
1 minute read
PERFORMANCE,
Escrito por Caio Moreira. Doutor em Comportamento e Cognição pela Universidade de Göttingen (Alemanha) e Fundador e Diretor de Ciências e Tecnologia da Sensorial
Diariamente, todas as pessoas tomam milhares de pequenas e relevantes decisões e algumas decisões extremamente importantes para o momento e para planos futuros.
Advertisement
Do ponto de vista profissional, toda profissão exige decisões importantes. Seja porque estão associadas ao futuro do nosso planeta, ao momento presente do aprendizado de uma criança, porque envolvem riscos à nossa vida ou à vida das pessoas que estão próximas da gente naquele momento, entre muitas outras razões.
O peso dessas decisões varia entre situações e indivíduos.
Entre as diferentes profissões, as decisões das equipes de venda apresentam um impacto financeiro enorme para as organizações e para os próprios indivíduos. Por serem, talvez, as que mais impactam o dia-a-dia das empresas, as decisões das equipes de venda são observadas de perto e sob o olhar meticuloso da performance.
Embora performar queira dizer “apenas”: realizar, completar e executar, e não necessariamente explorar ao máximo a execução; a palavra logo começou a ser vinculada ao limite da perfeição nas corridas de cavalo. Ao mesmo tempo, essa perfeição podia ser ampliada de acordo com os cuidados com o corpo, nutrição e higiene dos cavalos e jóqueis, tornando os conceitos de performance e treinamento inseparáveis. De forma que hoje estão ainda mais associados à versão moderna das corridas: pilotos de automobilismo e seus carros com centenas de cavalos de potência .
Do ponto de vista das neurociências, a performance das decisões depende das capacidades cognitivas dos indivíduos. É impossível decidir em alta performance, como faz um piloto de Fórmula 1, sem que ele preste atenção nas informações relevantes do ambiente, tenha uma boa memória de trabalho, uma cognição flexível, decida com controle e rapidez, e utilize bem as emoções para escolher entre planos de ação. O cérebro é uma estrutura incrível, e tem tudo para que nós decidamos ou aprendamos a decidir em alta performance, sendo pilotos ou não.