e seu cliente garantir um carro novo com mais vantagens.
Conheça nossas facilidades para a sua concessionária:
Financiamento: análise de crédito online com resposta em menos de 1 minuto e pagamento até no mesmo dia, é mais agilidade para você e seu cliente.
Floor Plan: linha de crédito rotativa, com garantia de estoque e taxas mais baixas, para que você possa investir em seus negócios.
icarros: nossa plataforma de compra, venda e financiamento de veículos que, além de gerar dados para facilitar a informação, prioriza a entrega de uma audiência relevante e qualificada para o seu negócio.
E muito mais!
Consulte condições. Sujeito a análise e aprovação de crédito.
Para saber mais, aponte a câmera do seu celular: